Aspiradores a evitar ou aconselháveis para quem tem animais e alergias ;-)
Moderador: mcerqueira
Ando a pesquisar marcas e modelos de aspirador. Contudo, tendo em consideração que tenho:
*2 gatos com pêlo médio;
*2 adultos com alergia a pêlo de gato e pó;-)
que aspiradores:
*me recomendam por terem uma boa experiência;
*me aconselham a evitar por terem uma má experiência.
Já estive a procurar na internet, mas sinto-me um bocado perdida no meio de tanta oferta. Já estou a limitar a pesquisa a aspiradores com HEPA mas mesmo assim...
Obrigada
Maria
*2 gatos com pêlo médio;
que aspiradores:
Já estive a procurar na internet, mas sinto-me um bocado perdida no meio de tanta oferta. Já estou a limitar a pesquisa a aspiradores com HEPA mas mesmo assim...
Obrigada
Maria
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
mmcoelhoAndo a pesquisar marcas e modelos de aspirador. Contudo, tendo em consideração que tenho:
*2 gatos com pêlo médio;
que aspiradores:
Obrigada
desculpre mas não entendi muito bem o que pretende, o que tem a ver o aspirador com gatos com pêlo medio e dois adultos com alergia a pêlo de gato e pó?
Lambidelas do chico e do massai
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Está confuso mas julgo serem duas pessoas adultas alérgicas ao pêlo e ao pó...
A sua opção incial acho que é a correcta, em relação ao produto, marca e etc...veja a origem de fabrico e os preços para a mesma capacidade.
Nas lojas veja esses aparelhos eu não compro sem antes ver.
http://www.spaic.pt/menu/?file=texto&codigo_menu=1011
O que eu gostei... não tem saco . O tradicional saco de pó é substituído por um sistema combinado de cassete + twister, um pré-filtro que utiliza a força centrífuga para reter o lixo.
samsung
VCC7060H3S
SC7060
- Potência máxima 1600W
- Potência de sucção 400W
- Sistema combinado s/ saco (Twister + Cassete)
- Filtragem a 6 níveis (HEPA)
- Controlo de potência de aspiração no manípulo
- Tubo metálico telescópico
- 3 acessórios + escova ‘hardfloor’
- Escova ‘Smart’
- Protector ‘Smart’
- Recolha automática do fio
- Indicador exterior de saco cheiro
- Indicador de filtro cheio
Mas o anterior era muito inferior em potência máxima era de saco...teria 3 nivéis de filtragem...Mas fazia tudo da mesma forma, e portanto, é melhor escolher sem dar tanta importancia a certos pontos que o tornam mais caro e muitas vezes nem se utiliza no dia a dia.
Escolha em conta a protecção e a funcionalidade, além disso que o produto que compra passado um ou dois anos deixe de existir os acessórios disponivéis...passados 2 anos por exemplo.
Antes de comprar algum aspirador veja qual a influência desse sistema na sua situação...Escolher um aspirador que tenha vários níveis de filtragem (saco descartável com dupla camada de papel, filtro de entrada do motor, filtro de saída)
- Usar sempre sacos descartáveis originais, que são projetados para garantir uma filtragem superior, sem permitir que a poeira e os ácaros retornem ao ambiente
A sua opção incial acho que é a correcta, em relação ao produto, marca e etc...veja a origem de fabrico e os preços para a mesma capacidade.
Nas lojas veja esses aparelhos eu não compro sem antes ver.
http://www.spaic.pt/menu/?file=texto&codigo_menu=1011
O que eu gostei... não tem saco . O tradicional saco de pó é substituído por um sistema combinado de cassete + twister, um pré-filtro que utiliza a força centrífuga para reter o lixo.
samsung
VCC7060H3S
SC7060
- Potência máxima 1600W
- Potência de sucção 400W
- Sistema combinado s/ saco (Twister + Cassete)
- Filtragem a 6 níveis (HEPA)
- Controlo de potência de aspiração no manípulo
- Tubo metálico telescópico
- 3 acessórios + escova ‘hardfloor’
- Escova ‘Smart’
- Protector ‘Smart’
- Recolha automática do fio
- Indicador exterior de saco cheiro
- Indicador de filtro cheio
Mas o anterior era muito inferior em potência máxima era de saco...teria 3 nivéis de filtragem...Mas fazia tudo da mesma forma, e portanto, é melhor escolher sem dar tanta importancia a certos pontos que o tornam mais caro e muitas vezes nem se utiliza no dia a dia.
Escolha em conta a protecção e a funcionalidade, além disso que o produto que compra passado um ou dois anos deixe de existir os acessórios disponivéis...passados 2 anos por exemplo.
Última edição por susanastrat em domingo ago 13, 2006 6:59 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
- Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas
Oieh...não percebi qual é a dúvida!
! Podia explicar.se melhor sff! Bigado! Fike bem...Fui... 

<p><strong>Cumprimentos do fmss_6 xD</strong></p>
<p>
</p>
<p>
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Para quem tem alergias, pelo e pó com fartura, nada como um aspirador sem sacos...um em que o lixo vai direitinho para o depósito de água
. Depois é só despejá-lo e está pronto para uma próxima aspiração decente
. Lembrem-se que a maioria dos aspiradores, conforme aspiram também expelem algumas poeiras para o ambiente. Basta ter-se passado uns anitos (poucos) para começarem a faze-lo.
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Se lerem o texto todo seguido, percebem.
Mas se mesmo assim não perceberem, eu parafraseio:
tanto eu como o meu marido somos alérgicos a pêlo de gatos, pó e ácaros. Contudo, temos dois gatos e pretendemos continuar a ter animais no futuro. Logo, o aspirador que comprar tem de ser suficientemente bom para retirar o pêlo médio dos gatos e para não libertar o pó que aspira para o ar, como muitos fazem, tal como a Leo referiu.
Assim, procuro saber quais as boas e más experiências que os amigos de animais têm em relação a aspiradores, para não cometer os mesmos erros e beneficiar dos vossos conselhos.
Depois das pesquisas que tenho feito, observo o seguinte: em relação a "com e sem saco", os alergologistas curiosamente aconselham com saco, mas um saco diferente dos tradicionais (vi num site de uma associação de alergologistas, se depois encontrar o link coloco aqui).
Por outro lado, parece que os estudos sobre o chamado filtro de água e os focos de alergenos associados ao pêlo de gato são contraditórios (ou seja, há alguns que dizem que o filtro resulta e outros que dizem que o filtro não resulta no caso de focos de alergia nos pêlos dos gatos).
A minha mãe teve um rainbow, que me parecia resultar bem quando eu tinha os meus coelhos, contudo essa opção está "way beyond" o meu bolso.
Concluindo: estava inclinada, antes de pesquisar, para comprar um aspirador sem saco porque o trocar de saco provoca sempre espirros. Aliás, o que eu queria mesmo tentar encontrar uma versão barata do Rainbow... mas também já ouvi falar mal das tubagens do Polti. Mas agora estou baralhada.
Entretanto, vou tentar saber qual é o sistema cassete+twister que a susanastrat sugeriu porque desconheço. Sinceramente também não me lembrei da parte dos acessórios e peças, ando tão concentrada nisso das alergias que me esqueci do resto.
Obrigada, vou dizendo coisas. Desculpem se inicialmente foi confuso.
Maria

tanto eu como o meu marido somos alérgicos a pêlo de gatos, pó e ácaros. Contudo, temos dois gatos e pretendemos continuar a ter animais no futuro. Logo, o aspirador que comprar tem de ser suficientemente bom para retirar o pêlo médio dos gatos e para não libertar o pó que aspira para o ar, como muitos fazem, tal como a Leo referiu.
Assim, procuro saber quais as boas e más experiências que os amigos de animais têm em relação a aspiradores, para não cometer os mesmos erros e beneficiar dos vossos conselhos.
Depois das pesquisas que tenho feito, observo o seguinte: em relação a "com e sem saco", os alergologistas curiosamente aconselham com saco, mas um saco diferente dos tradicionais (vi num site de uma associação de alergologistas, se depois encontrar o link coloco aqui).
Por outro lado, parece que os estudos sobre o chamado filtro de água e os focos de alergenos associados ao pêlo de gato são contraditórios (ou seja, há alguns que dizem que o filtro resulta e outros que dizem que o filtro não resulta no caso de focos de alergia nos pêlos dos gatos).

Concluindo: estava inclinada, antes de pesquisar, para comprar um aspirador sem saco porque o trocar de saco provoca sempre espirros. Aliás, o que eu queria mesmo tentar encontrar uma versão barata do Rainbow... mas também já ouvi falar mal das tubagens do Polti. Mas agora estou baralhada.
Entretanto, vou tentar saber qual é o sistema cassete+twister que a susanastrat sugeriu porque desconheço. Sinceramente também não me lembrei da parte dos acessórios e peças, ando tão concentrada nisso das alergias que me esqueci do resto.

Obrigada, vou dizendo coisas. Desculpem se inicialmente foi confuso.
Maria
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm
Citando:
Quando li o seu tópico, recordei-me exactamente deste aspirador "Rainbow", sei que são caríssimos. Mas, já vi na Televendas, um aspirador, também com filtro de água, muito mais barato. Há um sistema que uso, por vezes, quando escovo os meus gatos, que é daquelas máscaras que os pintores usam, são baratas e ajuda bastante.
Isto é só mais uma opinião.
Isabel
Quando li o seu tópico, recordei-me exactamente deste aspirador "Rainbow", sei que são caríssimos. Mas, já vi na Televendas, um aspirador, também com filtro de água, muito mais barato. Há um sistema que uso, por vezes, quando escovo os meus gatos, que é daquelas máscaras que os pintores usam, são baratas e ajuda bastante.
Isto é só mais uma opinião.
Isabel
-
- Membro Veterano
Bom dia.
mmcoelho,
Qualquer aspirador de saco, os normais, largam SEMPRE partículas para o ar ao contrário de qualquer aspirador com depósito/filtro de água.
Repare e faça o exemplo de ter um montinho de pó e pelo e sopre-o (com a boca) para dentro duma abertura dum saquito, até de plástico que seja. Depois faça a experiência com o mesmo montinho de pó e pêlo e lentamente despeje-lhe água em cima e veja a diferença... O que soprou, a, maior parte dele foi para o ar. O que lhe despejou água, acamou ali mesmo. Ficou aprisionado sem largar partículas para o ar e é o que acontece com os aspiradores a água.
Enquanto num saco normal e sucção da aspiração faz com que todo o lixo e pó ande lá dentro num turbilhão intenso, na água, assim que o lixo e pó entram no depósito fica logo retido sem a hipótese dum turbilhão de pó e lixo secos a regressarem para o ar
Nos Estados Unidos, isto falando há 30 anos atrás, tive um especial para alergias, de saco mas... eram sacos que o seu interior era composto duma geleia que fazia todo o pó ficar retido como se essa geleia fosse cola
. Esses sacos eram extremamente caros e só uma Empresa os tinha. Ainda trouxe o dito para Portugal comigo, ao fim de 10 Anos de o ter, ainda o utilizei cá por outros 10 Anos mas tinha sempre que encomendar as ditas bolsas o que me ficava ainda muito mais caro. Por fim a Empresa desapareceu e o meu rico aspirador foi para o lixo, infelizmente, pois trabalhava muito bem ao final de 20 Anos
.
Entretanto comprei um a água, fiquei satisfeitíssima no que tratava, especialmente, a retenção de poeiras e pêlos mas... a nível de poder ter força para aspirar melhor as ditas poeiras e pêlos (não falo de lixo sólido e visível porque esse era sempre aspirado bem) ficava muito aquém das minhas expectativas pois a nível de força não tinha muita, infelizmente.
Ainda o tenho mas poucas vezes o uso. Como é a minha empregada que aspira, ela prefere o convencional (outro que tenho, de sacos).
Mas, repare que o facto de eu não gostar muito do meu, de água, só não gosto porque o motor tem muita pouca força (aspira mal) mas no que aspira não larga partículas pata o exterior. Há-os bem melhores que o meu, aspiram melhor, mais caros, obviamente e, que sendo a água, garanto-lhe que nenhuma partícula do que aspira, regressará para o exterior!
. Estes últimos que referi, mais caros, além da água...,até têm um pequeno filtro, lavável, que assegura a 100% a retenção de partículas de pó. Alguns até são purificadores do ar
.
Não sei marcas nem preços mas, ao falar com pessoas que os têm sei como é o funcionamento... e como resultam bem.
Se não quiser um muito caro, já os há à venda na Makro, p.e., e até em mais locais, com depósito de e para água
.
Também sou alérgica a poeiras e ácaros. Tenho um edema da traqueia, já fui operada duas vezes e com a probabilidade de ter de o ser constantemente pois está sempre em evolução, tenho problemas respiratórios e isto não me impede de ter 5 gatos, cão e pássaro
. Tenho é que manter uma aspiração mais pormenorizada e mais regular
. Não uso as minhas ricas carpetes e tapetes só os tenho nas casas de banho e 1 na cozinha
Leo
mmcoelho,
Qualquer aspirador de saco, os normais, largam SEMPRE partículas para o ar ao contrário de qualquer aspirador com depósito/filtro de água.
Repare e faça o exemplo de ter um montinho de pó e pelo e sopre-o (com a boca) para dentro duma abertura dum saquito, até de plástico que seja. Depois faça a experiência com o mesmo montinho de pó e pêlo e lentamente despeje-lhe água em cima e veja a diferença... O que soprou, a, maior parte dele foi para o ar. O que lhe despejou água, acamou ali mesmo. Ficou aprisionado sem largar partículas para o ar e é o que acontece com os aspiradores a água.
Enquanto num saco normal e sucção da aspiração faz com que todo o lixo e pó ande lá dentro num turbilhão intenso, na água, assim que o lixo e pó entram no depósito fica logo retido sem a hipótese dum turbilhão de pó e lixo secos a regressarem para o ar

Nos Estados Unidos, isto falando há 30 anos atrás, tive um especial para alergias, de saco mas... eram sacos que o seu interior era composto duma geleia que fazia todo o pó ficar retido como se essa geleia fosse cola

Entretanto comprei um a água, fiquei satisfeitíssima no que tratava, especialmente, a retenção de poeiras e pêlos mas... a nível de poder ter força para aspirar melhor as ditas poeiras e pêlos (não falo de lixo sólido e visível porque esse era sempre aspirado bem) ficava muito aquém das minhas expectativas pois a nível de força não tinha muita, infelizmente.
Ainda o tenho mas poucas vezes o uso. Como é a minha empregada que aspira, ela prefere o convencional (outro que tenho, de sacos).
Mas, repare que o facto de eu não gostar muito do meu, de água, só não gosto porque o motor tem muita pouca força (aspira mal) mas no que aspira não larga partículas pata o exterior. Há-os bem melhores que o meu, aspiram melhor, mais caros, obviamente e, que sendo a água, garanto-lhe que nenhuma partícula do que aspira, regressará para o exterior!

Não sei marcas nem preços mas, ao falar com pessoas que os têm sei como é o funcionamento... e como resultam bem.

Se não quiser um muito caro, já os há à venda na Makro, p.e., e até em mais locais, com depósito de e para água

Também sou alérgica a poeiras e ácaros. Tenho um edema da traqueia, já fui operada duas vezes e com a probabilidade de ter de o ser constantemente pois está sempre em evolução, tenho problemas respiratórios e isto não me impede de ter 5 gatos, cão e pássaro

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 01, 2005 3:50 pm
Ainda bem que abriu este tópico, á muito desejava falar sobre aspiradores. A minha filha tem o Rainbow, está super satisfeita com ele. Eu queria um do mesmo genero, mas mais barato. Ainda sabe de algum? Será que o Polti é bom? També já vi uns da Saecco. Alguem conhece?
Ilda
Ilda
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm
Eu tenho um aspirador do mais normal que existe...
mas sei que para aspirar o pêlo do gato não é lá muito bom e também noto que acaba sempre por levantar algumas poeiras para o ar, mas pode ser que um dia compre um melhor, espero eu...deixo aqui algumas sugestões de aspiradores numa loja online francesa, de grande confiança, onde costumo comprar algumas coisas pois acaba por sair mais barato que comprar em Portugal e que por vezes por cá não existem...
http://www.pixmania.com/pt/pt/240158/ar ... -dc08.html
http://www.pixmania.com/pt/pt/313605/ar ... 100-t.html
http://www.pixmania.com/pt/pt/286618/ar ... er-pu.html
http://www.pixmania.com/pt/pt/240160/ar ... -dc08.html
http://www.pixmania.com/pt/pt/240161/ar ... -dc08.html
http://www.pixmania.com/pt/pt/311971/ar ... x3210.html

<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm
Boa contribuição F_Maia, até eu vou aproveitar, depois de uma boa consulta, às sugestões que indicou.
Isabel
Isabel
-
- Membro Veterano
Esqueci-me de mencionar que tudo o que seja menos de 1200W de potência, não aspiram bem o pó e ácaros (caso do meu, a água). Aspiram só o que seja mais sólido e líquidos.
Se comprarem comprem com potência acima de 1200W
. Claro que são mais caros mas compensa
Estive a ver os vários links e tem lá bons aspiradores. Resta saber se os que dizem não terem bolsas, se a sujidade vai para um depósito seco ou com água? Porque se forem para depósito seco, não me acredito que não larguem partículas tal e qual um convencional. Já tive um pouco tempo e acabei por o dar! A única diferença é poupar nas bolsas. Nesses em que o lixo vai para um depósito seco em que se despeja após... têm uma protecção para não irem partículas de pó e lixo para o motor, para o proteger para um bom funcionamento. Esta é a única diferença entre um, convencional, em que se gastam bolsas e um de depósito que se possa despejar sem se gastar dinheiro nas ditas bolsas!!!
Leo
Se comprarem comprem com potência acima de 1200W

Estive a ver os vários links e tem lá bons aspiradores. Resta saber se os que dizem não terem bolsas, se a sujidade vai para um depósito seco ou com água? Porque se forem para depósito seco, não me acredito que não larguem partículas tal e qual um convencional. Já tive um pouco tempo e acabei por o dar! A única diferença é poupar nas bolsas. Nesses em que o lixo vai para um depósito seco em que se despeja após... têm uma protecção para não irem partículas de pó e lixo para o motor, para o proteger para um bom funcionamento. Esta é a única diferença entre um, convencional, em que se gastam bolsas e um de depósito que se possa despejar sem se gastar dinheiro nas ditas bolsas!!!
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
A maioria desses aspiradores têm um filtro denominado Hepa, por isso supoho que o reservatório seja seco, embora não tenha a absoluta certeza...
Aqui fica mais uma pequena contribuição:
Aqui fica mais uma pequena contribuição:
in Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clinica Escreveu:
Asma e Alergia aos Ácaros
Tenho asma e alergia aos ácaros do pó da casa. O que são ácaros?
Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.
Os ácaros são animais de dimensões microscópicas que vivem no pó existente nas nossas casas. No entanto, também se encontram presentes nas alcatifas e outros revestimentos têxteis, como os cobertores, almofadas, colchões, tapetes e bonecos de peluche. Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.
Preferem locais húmidos e com temperaturas amenas, sendo o Outono a altura do ano em que habitualmente existe maior proliferação dos ácaros, dadas as condições favoráveis de temperatura e humidade. Alimentam-se principalmente dos restos de pele humana que se liberta do nosso corpo por descamação, e que ficam sobretudo nas roupas da cama e colchões.
Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença. Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas. Ao contrário dos pólens que provocam alergias durante a Primavera, a alergia aos ácaros mantém-se de uma forma mais ou menos intensa ao longo de todo o ano (embora mais acentuada no Outono e Inverno).
Tenho alergia aos ácaros do pó da casa. Será possível diminuir a exposição aos ácaros?
A diminuição do número de ácaros no interior da casa, é um factor decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó da casa. O combate a estes animais deverá incidir primáriamente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa. Diversos métodos de evicção tem sido recomendados e comercializados:
1) Prevenção da acumulação de pó
A prevenção da acumulação de pó no interior das casas é importante para a redução dos “ninhos” onde os ácaros habitualmente vivem e consequentemente para a diminuição do seu número. Várias medidas devem ser tomadas, particularmente no quarto de dormir:
Devem ser eliminadas as alcatifas e tapetes grossos. O pavimento deve ser liso, por exemplo em madeira ou vinilo e fácilmente lavável
As paredes devem ser lisas e o papel de parede deve ser retirado
Não usar reposteiros. Preferir cortinas simples e em material sintético
Preferir móveis lisos e pouco trabalhados para não acumularem pó
Não ter aparelhagens de música, televisão e computadores no quarto
Não guardar livros, discos, CD´s, brinquedos e bonecos de peluche no quarto de dormir
2) Cuidados a ter com a cama
Devem ser utilizados preferencialmente edredons de material sintético (não usar os de penas) no lugar dos cobertores
Utilizar almofadas de espuma ou outro material sintético. Devem ser substituídas periódicamente (por exemplo de 3 em 3 anos)
Evitar os lençóis de flanela, optando pelo algodão
Os cobertores felpudos não devem ser usados. Quando usar cobertores preferir os de fibras sintéticas, e usar por cima deles uma coberta, colcha lisa ou edredon.
Os lençóis, fronhas da almofadas e edredons deve ser lavados a temperaturas superiores a 55ºC, pois só assim é possível a remoção eficaz dos ácaros e das suas partículas.
A utilização de coberturas anti-ácaros para almofadas e colchões é considerado um método muito eficaz na redução dos níveis de ácaros na cama e assim devem ser recomendadas aos doentes alérgicos aos ácaros. No entanto, nem todas as coberturas comercializadas possuem igual eficácia.
3) Eliminação do pó: o uso do aspirador
O quarto de dormir é considerado como local de eleição para a limpeza do pó. No entanto as outras dependências da casa não devem ser esquecidas, particularmente aquelas onde os doentes alérgicos passam mais tempo.
A limpeza regular (pelo menos duas vezes/semana) e cuidadosa do quarto (pavimento, tapetes, sofás, colchão e estrado) com aspirador é importante. Já a aspiração das alcatifas é pouco eficaz na redução dos ácaros que vivem no seu interior.
Os aspiradores com filtro HEPA (high efficiency particulate air) são mais eficazes que os aspiradores clássicos na luta anti-ácaros e devem ser recomendados.
A utilização de aspiradores dotados de sistemas de lavagem a água ou a vapor de água, que nalguns casos podem também utilizar acaricidas e/ou detergentes tem apresentado resultados divergentes.
Outros métodos têm sido também utilizados, mas com resultados variáveis:
Utilização de métodos químicos: os Acaricidas
Os acaricidas são substâncias químicas capazes de matar os ácaros, existindo sob a forma de pó, espuma ou spray, para aplicação nas alcatifas, pavimentos, revestimentos têxteis e colchões. É necessário aspirar cuidadosamente os locais onde o acaricida foi aplicado para remover os ácaros mortos e as suas partículas. A eficácia dos acaricidas é variável, devendo ser recomendada apenas nalgumas situações particulares e sob orientação do imunoalergologista.
Utilização de métodos físicos: o frio e o calor
Têm sido estudados vários métodos para a matar os ácaros através de agentes físicos. Os mais estudados têm sido a utilização do frio e calor. A colocação no frigorífico (congelador) ou arcas frigoríficas de roupas de lã, cobertores ou peluches durante 24 horas, seguida de lavagem com água corrente ou na máquina de lavar, é um método eficaz para diminuir a presença de ácaros nestes têxteis. A exposição directa ao sol de roupas, tapetes, colchão é também um método eficaz para diminuir o número de ácaros.
Sistemas de filtração e purificação do ar
Os sistemas de filtração podem ser úteis para a remoção dos ácaros e outras partículas em suspensão, sobretudo quando possuem filtros HEPA. Já em relação aos aparelhos que utilizam filtros electrostáticos os resultados são contraditórios. Não existem até á data evidências científicas claras que apoiem o benefício clínico dos ionizadores.
Modificações das condições climáticas no interior das habitações
A redução da humidade por aumento de ventilação ou sistemas de ventilação mecânica pode desempenhar um papel importante na redução do número de ácaros. No entanto, em climas temperados e húmidos como é o caso do nosso País, estas medidas não têm grande significado. Os sistemas de extracção de vapor de água nas dependências da casa onde há mais vapor de água (cozinha, lavandaria, quarto de banho) são úteis para a redução das taxas de humidade relativa no interior das casas. O estudo do benefícios da utilização de desumidificadores conduziram a resultados pouco concludentes.
CONCLUSÃO: Existem alguns métodos e produtos que são eficazes na redução e eliminação dos ácaros de nossas casas. No entanto, uma eficaz evicção aos ácaros não pode nunca ser alcançada com a utilização isolada de um destes métodos. Eles devem ser utilizados sempre que possível em conjunto, numa estratégia geral de combate aos múltiplos factores que favorecem a proliferação dos ácaros no seu ambiente particular!
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
-
- Membro Veterano
E mais uma:
O ar que respiramos
Um adulto normal inspira cerca de 30 quilos de ar todos os dias. Mesmo sem sair de casa, uma pessoa pode inspirar até 50 bilhões de partículas de sujeira por hora. Isso piora em ambientes fechados (onde passamos 90% do nosso tempo), porque muitas vezes o ar não circula direito e a poeira e os ácaros se acumulam.
A sujeira do ar vem de várias fontes: carros, vegetação, indústrias, fumaça, animais e outros. As partículas que flutuam no ar ao redor de nós são tão pequenas que muitas delas são invisíveis. Mas mesmo sendo minúsculas, em grandes quantidades elas podem causar sérios problemas de saúde.
A incidência de asma em crianças e adultos tem aumentado, o efeito das alergias nas pessoas vem piorando. Para minimizar estes problemas é necessário manter o ar o mais limpo possível.
Qual é a solução para melhorar a qualidade do ar?
Aspirar! Mantenha o lugar limpo. Não há forma mais simples de diminuir a poeira do ar que nós respiramos que usar freqüentemente um aspirador. Escolha um modelo com sucção forte, um design que não deixe vazar o ar, e um filtro que devolva para o ambiente um ar mais limpo.
Quando um ambiente é limpo com vassoura, a poeira mais grossa é retirada, mas a poeira fina levanta, fica no ar e depois se deposita novamente (ou é inalada por nossos pulmões). A diferença é que o aspirador retira toda a poeira do ambiente, mesmo a mais fina.
Por isso é recomendado não apenas para quem tem asma, mas para todas as pessoas que queiram melhorar a qualidade do ar dentro de casa, usar um aspirador para fazer a limpeza pelo menos duas vezes por semana.
Aspire debaixo de sofás e camas, atrás de mobília e nos cantos e aos rodapés. Molduras de portas, persianas, ventiladores e móveis costumam acumular pó. Nos colchões, os ácaros se multiplicam quando não são removidos, prejudicando a saúde respiratória da pessoa enquanto ela dorme. Lugares úmidos como cozinhas e banheiros são locais onde os micróbios encontram alimento e se proliferam. A sujeira úmida é ainda mais prejudicial que a sujeira seca, porque a maioria dos microorganismos sobrevive somente onde está úmido.
Filtragem do ar
Para ser eficiente e melhorar a qualidade do ar, o aspirador deve ser usado com freqüência e para todo tipo de limpeza. Seu aspirador também é mais eficiente quando o saco descartável é trocado regularmente, sem que fique cheio demais.
Nem todos os aspiradores têm a mesma capacidade de filtragem. A Electrolux tem modelos com até 5 níveis de filtragem, como o Clario e o Ultra Smart Vac com filtro HEPA, especialmente para pessoas que têm alergias. Com eles, o pó fica preso definitivamente no saco descartável e nos filtros de saída do ar, e a limpeza que você vê também vai ser sentida na saúde da sua família. Estes produtos oferecem os mesmos níveis de filtragem dos purificadores de ar.
E o que dizem os médicos?
Médicos alergistas, pneumologistas e pediatras indicam o aspirador como o aparelho mais eficiente para a limpeza e para a prevenção de doenças respiratórias. Eles também concordam que os ácaros são os piores agentes alérgicos, e que um aspirador com alto poder de filtragem é tão eficiente no auxílio à saúde quanto um purificador de ar.
HEPA - o melhor de todos os filtros
A Electrolux tem um modelo de aspirador, o Ultra Smart Vac, que tem o melhor filtro do mundo: o HEPA.
HEPA significa High Efficiency Particulate Air - Filtragem de Ar de Alta Eficiência. O termo descreve os tipos de filtros projetados especificamente para reter as partículas causadoras de alergia, como pólen, ácaros e partículas de fumaça. Estes filtros ficam na saída do ar de dentro do aspirador, devolvendo para o ambiente um ar limpo.
Há vários anos, HEPA é usado como uma medida padrão para filtragem de purificação do ar em ambientes cirúrgicos e em laboratórios onde é necessário evitar contaminação. Com as pessoas cada vez mais preocupadas com a poluição do ar em ambientes fechados, HEPA se tornou também a referência para os mais poderosos filtros de ar em aspiradores de pó.
A taxa de retenção dos filtros HEPA é de 99.97% de partículas minúsculas, de até 0.03 mícrons. Esse tamanho é 75 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo! Isso significa que os ácaros, partículas de pólen e de poeira não escapam para o ar. Compare a pureza do ar que sai do filtro HEPA:
- No ar de uma cidade grande existem 100.000 partículas por m³
- No ar do Pólo Sul são 10.000 partículas por m³
- E após usar o filtro HEPA sobram apenas 100 partículas por m³ de ar no ambiente.
Conselhos contra os ácaros
- Ventilar bem a casa e mantê-la arejada e seca, já que os ácaros se reproduzem mais em temperaturas superiores a 24 graus e em índices de umidade superiores a 50%
- Reduzir o número de almofadas, bichos de pelúcia e cortinas soltas nos dormitórios
- Passar aspirador, no mínimo uma vez por semana, nos colchões, almofadas e sofás; também em cima de móveis e livros, especialmente nos quartos, para evitar que a poeira levante no ar e volte a se depositar
- Escolher um aspirador que tenha vários níveis de filtragem (saco descartável com dupla camada de papel, filtro de entrada do motor, filtro de saída)
- Usar sempre sacos descartáveis originais, que são projetados para garantir uma filtragem superior, sem permitir que a poeira e os ácaros retornem ao ambiente