Os Animais têm espírito?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder

Os animais têm espírito?

Sim
36
80%
Não
9
20%

Total de votos: 45
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

terça abr 18, 2006 1:18 pm

CentrodoBem Escreveu:Nas experiencias vividas! ;)
Com espiritos??
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça abr 18, 2006 1:25 pm

Ok então fiquem-se pelas tertulias, que para mim isto já deu o que tinha a dar 8)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 18, 2006 1:52 pm

Mais um exemplo, da profunda consideração merecida pelos iluminados...
CentrodoBem Escreveu: Cala-te oh Texuga Gorda 8)
Brilhante! ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano

terça abr 18, 2006 2:01 pm

Se isto é o Bem o que será o Mal!!!

Já estou como diz o outro! Cruzes.....
<p>Isabel</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça abr 18, 2006 2:28 pm

Mais um exemplo, da profunda consideração merecida pelos iluminados...

CentrodoBem escreveu:

Cala-te oh Texuga Gorda

Brilhante!
:roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

terça abr 18, 2006 4:50 pm

acho de muito mau gosto andarem por aqui a destabilizar um post que sobreviveu a 15 ou 16 paginas sem este tipo de problemas.... :?
é pena que as coisas acabam sempre assim... como se diz, n gostas n comes mas tb n tens o direito de estragar o prazer aos outros...
fazem isto aqui mas plos vistos ja n se lembram a confusao que deu aquando no post das inscriçoes para o almoço de 2 de abril... criticaram á fartazana quem descontextualizava o tema proposto...

respeitem se querem ser respeitados! :evil:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 18, 2006 6:28 pm

Sem querer ser ofensiva - não li todas as mensagens - permitam-me dizer o seguinte :

a diferença entre o homem e os animais é que o homem sabe a diferença entre o bem e o mal.
Ié, o homem tem uma dimensão moral que os animais não têm.

Para um animal (e algumas pessoas) é bom o que o favorece, é mau o que o desfavorece.
Se os animais falassem dir-vos-iam que ter fome é mau e que é bom ter a barriguinha cheia.

Agora, quando alguns de vocês escolhem ser vegetarianos para evitarem que animais sejam mortos para vos alimentar, contrariando a natureza (somos omnívaros), fazem uma escolha moral.

Tal nunca aconteceria com um animal.
Os animais seguem as leis da natureza como elas são, não optam moralmente.

Se considerarmos que a alma é um registo das opções morais (boas ou más) que fazemos ao longo da vida então, necessáriamente, os animais não têm alma.

Ter alma significa ter a capacidade de entender a diferença entre o bem e o mal e a liberdade de optar, nas mais diversas situações, entre um e o outro.
Um animal não peca, porque não tem a opção de escolher entre o certo e o errado.

O que não quer dizer que não tenham espírito.
Mas isso são conversas maiores...

Espero ter-me feito entender e não ter sido demasiado "chata".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Claridade
Membro Veterano
Registado: terça jan 17, 2006 9:53 pm

terça abr 18, 2006 8:23 pm

Não li as respostas todas,mas gostei do tema,acredito que os animais têm alma tal como as pessoas.Acredito piamente que quando morremos
vamos encontrar as almas dos nossos animaizinhos falecidos à nossa espera,tal como as almas dos nossos familiares e amigos!
Acredito na reencarnação,apesar de me terem ensinado que a alma não regressa,mas acredito que jamais reencarnamos num animal,pois fomos
feitos à imagem e semelhança de Deus,e somos superiores aos animais
a nivel psiquico,e voltamos para evoluir não para regredir.
Respeito todas as religiões mas acredito que Deus é só um,e acredito acima de tudo no respeito pelo próximo,e que podemos não concordar mas não é necessário ofender... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 18, 2006 10:06 pm

vanessards Escreveu: acho de muito mau gosto andarem por aqui a destabilizar um post que sobreviveu a 15 ou 16 paginas sem este tipo de problemas.... ?
é pena que as coisas acabam sempre assim... como se diz, n gostas n comes mas tb n tens o direito de estragar o prazer aos outros...
fazem isto aqui mas plos vistos ja n se lembram a confusao que deu aquando no post das inscriçoes para o almoço de 2 de abril... criticaram á fartazana quem descontextualizava o tema proposto...

respeitem se querem ser respeitados! evil
Boas,

Incrivelmente, chego à Arca para ver se relaxo um pouco do dia cansativo que tive, cheguei a casa à pouco, só pela manhã pude ter um pouco de tempo para responder num tópico, o das "Mensagem k fazem pensar", li outro que ía muito "animado" :roll: nas adopções em que a Texuga chamava de atrasada mental à Centro do Bem (Sofia) por ela se insurgir num tópico duma cachorra que ao que parece se dizia que estava na rua e que afinal, pelo que me pareceu entender à pressa (o tempo para despender em treta... era mínimo), até estava numa fat e agora chego aqui, leio os posts que tinha em atraso e deparo-me com insultos e mais insultos o que minhas senhoras, diga-se de passagem que não vos fica nada bem esta PEIXEIRADA!!! Especialmente trazida dum tópico para outro e Texuga, quem vai à Guerra...dá e leva ;) :roll:. Ninguém é de ferro...sejam Sofias, Texugas ou outras...!
São precisas duas pessoas para se dançar o tango...mas mais....como me parece estar a acontecer, já é um "falso tango..." e muito surpresa fiquei com algumas pessoas....com as suas participações de baixo calibre...mas enfim, as acções ficam com quem as pratica, né?

Voltando ao contexto e conversa do tema deste tópico, Aisd, por favor poderia explicar-nos qual a sua diferença de entendimento entre alma e espírito?

Quanto às minhas convicções e opções neste assunto de espiritismo, tertúlias e afins, como me estou literalmente burrifando para críticas de quem não veja com bons olhos estes temas, sim alinho na dita tertúlia até porque nunca presenciei ou assisti a uma e não vou perder a oportunidade... ;) :p :lol: :D

Espero poder continuar a ler este tópico como o lia antes de algumas "alminhas" virem desestabilizá-lo...!
Pensem que a vida é só uma passagem... e olhem que hoje mesmo alguém que está mais para lá que cá..., mo disse mesmo assim!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Claridade
Membro Veterano
Registado: terça jan 17, 2006 9:53 pm

quarta abr 19, 2006 12:13 am

Realmente a vida é uma passagem,e o que conta é o AMOR para com
o próximo."Todo mal ou bem que fizermos aos outros,reverte contra
nós acrescentado",é a lei da própria vida.Eu que trabalho num hospital
tenho visto casos em que "grandes" senhores/as de grandes posses
financeiras e bastante arrogantes,chegam à conclusão que não vale a pena andarem com o nariz empinado a maltratar os outros,pois a vida dá
muitas voltas,e mais cedo ou mais tarde a situação reverte-se contra eles
próprios,muitas vezes só quando estão doentes é que ficam conscientes de que somos todos iguais...
CentrodoBem
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 5:23 pm
Contacto:

quarta abr 19, 2006 5:13 am

Criou-se neste Tópico um Espaço Divino!

15 paginas de boa conduta, são de tirar francamente o chapéu, a todos os participantes que souberam colaborar com suas opiniões e crenças, ou não crenças, de forma humilde e construtiva... e esse é, sem duvida, o caminho da evolução! Não só espiritual, como humana, sabendo aceitar de forma Franca, as vontades dos seus semelhantes!

Mas como um Fórum é sempre um local Profano, está aberto assim, o portão dos incautos, dos menos correctos, dos perdidos e mal amados, que usam deste espaço Geral como se de vida real se tratasse! Aqui constroem o seu ciclo de amigos, e nisto se baseia a vida social... no Vazio Virtual!!!

Que Deus tenha francamente pena destas ovelhas perdidas, que semeiam ventos, e ainda se queixam das tempestades... não gosto de sentir pena de ninguém, mas não consigo de deixar de sentir pena de alguns Membros, pela mesquinhez em que vivem, pela estagnação cultural que se auto-impõem por julgar que são sabedores de algo, quando a sua realidade não passa de uma misturada tremenda de chatices familiares, homens que se foram para nunca mais, traumas de educação de base, não fosse o berço dá... e a tumba leva... olham à volta, e é só quezilias... olham ao espelho e não gostam... olham para o lado e sentem inveja... olham para cima, e nada vêem porque estão de chapéu posto!

Este Forum só conseguirá algum dia, ser realmente giro e engraçado, quando umas quantas ovelhas se mudarem de vez, com alguma Moderação que talvez venha a ter um dia... é incrível o que umas 5 ou 6 pessoas mal intencionadas almejam fazer... sempre, e consecutivamente... será que não sentem na pele, ainda querem mais, ou estão convencidas de usufruirem de algum tipo de Protecçao Divina? Também não me admirava... a estupidez chega a limites, muitas vezes não compreendidos...

Mas saudo-vos! Com muito Amor e Carinho, pessoas atrás de Nicks, que conseguiram contar aqui as suas histórias, e muitas mais aparecerão... talvez!

Que nos consigamos encontrar todos na tal Tertúlia do Além, que participem o máximo de interessados, e que possamos, todos, aprender com as experiencias uns dos outros, com muita humildade de Espirito, bem À "maneira Divina" ;)

Bem-hajam
Sofia ;)
CentrodoBem
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 5:23 pm
Contacto:

quarta abr 19, 2006 8:30 am

aisd Escreveu:Ter alma significa ter a capacidade de entender a diferença entre o bem e o mal e a liberdade de optar
aisd Escreveu:O que não quer dizer que não tenham espírito.
Mas isso são conversas maiores...
Percebi perfeitamente o que quis transmitir, mas a nivel de dicionário, alma e Espirito são a mesma coisa... tanto que se fala de Reencarnação ou transmigração da Alma!

E a Ana junta-se à nossa Tertúlia?

Sofia ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 19, 2006 8:39 am

Aisd, por favor poderia explicar-nos qual a sua diferença de entendimento entre alma e espírito?
Vou começar por dizer que, para mim, estes assuntos não estão resolvidos.
Não tenho respostas, apenas perguntas mas, como disse atrás, estes temas interessam-me.

A ideia que eu tenho do que é o espírito é que é uma espécie de energia pura ligada ao indíviduo.
Esta energia permite, pex, os fenómenos conhecidos de projecção astral, telecinese, telepatia, etc. e também um determinado tipo de fantasmas.
Pex, existe, pelo menos um caso comprovado pela polícia em que um "fantasma" apareceu à sua mãe e lhe indicou onde estava o corpo (num poço) dele próprio.
Está, a meu ver, na àrea do paranormal.

Todo o animal e até os objectos tem espírito, ié, energia pura, separável da matéria que habitam e à qual estão ligados.

A alma, para mim, é um conceito profundamente religioso/filosófico ligado a temas como a existência de Deus, o propósito da vida, o objectivo final da existência.

Se Deus existe ou não, se a alma passa de encarnação para encarnação, se o objectivo é atingir a pureza, são temas demasiado complexos para se discutirem em 2 penadas ou mesmo 40.000...

Embora o simples facto de podermos conceber a sua existência seja, para mim, um sinal da sua realidade (assim como os gregos conceberão a existência do átomo milhares de anos antes de Einstein....)

Mas, claro, que, quando se chega aqui, é tudo uma questão de fé...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
imarcelo
Membro Veterano

quarta abr 19, 2006 8:50 am

Quando comecei a postar aqui achei interessante o tema, e como podem verificar manifestei algumas opiniões, minhas.

O que acabou por acontecer é que algumas respostas dadas e pena porque foram apagadas, manifestaram atitudes pouco dignas e difamatórias, duma crueldade muito grande. Posto isso, para mim não faz qualquer sentido continuar a postar aqui , porque o que vejo, é maldade, mesquinhez, desrespeito pela diferença, e atitudes muito baixas!

Num tópico que até me merecia todo o meu respeito, pelo tema, deixou de o ter!

Que fique claro que não tenho nada contra tertúlias e afins e respectivos participantes,tenho sim contra as atitudes tomadas!
<p>Isabel</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 19, 2006 8:59 am

aisd Escreveu: Ter alma significa ter a capacidade de entender a diferença entre o bem e o mal e a liberdade de optar, nas mais diversas situações, entre um e o outro.
Um animal não peca, porque não tem a opção de escolher entre o certo e o errado.

Bom dia Ana,

Compreendo o que diz. Mas quando fala em moral e em escolhas utiliza sempre uma visão e um critério meramente humano. É lógico que um animal não se rege por escolhas humanas, mas sim, a sua vida rege-se sempre na base de escolhas. Quer seja o animal selvagem, quer seja o animal domesticado. Não são raros os casos de animais que salvam a vida ao dono pondo a sua propria em risco. Foi uma escolha que nem todos têm a capacidade ou vontade de fazer. Uma prova disso é que não há um animal igual, todos são diferentes, cada um com a sua caracteristica. 2 cães nunca serão iguais, serão sempre distintos, mesmo que irmãos e perante um desafio cada um optará por uma escolha propria.
Moral, ética, bondade, maldade, são conceitos meramente humanos, acredito profundamente que há algo imensamente superior a estas visões, nas quais, os animais, desempenham um papel tão importante como o nosso.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”