Atropelam e Fogem !!

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
_Miau_
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quinta nov 28, 2002 4:40 pm

quinta abr 17, 2003 2:18 pm

Atropelam e Fogem!

Nunca deixe um animal a morrer na berma da estrada! Ajude-o, como você gostaria de ser ajudado, se estivesse com medo, com dor, ou com frio.

Um cão ou um gato aparece-lhes na frente e passam-lhe por cima, como se nada fosse...Morreu ou ficou ferido, quem é que se preocupa?

«Toca mas é a fugir, rápido desta culpa que isto me faz sentir, além do mais estou cheio de pressa, e tenho montes de coisas importantes para fazer...»

Como é que será possível lidar com esta insensibilidade generalizada em relação aos animais, com ou sem dono, que os «humanóides» atropelam sem querer e às vezes até de propósito? Como?

Na semana passada ia, a caminho de casa, já de noite, quando dou com um cachorro, de cerca de seis meses, ali estendido, no meio da estrada, dando os últimos suspiros... um pastor alemão super agitado e bem mais preocupado do que qualquer ser humano, arriscava-se a ter a mesma sorte que o seu companheiro de brincadeiras...
O trânsito impassível e indiferente continuava a circular... Parar para quê? É só um cão!
«Se fosse gente... ainda dava para ver e matar aquela curiosidade mórbida, que anima o «bom português», que pára mais para ver, do que para ajudar; quando dezenas de embasbacados circulam «leeeeentaaaaamente», causando filas intermináveis de trânsito, cuja origem não é o acidente em si, mas a curiosidade doentia dos «orçamentistas» de ver sangue e ferros retorcidos...
Todos os que param, só para ver acidentes deviam ser multados, com coimas pesadas... O Governo bem que podia pensar nisso, seria uma boa fonte de receitas...

E com este «blá-blá» não passa de um desabafo, IMPUNE ficou mais uma morte de um animal, porque a Lei para punir este acto não existe! E não existe, nem para este, nem para outros igualmente cobardes e cruéis em relação aos animais.
E se alguma coisa a lei regista é para definir a responsabilidade do dono, nunca a do infractor. Então pergunto:... Se uma criança for atropelada de quem é a responsabilidade, do pai, da mãe, da criança ou do indivíduo que comete o acto? A resposta já o leitor a deu.
Então se o mesmo indivíduo, nas mesmas circunstâncias atropelar um animal, porquê que não é igualmente responsável? Simplesmente porque os nossos legisladores não partem do princípio de que os animais também têm direito à vida e à integridade física, e porque não a uma personalidade jurídica... É essa atitude mental, baseada na superioridade humana, que tem de mudar!

Nunca deixe um animal a morrer na berma da estrada!
Ajude-o, como você gostaria de ser ajudado, se estivesse com medo, com dor, ou com frio.

Atropelamento, Fuga e Recusa de Auxílio são neste caso três CRIMES contra a Natureza, e crimes contra a natureza são Crimes contra cada um de Nós, que também fazemos parte dela!

Mas que raio? Como é que gente tão «inteligente», não consegue absorver uma coisa tão simples?!


Autor: Graça Afonso
Fonte: Jornal dos Animais

------------------------------------------------------------

Conheço uma estrada onde são muitos os animais mortos e atropelados, os gatos são as principais vítimas, e já ocorreu ali muitos acidentes, a estrada situa-se na Quinta Nova (Nazaré), e há lá um sinal para abrandar a velocidade, só que parece que os condutores não vêm o sinal. Foi ali que um dia vi uma gata grávida, morta :cry: ...
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo abr 20, 2003 12:22 am

Não concordo com a parte abaixo. Os animais NÃO têm a nossa capacidade de discernimento. Cabe a nós a responsabilidade de os proteger. Os cães não aprendem a ler o código da estrada.

Quem escreveu isto concerteza nunca viu um gato ou cão aparecer de uma moita numa estrada nacional e atirar-se literalmente para a frente do carro. A culpa é do condutor ? Ou da pessoa que devia zelar para o animal não ser colocado em uma situação que não pode avaliar ?

É o que dá artigos demasiado generalistas e escritos sem pensar.
_Miau_ Escreveu: [ E se alguma coisa a lei regista é para definir a responsabilidade do dono, nunca a do infractor. Então pergunto:... Se uma criança for atropelada de quem é a responsabilidade, do pai, da mãe, da criança ou do indivíduo que comete o acto? A resposta já o leitor a deu.
Então se o mesmo indivíduo, nas mesmas circunstâncias atropelar um animal, porquê que não é igualmente responsável? Simplesmente porque os nossos legisladores não partem do princípio de que os animais também têm direito à vida e à integridade física, e porque não a uma personalidade jurídica... É essa atitude mental, baseada na superioridade humana, que tem de mudar!
!

Mas que raio? Como é que gente tão «inteligente», não consegue absorver uma coisa tão simples?!


Autor: Graça Afonso
Fonte: Jornal dos Animais
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 20, 2003 1:57 am

Nunca escrevi aqui neste forum. Mas este artigo chamou-me a atenção.
È claro que ninguem que goste minimamente de animais gosta de lhes fazer mal. Atropelar, nem pensar, claro. E quantos e quantos acidentes graves já não se deram por causa dos animais errantes que andam por essas estradas fora? Porquê? Porque as pessoas tentam desviar-se, dando guinadas no volante e muitas vezes perdem o controle da viatura e vão parar sabe-se lá onde ou bater na arvore ou poste que os páre.
Ha uns 2 anos, numa noite de trovoada, ia eu numa estrada nacional, com limite de velocidade de 90kms/h. Não ia devagar, estava a chover e levava a carrinha cheia de cães, uns 8. Mas também não ia a exceder o limite, talvez fosse a 80. De repente, sai um cão de uma moita, um cão bem grande, tipo galgo ingles (foi rápido, mas pela altura do cão parecia). Não preciso contar mais o que aconteceu. Felizmente para mim e para os meus cães, tive o sangue frio para não guinar, caso contrário, e com o piso molhado não sei onde poderia ter ido parar. Infelizmente para o pobre animal, não pude evitar. Não ficou á beira da estrada, porque nunca mais o vi. Dia seguinte fui a gnr,( e não fui nesse mesmo dia, porque era tarde e vi-me aflita para chegar a casa só com um farol e o carro todo partido) e... identificar cão e dono. Qual cão? Onde estava ele? Fui ao local, nada. Frente da carrinha desfeita, radiadores, etc. 400 contos de arranjo, pagos por mim, se queria carro, claro. "E vai-te lá com sorte, podias ter partido uma perna ou mais ainda".
Podia ter acontecido a qualquer um. Mas o que é facto é que os animais soltos na via pública são um perigo, e maioria dos donos não o admite.
Não há muito tempo assisti á morte de uma doberman, que os donos soltavam todos os dias de manha para fazer as necessidades fora do quintal (claro na via publica não tinham que limpar) . Um dia, a doberman viu outro cão do lado de lá da rua.Atravessou o cruzamento a correr...O Jipe que a panhou, ficou com a frente desfeita também. A cadela morreu. A dona da cadela, tirou o condutor de dentro do carro e bateu-lhe, chamou-lhe assassino, etc :o
Não sei como ficou depois, mas imagino que o condutor deste carro tenha tido mais sorte que eu, pois sabia a quem pedir responsabilidades.
Passadas umas 2 semanas. Mesmo local. Acidente grave, condutor em mau estado. O animal, neste caso era um cavalo assustado... :roll:
Toda a gente daqui sabia quem era o dono, ou pelo menos falava-se nisso. Ninguém o disse ás autoridades, pelo menos na altura. Também não sei como foi o desfecho, neste caso.
Isabel
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 20, 2003 2:21 am

[quote=Pedra]
soltavam todos os dias de manha para fazer as necessidades fora do quintal (claro na via publica não tinham que limpar) .
[/quote]

Não teriam que limpar, na ideia deles, claro...Aqui há muita gente com cães em quintais, que os solta para fazer as necessidades fora. Dizem que os caes gostam mais de fazer na rua ;)
A maioria também desconhece que se o animal provocar um acidente, os donos podem ser responsabilizados...Pensam que só seriam responsaveis de o cão morder alguém, mas aí, também não há problema, o cão tem a vacina da raiva em dia e até tem a licença e tudo... 8)
Isabel
pavlo
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
Localização: muitos mas não os suficientes.

terça abr 29, 2003 9:25 pm

Boas, esta questão revolta-me bastante, bastante mesmo, concordo com tudo o que foi dito e não dito mas, nunca se esqueçam de uma questão quando falamos de direitos de animais ou responsabilidade que é necessário atribuir a A B ou C, nós ser humano é que somos a praga, nós é que construimos as coisas que vão atropelar o animal, nós é que modificamos o meio e interferimos com a seleação natural, portanto para mim é bastante claro a quem atribuir a responsabilidade deste tipo de questão, resta-me portanto passear o meu cão sempre com trela quando próximo de estradas ou algo semelhante e, caso acontece o infeliz azar de atropelar ou atentar contra a vida de um animal, seja ele qual for, nunca irá ser propositado e, no mínimo consigo colocar-me na pele do mesmo e ajudá-lo em tudo o que possa!!!!!!!!!!!!!

Asta people!!!!!!!!!!
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quarta abr 30, 2003 1:04 pm

pois,
um cachorro meu também foi atropelado, mas foi por uma mota.

a minha mãe foi despejar o lixo e levou-o sem trela, porque a minha rua é muito calma, mas a mota do namorado da minha vizinha estava a passar muito depressa e o Willy (era o nome dele) assustou-se e a mota passou-lhe por cima :cry: :cry: :cry: .
mas o rapaz que o atropelou não fugiu (não podia pois a minha mãe estava lá ao pé) pediu desculpa e até me queria oferecer um cachorro para compensar, mas a minha mãe não quis.
nem todos os que atropelam fogem, alguns, como esse rapaz, até tentam recompensar os donos ds animais.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”