Drama: Símios e visitantes fogem do Congo
Ébola dizima colónia de gorilas
Em três anos 80 por cento dos gorilas foram vítimas do terrível vírus
Os habitantes de Lengue-Lengue, uma pequena aldeia na República do Congo, ainda esperam pelo regresso dos gorilas à reserva natural de Lossi, pertencente ao Parque Nacional de Odzala-Kokoua. Nos últimos três anos, o terrível vírus do ébola matou 80 por cento da população de gorilas neste espaço de 320 quilómetros quadrados.
Sem os animais para observar e com receio da doença, os turistas também se têm mantido afastados desta reserva e do próprio parque nacional, que emprega cerca de 100 pessoas e constitui a principal fonte de receitas da isolada região de Mboko.
O primeiro surto de ébola, um vírus que provoca uma febre hemorrágica incurável, ocorreu em Novembro de 2001, matando cerca de 140 animais. Muitos membros de tribos locais também foram vitimados depois de manusearem e comerem a carne dos macacos mortos.
Chegaram a ser introduzidos no parque quatro novos grupos de gorilas, mas num espaço de duas semanas 70 por cento destes animais também morreram. Apenas alguns machos solitários sobreviveram e os animais começam agora a reaparecer nas áreas atacadas pelo ébola.
Com o regresso dos gorilas, os responsáveis do parque esperam também a volta dos turistas, mas, por enquanto, as torres de observação, habitualmente muito concorridas, continuam vazias.
ébola mortal
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1258
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos