Primeira adopçao

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado jan 06, 2007 12:40 am

É o seguinte... Durante esta semana, provavelmente quarta-feira vou ir, mais o meu namorado, buscar um gato ao Canil Municipal do Porto. Ja laestivemos na passada quarta e quinta feira e ja decidimos, mais ou menos, o que iriamos trazer.

A escolha foi complicada pois ha gatos amorosos, gatos de poucos meses, gatos mais meigos, gatos assustados... Se por um lado quero ter um gato brincalhao, por outro da-me pena deixar la os gatos mais quietos e amedrontados.

Posto isto provavelmente, se o bichinho sobreviver a este frio, vamos adoptar o gato mais velho que la anda. É um gatarrao grande, de cerca de 6 anos (nao tenho a certeza pois a veterinaria nao estava la e as funcionarias nao sabiam ao certo). Ele parecia pachorrento e como sei que é mais dificil adoptar-se gatos mais velhos, escolhemos esse. Ele estava um pouco badalhoco pois deitou-se em cima da sua urina, atitude estranha tendo em conta que os gatos sao muito frescos e que todos os outros meninos estavam fresquinhos.

O que eu vos queria pedir era conselhos para melhor lidar com o meu novo bebé. Ja lhe comprei uma caixa transportadora, uma caminha, bastante comida e uns brinquedos. Inicialmente vou so dar-lhe biscoitos pois reparei que é o que ele come la no canil/gatil, e nao quero po-lo com diarreia. :?

Ele parece-me calminho... Mas ele deve de estar habituado a um ambiente que eu nao conheço mt bem.

A questao que mais me preocupa é... acham que devo logo abraça-lo, po-lo ao colo, deixa-lo dormir comigo (como faço com os meus dois gatos que vivem em Viana; este vai ser para a casa do meu namorado, no Porto) ou que devo dar-lhe espaço? Tenho medo de o sufocar com tanta atençao. Sei que ele, mt provavelmente, passou por muitas dificuldades e tenho medo de o "sufocar" com tanta atençao.

Voces, que tem experiencia, que me aconselham?

(ah... logo que o traga para casa... mando fotos)
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 06, 2007 12:05 pm

O gato estar em cima da urina não é de admirar pois está aterrorizado com toda a situação...assim que ele tenha uma casinha, compreensão e mimos, estou quase certa que usará a sua caixa de areão.
De qualquer forma não sei se o gato estará castrado ou não e isso pode ser um factor importante para determinar a razão da urina...
Se ele não está castrado, faça-o o quanto antes.

Não, não deve andar logo de volta do gato. Isso nunca se deve fazer a gato algum que muda de território! Eles precisam de se sentir seguros e espiolhar toda a casa e só depois, portanto uns dias depois é que deve começar a fazer esse tipo de aproximação, pretendida, ao animal!
Deixe-o andar á vontade pela casa sem interferências...!

Quando se aproximar dele, faça-o suavemente. Nunca com gestos bruscos! Fale com ele baixinho. ;)

Ter MUITÍSSIMO cuidado com portas e janelas. Quase todos os animais e especialmente felinos que mudam de local, assim que denotam uma fresta aberta tentam evadir-se para a morte! E, isso pode ser o fim dele e um pesar da consciência para vocês...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 06, 2007 12:12 pm

A questao da urina so achei estranha... Nao me incomodará se futuramente ele urinar fora do areao. Tenho muita paciencia...

Quanto à castraçao, duas das condiçoes dos animais sairem do canil/gatil é terem o chip e srem castrados, pelo que evidentemente vou faze-lo, ate porque ele ja nao é nenhum bebé e certamente vai querer gata. =)

Portas e janelas? Tenho cuidado, sim. Confesso que gostava de o deixar e passear pois o meu namorado tem uma casa que nas traseiras tem um pequeno quintal e la vivem imensos gatos. Poderia conviver. Mas parece-me que é melhor se nao o deixar ir. So me custa pois os meus gatos, em Viana, tem igualmente uma terreno livre nas traseiras e ele vao e vêm há 6 anos, sem problemas. Mas pronto... Tudo pelo bem estar do meu futuro novo gato.

Quanto a dar-lhe espaço... ai eu apego-me logo aos animais. Mas vou deixar que ele me procure... ele parecia tao amoroso.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sábado jan 06, 2007 10:51 pm

só depois, portanto uns dias depois é que deve começar a fazer esse tipo de aproximação, pretendida, ao animal!
Eu tenho três filhotes e foram todos adoptados e cada um tem o seu feitio!

Faça uso da sua paciência e dê o máximo de liberdade ao gato, mas sempre com os cuidados que a Leo referiu! Quando ele achar que já chegou a hora, a sanxeri saberá! :lol:

Mas tenha atenção de que por vezes os animais podem ter adquirido hábitos um pouco... brutos (arranhar-nos, morder-nos, p. exemplo), por isso tenha cuidado.

p.s.: Adorei os nomes dos seus meninos. ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 07, 2007 11:52 am

Em primeiro, obrigada pelo elogio em relaçao ao nome dos meus principes. :D

Quanto a morderem... nao me preocupa. É normal, durante a adaptaçao. Se bem que este menino que escolhi é muito meiguinho... a ver vamos. Tambem nao irei desistir mesmo que este faça disparates!

Muito obrigada pelos conselhos... vou tentar controlar a minha vontade de o encher de mimos. :p
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”