Esta ave ocorre em Portugal em zonas florestadas e, embora não pareça, é da mesma ordem dos pica-paus (Piciformes).

Moderador: mcerqueira
Pois... tenho conhecimento de haver manutenção e criação de colibris em Portugal. Provavelmente tratou-se de uma fuga de cativeiro. Conseguiram capturá-los?LuMaria Escreveu: Olá Fang, eram azuis esverdeados ou verdes azulados. Eram coisas minimas que de inicio pensámos ser insectos. Tinham um bico imenso. Só com binóculos tive a certeza do que estava a ver. A explicação que me deram do Jardim Zoológico é que os brasileiros os trazem, mas depois como os habitats são incorrectos e não arranjam alimento com facilidade ou fogem ou as pessoas os deixam fugir. Foi uma aventura com os "meus" colibris.
Boa!!! É mesmo um Jynx torquilla embora formigas sejam um dos seus principais alimentos, é conhecido em português como Torcicolo, devido aos movimentos contorsionistas que faz com o pescoço quando se sente ameaçado.Trucas Escreveu: Será um Jynx torquilla, em inglês Wryneck, possivelmente conhecido em português por papa-formigas devido às suas preferências alimentares?
Boas,LuMaria Escreveu:Mais ou menos isso sim, se bem que me pareceram cores mais vivas e eram mais pequenos. Foi uma tristeza, ninguém os veio buscar, sugeriram-me colocar comedouros e bebedouros no jardim, mas também não consegui encontrar em lugar nenhum, e em relação à alimentação fiquei meio às osgas. Também nenhuma das entidades para quem liguei se interessou muito. Entretanto desapareceram. Lembro-me de ter ligado para o Instituto de Conservação da Natureza, para a Quercus, para o Jardim Zoológico e para mais uma ou duas que não me recordo, sinceramente. Mas valeu de pouco.
Correcto!!!still Escreveu: isso e uma carriça (Troglodytes troglodytes)??????