CM
2004-12-24 - 00:00:00
Clonar um gato custa 38 mil euros
O primeiro animal doméstico clonado para fins comerciais nasceu nos Estados Unidos (EUA), anunciou ontem a empresa responsável pela clonagem – a Genetic Savings and Clone – com sede em Sausalito, na Califórnia.
O gato Little Nicky, que nasceu há nove semanas, foi clonado a partir do ADN de um gato (Niccky) que morreu no ano passado com 17 anos. “São idênticos e têm a mesma personalidade”, referiu a proprietária do animal, que por temer represálias de grupos contrários à clonagem, apenas divulgou o seu primeiro nome, Julie, e o Estado de residência, Texas.
Julie pagou 50 mil dólares (cerca de 38 mil euros) pela clonagem. A empresa espera clonar mais de 50 gatos até final do ano e aponta para Maio o nascimento do primeiro cão clonado do Mundo, um mercado mais lucrativo que o dos gatos.
O sucesso da clonagem desenvolvida pela Genetic Savins and Clone resulta do desenvolvimento de uma nova técnica que consiste em condensar e transferir somente o material genético do animal de origem para um óvulo doador, e não todo o núcleo celular – como era feito anteriormente. Lou Hawthorne, administrador da empresa precisou que “entre 15 a 45 por cento dos gatos clonados morrem nos 30 primeiros dias, mas esse registo é a média obtida na reprodução natural”.
A clonagem de animais domésticos com fins comerciais levanta sérias críticas: “É moralmente problemática e um pouco condenável”, disse David Magnus, co-director do Centro de Ética Biomédica da Universidade de Stanford.
clonagem
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
Eu não concordo. Por muito que nos doa, a morte é um acontecimento inevitável e ao qual teremos de nos habituar.
E há mais animais no mundo...perdidos, com fome...
É a minha opinião mas o mundo tem tantas cores...onde estará a razão?...
-
- Membro Júnior
- Registado: terça abr 27, 2004 6:39 pm
Entao para que vender os gatos de raca tao caro?? Eu perferia pagar 38 mil euros para clonar a minha gata do k comprar um gato de raca. E em vez de nascer um gato personalidade e raca diferente cai nascer um com msm personalidade e aspecto, qual a grande diferenca?MHZ Escreveu: Eu não concordo. Por muito que nos doa, a morte é um acontecimento inevitável e ao qual teremos de nos habituar.
Eu kria clonar a minha a gata para poder estar mais um pouco de tempo com ela...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Caro acéfalo. Vá estudar e depois a gente fala de influências do meio. Já agora, alguma vez ouviu falar de gémeos homozigóticos ou univitelinos? Eles também têm o mesmo adn (é como se fossem clones) e têm personalidades diferentes.
Realmente, sai por aqui cada abstunta que só visto...
Já a formiga tem catarro... a querer pigarrear como os crescidos e ainda por cima no que de pior eles têmladyxzeus Escreveu: Caro acéfalo. Vá estudar e depois a gente fala de influências do meio. Já agora, alguma vez ouviu falar de gémeos homozigóticos ou univitelinos? Eles também têm o mesmo adn (é como se fossem clones) e têm personalidades diferentes.
Ah, e apenas um estudante mediano (sobretudo no carácter) é que tem necessidade de vir para aqui com palavras de 25centimos (ex 50 paus).
Depois, veja se tem um crescimento mais equilibrado. Para o recomendar aos outros - como fez noutra 'posta' que mandou ao Santos - comece por tê-lo você.
Sotnas
Você é muito nova, ainda vai ouvir muitas opiniões divergentes da sua, umas melhores, outras piores. Procure sempre primeiro esclarecer-se do porquê de elas serem diferentes, analise-as e só depois torne a sua opinião definitiva. O que hoje nos parece melhor, anos depois chegamos à conclusão que estávamos errados.
Primeiro, um animal de raça muito dificilmente custará 38 mil euros.
Segundo, a vida é para andar para a frente e irmos ultrapassando os desgostos que ela nos vai trazendo. Ficarmos agarrados ao passado, usarmos paliativos, também não é a melhor opção. Só atrasamos um problema.
Terceiro, se tivermos muito dinheiro, devemos saber aplicá-lo. Será empregá-lo na clonagem de um gato, a melhor atitude? 38 mil euros?...
Esse dinheiro dava para dar de comer a muitos gatos, para não falar em muita gente. Não seria assim melhor utilizado?
Se depois de bem pesadas todas as alternativas, continuar com a mesma opinião, estamos num mundo livre, tem direito a ela. Mas não esqueça que as opções que tomar têm consequências, portanto não as tome por simples birra. Informe-se, procure saber mais e depois decida.
A clonagem é um tema muito controverso. Terão os seres vivos, mesmo de morrer? Se Deus, ou a Natureza, conforme sejamos ou não crentes, nos deu um tempo limitado de vida, teremos nós o direito de a prolongar? Ou será que ao dar-nos a possibilidade de o aprendermos, implicitamente nos estará a dar também o direito de a prolongarmos? Ou de simularmos o seu prolongamento?...
Onde está o certo, onde está o errado?
Você é muito nova, ainda vai ouvir muitas opiniões divergentes da sua, umas melhores, outras piores. Procure sempre primeiro esclarecer-se do porquê de elas serem diferentes, analise-as e só depois torne a sua opinião definitiva. O que hoje nos parece melhor, anos depois chegamos à conclusão que estávamos errados.
Primeiro, um animal de raça muito dificilmente custará 38 mil euros.
Segundo, a vida é para andar para a frente e irmos ultrapassando os desgostos que ela nos vai trazendo. Ficarmos agarrados ao passado, usarmos paliativos, também não é a melhor opção. Só atrasamos um problema.
Terceiro, se tivermos muito dinheiro, devemos saber aplicá-lo. Será empregá-lo na clonagem de um gato, a melhor atitude? 38 mil euros?...
Esse dinheiro dava para dar de comer a muitos gatos, para não falar em muita gente. Não seria assim melhor utilizado?
Se depois de bem pesadas todas as alternativas, continuar com a mesma opinião, estamos num mundo livre, tem direito a ela. Mas não esqueça que as opções que tomar têm consequências, portanto não as tome por simples birra. Informe-se, procure saber mais e depois decida.
A clonagem é um tema muito controverso. Terão os seres vivos, mesmo de morrer? Se Deus, ou a Natureza, conforme sejamos ou não crentes, nos deu um tempo limitado de vida, teremos nós o direito de a prolongar? Ou será que ao dar-nos a possibilidade de o aprendermos, implicitamente nos estará a dar também o direito de a prolongarmos? Ou de simularmos o seu prolongamento?...
Onde está o certo, onde está o errado?