Dirigentes de grupos de amigos dos animais e ou Associações...

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jul 13, 2006 6:41 pm

Bem, relativamamente ao dito gostava de acrescentar algo.

Sempre fui contra o aparecimento de "associações" e "grupos" a torto e a direito.

Sugeri sempre que se pedia informação na arca ou pessoalmente por parte de pessoas que sabem omeu envolvimento de apoio a alguns animais vadios e me perguntavam como se organizar, que o ideal seria sugerirem a associações existentes que têm know how de como agir e um historial, para aumentar os numeros de pessoas que ajudam os animais, bem como aumentar as doações em numerário e materais...

Nunca...mas NUNCA alguém seguiu a minha sugestão. Preferiram SEMPRE criar associações verdadeiras( registadas no RNPC) ou falsas ( grupos de pessoas que se autodenominam abusivamente associações) . E depois?

Passa sempre por esta história:

1- Um ou dois amigos tomam conta da direcção, mandam fazer cartões e arrogam-se títulos de director-geral a director executivo e exercem poder(?) de forma despótica...ou em alternativa instala-se a anarquia e esses grupinhos fracturam-se em microgrupos de 3 ou 4 pessoas...

2- Após se formarem ( as legalizadas) exigem às câmaras apoios a construir canis, ou tomar conta do canil municipal local, ou do canil de uma associação, já existente, que eles entendem estar mal gerido.

3-Notam então que não têm meios...geralmente isto verifica-se após contruiram 4 ou 5 barracos num baldio qualquer.Segue-se então a próxima fase...

4- São contactados e por vezes quase chantageados com má publicidade, veterinários, lojas de animais e empresas de ração para darem apoio gratuito, seja tratamentos, material para os canis ou ração. Os calotes sucedem-se, a maioria dessas "associações" antes de o serem estão falidas e com dividas enormes. E ai dos que criam #canis# onde cabem 40 colocam 200 ou 300 em condições que mais vale estarem na rua...

A arrogância é infelizmente a moeda do dia a dia. Podem achar excessivo mas muita gente que se envolve em alguns grupos tem problemas de falta de contacto humano, de carinho e então desenvolvem uma personalidade somente virada para os animais...Ai de quem os contrariar...

Uma associação verdadeira terá uma estrutura definida, sede social, não se baseará em sites da net ou e-mails para ajudar animais. POrque se um dia há algum problema...quem vão responsabilizar? Ninguém...afinal não existe um espaço fisico e os cargos pomposos...só existem no ciberespaço. Eu sinceramente rio-me muito quando uma senhora diz ser da associação A ou B que só existe ou num site da net ou numa mesa de café e fica ofendida se lhe perguntam por provas da existência da dita antes de fazer um donativo( ah, mande para a conta tal que é do director ou da peisidente

:p 8)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 13, 2006 7:11 pm

Ah, bom, estou a ver que este tópico vêm no seguimento de outros...

É que eu vou-vos dizer : nunca vi aqui nenhum dirigente de associação.
Já vi alguns voluntários, mas um dirigente, nunca (isto no que respeita aos cães).

Estava muito surpreendida.

Conheço - nunca fui voluntária - algumas associações.
Não tenho nada de mal a dizer (mas aí está, nunca me envolvi a pontos de ter de dizer seja o que fôr...).

Tenho uma grande admiração por quem prescinde do seu tempo para ajudar animais abandonados.

Mas penso que se deve encarar essa acção como uma tarefa.
Como qualquer outra.
Como quando temos alguém no hospital ou num lar com uma doença crónica.
Se estivermos com a atitude da santidade é muito mais pesado.
Melhor levar a coisa com calma.

São actos que se repetem.
Se possível é melhor levar na boa, senão levar na disciplina do que tem de ser feito.

Pessoalmente, sabem que me dou muito mal com grupos.
Justamente porque tenho uma maneira de ser muito individualista.
Prefiro ajudar caso a caso na medida do que posso e quero.
Mas, ao menos, não cobro a ninguém...

É que os santinhos sempre acham que o mundo lhes deve gratidão e um pagamento em louvores e simpatia.
O que, francamente, é chato.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta jul 13, 2006 7:16 pm

Voltei, após tão longa ausência 8) Será que alguém deu por isso? :x :oops: ;). Bom, bom, vamos ao que interessa.

Acredito que existam associações, que ao serem formadas o foram com a melhor intenção.

Do pouco conhecimento e experiência que tive com estas associações, resultou numa certa desconfiança que me acompanha e infelizmente se tem solidificado ao longo dos tempos.

Generalizar é, para mim, sempre um acto de injustiça, porque felizmente há muita e boa gente com boa intenção e que se entregam a uma causa de corpo e alma. O que me parece é que a situação geral é má, a vários níveis, sobretudo a níveis de recursos económicos e de logística, entre outros, igualmente graves.

Mas, por tudo aquilo que tenho aprendido aqui na Arca, temos pelo menos 4 situações diferentes:

- As pessoas que criaram e dirigem uma Associação, somente para alimentar o seu ego; Os animais até são um tema simpático;

- As pessoas que criaram e dirigem uma Associação, que ultrapassou na sua dimensão problemática, a capacidade de dar uma resposta minimamente eficaz, na ajuda aos animais e que se vêm a braços com o caos e o grande drama de não conseguirem realizar um mínimo aceitável, para a quantidade de animais que albergam;

As pessoas que, parecem atrairem os "desamparados" e tudo fazem, inclusivamente com sacrifícios pessoais, para apanhar, tratar se necessário e procurar um adoptante responsável.

E há aquelas, que "encontram" os animais, e que com grandes lamúrias, até por vezes, com grande agressividade, atiram para cima dos outros a responsabilidade da solução do problema por elas criado, não mexendo palha, a não ser vir para aqui para a Net, dizer como são bonzinhos e por isso, se não tiverem as respostas que pretendem... aí vê-se bem como tem tão bom coração, elas "fizeram, preocuparam-se e sofrerem imeeeenso", mas, não tiveram ajuda, coitadas. Os outros é que são insensíveis.

Hoje, quando ajudo alguma situação, faço-o com maior consciência e conhecimento, já não vou atrás dos choradinhos das "pessoas que só pretendem "mostrar" como são tão amiguinhos dos pobres animaizinhos", mas "exigem" aos outros que resolvam, porque já "fizeram o que lhes competia".

Deixei de ir ao Fórum das adopções, exactamente, porque não só ficava doente, com alguns casos, como fiquei muitas vezes revoltada com a forma como as situações eram apresentadas, (pura chantagen emocional).

Não sei bem se o que acabei de escrever vai de encontro à intenção com que o tópico foi aberto, deixei-me arrastar pelas dúvidas que me andam "atravessadas na garganta" já há algum tempo.

Muito mais me apetecia dizer, mas é melhor parar por aqui, que isto já vai longo.

Isabel

:oops: :o :o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 14, 2006 10:37 am

Bom dia.

Desculpem de só agora vir ao tópico mas, estava à espera de ver se mais alguém viria postar...? O que, diga-se de passagem não me abismou absolutamente nada, que quem deveria intervir não o fez!

Aos que o fizeram, sendo que até agora foram os únicos com poder de encaixe e com teor de consenso e argumentativo, os meus sinceros agradecimentos,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
boltans
Membro Júnior
Registado: quinta abr 14, 2005 6:54 pm

sexta jul 14, 2006 10:47 am

Bem, li este tópico na diagonal por ser demasiado extenso e por me restar muito pouco tempo para a leitura deste tipo de polémicas.

Intervenho apenas para esclarecer, quem quiser ser esclarecido:

1. Não tenho qualquer cargo na GV.

2. Não sou sócia da GV.

3. Ajudo a GV, a Catus, a União Zoofila, a LPDA e pessoas particulares sempre que posso, sem no entanto ser militante de nenhuma delas.

4. Tenho um site com uma amiga em que tentamos na medida das nossas possibilidades ajudar alguns animais que connosco se cruzam http://arteserepartes.no.sapo.pt

5. Tal como a maioria de vcs adoro animais.

6. Tenho ajudado a GV nas questões de divulgação na Internet, porque até agora não tinham ninguém que o fizesse.

7. Muitas vezes faço pós-operatório no espaço da GV, já participei em campanhas de várias outras associações, e não raras vezes eu e a Raquel (minha "sócia" no site que mencionei no ponto 4), ajudamos financeiramente particulares e associações.

8. A Leonilde está a ser extremamente perversa ao abrir um tópico de pura má língua. Não conhece o meu trabalho no que se refere aos animais e nunca entendeu o que se passou no felinus em relação ao tópico que refere. É evidente que ninguém no site felinus concordou com a actuação das pessoas em relação aos gatos envolvidos. No entanto, atirar pedras só ajuda a que as pessoas desistam de fazer alguma coisa. A Leonilde vive com o seu ego de tal forma insuflado que não consegue avaliar as pessoas sem ser à sua imagem e semelhança. Aquele rapaz precisava de apoio para prosseguir na busca dos animais e não de ser linchado.

9. A Leonilde limita-se a fazer acusações e afirmações sem ter qualquer conhecimento do que quer que seja.
Afirma que sou um homem (não sou, sou mulher)
Afirma que EU sou dirigente de uma Associação (Não sou)

Provavelmente terá feito outras afirmações que eu nem li.

É de lamentar que se dê plateia a uma pessoa assim e que os moderadores do site Arca de Noé permitam que esta senhora esteja a denegrir o trabalho de Associações que lutam com uma enorme falta de meios.

A falta de meios é proporcionada por pessoas que ao invés de participarem civicamente nas suas comunidades preferem lançar veneno para tornar a vida das associações ainda mais dificil.

Antes de lançar esse veneno informe-se sobre a associação, e se tem um problema pessoal comigo é comigo que o deverá resolver e não tentando denegrir um grupo de pessoas que ao contrário de si tanto fazem pelos animais.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 14, 2006 11:19 am

boltans,

Se não leu, o que não me acredito, deveria ter lido. Se não é dirigente, se não tem qualquer cargo na GV, o que me abisma não o ter, dadas as suas intervenções de tentativa de gestão do voluntariado, se não é sócia ( peço desculpa por pensar ser do sexo masculino) e se não é melitante de nenhuma Associação e ou grupo organizado, então, concluo que neste concreto caso, é NADA! Ora, assim sendo deveria ter-se resumido à sua insignificância e humildade de não ser abusivo para com as pessoas, neste caso a minha pessoa, como o foi no site do felinus e dar uma ideia totalmente contrária, a de que “chefia” qualquer coisa que nem sabe o quê?!

Ainda, tem razão em afirmar que não conheço o seu trabalho a nível das ajudas a animais tal como você não conhece o meu para afirmar à boca cheia e abusivamente no site do Felinus e, admitido pela moderação do mesmo site, além de outros xurros ofensivos, de que eu não estava minimamente preocupada com os gatos!

Se só lê o que lhe interessa, o problema é seu! Se não leu, então leia!
leonildecarvalho Escreveu: É perante a inexistência de perfil do voluntário e ou dirigente de qualquer grupo ou Associação, caso se verifique essa falta!
Afinal, se você não é nada perante qualquer cargo… não lhe deve servir a carapuça!
Ainda, esta sua resposta, mais uma vez, prova o que já provado estava… a sua falta de capacidade argumentativa para se valer da forma ofensiva que, desde inicio, ainda no site do Felinus, se dirigiu à minha pessoa!
Para as suas insinuações aqui e lá…nem me vou preocupar em refutá-las sendo que sou sobejamente conhecida por muitos que participam em fóruns, conhecem-me, muitos até pessoalmente e, só têm duas hipóteses comigo: “ou odeiam-me ou amam-me” pelo que sou e, gosto do que sou, felizmente!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jul 14, 2006 12:12 pm

Ontem em conversa com uma grande amiga minha, vim a saber de umas coisas que se passam dentro de algumas entidades que são de bradar aos céus... :roll: Dinheiro ali não falta, donativos de ração também não, mas não é para todos... e quem mo contou ESTEVE LÁ e VIU com os próprios olhos o que se passava... :x

Mais não digo.

Madona linda, se quiseres eu depois explico-te melhor a quem me refiro, mas em privado ;) :p

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 14, 2006 5:29 pm

boltans Escreveu: Bem, li este tópico na diagonal...
É o que as pessoas costumam fazer quando o assunto não lhes interessa, ou nada têm a dizer sobre o assunto.
Já agora, porque postou o seu curriculo?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
boltans
Membro Júnior

sexta jul 14, 2006 5:31 pm

Curriculum?
LuMaria
Membro Veterano

sexta jul 14, 2006 5:34 pm

boltans Escreveu: Curriculum?
Xim xô stora... Quer que faça um desenho? Ou até chegou lá?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jul 14, 2006 5:40 pm

Curriculum?
currículo s. m. atalho; curso; pequena carreira; sucessão dos factos que marcam cultural e profissionalmente a carreira de uma pessoa; relato sumario escrito desses factos

Dicionario da Lingua Portugesa 8ª edição, da Porto Editora

Ás vezes mais valia estar calada...ridiculo não? 8)
LuMaria
Membro Veterano

sexta jul 14, 2006 5:44 pm

bita322 Escreveu: Ás vezes mais valia estar calada...ridiculo não? 8)
Mais de metade do mundo não tem essa capacidade, por isso é que vamos de mal a pior.

Mantenho a questão: Porque postou o seu curriculo?
boltans
Membro Júnior

sexta jul 14, 2006 6:20 pm

...
boltans
Membro Júnior

sexta jul 14, 2006 6:21 pm

...
Vanea
Registado: sexta jul 14, 2006 8:46 pm

sexta jul 14, 2006 8:57 pm

Fui informada que a Associação GV - Grupo de Voluntários foi alvo de comentários menos abonatórios e como Presidente gostaria de informar que a Associação não emitiu qualquer parecer sobre a situação dos gatos fechados numa arrecadação e não pode ser responsável por opiniões expressas pelos colaboradores, não só desta como de outras Associações.

Positivo seria talvez fazer como eu, que também tendo os meus juízos de valor sobre as Associações resolvi criar uma para poder ser diferente e mais interventiva na ajuda aos animais. Porque não é só com rectórica que os podemos verdadeiramente ajudar.

Agora, tenho uma noção mais clara sobre Associações, sobre as grandes dificuldades com que se deparam e com o factor humano das Associações e o mais difícil de gerir.

Mesmo com uma boa direcção e uma boa equipa existe sempre o elemento personalidade pilar da divergência de opiniões e actuações.

Vamos pois criar mais Associações para uma inter-ajuda e para sermos mais abrangentes... os animais merecem-nos isso.

Sobre a situação que envolve tanta polémica peço que reflitam e que nem sempre agimos da melhor maneira, por isso é que não somos perfeitos mas o que conta é a essência da intenção e de todo me parece de que a que estamos a falar tenha sido dolosa... pelo contrário.

Guardemos as energias para os que maltratam, abandonam e desrespeitam os animais.

Gostaria que se retratassem, seria sinal de bom senso.

A Presidente da GV - Grupo Voluntário
Vânea Figueiredo
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”