Opiniao sobre curso de auxxiliar de veterinaria

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nicas
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 1:12 pm

sexta abr 23, 2004 11:50 am

Saudações a qm ama animais!

Algm sabe dizer-me onde poderei tirar o curso de auxiliar de veterinária?
Qm tirou pode dizer-me se realmente vale a pena? Nem q seja pra uma realização pessoal.

E verdade! Lembram-se de eu ter um gato chamado Polly e de uma coelha ana chamada Tita e o meu medo de n serem compativeis? Pois é! Dao-se bem!!! :)

Miaus pra todos
Nicas
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta abr 23, 2004 8:34 pm

Pessoalmente acho que está a gastar dinheiro para nada.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo abr 25, 2004 6:50 pm

olá. Olha, há vários sitios onde podes tirar esse curso. Lisboa, Setubal, Charneca da Caparica, Porto. (e agora não me lembro dos restantes). O curso fica te em cerca de 1000 £ e tem a duração máxima de seis meses a partir da data da inscrição. Eles dão te dois dossiers com a matéria teórica e com testes. Quando tiveres estudado os dois dossiers e feito os testes podes inscrever te para aulas práticas. Queres a minha opinião? Se queres mesmo e tens possibilidades tira o curso. Ainda por cima, se tiveres animais de estimação pode haver uma altura que esses conhecimentos vão ser uteis. Eu se puder quero ver se tiro. Fazia me jeito. Boa sorte. bjokas
Nicas
Membro

domingo abr 25, 2004 9:24 pm

Ola

Obrigada pelas opinioes.

E verdade q vai fazer-me jeito ter o curso pq um dia pode ser util para o meu gato e coelha ana, mas 1000 euros??? Nao sei... a ideia era um dia trabalhar na area...

Beijocas

Nicas
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo abr 25, 2004 9:33 pm

Nicas Escreveu: Ola

Obrigada pelas opinioes.

E verdade q vai fazer-me jeito ter o curso pq um dia pode ser util para o meu gato e coelha ana, mas 1000 euros??? Nao sei... a ideia era um dia trabalhar na area...

Beijocas

Nicas
Vai gastar 1000 euros para ganhar 500 a 700 euros por mês... e sem garantia de ser contratada face a pessoas sem esse curso... mas você é que sabe,
Ah... e o curso... não serve de nada em termos praticos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Nicas
Membro

segunda abr 26, 2004 11:38 am

Ola

Nao serve de nada em termos práticos mesmo pra usar em casa com os meus animais? Entao pra que existe o curso? Ja andou em algum?

Miaus a todos...

Nicas
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

segunda abr 26, 2004 3:01 pm

Penso, que faz isso pelos animais.. é muito gratificante!
Pode tirar os cursos nos próprios hospitais ou nas clinicas, mas são algumas que dão formação! Pode-se ganhar pouco.. mas ao menos estamos ajudar os animais..
Ah e tal...
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 7:00 pm

Nicas Escreveu: Ola

Nao serve de nada em termos práticos mesmo pra usar em casa com os meus animais? Entao pra que existe o curso? Ja andou em algum?

Miaus a todos...

Nicas
Não, mas já avaliei as capacidades de vários desses formandos...

Para valer alguma coisa teria de ser um bacharelato equivalente a enfermeiro...que leva 3 anos...

Cara Carpe Diem... 6 meses de um curso ( ou melhor, acção de formação) não dá para rigorosamente nada. Só se gasta dinheiro.
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

segunda abr 26, 2004 7:41 pm

Sebem.. que há locais que até dão formações grátis.. mas neste caso, só era grátis.. se a própria pessoa trabalhar no mesmo edificio!
Ah e tal...
shazz
Membro Júnior
Registado: quarta mai 05, 2004 3:33 pm

domingo mai 09, 2004 8:55 pm

olá!!!
O curso aqui no Porto custa cerca de 600 euros e dura cerca de 6 meses.
Dão-lhe 2 dossiers e tambem aulas praticas e possibilidade de estgio numa clinica, no final dão-lhe um diploma.
Aprende a efectuar todo o tipo de coisas, tais como, colocar cateteres, fazer curativos, etc.
Beijinhos e fiquem bem...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 10, 2004 12:08 am

Em conversa com 2 auxiliares onde estou a estagiar, ambas me disseram, que tiraram o curso no instituto monitor durante dois anos e que este seguia um protocolo igual ao de Inglaterra. Vão agora em Junho homologar o curso em Inglaterra onde vão ter uma formação prática intensiva de duas semanas e no final um exame. Se passarem passam a ser "veterinary nurses" diplomadas.

Eu perguntei se cá era reconhecido esse estatuto, e disseram-me que ainda não. Cá as clinicas também não lhe dão valor, aliás muitos veterinários sentem-se incomodados com o facto de auxiliares saberem demais... A profissão cá é mal paga ( pouco mais que o salário minimo) e não chegam a aplicar quase nada do que aprenderam. Muitos auxiliares resumem as suas funções a limpeza, maneio e alimentação dos animais e pouco mais. A nossa realidade ainda não está preparada nem necessitada de pessoas ultra qualificadas para esta área...

Por mim.. acho cedo estar a investir tanto dinheiro e tempo num curso para uma profissão tão mal paga e pouco valorizada. Quando as mentalidades dos clientes evoluirem e aderirem aos seguros de saude para os animais em pleno, os veterinários poderão investir nas suas clinicas e pessoal, e a medicina veterinária atingirá o nivel dos nossos parceiros europeus. Aí sim, pessoal especializado vai ser procurado.

Eu admiro estas pessoas por estarem no fundo a ser pioneiros, como também muitos veterinários que tem que se virar lá para fora para terem alguma formação de jeito e elevarem a fasquia da qualidade. Neste momento pode não lhes valer de muito, mas eu acho que mais tarde vão ser os primeiros a fazer a diferença.
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 10, 2004 7:19 pm

Pode ser Elsa, mas 99,9% das pessoas que tiram o curso é o curso de 6 meses, que é igual a nada.

O maior problema que tem sido referido em relação a eses cursos, é a falta de adequação às funções desempenhadas.

Uma clinica inglesa pode cobrar 300 contos por uma cirurgia... tem 3 ou 4 enfermeiras por veterinário e factura muito mais que quase todas as clnicas e hospitais de Portugal.

Sem falar no facto de, como sabes bem, as pessoas torcerem o nariz a ouvir falar em qualquer coisa que custe dinheiro e assim, não há verba para nada. Uma ovarioshisterctomia por 30 contos é um preços assustador...
Ninguém vai pagar a essas nurses, sai mais lógico ter veterinários pelo mesmo valor ( ou quase).

E antes que alguém diga que os veterinários portugueses são mal pagos, vejam a diferença de tabela de preços de serviços prestados face a um inglês, sueco, Holandês ou Americano...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 10, 2004 8:53 pm

Tens toda a razão Vasco.

Quem vai lá fora e vê como os outros trabalham...até lhe dá vontade de chorar.. :( ... mas enfim é o país que temos...
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

terça mai 11, 2004 12:40 pm

Olá Nicas, já pensaste no curso superior de veterinária?

Com vontade de trabalhar na área... ;)
ruffie

terça mai 11, 2004 10:08 pm

olá a todos!
o que posso dizer sobre esta acção de formação é que é uma acção de formação por isso é que é só 6 meses, não queiram que seja equivalente a um curso superior se assim fosse não se chamaria acção de formação e não custaria 660 euros. relativamente a saísa profissional, não queiram que as coisas vos caíam do céu, eu conheço pessoas que têm cursos superiores e estão atrás de uma caixa de supermercado. ninguem é obrigado a fazer esta acção de formação, só vai quem quer ou pode, eu acho que as pessoas que estão interessadas deverião dirigir-se ao instituto monitor e tirar mais informações.
De facto este curso ainda está pouco divulgado e as aulas práticas são poucas mas até podem pedir a um vet. que vos deixe estagiar ou então façam voluntariado.
Eu gostei do curso e tirei o 2 nível, ajudante técnico de veterinária.
Bem, peço desculpa por este bocado e só tenho a dizer que o saber não ocupa lugar.
obrigada.
boa noite a todos.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”