não sou contra comer carne, mas sim contra as condições dos matadouros, aviários, etc
exemplos:
-os frangos para consumo são alimentados a vitaminas e hormonas para 'se despacharem' com o crescimento;
-as galinhas poedeiras não se mexem durante a sua vida, estando confinadas a um pequeno espaço;
-as vacas de consumo, no matadouro, são muitas vezes mortas de maneiras que ficam a agoniar, e as que estão na fila, ouvem e sentem a aflição das primeiras, ficando num estado de stress enorme;
-as vacas leiteiras não têm exercício durante a vida, não se podem mexer devido as máquinas que sugam o leite, sem falar da alimentação deficiente, com hormonas para aumentar a produção de leite;
-os transportes são a vergonha que conhecemos
se eu pudesse, comia vaca só da CarneAlentejana (passa publicidade) porque as vacas são criadas ao ar livre em longos pastos. por isso é tão comum ver as planícies norte-alentejanas repletas de vacas castanhas. (não digo que seja uma empresa maravilha e perfeita, atenção) no entanto não sei como são mortas... a melhor maneira é com choque eléctrico, não sofrem nem insere químicos na carne.
não condeno que se comam os diferentes animais, existe aquela coisa chamada cadeia alimentar. condeno sim que morram em sofrimento.
faz-me lembrar aquele filme dos mercados de cães e gatos na china que andou a circular... nós fazemos o mesmo com coelho e assim, nas feiras tradicionais.
vou deixar o endereço de um filme sobre pesca de golfinhos no Japão para consumo. não me choca comerem o flipper fofinho, até porque não é uma espécie em extinção e sempre que seja para comer, não acho mal (condeno caça meramente desportiva), mas as condições como os animais são mortos, a serem esquartejados sem estarem mortos......................
http://www.glumbert.com/media/dolphin
ou como a sopa de barbatana de tubarão, onde cortam a barbatana dorsal e lançam ao mar novamente. isso é um desperdício e um sofrimento desnecessário e incompreensível!!!
quanto à entrevista, sim, é desnecessária, não nos aumenta a cultura em nada, mas num país onde dá 6 horas de floribella por dia, já nada nos meios de comunicação portugueses me espanta.
mas lá está, não podemos condenar o facto de ele ter ido lá e comido cão, nem o facto de se comer lá cão, podia ter aproveitado para condenar o facto de se ter apercebido que o cão foi morto à paulada, já que é um crime contra os direitos dos animais
(Artigo 3º
(...)
2. Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.)