Olá,
Ainda bem que este tópico ainda não foi trancado como o primeiro sobre este assunto...
Mas... já agora permitam-me dizer algo:
Eu não sei o que leva tanta a gente a vir aqui falar mal da Companhia, sinceramente. Só pode ser por dor de cotovelo ou por má fé.
Quanto a si, Maria José, lamento que se tenha desiludido com a mesma. Não sei os motivos, mas calculo que possa ter havido algum mal-entendido. Não acredito que a Companhia ou os seus responsáveis quisessem deliberadamente expulsar ou banir a Maria ou qualquer um dos membros afastado. As decisões de carácter administrativo por vezes têm que ser tomadas assim, ainda que pareça ditatorial, mas por ex. houve aqui um tópico sobre este assunto que também foi trancado e, no entanto, ninguém questionou essa medida. Porquê? Simples, porque se confia nos moderadores e porque eles sabem o que fazem e, mesmo que por vezes, estranhemos as suas razões, eles são os moderadores. Cabe-lhes a eles moderar.
Toda a moderação é assim uma espécie de censura, se forem a analisar bem o caso. Isto porque se queremos fomentar o respeito, temos que moderar tendo em conta esse valor. E por aí fora...

É verdade que é bom ter liberdade de expressão, desde que essa liberdade não ofenda ou insulte ninguém.
Não estou a falar do caso da Maria, mas falo sim de problemas concretos que ocorreram nomeadamente no fórum dos Unidos pelos Direitos dos Animais. Só mais uma nota para acrescentar o seguinte: não sou PETA, nem anti-PETA, mas acredito que a PETA tem posições demasiado extremistas.
Assim como não sou vegetariana, nem sou anti-vegetariana e considero que os vegans ao defenderem esse regime quase se atrevem a insultar uma pessoa que não o pratica dos pés à cabeça.
Ora com intolerâncias destas, ainda se deve dar a liberdade total de expressão? Ao dar-se essa liberdade total não se está a fomentar o desrespeito e falta de civismo entre as pessoas? Vi isso na Companhia e não gostei. Assim como algumas das pessoas de lá também não gostaram.
Deixem-me ainda dizer que eu pertenço à Arca há uns anitos e só descobri a Companhia por acaso por intermédio duma amiga e digo-vos ao princípio aqui na Arca até tinha medo de colocar questões que toda a gente me caia em cima... Ao contrário, na Companhia, fiz as perguntas que sempre quis e nunca ninguém me tratou mal, bem pelo contrário.
O que há é uma coisa chamada respeito e que eu gosto muito. Quem teve algumas mágoas, foi bem provável que elas foram de certeza causadoras por algum mal-entendido, com certeza...
Lembro-me de ver a decisão da Maria em sair da Companhia e, nessa altura, não tive oportunidade de intervir, mas fiquei triste com a sua decisão. Mas foi a Maria que quis sair...
Cumprimentos,
Ana Inácio