Amanhã e domingo, o Jardim do Bacalhau, em Chaves, vai ser palco de uma feira especial. Os produtos que ali vão estar à venda são todos em segunda mão e os preços simbólicos, variando entre os 50 cêntimos e os 5/6 euros. A iniciativa é da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC) e os fundos angariados destinam-se ao apoio (alimentação e idas ao veterinário) que esta organização presta a mais de meia centena de cães sem dono.
“A AAAC é uma associação sem fins lucrativos e vive apenas das quotas dos sócios, mas a verdade é que essa verba não dão para as despesas que temos durante um ano inteiro”, explica Sónia Salgado, uma das voluntárias envolvidas neste projecto.
Além de dar apoio em termos de alimentação e medicamentos aos cães que se encontram no improvisado canil municipal, a Associação flaviense alimenta também animais que continuam a vaguear pelas ruas da cidade.
Na feira, vai ser possível encontrar um pouco de tudo. Roupa, acessórios, artigos de decoração... Uma panóplia de artigos em segunda mão, mas “em bom estado”, garante Sónia Salgado.
Muitos dos objectos em causa foram cedidos por algumas lojas que se solidarizaram com a causa e outro angariados juntos de particulares.
A Associação vai também aproveitar a iniciativa para sensibilizar as pessoas sobre a importância do bem-estar animal.
Canil intermunicipal deverá abrir no final do ano
O Canil Inter-Municipal, que irá servir a região do Alto Tâmega, e que irá ficar situado em terrenos contíguos ao actual aterro sanitário (Boticas) deverá entrar em funcionamento no final do ano. O equipamento, orçado em 250 mil euros, terá uma secção reservada a caninos (o canil propriamente dito), composta por dois recintos independentes: um destinado a cães errantes capturados e outro a cães considerados suspeitos de raiva (sala de isolamento). E outra destinada a felinos (o gatil), igualmente composta de dois recintos. No total, o canil dispõe de 36 salas e duas salas de isolamento.
Além disso, o Canil-Intermunicipal conta ainda com uma ala que funcionará como “hotel” de cães e de gatos, um local onde, mediante uma determinada quantia, as pessoas poderão deixar os seus animais de estimação sempre que não tenham condições para tratarem deles (quando vão de férias ou se encontram deslocados das suas casas, por exemplo).
Uma novidade em relação ao projecto inicial prende-se com a construção de uma ala destinada aos animais errantes de grande porte, como sejam cavalos, vacas, burros, ovelhas e congéneres. Faz ainda parte das instalações do Canil um posto de assistência e vacinação.
in Semanário Transmontano
Feira de artigos em segunda mão para ajudar cães sem dono
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1250
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Eis uma excelente iniciativa e com fins 5*****