Os Animais têm espírito?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder

Os animais têm espírito?

Sim
36
80%
Não
9
20%

Total de votos: 45
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta abr 12, 2006 8:43 pm

Obrigado Leo. ;)

Era essa a ideia que eu tinha dos espiritas enquanto "profissionais" :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 12, 2006 8:47 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Obrigado Leo. ;)

Era essa a ideia que eu tinha dos espiritas enquanto "profissionais" :roll:
Mas porquê o :roll: ? :o

Percebeu bem o que expilquei? :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta abr 12, 2006 8:53 pm

Percebi Leo ;)

Os olhitos, foi porque associei a uma série de burlonas que se fazem passar por espiritas para fazer as pessoas gastar dinheiro :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 8:55 pm

Leonilde escreveu:
Já que a Lumaria fez, páginas atrás, uma comparação duma vaca possuidora de um "pressuposto”espírito de um “ex- espírito humano” daí a minha pergunta…
Citando-me a mim própria, já havia escrito à umas tantas páginas atrás:
Acho que não há chumbos nem regressões na aprendizagem. Se o espirito de um humano reencarnar como animal foi porque assim o quiz, porque há algo a estudar! Gosto de pensar que isso até ocorre com frequência, porque o modo como certas pessoas tratam os seres de 4 patas só um dia quando vestirem a sua própria pele é vão entender o sofrimento que eles um dia infringiram

Mas ainda não sei se tenho uma opinião mto formulada a cerca deste ponto :?

A doutrina espirita e a filosofia budista neste ponto não se encontram ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 12, 2006 9:12 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Percebi Leo ;)

Os olhitos, foi porque associei a uma série de burlonas que se fazem passar por espiritas para fazer as pessoas gastar dinheiro :?
Mas, Rita,

Se são burlonas são porque ou não têm qualquer "dom" ou não se importam de o perder e depois continuarem a burlar... ;) . Contudo cabe a quem vai a um espírita tentar ver através de sinais visíveis quem tem o dom e quem não o tem ;) . E há varias pistas que podem determinar para tentar fazer uma despistagem... ;) e há muitos burlões nesta "profissão"... ;) . Há que ter algum cuidado... ;)
Nyara Escreveu: (...)
A doutrina espirita e a filosofia budista neste ponto não se encontram ;)
Pois...e assim sendo... há que continuar a investigar... ;) . Quiçá alguém venha cá dar uma explicação mais plausível... ;)

Sofiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia, helloooooooooooooooooo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 9:28 pm

Encontrei o seguinte texto:

"Transmigração ou Metempsicose é uma doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito, de onde mais tarde Pitágoras a importou para a Grécia. Os discípulos desse filósofo ensinavam ser possível uma mesma alma, depois de uma período mais ou menos longo no império dos mortos, voltar a animar outros corpos de homens ou de animais, até que transcorra o tempo de sua purificação e possa retornar à fonte da vida. Como se constata, há uma diferença capital entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação: em primeiro lugar, a metempsicose admite a transmigração da alma para o corpo de animais, o que seria uma degradação; em segundo lugar, esta transmigração não se opera senão na Terra. Os Espíritas lecionam o contrário, que a reencarnação é um progresso constante, que o homem é um ser cuja alma nada tem de comum com a dos animais, que as diferentes existências podem realizar-se, quer na Terra, quer, por uma lei progressiva, em mundos de ordem superior, até que se torne Espírito purificado."
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 12, 2006 10:07 pm

Eu já sabia, Nyara, sobre a filosofia de Pitágoras e entendo...contudo sendo que considero os animais com uma certa inocência e com sentimentos tão nobres ou ainda mais que os ditos humanos, não me admirava nada que um espírito de uma Ex pessoa possa encarnar num animal... apesar da contestação da evolução... ;)
Aliás, penso mesmo que para que haja a evolução..., tem de primeiro ter-se a noção do que de errado se fez... e assim sendo há que entender o sofrimento para que se melhore ou se pague pelo que se fez com o fim de limpeza da alma e só mesmo reencarnando, p.e., num animal que tenha algum sofrimento... para assim haver o arrependimento e limpar-se do mal praticado na vida anterior...! ;)
Esta é a minha filosofia sobre os espíritos nos animais. E, acredito, ou por outra, quero acreditar que quem faz mal a um animal e ou até a outros seres humanos, irá pagá-las, mais tarde ou mais cedo... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

quarta abr 12, 2006 11:49 pm

Entao isto ta a ir de encontro ao que escrevi num post anterior... Platao, defendeu que se um homem tivesse sido bom, reencarnaria novamente noutro Homem mas, se pelo contrario, tivesse sido mau, iria reencarnar num animal ou pior, n reencarnaria em nada....
agora a minha interpretaçao tb baseada nas informaçoes que tenho aqui lido... se uma pessoa for ao longo da sua vida terrena, uma pessoa boa, amiga, sincera, tudo de bom, entao terá a sua recompensa e a sua alma reencarnará num corpo Humano e assim poderá continuar a sua aprendizagem para alcançar um patamar superior, onde a alma estara tao completa que n sera necessario reencarnar mais vez nenhuma.
Mas, se a pessoa for o contrario de tudo isto, Se reencarnar, será certamente num ser «inferior» e tal n ira contribuir ou melhor, ira atrasar a alma a alcançar o supremo.
esta é a minha interpretaçao sobre platao. convem n esquecer que, grande parte da doutrina filosofica, defende que a alma é uma «tabua raza» ou seja, tudo o que se faz nesta vida, n pode ser recordado na proxima porque n compete á materia fisica evoluir mas sim á essencia, á alma. é certo que tambem ha situaçoes em que a memoria inata se evidencia, como a Leonilde referiu, a criança de 2 anos saber ler e falar... mas, para estas situaçoes ainda n ouvi uma explicaçao que me convensa...

bjos
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

quinta abr 13, 2006 7:34 am

por acaso nao conhecia esta teoria de Platão... :?

Mas continuando..

Eu conheco uma espirita que diz ja ter visto o cao dela que foi envenenado :(

ela estava imensamente feliz porque sabia que ele estava bem e feliz :)

Esta senhora nao "da consultas" ate nem gosta la muito do dom que tem, respeita e nao sente medo quando "entra em contacto" com alguem , mas nao e ela que os procura sao "eles" que a procuram a ela...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 13, 2006 8:37 am

leonildecarvalho Escreveu:
LuMaria Escreveu: :D Viva o amor Católico, cheio de paz e luz!
Convenha-se que esta foi infeliz... tocou a todos os que sejam católicos e não se deve ironizar com religião alguma, seja ela qual for e muito menos com o intuito de se atingir alguém…! Era escusada... :roll: Mas, adiante...
Cada um dá a sua interpretação. Fui educada na religião católica e toda a minha familia é católica. Se interpreta assim, paciência ;)

Quanto à vaca, exemplo que dei por se falar em bifes, dado que o bife por norma se associa à vaca, foi um exemplo igualmente sem 2as intenções.
Na India as vacas são sagradas sim, mas também ainda não entendi a questão. Quem sabe uma pista ajuda.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta abr 13, 2006 9:16 am

Eu sou católica, mas como havia algumas coisas com as quais eu não estava, nem estou de acordo, quiz conhecer outros credos!

Conheci, a batista, adventista, mormons, budismo,rosacruz, espiritismo ( só leitura), enfim nem sei que mais.

Leio a Biblia desde os 11 anos, e continua na mesa de cabeceira, já totalmente gasta....

Continuo católica, por uma simples razão!Até agora não encontrei nada que fosse de encontro às minhas convicções e à minha fé e me fizessem mudar! ;) Gosto do Budismo, e entrar numa igreja vazia e em silêncio!

Sou estranha, né!!! :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 13, 2006 12:28 pm

É interessante, os animais têm alma, é no entanto "inferior" à do Homem. Não deixa de ser conveniente. Digamos, espiritualmente correcto?
Porque nos julgamos tão superiores?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 12:38 pm

imarcelo Escreveu: (...)
Sou estranha, né!!! :lol:
Não é, não senhora...! Eu prefiro um local calmo, vazio se possível, sem santinhos, vulgo; imagens de santos e afins... sem muito que me possa distrair da minha meditação...do que uma Igreja cheia de arte Sacra e gente "cusca"... que, infelizmente é o que mais prolifera...hoje em dia, quando vamos a uma Igreja na hora da missa :roll:

Não me acredito que a "remissão" dos pecados da vida Terrestre... seja só por incorporação dum corpo humano. Pela lógica da inocência...temos os animais que são muito mais leais e inocentes que qualquer humano...então, não faz sentido que um espírito dum animal seja considerado um espírito inferior...!
Por sua vez, com a evolução física da vida Terrestre, os animais passaram a sofrer mais com esta evolução, a muitos níveis...e aí, sim, acredito que para remissão dos pecados, de determinados espíritos, esses venham a reencarnar num animal para que como forma de penitência em remissão dos pecados praticados anteriormente... ;)

Esta é a minha forma de perceber ou querer entender a reencarnação de um espírito, num animal ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CentrodoBem
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 5:23 pm
Contacto:

quinta abr 13, 2006 1:49 pm

Ora então comecemos por uma lacuna grande no meio desta conversa:

- Ser-se Espirita não é o mesmo que ser-se Espiritualista!
- O acreditar em Espiritos de Animais, Pessoas, ou vida após a Morte, não tem que estar associado a Reencarnação...
- Existem várias correntes que creem e praticam o contacto com os Espiritos, e convém também mencionar a Umbanda, Kimbanda e o Candomblé!

Ser-se Espiritualista por profissão!
Aqui posso falar com conhecimento de causa... empírico! Antes de mais, não existe qualquer "dom", existe a Mediunidade, que é acessível a todos!

O dinheiro que ganham com as "Consultas" e o que dele fazem, é uma questão particular, pois não se põe em causa, o que qualquer individuo, maior de idade e em plena consciencia dos seu actos, faz com o seu ordenado, desde que não se dedique a práticas ilícitas, se é ou não fã do luxo e da sua ostentação, é um problema pessoal! Eu nunca nenhum Médium de arma apontada a ninguém para lhe pagar fosse o que fosse... só vai, onde vai, quem quer... se lhe for permitido o acesso!

Se cobra dinheiro ou não, e por quanto o faz, também não deverá ser, a meu ver, questão de discussão, uma vez que existem hoje em dia, tantos Anuncios de "Médiuns" desde Gratuitos a muito caros, logo não existe razão para discussão... uma vez que estão todas as classes sociais "bem servidas"

O "Dom" não se perde por ser aplicado para caminhos "menos comuns", desenvolve-o é noutras parametrizações, mas o que daí virá será somente uma questão pessoal, e nunca publica! O mal que se pode fazer a alguém, não tem que partir de um Ser Iluminado, os grandes crimes e atrocidades, vêm do mais comum dos mortais...

Quanto às Vigarices, Burlonas e Burlões, hoje em dia, creio que é muito complicado as pessoas deixarem-se enganar, uma vez que estão mais abertas às questoes espirituais, para saberem distinguir o Trigo, do Joio... mas acreditem que há muitas pessoas por aí que querem é palhaçada, e para essas o mundo Oculto começa e acaba sim, numa qualquer "Pomba Gira..." encarnada do Dr. Sousa Martins... mas também quem se sente enganado ou não ficou satisfeito com o serviço, pode e deve NÃO PAGAR, e caso seja burlado, apresentar as devidas queixas judiciais!

Vocês são umas aceleras!!!! :lol: Isto já vai na 12ª Pagina!!! Ainda nem consegui ler tudo!

Que continue a boa e saudavel discussão, que o respeito se mantenha, e acho que nem vale muito a pena partir-se para discussões de carácter de conduta religiosa, seja ela qual for, porque cada qual tem a sua, por aqui, os foristas sabem defender muito bem o seu ponto de vista, mas nunca, chegarão a qualquer entendimento! ;) Por isso é que há várias!!! Para se encaixarem nas várias personalidades e tipos de conduta!

Bem-hajam "Foristas do Além" :lol:
Sofia ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 4:18 pm

Apesar das explicações/interpretações da Sofia, que percebi muito bem, há algo que gostava de esclarecer sobre o "dom"

Nunca ouviram dizer "fulano tem o dom da palavra...." e o "cicrano tem o dom da inteligência..." e ainda, p.e. "beltrano tem o dom da pintura..."

Dons, na essência da palavra é algo, um poder magnífico que alguém possui sobre algo, uma capacidade acima da normal para algo que faz muito bem... que no caso dos Espíritas (médiuns que contactam com os espíritos de quem já morreu), para mim, considero um dom. Dom este (mediunidade)que logicamente é mais desenvolvido neles que em todas as pessoas que também possuem uma mediunidade muito menos desenvolvida, ou por outra, um dom (mediunidade)muito mais avançado, trabalhado, percebido e desenvolvido.... e no meu texto em que eu falava de se poder perder o "dom", (já falamos sobre isso, Sofia...) isso aconteceu mesmo a dois médiuns (espíritas). Esses usavam bem a sua mediunidade em pról da ajuda aos outros, embora cobrando para a sua própria sobrevivência, mas que com o andar dos tempos... começaram a atingir um escalão de subida drástica de vida luxuosa... e aí, meus "amigos"... os bons (os que ajudam no bem) guias desses espíritas...não os ajudaram mais! Todas as ajudas que passaram a obter foram as do pacto com o mal (espíritos do mal)... em que por fim os supostos trabalhos para ajudarem outras pessoas, eram pura ficção...então, passaram eles (espíritas) a serem possuidos por maus espíritos... que em nada ajudavam quem precisava da ajuda verdadeira...pelo contrário...viam-se com mais problemas e com menos dinheiro no bolso...!
Portanto quando eu referi a perder o "dom", refiro-me a perder o que de melhor há num espírita...a capacidade de praticar o bem com espíritos do bem e não com pactos do diabo...esses... afugentam qualquer bom guia...!

Para os bons guias, uma vida de luxos obtida através do sofrimento dos outros, não é considerada prática do bem em pról do nosso semelhante!!!
Mas, logicamente, que podem cobrar... só que não para uma vida de ostentação e luxo mas sim e só para sobrevivência sua e familiar.
Afinal, todos têm de comer, vestir e pagar as contas... com ou sem dons...!

Penso que me fiz entender... ;)

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quinta abr 13, 2006 5:13 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”