Sempre fui contra o aparecimento de "associações" e "grupos" a torto e a direito.
Sugeri sempre que se pedia informação na arca ou pessoalmente por parte de pessoas que sabem omeu envolvimento de apoio a alguns animais vadios e me perguntavam como se organizar, que o ideal seria sugerirem a associações existentes que têm know how de como agir e um historial, para aumentar os numeros de pessoas que ajudam os animais, bem como aumentar as doações em numerário e materais...
Nunca...mas NUNCA alguém seguiu a minha sugestão. Preferiram SEMPRE criar associações verdadeiras( registadas no RNPC) ou falsas ( grupos de pessoas que se autodenominam abusivamente associações) . E depois?
Passa sempre por esta história:
1- Um ou dois amigos tomam conta da direcção, mandam fazer cartões e arrogam-se títulos de director-geral a director executivo e exercem poder(?) de forma despótica...ou em alternativa instala-se a anarquia e esses grupinhos fracturam-se em microgrupos de 3 ou 4 pessoas...
2- Após se formarem ( as legalizadas) exigem às câmaras apoios a construir canis, ou tomar conta do canil municipal local, ou do canil de uma associação, já existente, que eles entendem estar mal gerido.
3-Notam então que não têm meios...geralmente isto verifica-se após contruiram 4 ou 5 barracos num baldio qualquer.Segue-se então a próxima fase...
4- São contactados e por vezes quase chantageados com má publicidade, veterinários, lojas de animais e empresas de ração para darem apoio gratuito, seja tratamentos, material para os canis ou ração. Os calotes sucedem-se, a maioria dessas "associações" antes de o serem estão falidas e com dividas enormes. E ai dos que criam #canis# onde cabem 40 colocam 200 ou 300 em condições que mais vale estarem na rua...
A arrogância é infelizmente a moeda do dia a dia. Podem achar excessivo mas muita gente que se envolve em alguns grupos tem problemas de falta de contacto humano, de carinho e então desenvolvem uma personalidade somente virada para os animais...Ai de quem os contrariar...
Uma associação verdadeira terá uma estrutura definida, sede social, não se baseará em sites da net ou e-mails para ajudar animais. POrque se um dia há algum problema...quem vão responsabilizar? Ninguém...afinal não existe um espaço fisico e os cargos pomposos...só existem no ciberespaço. Eu sinceramente rio-me muito quando uma senhora diz ser da associação A ou B que só existe ou num site da net ou numa mesa de café e fica ofendida se lhe perguntam por provas da existência da dita antes de fazer um donativo( ah, mande para a conta tal que é do director ou da peisidente
:p