TERRA MÃE - ACIMA DE TUDO!

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder

Concorda com a corrente vegetariana?

Sim, claro!!!
7
33%
Aceito, mas não pratico.
12
57%
Não concordo. Acho absurda!!
1
5%
Não concordo. Acho absurda!!
1
5%
 
Total de votos: 21
Clowdia
Membro Veterano
Mensagens: 480
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Localização: Hera, Frost e Tumias. Bosques da Noruega

quarta set 04, 2002 1:07 pm

Desculpem abrir um outro tópico, mas sempre tive o maior respeito pelas pessoas que seguem a filosofia vegetariana e que optam por não comer qualquer produto de origem animal. Não sigo esta filosofia porque faço alimentação omnívera, mas respeito pela diferença que impôe e porque os príncipios básicos que a regem estão em muita forma correctos e têm a ver com a harmonia do Universo.

O que eu nunca pensei chegar a ver, foi o que vi hoje. Pessoas vegetarianas que querem que os seus animais, cães e gatos por norma carníveros ( não omníveros…carníveros mesmo!!!) passem a comer rações vegetarianas que lhes dêem exactamente os mesmos nutrientes que a sua alimentação tradicional baseada na carne…. Acho isto um perfeito disparate, perdoem a franqueza e correndo o risco de ferir susceptibilidades ( sim, as tais que eu tanto defendo…) mas para mim isto chega mesmo a raiar a fronteira do rídiculo…

Alguém disse e bem, num dos foruns onde este assunto tem sido debatido que o facto de nós sermos vegetarianos, não implica que os nossos cães e gatos também tenham que o ser ( penso que foi a resposta da madonna a um post meu onde perguntava o que davam de comer aos animais os vegetarianos)… concordo absolutamente com ela. Respeito e aceito vegetarianismos nas pessoas. Recuso e acho bárbaro impo-lo aos animais que não tem escolha possível…comem o que lhes dermos…

E há mais uma questão que isto levanta. Pelo que depreendi nos foruns, o mundo ideal do vegan (perdoem e corrijam se estiver errado.), os animais não se comem uns aos outros….são todos vegetarianos, comem comida vegetariana preparada com base em príncipios nutritivos que a tornem adequeada à espécie em questão. Assim, os cães não comem carne, os gatos não comem peixe, os leões não comem gazelas, os tigres não comem zebras, os tubarões.. focas….. são todos vegetarianos… e então eu pergunto…onde fica o equilibrio do ecossistema? Onde fica aquela delicadeza que permite que todas as espécies existam na proporção correcta, proporção essa que é controlada pela cadeia alimentar? O que aconteceria ao mundo? Já pensaram nisso?

A única espécie que quebrou este delicado ecossistema e usou a inteligência para não ser comido pelo mais forte foi o homem… e vejam o que aconteceu ao mundo…. Espécies extinguiram-se porque lhes destruiram os habitats, outras estão em excesso porque se extinguiram os seus predadores… e o mundo aos poucos vai-se degradando… tudo por mão do homem que usou a sua inteligência para alterar o equílibrio da mãe terra….

E imaginando que passavamos todos a ser vegetarianos e não se comiam animais…. Onde se íam plantar as plantas para alimentar todos os animais que as comessem? Onde? Será que não ía tudo dar ao mesmo em termos de equílibrio?… Não ía ficar tudo na mesma? Será que o mundo ía ser melhor? Duvido…

Isto tudo para vos dizer que não acredito que seja com teorias veganistas que esse equilíbrio da mãe terra se repõe. Para ele se repor teria que o homem deixar de interferir com ele e passar a agir pelo seu instinto animal, deixar de usar o raciocínio para se impôr e controlar os outros seres, teriamos que voltar a ser caçados e comidos pelos grandes felinos, pelos ursos, por aqueles que foram os nossos originais predadores……. Teria de deixar de ser homem..

Por isso eu acho que o mundo ideal é utópico a menos que deixemos de ser quem somos….. até lá podemos apenas remendar os buracos que fazemos até um dia em que já não há mais por onde remendar e a terra mãe ache que chegou a altura de se regenerar….sem humanos.

Comentários?
Também vos dá vontade de rir por ser impensado isto que escrevo?
Speaker
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm
Localização: 1 piriquito, 1 cão, 1gato, 2 tartarugas

quinta set 05, 2002 1:08 am

Na minha opinião, nós não podemos falar de "equilibrio Universal" quando fomos nós que desequilibrá-mos o mundo. Não acho que os animais tenham que pagar pelos nossos erros, mas nós temos de remediá-los, já que vai ser muito dificil corrigir os estragos que fizé-mos na Mãe Natureza. Abusá-mos da nossa sorte... e agora estamos condenados a um dia passar necessidades, caso não fáça-mos alguma coisa.
Não sei como é o "mundo perfeito" dos vegetarianos, mas sou a favor da Natureza e dos procedimentos naturais dos animais carnívoros que com o que a natureza lhes deu, conseguem sobreviver. Não sou a favor da evolução negativa que o homem trouxe para este planeta, nem das fábricas de animais que construio para alimentar infinitas bocas.
Porque é que não vamos todos viver para o campo? Temos o nosso gado, as nossas galinhas... isso sim! Pode-mos assim, lhes dar tudo o que precisam e pelo menos foram felizes enquanto viveram! Mas a carne que compra-mos no talho, eu concordo plenamente que não a devemos ingerir, pelo simples facto de que estamos a contribuir para o sofrimento de uma vida inteira dos animais! :evil: :cry: :evil: :cry: :evil: :cry:

Em relação aos nossos animais de estimação terem de ser vegetarianos eu não concordo. fomos nós que comete-mos o erro, tere-mos de ser nós a remediá-lo e mais nenhum ser vivo deve sofrer ou transformar a sua vida por nossa culpa! Basta de mexer-mos com a natureza! Se querem fazer algo de útil para a natureza (que é graça a ela que estamos vivos e é a ela que matamos aos poucos) remedeem aquilo que destróem e deixem os animais em PAZ!

Como já disse no tópico anterior, admiro imenso os vegeta e os ovolacto pela sua força de vontade, bondade e capacidade de ver o mundo como ele é e querer transformá-lo para melhor.

Clowdia:

tenho uma dúvida que gostáva que me esclarecesses: Eu quero ser vegeta ou ovolacto (ainda vou ver...) mas não concordo que os animais selvagens carnívoros sejam também vegetarianos. como tu dizes, o mundo perfeito para os vegeta teria de ser com todos os carnívoros a passarem a ser herbívoros. eu não concordo com isso, e então, já não serei vegetariana por causa disso?
Acho que não se devem confundir as coisas. Espero que tu não estejas a querer deitar a baixo os vegetarianos que com boas intenções se sacrificam.

Cumprimentos
Clowdia
Membro Veterano
Mensagens: 480
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Localização: Hera, Frost e Tumias. Bosques da Noruega

quinta set 05, 2002 9:08 am

Olá! :)

Tal como está bem patente na minha mensagem original, aceito e respeito todos os que são ou apoiam a corrente vegetariana. Não sigo por opção e porque acho que o ser humano é omnívero pela sua natureza ( basta ver a nossa dentição e o nosso aparelho digestivo.. como já foi referido inumeras vezes em tópicos destes foruns). Não posso dizer que admire a corrente vegetariana porque parece-me utópica. Para mim faz mais lógica empreender esforços para que os animais de consumo tenham uma vida mais digna e uma morte sem sofrimento.

A intenção deste post foi expressar o meu desagrado quanto à ideia ( expressada também por alguns vegetarianos noutro tópico ) de que os nossos cães e gatos poderiam perfeitamente passar a comer rações vegetarianas que lhes substituissem a proteina animal e as perguntas que coloco prendem-se também com respostas doutros tópicos em que me disseram que no mundo ideal os animais vivem em perfeita comunhão uns com os outros e colaboram.

Não ataco, gozo ou condeno o vegetarianismo porque o considero uma opção tão válida como as outras. Não o sigo e espero ser respeitada por isso tal como respeito quem o segue. Se reparar nos forun irá perceber que os não vegeta respeitam os vegeta ( salvo raras excepções ), mas o contrário já não acontece com tanta frequência... é muito mais comum ver um vegeta atacar a filosofia de um omnívero e por fim considera-lo um caso perdido do que o contrário.

Os melhores cumprimentos.
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta set 05, 2002 4:36 pm

QUOTE (Clowdia)
"...é muito mais comum ver um vegeta atacar a filosofia de um omnívero e por fim considera-lo um caso perdido do que o contrário."

Para já, não é verdade. Não nos atacam, mas gozam-nos e isso, ainda é pior. Quando um restaurante não é vega, respondem-me que tem jardim, achas normal?!
Porque é que a nossa atitude, provoca tanta ira e vontade de gozar?!
Põe-te no meu lugar?! Afinal que raio de amor é esse que sentem pelos animais?!
Eu antes de ser vegetariana, já adorava os vegetarianos e sabes porquê?! Porque eles iam fazendo, aquilo que eu, ainda não tinha ganho coragem para fazer. Eles respeitam os animais que eu tanto adoro, mas eu comi-os e ELES não!

Por favor, reflecte um bocadinha sobre a filosofia vega, se realmente gostas dos animais.

Beijinhos,
Paula
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quinta set 05, 2002 6:19 pm

Olá Paula ( Madonna)

Esta é uma questão que me inquieta, porque adoro animais, respeito e admiro imenso os vegetarianos assim como tudo o que por detrás se esconde.
Conheço alguma coisita, pois interesso-me bastante!

De facto disseste aquilo que eu sinto, estás a fazer algo que eu ainda não tive coragem para fazer!!!
Mas acredita que já faltou pouco!!
Há muito tempo que ouço falar deste modo de viver a vida e sempre me entusiasmei.
Na altura em que tomei conhecimento existia um grande gozo para com os vegeterianos.
Lembro-me bem disso!! E é de lamentar, pois penso que antes de se críticar convém ter conhecimento!!
E é coisa de que não possuem, nota-se bem nos seus argumentos.

Hoje, elogiam os vegetarianos pois a sua alimentação é garantidamente mais saudável. E é concerteza!!!

Beijinhos
Shelly
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta set 05, 2002 8:27 pm

Todos os fundamentalismos são maus.
Desde já previno que tenho na minha família vegetarianos e macrobióticos.
Que concordo com a maioria do que dizem e fazem.
Mas, pessoalmente, acho que o que está mal é o exagero consumista.
O homem sempre comeu carne e peixe.É omnívaro.Mas não comia carne todos os dias e continuamente.Sempre consumiu açucar.Mas não a toda hora e todo o momento.
O que antigamente se reservava para os dias de festa e ocasiões especiais é agora constante.
O homem tornou-se devorista.Devora tudo à sua roda sem conta nem medida.E sem respeito pela vida que destroi para se alimentar.
Esse é o grande problema - a falta de estima e respeito pela vida.

E as plantas também são vida.
Quando, antigamente, se agradecia a Deus o alimento que se ia consumir, de alguma forma fazia-se uma pequena acção de respeito pelas vidas que se tinham utilizado.
Um pouco de moderação, um pequeno agradecimento pela vida (pela nossa que perpétuamos com outras que também são incluídas nessa gratidão) um pouco de reflexão, um pouco de sentimento.
Vida e morte com dignidade e com objectivo.
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta set 06, 2002 11:22 am

Obrigada, speaker, obrigada shelly, pelas vossas palavras.

Isto é assim: eu hoje em dia, lamento que não tenha tomado esta decisão há mais tempo, porque como me sinto hoje, faz-me pensar no tempo que andei a perder.
É essa a experiência que tanto quero partilhar com as pessoas e não convencê-las a serem vegetarianas. Mas claro, que se pensar nos animais, se calhar e inconscientemente, estou a tentar convencê-las. Bom, mas isso não é por mal.
(Caramba, até uma mosca me faz dó matar! São muito irritantes, mas prefiro sacudi-las janela fora).
Também já me responderam: oh pá deixa-me, eu gosto de comer o meu bife!
Pronto, ok, eu deixo! Eu quando tento convencer as pessoas a praticarem desporto para serem mais saudáveis, também levo respostas parecidas.

Primeiro, nunca me senti tão bem com o meu corpo e segundo, sei que sou mais uma pessoa a não contribuir para aquela barbárie, que já todos nós conhecemos e que não vale a pena repetir. E terceiro, sou desportista e sei, em termos de resistência, o que isso representou nos meus treinos.

O mais engraçado, é que este tipo de postura, levou-me a fazer pesquisas de nutrição e no meio, fui descobrindo outras coisas interessantíssimas.

Sabem o que é que isto me parece: pensei no vegetarianismo, em primeiro lugar, por sofrer tanto com o sofrimento dos animais e pensar constantemente no futuro do nosso planeta.
Fiz um esforço e mudei. A Natureza agradeceu-me, pois deu-me esta vida maravilhosa/saudável. Foi o que recebi em troca. Podem achar ridículo, mas é como vejo as coisas.

QUOTE (Aisd)
"Vida e morte com dignidade e com objectivo."

Ter um objectivo e não andar cá por andar. Pelo menos, deixar um contributo e passar uma mensagem e um exemplo positivo. Viver bem e não sofrer muito para morrer, desejo-o tanto para mim, como para todos os seres vivos.

Beijinhos,
Paula
corresponde

sexta set 06, 2002 1:23 pm

email que recebi:

<Palestra

"O Vegetarianismo como Obrigação Ética"
____________________________________________
Miguel Moutinho
Sociedade Ética de Defesa dos Animais


Dia 8 de Setembro (Domingo), das 13h30m às 14h30m, no Espaço I da "Vegetariana 2002"
"Vegetariana 2002" - Feira Vegetariana, Jardim Municipal de Oeiras

--------------------------------------------------------------------------------

"Respeite os animais. Não os coma, não os vista nem os calce. Obrigado."
"I no longer use language that accepts the current concept of animals as property, commodities and/or things. Rather than refer to myself or others as "owners" of animals we share our lives with, I now refer to myself and others as "guardians" of our animal friends and to animals as "he" or "she" rather than "it." Guardians do not buy or sell animals; instead they rescue and adopt. I urge you to do the same."»
corresponde
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta set 06, 2002 1:38 pm

Car@s Amig@s,

A partir de amanhã e até ao próximo Domingo (de 4 a 8 de Setembro, portanto), e pelo terceiro ano consecutivo, vai realizar-se a "Vegetariana 2002", no Jardim Municipal de Oeiras (junto à estação de comboios em Oeiras), entre as 11h e as 24h.

Organizada pela Artiveg, esta feira vegetariana é o mais importante evento relacionado com o vegetarianismo em Portugal, merecendo cada vez um maior interesse e destaque, pelo modo como se afirma como uma nova actividade cultural motivada também por razões de ordem ética.

Este ano, a ANIMAL estará presente na "Vegetariana 2002" com uma banca informativa sobre os vários problemas que afectam negativamente os animais. De facto, um dos objectivos da Associação é informar as pessoas das diversas formas de crueldade a que os animais estão submetidos, divulgando também as alternativas e soluções para eliminar estas crueldades. A fim de poder cumprir este objectivo, a ANIMAL apela a quem esteja interessad@ em colaborar neste trabalho de informação e divulgação para que se junte à equipa da Associação que estará presente na "Vegetariana 2002" (contacto: Hugo Jorge - [email protected] / 919436029). Para além disso, convida, naturalmente, todas as pessoas a passarem pela banca e a conhecerem melhor o trabalho da Associação, os seus projectos e o modo como cada um de nós pode ajudar a concretizá-los.

Entretanto, a SEDA - Sociedade Ética de Defesa dos Animais também terá uma participação na "Vegetariana 2002", com duas palestras sobre "O Vegetarianismo como Obrigação Ética", a serem conduzidas por Miguel Moutinho, na 4.ª feira, das 15h30m às 16h30m, e no Domingo, das 13h30m às 14h30m (na Sala I). (A segunda palestra será uma repetição da primeira, para quem esteja interessado). O acesso às palestras é livre (condicionado à entrada na feira, evidentemente, que é paga), pelo que todas as pessoas estão naturalmente convidadas a assistir e a saber um pouco mais sobre as razões éticas que temos para adoptar o vegetarianismo.

De resto, a "Vegetariana 2002" será, no seu todo, um evento da maior importância e de grande interesse, quer para quem é para vegetarian@, quer para quem não é... Por isso, não deixe de nos visitar lá...

Obrigado,
Pelos Animais,

Miguel Moutinho
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”