Os nossos desenhos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Eu tenho tantos desenhos de cavalos que fiz há já muitos anos, mas não faço ideia onde páram... 

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
A sportinguista, não é o sportinguista!!!
Os crayons são de várias cores...existem várias marcas como o conté. ...talvez crayon fique associado ao ínicio do desenho e este era de facto a negro. Não está errado Leo...apenas incluiram a paleta de cores aos crayons.
Mas são diferentes do lápis de cor normal...
...desde que se começou a usar a pigmentação e a coloração à 4000 anos. Os Egipcíos tingiam as suas roupas com manifestação clara de conhecimento pelas cores e suas misturas, e claro as pinturas rupestres...No desenho faz-se desde que se desenvolve a técnica e a perspectiva o volume eram cada vez mais explorados...
Os pigmentos como as anilinas que hoje eu gosto para criar as cores para pinturas ou mesmo para ser usado na coloração de madeira é a mais perfeita; na minha perspectiva. É ainda com as anilinas com base de álcool e de óleos...são excelentes para conseguir os tons mais "puros"; além disso com o passar do tempo as cores ficam mais estáveis e ganham sempre maior qualidade; em especial em madeiras, que as colorações deixam muito a desejar...nas tintas existem actualmente excelentes marcas com muita qualidade.
As anilinas são pigmentos coloridos existem as cores primárias além de tonalidades à escolha.
Os mestres dos desenhos...

Um outro exemplo da técnica de "trois crayons"

Sportinguista esse material em carvão será de facto o material mais barato que se pode comprar...em barra geralmente trás é vendido como se fosse um pacote de paus estorricados
nem sei se custa deve rondar 1 eur...
Depois existem outros...mas para aperfeiçoar o risco as sombras e etc deves continuar no HB e H...um lápis bem duro para ter a mão leve ou fura-se o papel. Mas pelo que vejo, deves ter a mão leve...agora brinca mais com as sombras...em especial os pontos de luz.

Os crayons são de várias cores...existem várias marcas como o conté. ...talvez crayon fique associado ao ínicio do desenho e este era de facto a negro. Não está errado Leo...apenas incluiram a paleta de cores aos crayons.

Mas são diferentes do lápis de cor normal...
Lápis de cor - É um material relativamente recente. São feitos a partir de uma mistura de talco e substâncias corantes. Encontram-se à venda em caixas com enorme variedade cromática, ou avulso.
Existem lápis de durezas diferentes, e de três tipos principais: os de mina grossa e relativamente macia, resistentes à luz e água e não precisam de fixador. Os de mina mais fina e mais dura, são usados para desenhos com muito detalhe, também resistentes à água. Os lápis com minas solúveis em água (aguareláveis) permitem um trabalho misto de desenho e aguarela.
...desde que se começou a usar a pigmentação e a coloração à 4000 anos. Os Egipcíos tingiam as suas roupas com manifestação clara de conhecimento pelas cores e suas misturas, e claro as pinturas rupestres...No desenho faz-se desde que se desenvolve a técnica e a perspectiva o volume eram cada vez mais explorados...
Os pigmentos como as anilinas que hoje eu gosto para criar as cores para pinturas ou mesmo para ser usado na coloração de madeira é a mais perfeita; na minha perspectiva. É ainda com as anilinas com base de álcool e de óleos...são excelentes para conseguir os tons mais "puros"; além disso com o passar do tempo as cores ficam mais estáveis e ganham sempre maior qualidade; em especial em madeiras, que as colorações deixam muito a desejar...nas tintas existem actualmente excelentes marcas com muita qualidade.
As anilinas são pigmentos coloridos existem as cores primárias além de tonalidades à escolha.
Os homens das cavernas já usavam pigmentos. Eram, inicialmente, obtidos de fontes naturais: o uso de corantes artificiais só iniciou em 1856. Entretanto, muitos corantes naturais utilizados na antiguidade ainda são empregados, e em larga escala. Exemplos são o índigo, um pigmento azul, estraído de planta homônima (indigofera tinctoria), a alizarina, um corante extraído da raiz de uma planta européia (madder) e a henna, utilizada até mesmo na indústria de cosméticos. Nosso país deve o nome a um corante: era do pau brasil que se extraía um pigmento capaz de tingir tecidos com cores fortes, como vermelho, rosa ou castanhos.
Os mestres dos desenhos...
"deux crayons" a tecnica usada que precede ao "trois crayons"A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínioquase uma virtude secundária frente às outras formas de arte). Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.

Um exemplo da técnica de "trois crayons" - D'Antoine Watteau. No XIX foi de certa forma o pai desta técnica...O Leonardo da Vinci usa a combinação célebre em vários trabalhos da técnica de "deux crayons" onde as cores são o negro e "vermelho".Mestres do desenho nos séculos XV e XVI incluem Leonardo da Vinci, Albrecht Dürer, Michelângelo e Rafael. No século XVII, destacam-se Claude, Nicolas Poussin, Rembrandt e Peter Paul Rubens. No século XVIII, Jean-Honoré Fragonard, Francisco Goya, Giovanni Battista Tiepolo, e Antoine Watteau. No XIX, Leonardo da Vinci, Jacques Louis David, Edgar Degas, Theodore Gericault, Odilon Redon, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh. Finalmente, no século XX, pode-se destacar Max Beckmann, Willem De Kooning, Jean Dubuffet, Arshile Gorky, Paul Klee, Oscar Kokoschka, Henri Matisse, Jules Pascin, Pablo Picasso e Jackson Pollock.

Um outro exemplo da técnica de "trois crayons"

Sportinguista esse material em carvão será de facto o material mais barato que se pode comprar...em barra geralmente trás é vendido como se fosse um pacote de paus estorricados

Depois existem outros...mas para aperfeiçoar o risco as sombras e etc deves continuar no HB e H...um lápis bem duro para ter a mão leve ou fura-se o papel. Mas pelo que vejo, deves ter a mão leve...agora brinca mais com as sombras...em especial os pontos de luz.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm
Olá Susana
"Aprender até morrer", esta técnica a que se refere, pensava eu, ser o que se chama técnica mista. Nestes casos, seriam crayon e aguarela.
Estive a consultar algumas obras que tenho, como o Dicionário da Pintura e a História de Arte, mas, numa leve passagem ainda não consegui chegar a conclusões, os livros mais específicos que tenho, neste momento não os posso consultar. Entretanto num livro sobre Turner, encontro vários trabalhos feitos a crayon e aguarela, como técnica mista.
Por exemplo "La Tour de L'Ouest. Cathedrale D'Eley (crayon e aguarela 1794).
Vou continuar a pesquisar. Pela Net, também ainda não cheguei lá.
Obrigada Susana.
Isabel
"Aprender até morrer", esta técnica a que se refere, pensava eu, ser o que se chama técnica mista. Nestes casos, seriam crayon e aguarela.
Estive a consultar algumas obras que tenho, como o Dicionário da Pintura e a História de Arte, mas, numa leve passagem ainda não consegui chegar a conclusões, os livros mais específicos que tenho, neste momento não os posso consultar. Entretanto num livro sobre Turner, encontro vários trabalhos feitos a crayon e aguarela, como técnica mista.
Por exemplo "La Tour de L'Ouest. Cathedrale D'Eley (crayon e aguarela 1794).
Vou continuar a pesquisar. Pela Net, também ainda não cheguei lá.
Obrigada Susana.
Isabel
-
- Membro Veterano
Isabel acrescentei informação sobre as cores usadas denominadas sanguinea, sépia e negro. Na segunda página, deste tópico.
As técnicas mistas...são exactamete isso, a mistura de técnicas. Nesse caso, é crayon e aguarela...mas por exemplo podia ser crayon e pastel.
A mistura de duas técnicas cujos componetes sejam compatíveis e o resultado seja positivo...algumas tornam-se famosas pelo engenho de quem fez os trabalhos.
A aguarela tem como base a água depois de seca...dá para múltiplas técnicas.
Sobre esta técnica procure pelo nome do pintor Antoine Watteau. A obra em cima é dele usando essa técnica.
As técnicas mistas...são exactamete isso, a mistura de técnicas. Nesse caso, é crayon e aguarela...mas por exemplo podia ser crayon e pastel.
A mistura de duas técnicas cujos componetes sejam compatíveis e o resultado seja positivo...algumas tornam-se famosas pelo engenho de quem fez os trabalhos.
A aguarela tem como base a água depois de seca...dá para múltiplas técnicas.
Sobre esta técnica procure pelo nome do pintor Antoine Watteau. A obra em cima é dele usando essa técnica.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
http://www.riscoserabiscos-sarita.blogspot.com/
o meu blog criado ontem especialmente para os meus desenhos
o meu blog criado ontem especialmente para os meus desenhos

-
- Membro Veterano
Acho que fez muito bem! 

<p>susana</p>
Sportinguista, Parabéns pelos desenhos! Estão muito bons!
Eu também gosto muito de pintar, mas prefiro o pincel. :p
O meu último e grande projecto
:p foi um livro feito em tecido intitulado "ABC dos animais". Fi-lo nas férias de Verão e de Natal (os últimos retoques
), e ofereci-o à pessoa mais linda da minha família.... a minha sobrinha!!! (sou uma tia mt babada...
) Ela ainda é muito pequenina para aprecia-lo, mas um dia mais tarde sei que vai saber apreciá-lo e questionar-se de quem o fez.... :p
Vou procurar as fotos e amanhã já posto algumas

Eu também gosto muito de pintar, mas prefiro o pincel. :p

Vou procurar as fotos e amanhã já posto algumas

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
Deixo aqui o meu contributo... Também gosto de pintar e desenhar mas no que toca a animais gosto mais de fazer cartoons.
Aqui vai um cartoon baseado na minha Luna...
[img:a419e19ed6]http://meetmydogs.no.sapo.pt/Luna.jpg[/img:a419e19ed6]
Quanto aos desenhos a grafite... Aconselho a experimentar lápis bem mais suaves que o HB ou H... Esses são óptimos para geometria sim, mas para sombreados os B são melhores... Treinar bem os sombreados desenhando algo tão simples como uma esfera ou maçã para controlar as noções de profundidade e o contraste luz/sombra... Depois passar para os objectos mais complexos...
Parabéns pelo blog sportinguista
E continua a desenhar!
Um material que gosto muito também é o pastel seco... Não sei se conhecem... Neste é que se tem mesmo que usar fixador ou laca pois é tipo "giz"... Mas tem um efeito muito bonito...
Aqui vai um cartoon baseado na minha Luna...
[img:a419e19ed6]http://meetmydogs.no.sapo.pt/Luna.jpg[/img:a419e19ed6]
Quanto aos desenhos a grafite... Aconselho a experimentar lápis bem mais suaves que o HB ou H... Esses são óptimos para geometria sim, mas para sombreados os B são melhores... Treinar bem os sombreados desenhando algo tão simples como uma esfera ou maçã para controlar as noções de profundidade e o contraste luz/sombra... Depois passar para os objectos mais complexos...
Parabéns pelo blog sportinguista

Um material que gosto muito também é o pastel seco... Não sei se conhecem... Neste é que se tem mesmo que usar fixador ou laca pois é tipo "giz"... Mas tem um efeito muito bonito...
<p> http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
oops!
Aqui vai:

e já agora uma ilustração com uma técnica mista que fiz para uns alunos de uma escola primária baseada no conto: A menina do mar:

Aqui vai:

e já agora uma ilustração com uma técnica mista que fiz para uns alunos de uma escola primária baseada no conto: A menina do mar:

<p> http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>Milan Kundera </p>
<p>Milan Kundera </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Parabéns Sportinguista pelos desenhos
Eu para desenhar não tenho jeito nenhum mesmo
(Também não posso ser boa em tudo
:p )
Em termos de quadros, o meu gosto é muito semelhante ao da Susana. Dou preferência às que são feitas só a carvão, embora os quadros que tenha em casa, são puzzles que fiz e mandei emoldurar :p
Uma nova(pelo menos para mim) tecnica de pintura que me impresionou muito foi o graffit em papel. Em parede já eu conhecia, além de já ter participado em alguns trabalhos(a pintar só, que n~so tenho jeito para desenhar :p ) mas em papel....nunca tinha visto.
Tenho um quadro em casa, que não tem moldura porque é em tons de azul e a minha casa não tem nada em azul, mas que comprei porque o vi a fazer. Bem, deixem-me que vos diga, é um verdadeiro espetaculo e a unica coisa que foi usada foram as latas e um bocado de papel para fazer os riscos.
Quando tiver tempo coloco aqui a imagem

Eu para desenhar não tenho jeito nenhum mesmo

Em termos de quadros, o meu gosto é muito semelhante ao da Susana. Dou preferência às que são feitas só a carvão, embora os quadros que tenha em casa, são puzzles que fiz e mandei emoldurar :p
Uma nova(pelo menos para mim) tecnica de pintura que me impresionou muito foi o graffit em papel. Em parede já eu conhecia, além de já ter participado em alguns trabalhos(a pintar só, que n~so tenho jeito para desenhar :p ) mas em papel....nunca tinha visto.
Tenho um quadro em casa, que não tem moldura porque é em tons de azul e a minha casa não tem nada em azul, mas que comprei porque o vi a fazer. Bem, deixem-me que vos diga, é um verdadeiro espetaculo e a unica coisa que foi usada foram as latas e um bocado de papel para fazer os riscos.

-
- Membro Veterano
Eu acho que os trabalhos do Taito são muito giros também. A luna tem uma uma boca enorme
A menina do mar também está muito bonito
Pintar assim nunca vi...deve ser fabuloso.
Eu vi uma altura na nossa antiga mas sempre actual Rua Augusta um rapaz a pintar um quadro com pregos e tinta a óleo(que leva imenso tempo a secar)...trabalhos fabulosos.
E pessoas a pintarem com os pés, com deficiências nas mãos. Mas são artistas mesmo e fazem trabalhos lindos mesmo.

A menina do mar também está muito bonito

Realmente existem pessoas que coisas simples fazem maravilhas.Zahira Escreveu:porque o vi a fazer. Bem, deixem-me que vos diga, é um verdadeiro espetaculo e a unica coisa que foi usada foram as latas e um bocado de papel para fazer os riscos.
Pintar assim nunca vi...deve ser fabuloso.
Eu vi uma altura na nossa antiga mas sempre actual Rua Augusta um rapaz a pintar um quadro com pregos e tinta a óleo(que leva imenso tempo a secar)...trabalhos fabulosos.
E pessoas a pintarem com os pés, com deficiências nas mãos. Mas são artistas mesmo e fazem trabalhos lindos mesmo.
<p>susana</p>
como o meu scanner não quis colaborar, tive de tirar fotografias aos desenhos... 
aqui vai uma 'pequena' contribuição. há muito que não desenho....
e vão conhecer a minha faceta 'rei leão' :p o melhor filme de sempre :
então...
REI LEÃO:
simba:

kovu:

nala:

scar:

timon!:

(a caneta normal, feito numa aula muuuito interessante)

nuka:

VÀRIOS:

(mais aulas interessantes...)

RASCUNHOS/INACABADOS:

(um dos meus favoritos:)

Tentativa frustrada de pintura a guache:

RETRATO DA MINHA FIFI A DORMIR:

ainda tenho um quadro a carvão de uma iguana, um desenho 'anime' e um a guache da luna (boxer), mas como não estão na minha casa, não tirei foto, mas fica para a próxima

aqui vai uma 'pequena' contribuição. há muito que não desenho....
e vão conhecer a minha faceta 'rei leão' :p o melhor filme de sempre :
então...
REI LEÃO:
simba:

kovu:

nala:

scar:

timon!:

(a caneta normal, feito numa aula muuuito interessante)

nuka:

VÀRIOS:

(mais aulas interessantes...)

RASCUNHOS/INACABADOS:

(um dos meus favoritos:)

Tentativa frustrada de pintura a guache:

RETRATO DA MINHA FIFI A DORMIR:

ainda tenho um quadro a carvão de uma iguana, um desenho 'anime' e um a guache da luna (boxer), mas como não estão na minha casa, não tirei foto, mas fica para a próxima
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Yola os seus desenhos tão lindíssimos!!! Parabéns!
Você tem muito jeito!

Já eu po desenho sou uma catástrofe! Nem uma linha sei fazer direita
Enfim, não se pode ter jeito para tudo não é? :p

Já eu po desenho sou uma catástrofe! Nem uma linha sei fazer direita

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro Veterano
Eu como gosto do Rei Leão nem é difícil gostar!
:p
yola fizeste birra mesmo birra! txiiiiiiiiiii
Estão giros sim... :p

yola fizeste birra mesmo birra! txiiiiiiiiiii

<p>susana</p>