Sensibilização nas escolas: Precisa-se de novas ideias! Temos a mente aberta!

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda out 03, 2005 4:42 pm

ludovina Escreveu: Boa tarde,

Paulo, eu comprendo o seu ponto de vista, também sou mãe, também pertenço á associação de pais, também sou encarregada educação, e todos sabemos como está o ensino em Portugal. O Paulo é um pai presente, eu sou uma mãe presente, mas não podemos esquecer aqueles pais, que não o são, nem sequer ás reuniões com os directores de turma aparecem, são os filhos que "tratam" de tudo. Nestes casos é a escola que os "educa", é a escola que os ensinam a distriguir o bem e o mal, não será importante para essas crianças, com pessoas devidamente bem formadas, aprenderem a amar e respeitar os animais?
Se existir campanhas nas escolas, seja sobre cães, seja sobre que assunto fôr, mas que os ajudem, a ver a realidade do nosso País, julgo como mãe que é importante, mas é só a minha opinião, não leve a mal.

Beijinhos
Ludovina
Olá Ludovina

Eu compreendo e aceito tudo aquilo que acabou de transmitir.

Infelizmente o nosso sistema de ensino não é o melhor, mas, sejamos sinceros, não é dos piores.

Infelizmente para alguns alunos, a Escola e os professores são a Mãe, o Pai, os irmãos, enfim, são a familia que normalmente não têm fora das portas da Escola, isso é uma realidade inegável.

A minha preocupação não são as campanhas de sensibilização, mas sim a forma como elas são elaboradas e sobretudo por quem são elaboradas e passadas à prática.

Claro que neste caso especifico estamos a falar da UZ, mas e amanhã ? Será que não surgirá uma outra associação a querer também ela levar ás crianças uma campanha dita de sensibilização, mas que não passará apenas e só de mais uma distorção da realidade ?

E depois de aberto o precedente, como vou eu, como encarregado de educação reagir ? vou proibir ?

É que aí estarei a influenciar, quanto a mim negativamente, a educação do meu filho.

Repare, eu não quero proibir o meu filho de um dia aderir a um movimento como a ANIMAL a PETA ou até mesmo a ALF, e se ele entender que, despir-se na rua em favor dos animais, profanar sepulturas ou até mesmo, colocar bombas, escudando-se atrás da causa animal, é o seu caminho, problema dele... mas se o fizer, não será certamente por uma qualquer interferência na sua educação enquanto criança, será sim, uma decisão ditada pelo seu carácter e personalidade.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 03, 2005 5:43 pm

Na minha modesta opinião, começando pelo "diário de um cão", temos um optimo ponto de partida para iniciar um proveitoso diálogo de sensibilização. Não ofende susceptibilidades, mostra a nossa triste realidade, põe qualquer ser humano a meditar um pouco. Um tema interessante que bem conduzido só trará beneficíos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

segunda out 03, 2005 6:25 pm

Muito obrigada pela opinião de todos e pela força tambem :)
Acho que foi importante colocar aqui a pergunta e estou a gostar de ver o debate a rolar :lol: Mas só vos peço que não se entusiasmem tanto com o assunto da ANIMAL,etc. porque isto de nada tem a ver com essa associação e eu gostáva mesmo que o assunto inicial não se disperçasse!
Por isso vamos parar de supor isto e aquilo (não gastem o tópico todo nisso, pleaseee! É que depois perde todo o interesse!) e vamos continuar a dar opiniões sobre o assunto em questão e a aproveitar nem que seja para chamar a atenção de OUTROS pormenores que ainda não tenham sido tratados!

OBRIGADA A TODOS!
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça out 04, 2005 10:38 pm

E que tal promoverem/incentivarem nas escolas, o que se vem fazendo há seis anos nesta escola do Brasil, com a ajuda da SUIPA?

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_ ... _03_23.asp

SUIPA
https://suipa.locaweb.com.br/suipa/base/abertura.html
Última edição por MHZ em terça out 04, 2005 11:43 pm, editado 1 vez no total.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça out 04, 2005 10:59 pm

acho muito bem que se façam campanhas destas, principalmente em escolas básicas e secundárias, pois esses já são "grandinhos" e já percebem bem tudo. Ando no 12º e este ano estou no Jornal da Escola e já falei com a professora responsável e vou publicar cerca de três artigos sobre animais, dois sobre cães e um sobre tartarugas. As escolas precisam de educação ambiental (digo-vos já que a Formação Cívica quando a tive era uma treta, e aproveitávamos para a utilizar para tratar de assuntos da direcção de turma e fazer "queixinhas" :roll: :roll: outros passavam a aula a conversar ou a fazer desenhos :p ) De vez em quando aparece por lá um cão ou outro na escola. É aqui que se vê a educação: uns dão festinhas outros ignoram, uns dão comida e outros pontapés... A maior parte aceita bem e dá festinhas e comida (à última que lá apareceu dei-lhe àgua, que ninguém se lembrou disso) mas ainda há alguns a tratá-los mal... A maior parte não pode adoptar e todos têm medo dos pitts e afins, até porque andam por lá alguns treinados e o pessoal pena logo que são todos maus. Felizmente noto que alguns já percebem que há os "maus" e os "bons", mas eu prórpia já dei uma "palestra" sobre dobs, que todos ateimavam que eram maus. Mudaram de ideias ;) :D
Tem de ser algo com muitas fotos e vídeos, pouco texto nos suportes e, se possível, com uns pitts meiguinhos e cães resgatados para "prova" ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta out 05, 2005 1:26 am

sportinguista Escreveu: acho muito bem que se façam campanhas destas, principalmente em escolas básicas e secundárias, pois esses já são "grandinhos" e já percebem bem tudo. Ando no 12º e este ano estou no Jornal da Escola e já falei com a professora responsável e vou publicar cerca de três artigos sobre animais, dois sobre cães e um sobre tartarugas.(...)Felizmente noto que alguns já percebem que há os "maus" e os "bons", mas eu prórpia já dei uma "palestra" sobre dobs, que todos ateimavam que eram maus. Mudaram de ideias ;) :D
Tem de ser algo com muitas fotos e vídeos, pouco texto nos suportes e, se possível, com uns pitts meiguinhos e cães resgatados para "prova" ;)
Ora aqui está uma opinião mto útil da Sportinguista ;) Tal como diz o ditado "quem vive no convento, é que sabe o que lá vai dentro", afinal esta campanha é dirigida é aos jovens em idade escolar.

Se possível gostava de que os foristas "mais jovens" aqui da Arca dessem tb a sua opinião ;)

Quanto a mim, aplaudo esta iniciativa!!! Tem de se começar por algum lado :)

Seja por falta de tempo ou por falta de sensibilidade, o que é certo é que cada vez mais vejo que as crianças têm uma enorme lacuma no que concerne aos animais.

Às vezes vejo e oiço cada coisa vinda de crianças em relação a animais que fico pasma como é possível. Claro que não sou estúpida o suficiente para generalizar a coisa. Não digo que sejam todos mas parece-me a história do 8 e do 80. Uns entendem, protegem e amam. Outros batem, maltratam e fogem. Precisa-se alertar consciências!!!

É pena é que certos país tb não assistam às "palestras". É tudo uma questão de educação. E desculpem-me, mas a educação não é dada só em casa. A escola tem (ou devia ter) o papel importante. Afinal é nela que se passa imensas horas do ínicio das nossas vidas.

A personalidade e o caracter não mudam mas o respeito pode-se ensinar. E creio que essa é a base. O respeito para com os animais.

Tb entendo a preocupação "de se estar a abrir precedentes", mas é como disse tem de se começar por algum lado e deste modo tb se estaria a responsabilizar as escolas.
É à escola que compete fazer uma triagem do projecto em questão. Os pais como em tantas outras coisas da vida dos filhos, tb cabe estarem atentos ;) a possíveis "abusos".

Tenho esperança que isto funcione um pouco como a questão da reciclagem, em que os mais novos é que começaram a chamar a atenção dos adultos, a educá-los e a envergonhá-los se necessário fosse :D

Tal como a Sportinguista, acredito que seja bom a utilização de uma abordagem clara e práctica, apoiada em meios audiovisuais e sempre que possível exemplos "vivos" ;)

Boa Sorte UZ ;) :D
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta out 05, 2005 8:02 am

Boas

Eu sou contra. Sou contra porque sei infelizmente que as escolas não fazem a triagem devida das pessoas que lá vão passar as suas ideias. Há coisa de um ano e tal ao saber de uma palestra na escola, de uma associação sobre direitos dos animais fui informar-me. E vejam lá que a senhora que me atendeu acabou por dizer que era uam palestra sobre animais e veganismo...curioso, há ?

Não tem nada a ver com a UZ cuja administração actual muito prezo, mas note-se que as escolas não verificam bem o que é dito aos alunos pelos palestrantes. A formação cívica é que deve ser efectuada por profissionais preparados para o facto.

A Lumaria falou que então não se dê educação civica nem educação sexual....

Mas alguém aqui aceitaria que os seus flhso tivesse aulas de educação sexual por voluntários de fora d a escola ?

Finalmente, como a UZ tem no seu sitio da net a ANIMAL como parceira, sou liminarmente contra. Eu também nunca aceitaria palestras da Igreja católica com apoio do Partido Nazi ( exemplo sem nada a ver )
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta out 05, 2005 2:03 pm

VascoV Escreveu:Finalmente, como a UZ tem no seu sitio da net a ANIMAL como parceira, sou liminarmente contra. Eu também nunca aceitaria palestras da Igreja católica com apoio do Partido Nazi ( exemplo sem nada a ver )
Estava a ver que era o único que reparava... por isso é que eu referi que enquanto pai só aceitaria tal coisa (tipo de formação) se por elementos credenciados (professores) e depois de avaliado o curriculum... a UZ já não é o que era e a LPDA também já não está nada bem...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 8:26 am

VascoV Escreveu: A Lumaria falou que então não se dê educação civica nem educação sexual....
:o Eu não falei nada disso!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

quinta out 06, 2005 12:47 pm

Olá novamente!
Vamos lá a esclarecer as coisas de uma vez por todas...
Muitas vezes os miudos não estão minimamente informados sobre estes assuntos sobre os animais. Eu tambem ando no 12º ano como a sportinguista e vejo a ignorancia que por lá anda... Muitas vezes tambem eu propria faço o possivel para informar os meus amigos de coisas que eles pensam de forma completamente oposta (como por exemplo, ninguem sabia que a consanguinidade nos cães de raça tira-lhes muitas defesas; o caso dos pitts é totalmente real - todos pensam mal destes animais, etc.).
Acho que muitos pais que aqui estão a dar a sua opinião estão a ser egoístas e provavelmente a querer poupar os seus filhos do mundo triste em que vivemos, querendo de certa forma que seja apenas a visão deles a unica que os filhos têm para o mundo.
Mas o mundo não é assim, e muito felizmente! e concerteza que os vossos filhos já ouviram e ouvirão muita treta que acreditaram, mas que depois ouviram mais versões e mudaram de ideias... Acontece com todo o mundo! As proprias pessoas é que têm que fazer uma triagem do que concordam e do que não concordam!
Ainda bem que somos livres para escolher a nossa alimentação, a nossa religião, os nossos principios, as nossas companhias, o nosso partido politico, etc, etc, etc...
Por isso quero acalmar os pais que estão muito preocupados e avisá-los que devem confiar mais nos filhos e darem-lhes a liberdade que eles precisam para fazer as suas escolhas!... E deixem que eles cáiam nos seus erros! É assim que se aprende... E depois olha, se não aprenderem na idade certa, passam o resto da vida a cometer erros que não aprenderam na devida altura...

Mas voltando ao assunto inicial, os temas que se quer debater (volto a repetir) são estes:
-Esterilização (duvidas, mitos, importancia);
-O que fazer quando queremos ajudar um animal abandonado;
-Limpeza dos cocos nas ruas (importancia);
-Dificuldades de um animal abandonado na rua;
-Comprar Vs Adoptar;
-Cuidados a ter na compra de um animal;
-Cuidados básicos;
-Cães perigosos ou será donos perigosos?;
-Sensibilização com fotos e videos que mostram a realidade;
-Formas de ajudar o canil.

Alguem está em desacordo?...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta out 06, 2005 10:13 pm

Se retirarem as creches e o ensino primário disso concordo desde que com supervisão dos pais.
È que eu já vi a PETA, psrceira da ANIMAL e da UZ a trabalhar. Sou todo pela UZ mas nisto, tendo em vista os parceiros que tem...não.
Speaker

quarta out 26, 2005 9:49 am

Speaker Escreveu: Boa tarde a todos os foruenses deste magnifico site!
Venho por este meio, informar-vos que alguns voluntários da UZ pretendem este ano lectivo, passar por escolas (desde creches a faculdades), com o intuito de sensibilizar as pessoas para o caso dos animais abandonados. Conforme o grau de escolaridade, teremos diferentes actividades previstas.
Nas escolas secundárias por exemplo debateremos diferentes temas
-Esterilização (duvidas, mitos, importancia);
-O que fazer quando queremos ajudar um animal abandonado;
-Limpeza dos cocos nas ruas (importancia);
-Dificuldades de um animal abandonado na rua;
-Comprar Vs Adoptar;
-Cuidados a ter na compra de um animal;
-Cuidados básicos;
-Cães perigosos ou será donos perigosos?;
-Sensibilização com fotos e videos que mostram a realidade;
-Formas de ajudar o canil

As coisas ainda estão a ser esboçadas, por isso não se perde nada em vir pedir-vos que dêm uma ajuda e enviem comentários e conselhos do que possamos informar e sensibilizar.

Agradecia que mandassem fotos e videos (pode ser da net) de animais maltratados e abandonados nas ruas, porque são estas provas com que queremos que eles se deparem e se apercebam que ter pena não muda nada, mas ter atitude sim.

Obrigada e espero que ajudem-nos a ajudar!
Eu não sei se faz parte da UZ., mas para quê sensibilizar as pessoas a ir lá e colaborar, se depois, maltratam quem lá vai, quer levar donativos quer adoptar um animal.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta out 26, 2005 10:13 am

Speaker Escreveu:
Eu não sei se faz parte da UZ., mas para quê sensibilizar as pessoas a ir lá e colaborar, se depois, maltratam quem lá vai, quer levar donativos quer adoptar um animal.
Pelo que conheço da UZ, não faz sentido o que diz.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
imarcelo

quarta out 26, 2005 11:53 am

imarcelo Escreveu:
Speaker Escreveu:
Pelo que conheço da UZ, não faz sentido o que diz.
Então temos conhecimentos (experiências) diferentes. Houve outras pessoas que foram igualmente mal tratadas.
Fico contente por saber que não foi esta a sua experiência. Talvez tenham dias...!
LuMaria
Membro Veterano

quarta out 26, 2005 12:13 pm

Talvez se falasse como utilizador registado e não como Guest o seu depoimento fosse mais válido.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”