Crianças e Animais

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Visitante

domingo abr 20, 2003 2:30 pm

Os filhos enquanto são novos não devem de ter responsablidades!!!!
Só quando chegarem a uma determinada idade (por exemplo a partir dos 13 ou 14 anos) é que estes devem de começar a responsablidade!!!
Por exemplo, um filho de 5 anos pede ao pai um cão. Este vai comprar o animal, chega a casa e diz para o filho:
- Meu filho foste tu que pediste o cão agora vais ser tu mesmo a tratar deste!!!
Este tipo de "coisas" não pode acontecer, o menino só tem 5 anos e o pai esta a por-lhe uma responsablidade muito grande.
Entretanto o pai começa a tratar do cão no 1º dia no 2º já é com mais dificuldade e este vai chegar a um ponto que pega no cão mete-o num caixote e rua!!!!!!!!! :evil:
É por este casos e outros que cada vez que vamos sair á rua vimos mais cães abadonados!!!!! :evil:
Espero que isto sirva de conselho para aqueles pais que fazem isto aos filhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
adeus
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

segunda abr 21, 2003 3:29 pm

Claro que quando se fala em responsabilização, não se está a pedir a uma criança que cuide exclusivamente do animal!!

Aliás (muito embora tal não aconteça na minha casa) penso que a responsabilidade deve ser amplamente partilhada por todos quanto dividem a casa...

Parece-me então que o que está em causa é, se esse tipo de interacção das crianças com os animais (ou seja também o cuidado e não só a brincadeira) irá influenciar mais tarde o comportamento da criança na atenção que dará aos animais.

O meu filho tem 2 anos e meio, e dada a idade a única responsabilidade que já lhe vou incutindo é a de ir observando a comida do gato e de repô-la quando é preciso (como é comida seca o meu filho consegue fazer isso bem). Agora como é óbvio não me vou pôr à espera que seja só o meu filho a dar-lhe comida!!!!! Coitado do Duarte, muito embora o meu filho adore dar-lhe comida, ficaria muitas vezes com fome. ele faz apenas isso por "graça".

De resto só a longo prazo, ou seja, quando o meu filho for mais velho é que poderei ver a consequências dessa responsabilização, mas para já creio que sejam positivas, penso inclusive que quem vive e cuida de animais desde pequeno tem menos tendência a abandoná-los, mas claro, não tenho nenhuma tese científica acerca do assunto...
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda abr 21, 2003 8:14 pm

Anonymous Escreveu:
Só quando chegarem a uma determinada idade (por exemplo a partir dos 13 ou 14 anos) é que estes devem de começar a responsablidade!!!
Só apartir desta idade!? Não acha que já é muito tarde! É que de "...pequenino é que se torçe o pepino...".

Quanto mais cedo se respnsabiliza uma criança, mais cedo eles aprendem o que é "...viver..." em sociedade.

Claro, responsabilizar sim, mas com peso, conta e medida.

Isto faz-me lembrar um episódio que aconteceu na minha infância. Havia uma vizinha dos meus pais que tinha um filho mais novo que eu cerca de 7 anos. Um dia, teria ele os seus 4 /5 anos, dei com ele a partir a esquina da entrada da casa com um martelo. A mãe foi avisada, sabem o que ela disse: "... então, ele tem que se entreter com alguma coisa...". Foram estas as palavras e, por serem tão absurdas, ainda hoje me lembro delas!
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

segunda abr 21, 2003 9:53 pm

Responsabilizar as crianças somente a partir dos treze anos?!?

Bem, eu aos seis anos de idade já andava com a chave de casa e ia a pé para a Escola Primária (que era a cerca de um quilómetro de casa e tinha que atravessar duas ruas com algum trânsito). Um dia, claro, perdi a chave. Ainda andava na primeira classe. Levei uns bons ralhetes e fiquei de castigo. Fartei-me de chorar. Mas... Até hoje raramente perco ou deixo seja o que fôr em sítio incerto. Valeu a pena. Mas claro, foi muito cedo e uma lição severa como muitas outras que tive. Mas é o que a Bibocas diz... é de pequenino que se torce o pepino! ;)
Miza
Membro Júnior
Registado: quinta abr 17, 2003 3:53 pm

quarta abr 23, 2003 12:11 am

:D Eu acho que é super importante que uma criança cresça com um animal de estimação.
Da-lhe responsabilidade e desde pequenino é lhes encotido o amor para com os animais e o respeito para com eles
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 23, 2003 8:31 am

Anonymous Escreveu: Por exemplo, um filho de 5 anos pede ao pai um cão. Este vai comprar o animal, chega a casa e diz para o filho:
- Meu filho foste tu que pediste o cão agora vais ser tu mesmo a tratar deste!!!
Este tipo de "coisas" não pode acontecer, o menino só tem 5 anos e o pai esta a por-lhe uma responsablidade muito grande.
Entretanto o pai começa a tratar do cão no 1º dia no 2º já é com mais dificuldade e este vai chegar a um ponto que pega no cão mete-o num caixote e rua!!!!!!!!! :evil:

Olá a todos,

Obviamente, que qualquer pessoa com 3 dedos de testa, não vai pôr um cão em casa so porque o filho(s) pediram.

Eu por exemplo, os meus animais estão em minha casa, porque eu quis e toda a familia, principalmente marido, concordou. Eu sou a responsável máxima por eles. Claro que aconteçe, os de casa ajudarem, por voluntariado e não por obrigação.

Eu sou a responsável e ponto final. Sou adulta, sou, mas em criança, quem tomava conta dos meus ratos era eu. A minha mão só tomava conta dos pássaros e dos gatos.

Aquilo que me disseram, digo-o aos meus filhos: "...quando tiverem idade suficiente de poder se responsabilizar por um animal vosso, então podem crer que quer eu ou o vosso pai, não nos vamos opor."

Eu estou farta de pedir um Ferrari ao meu marido, mas ele não mo dá!!!
Acho que vou fazer birra! Vou ficar de cabeça para baixo até o sangue me vir à cabeça!

Com as crianças é um bocado isto. Fazem birra, chantagem de tal maneira que os paizinhos para não os ouvirem, toca a fazer-lhes a vontade, tenha elas a idade que tiverem. Isto é que é irresponsabilidade!

Agora, os meus filhos, tenham lá eles 5, 7, 9 ou 14, se me ajuderem de bom grado, a tratar dos meus animais, só acho que lhes faz bem, porque um dia, quando tiverem um animal só deles, sabem também que podem contar com os pais para os auxiliarem quando for preciso.
Visitante

sexta mai 09, 2003 10:55 am

Bibocas estou de acordo consigo quando diz que de "pequenino se torce o pepino"

Eu sempre tive animais desde o dia que nasci. Sempre "ajudei" os meus pais a tratarem dos cães. Com os meus 7 anos uma professora da primária oferecia porquinhos da india aos alunos que quisessem. É óbvio que me apaixonei por um deles e lá consegui convencer os meus pais com a condição de que seria minha "responsabilidade" alimentá-lo, limpar a gaiola, assim como brincar com ele.
A partir desse porquinho vieram outros animais e o meu irmão (mais novo 3 anos) também quis "tomar conta" de todos.
Veiu 1 ouriço bébé (a mãe estava morta ao ser lado), que alimentámos até poder voltar a ser solto, piriquitos, peixes, 2 coelhos bravos bébes (a mãe também morreu) que alimentámos e soltámos mais tarde. Fora os cães (5 no total).
Hoje sei que todos esses animais contribuiram para a minha "responsabilização" enquanto pessoa.
O grande problema hoje (talvez derivado a muitos jogos electrónicos) as crianças não são sensibilizadas/educadas para certas realidades. Quantas vezes não nos deparamos com algumas crianças aos pontapés aos seus próprios animais e os pais a observarem "impávidos e serenos" e de vez em quando lá dizem à criancinha: "Não faças isso"
Existem coisas que me revoltam :evil: :evil: :evil:
Não tenho filhos mas uma coisa é certa, nenhum filho meu alguma vez levantará a mão ou o pé para machucar qualquer animal que seja.
MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

sexta mai 09, 2003 10:58 am

Não sei o que se passou :o :o :o
A resposta anterior era minha :D :D
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo mai 11, 2003 5:06 pm

È até aos seis anos de idade, porque quando se entra para a escola as crianças ganham mais responsabilidade :)
E não só... O animal pode dar mais responsabilidade á criança!
Cat_Gold
Membro

È até aos seis anos de idade, porque quando se entra para a escola as crianças ganham mais responsabilidade :)
Cat_Gold
Membro

Cat_Gold
Membro

domingo mai 11, 2003 5:07 pm

Cat_Gold
Membro

domingo mai 11, 2003 5:07 pm

Cat_Gold
Membro

domingo mai 11, 2003 5:29 pm

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 12, 2003 3:10 am

Cat_Gold Escreveu: ÈE não só... O animal pode dar mais responsabilidade á criança!
esse é um erro comum:Quantas pessoas compram cães para os filhos se responsabilizarem por eles e depois não dá certo, ou o filho se desinteressa.

E lá vai cão ( se entretanto não morreu)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”