esta enfermagem veterenaria e deveria ser enfermagem veterinaria
Moderador: mcerqueira
Em termos de auxiliar e enf veterinario é claramente notorio que um curso de 6 meses não se equipara a um curso de 3 anos, assim como um curso de medicina veterinaria, que tem 6 anos não se equipara a um de enf. vet.miss-imani Escreveu:acho que o o que a scatha queria dizer e que com o trabalho que ela faz, se sente uma enfermeira veterinaria. acho que antes de se terem formados os cursos de enfermagem vet, nao havia tal desiganaçao no nosso pais, apenas a de auxiliar. se tal nao e verdade, peço que corrijam. no entanto nao acredito que os planos curriculares tenham equivalencia, isso era o mesmo que dizer que uma pessoa que tenha tirado dois cursos tecnicos de saude seja considerado um enfermeiro. nao estou a tirar valor a posiçao da forista, apenas acho que temos de chamar as coisas pelos nomes. mas ja agora gostava de ter isso esclarecido por uma questao de cursiosidade.![]()
quanto a questao de se achar desnecessario o curso de enf vet, estou completamnete de desacordo. uma coisa e dizer que muitos vets nao nos irao dar emprego (e nao sao so as clinicas que nos podem contractar, ha outras areas) outra coisa e dizer que estes profissionais nao sao necesaarios. acho que nao se pode comparar o grau de ensino de uma pesoa que tira oc urso de auxiliar, com uma que tira o curso de enfermagem veterinaria. e completamente diferente, e para isso basta ver os planos de estudo, eu tenho uma anatomia intensiva, uma fisiologia com a mesma carga semestral de med vet, e outras tantas cadeiras iguais e semelhantes a med vet.
isto nao quer dizer que um auxliar seja menos profissional que um licensiado em enf vet, nao e nada disso que estou a querer dizer. agora tambem nao acho bem que se diga que este curso nao vai ter importancia. sinto me na obrigaçao de defender o meu curso, aepsar de admitir que o meu sonho e ser medica veterinaria, nao pelo titulo de Dr, mas porque um medico vet tem mais autonomia, e mais conehcimentos em certas areas, copmo o diagnostico e cirurgia. e uma questao de realizaçao pessoal.
Bem, a senhora desculpe mas o facto de não existir em Portugal não quer dizer que possa assumir ser algo que não é. O termo enfermeira pressupôe certos estudos, por sua ordem de ideias, as auxiliares de acção médica dos hospitais seriam enfermeiras... E é isso que a senhora é, uma auxiliar de acção média veterinária, agora lá porque um chico esperto decidiu chamar a uma acção de formação curso de efermaem veterinária, não a faz enfermeira.Scatha Escreveu:
p quem não leu bem: EU TIREI O CURSO QDO NÂO EXISTIA CURSO UNIV NENHUM... e p isso pergunto: deixo de ser enfª vet simplesmt pq comecei a trab nesta profissão ANTES dela ter o "boom" q teve??? sei menos da profissão q exerço há uns 10 anos só pq de repente alg se lembrou de fazer 1 curso univ??
Frey Escreveu:
Em termos de auxiliar e enf veterinario é claramente notorio que um curso de 6 meses não se equipara a um curso de 3 anos, assim como um curso de medicina veterinaria, que tem 6 anos não se equipara a um de enf. vet.
Em relação a enf vet é bom haver por um lado pois e uma prestação/auxilio serviços mais especializados. Agora em portugal não é como o reino unido.Lá a profissao de enf vet está claramente creditada, regularizada e existe mercado e necessidade para essa profissão.Em portugal não.
O curso é uma importação do reino unido, bastante mal articulado com a função final do enf vet. Tenho a certeza que nenhum dos cursos de enf vet tenha um hospital, ou seja, onde vão buscar a pratica clinica?
Em relação a muitos planos de estudo estão bastante mal construidos em 90 % deles e são copias com misturas mal, muito corta aqui, inventa ali... feitas de cursos de med vet.
Pergunto para que um enf vet ter no 1 ano, Biologia Molecular, (isto acontece em castelo branco)se todo e qualquer trabalho de investigação só está aberto exclusivamente a um medico veterinário?Engraçado e que todo o plano da disciplina é copia integral de uma cadeira de um curso de med vet.
Em relação à fisiologia, enquanto um enfvet tem 1 cadeira semestral, um med vet tem 2 semestrais com carga superior além de posteriormente ter cadeiras só com especialidades dadas nessa fisiologia como por exemplo reprodução e obstetricia.
Em termos de emprego os primeiros 2, 3 anos ainda uns conseguem se safar mas duvido que com a massificação do curso e abertura em privadas isso continue a acontecer.Se o curso só tivesse em elvas com poucas vagas até era bom agora com 4 politecnicos a ter o curso e as vagas aumentar não existe mercado em portugal para absorver tanto enf vet.
Agora aqui ninguem é menos que ninguem e todos merecem o merito pelo seu estudo trabalho e dedicação qualquer que seja a area de actuação.
Eu sou o Frey...não percebo porque não consigo entrar com a conta anterior!miss-imani Escreveu:em relação a cadeira de biologia celular e molecular, acho importante, no sentido de termos uma melhor noção a nivel de preocessos celulares, e também algumas noções de material genético, ate porque nao temos nenhuma cadeira de genetica.
em relação a fisiologia, no caso de castelo branco, temos fisiologia I e II, ou seja, temos dois semestre de fisiologia e não um. isto no caso de castelo branco.
quanto ao hospital veterinario, esta em projecto uma clinica onde poderemos ir colaborar. alem disso ja temos tido alguma pratica com animais pois a nossa escola esta situada numa quinta.
e acho que não era motivo para a scatha reagir assim, pois aqui ninguem esta a competir com ninguem...
Apesar de não seres responseveis pelos planos devem ser pessoas activas na vossa formação, não estou a dizer que não o são, mas acho que uma pequena analise da para depreender da necessidade de biologia molecular. Não estou a negar a necessidade de cadeiras como Histologia e Fisiologia que estas são obrigatorias, obviamente, mas os conceitos que referes que precisas desta cadeira(Biologia Molecular) podem muito bem ser dados em bioquimica ou histologia.A separação da cadeira em outros cursos é devido a sua alta especificidade e divergencia de cadeiras como histologia e fisiologia.miss-imani Escreveu:porque enf vet tem biologia molecular e os outros não? não me pergunte a mim, que não sou responsavel por palnos curriculares![]()
mas que da jeito para perceber melhor alguns conteudos, isso da. nomeadamente histologia e fisiologia. confesse que nao e das minhas cadeiras predeliectas, mas dai a considera-la absurda neste curso, isso nao considero.
secalhar utilizei mal a palavra "projecto", pois segundo me informaram, sera para breve , talvez proximo ano lectivo, a clinica. nao daqui a 10 ou 15 anos como estas a dizer.![]()
como e obvio, o curso tem coisas a melhorar, mas nos, alunos de primeiro ano, ja nos estamo a organizar de maniera a que as coisas que achamos menos bem sejam chamadas a tençao e possivelmente melhoradas/ corrijidas.
quanto a parecença com o curso de med vet, e parecido sim, mas se tomares bem atenção, e mais nos primeiros dois anos, em que temos as cadeiras fundamentais, como anatomais, fisiologias, bioquima, etc... acho que tem toda a logica termos formaçao nessa area nao?
oláScatha Escreveu:olá... vim ler este tópico p curiosidade, pq frequentei os 2 primeiros cursos de aux.tec de vet e os de ajudante tec de vet no instituto monitor, o q faz de mim 1 enf vet acreditada pelo ministério do trabalho, mas numa profissão q não existe em portugal??? (ironias de portugal!!!!)
trabalho há 4 anos numa clinica c bastante fama e bastante movimento!
há quem diga p aí e c mta razão q estes cursos não valem nada e q não se aprende nada: é verdade; mas tb é verdade q neste país burocrático nng me daria trabalho numa clinica simplesmt p ter experiencia sem ter 1 "diploma" todo bonito a dizer q tenho essa experiencia... e p isso tirei os 2 cursos e p isso arranjei trab na area q adoro.
em relação a existir cursos univ p enf vet, acho sinceramt desnecessario, ainda p cima 3 anos... eu acho q devia existir sim 1 BOM CURSO PROFISSIONAL de 1 ano, talvez até c estágio, quem sabe???
e sim eu ganho mto mal, trabalho horas a mais e não tenho o reconhecimento q deveria/gostaria de ter; e sim gastei € p não aprender nada... mas fui atrás dakilo q EU QUERIA e consegui e acho q aí nng mas nng mm tem o dto de "criticar" as escolhas q as pessoas fazem em busca dos seus sonhos!!!
gozem c os meus cursos, gozem c a minha profissão, gozem c o q quiserem... mas a alegria de salvar a vida de qqr bicho q precise, as lambidelas e p x arranhadelas de "agradecimento", os sorrisos tt dos donos como dos cães e gatos qdo voltam p casa, essa nnc nng ma poderá tirar!!!!
eu sou ENFERMEIRA VETERINÁRIA e c ORGULHO!!!!!!