Enfermagem Veterenária

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

g00dm00d
Membro
Registado: domingo jan 14, 2007 10:55 pm

sábado abr 21, 2007 12:34 pm

o titulo topico esta mal escrito :o
esta enfermagem veterenaria e deveria ser enfermagem veterinaria
g00dm00d
Membro
Registado: domingo jan 14, 2007 10:55 pm

sábado abr 21, 2007 12:35 pm

e nao pus acentos porque nao costumo por :oops:
miss-imani
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2005 11:16 pm

sábado abr 21, 2007 8:50 pm

acho que o o que a scatha queria dizer e que com o trabalho que ela faz, se sente uma enfermeira veterinaria. acho que antes de se terem formados os cursos de enfermagem vet, nao havia tal desiganaçao no nosso pais, apenas a de auxiliar. se tal nao e verdade, peço que corrijam. no entanto nao acredito que os planos curriculares tenham equivalencia, isso era o mesmo que dizer que uma pessoa que tenha tirado dois cursos tecnicos de saude seja considerado um enfermeiro. nao estou a tirar valor a posiçao da forista, apenas acho que temos de chamar as coisas pelos nomes. mas ja agora gostava de ter isso esclarecido por uma questao de cursiosidade. :wink:

quanto a questao de se achar desnecessario o curso de enf vet, estou completamnete de desacordo. uma coisa e dizer que muitos vets nao nos irao dar emprego (e nao sao so as clinicas que nos podem contractar, ha outras areas) outra coisa e dizer que estes profissionais nao sao necesaarios. acho que nao se pode comparar o grau de ensino de uma pesoa que tira oc urso de auxiliar, com uma que tira o curso de enfermagem veterinaria. e completamente diferente, e para isso basta ver os planos de estudo, eu tenho uma anatomia intensiva, uma fisiologia com a mesma carga semestral de med vet, e outras tantas cadeiras iguais e semelhantes a med vet.

isto nao quer dizer que um auxliar seja menos profissional que um licensiado em enf vet, nao e nada disso que estou a querer dizer. agora tambem nao acho bem que se diga que este curso nao vai ter importancia. sinto me na obrigaçao de defender o meu curso, aepsar de admitir que o meu sonho e ser medica veterinaria, nao pelo titulo de Dr, mas porque um medico vet tem mais autonomia, e mais conehcimentos em certas areas, copmo o diagnostico e cirurgia. e uma questao de realizaçao pessoal.

so espero que a profissao venha a ter um futuro risonho no nosso pais! por isso devemos lutar por isso e tentar ser o mais profissional possivel.
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

segunda abr 23, 2007 3:54 pm

Olá.

Para quem perguntou, temos imensas aulas práticas durante os 3 anos de curso. No primeiro ano fazemos muitas necrópsias com o intuito de termos uma noção de anatomia e fisiologia animal mais aprofundada e com outros fins. Aprendemos a manipular animais, os diferentes tipos de análises que podemos ajudar a fazer ou mm fazer, como tirar e revelar radiografias, como auxiliar em ecografias. No segundo ano aprendemos a fazer a anamnese completa a um animal, história clínica, etc., as diferentes vias de administração, tirar sangue nas diferentes veias que podemos utilizar, aprendemos algumas noções de espécies exóticas, aprendemos a conhecer as diferentes doenças e respectivos tratamentos, temos noções alargadas de reprodução e higiene animal. No terceiro ano aprendemos tudo o que tem a ver com a preparação e acompanhamento de cirurgias, noções de anestesiologia, obstetrícia e pediatria, procedimentos em uregências e cuidados intensivos, ensino de animais, cuidados estéticos, e muito mais.

Com certeza que não incluí tudo o que de diferente fazemos, havia muito mais a dizer mas não me ocorre neste momento.

É um curso muito interessante, muito estimulante e eu adoro fazer parte do futuro da Veterinária em Portugal. Começa por aqui, por se criarem profissionais capazes e com vontade de fazer a diferença. Como terá sido em Inglaterra quando decidiram criar o curso de Enfermagem Veterinária? Não terão tido também tantos sépticos a dizer que não ia dar em nada? Enfim...

Tal como alguém disse também, se quisermos ser voluntários em associações de animais isso só nos ajuda ainda mais. Sou voluntária aqui em Viseu e é lá que faço muito do trabalho que tanto adoro fazer. Ajudo na preparação das anestesias, do material de cirurgia, na preparação do animal para a cirurgia, nas administrações necessárias, na própria cirurgia, etc. Faço muito do trabalho que no futuro nós, enfermeiros veterinários, poderemos vir a fazer. É claro que se na clínica onde trabalharmos não tiverem confiança no nosso trabalho, nunca sairemos da recepção, mas isso já vem da competência de cada um.

Poderemos vir a trabalhar em muitas áreas como também alguém disse, o que interessa é ter ideias e espirito de iniciativa para realizar os objectivos que temos na vida.

Para quem possa estar interessado, o curso de Enfermagem Veterinária em Viseu, a partir do próximo ano lectivo passará a ser LICENCIATURA. Se o facto de o curso ter começado por ser um bacharelato incomodava muita gente, então agora vai incomodar muito mais :lol:

Já agora, por uma questão de calar algumas bocas: houve um aluno de Elvas que no ano que começou a trabalhar foi ganhar 600€ como primeiro emprego e houve outro que chegou ao ponto de poder recusar 2 ofertas para poder optar pela que queria. Como podem ver, não é assim tão mau, não acham? Agora a seguir alguém vem aqui dizer que isso foram casos pontuais e que nem todos teremos essa sorte. Pois concerteza que é verdade, mas também é verdade que cada caso é um caso, como alguém disse (eu hoje passo a vida nisto :D ).

Alguns foristas que por aqui passam devem ter muita ruga na testa... descontraiam um pouco e vivam a vida meus amigos, se a esperança morre, de que vale a vida?

Cumprimentos agrários aos meus colegas alunos de EV que aqui deixaram o seu testemunho.
Scatha
Registado: domingo set 28, 2003 2:13 am

segunda abr 23, 2007 5:17 pm

acho fantastico toda a polémica q 1 simples profissão provoca, as ofensas q chegam a dizer tudo simplesmt pq 1 quer ser spr melhor q outro!!!

p quem não leu bem: EU TIREI O CURSO QDO NÂO EXISTIA CURSO UNIV NENHUM... e p isso pergunto: deixo de ser enfª vet simplesmt pq comecei a trab nesta profissão ANTES dela ter o "boom" q teve??? sei menos da profissão q exerço há uns 10 anos só pq de repente alg se lembrou de fazer 1 curso univ??

mas eu escrevi aqui apenas p dizer q se as pessoas querem realmt trab c animais, q deviam tentar fazer o melhor q conseguiam e podiam, foi o q fiz e consegui...
felizmt p mim, sou boa profissional, os clientes confiam-me os bichos e sabem q sei tratar deles.... e não me tou a referir a segurá-los na marquesa: eu faço anestesia, rx, analises, assistencia em cirurgia, internamentos, pós-op... na clinica onde trabalho os vets fazem o diagnostico e eu e as minhas colegas (1 delas holandesa e c o curso de enf vet q nnc na vida haverá igual em portugal, e não era curso universitário... sim pq nos paises desenvolvidos, não é só a faculdade q forma bons profissionais!!!)é q fazemos tudo o resto durante os internamentos, chegando mesmo a sermos nós a dar os primeiros-socorros em urgencias... mas tá bem... vocês ficam mais felizes: NÓS NÃO SOMOS enf vet... pois não....
fiquem lá vocês todos c a batata... vocês q p alg razão são spr melhor q os outros...
1 dia alg me disse q o forum da arca de noé era o pior forum sbr animais q existia... ao contrário de vocês, vou dar o braço a torcer a essa pessoa e telefonar-lhe a dizer q tem razão... pq 1 sitio onde não se consegue debater nada sem se entrar em concurso e ofensas não me interessa p nada....

fiquem agora p aí a discutir nas minhas costas este post.... ADEUSINHO
Frey
Registado: quinta jan 11, 2007 8:23 am

quarta abr 25, 2007 5:17 am

miss-imani Escreveu:acho que o o que a scatha queria dizer e que com o trabalho que ela faz, se sente uma enfermeira veterinaria. acho que antes de se terem formados os cursos de enfermagem vet, nao havia tal desiganaçao no nosso pais, apenas a de auxiliar. se tal nao e verdade, peço que corrijam. no entanto nao acredito que os planos curriculares tenham equivalencia, isso era o mesmo que dizer que uma pessoa que tenha tirado dois cursos tecnicos de saude seja considerado um enfermeiro. nao estou a tirar valor a posiçao da forista, apenas acho que temos de chamar as coisas pelos nomes. mas ja agora gostava de ter isso esclarecido por uma questao de cursiosidade. :wink:

quanto a questao de se achar desnecessario o curso de enf vet, estou completamnete de desacordo. uma coisa e dizer que muitos vets nao nos irao dar emprego (e nao sao so as clinicas que nos podem contractar, ha outras areas) outra coisa e dizer que estes profissionais nao sao necesaarios. acho que nao se pode comparar o grau de ensino de uma pesoa que tira oc urso de auxiliar, com uma que tira o curso de enfermagem veterinaria. e completamente diferente, e para isso basta ver os planos de estudo, eu tenho uma anatomia intensiva, uma fisiologia com a mesma carga semestral de med vet, e outras tantas cadeiras iguais e semelhantes a med vet.

isto nao quer dizer que um auxliar seja menos profissional que um licensiado em enf vet, nao e nada disso que estou a querer dizer. agora tambem nao acho bem que se diga que este curso nao vai ter importancia. sinto me na obrigaçao de defender o meu curso, aepsar de admitir que o meu sonho e ser medica veterinaria, nao pelo titulo de Dr, mas porque um medico vet tem mais autonomia, e mais conehcimentos em certas areas, copmo o diagnostico e cirurgia. e uma questao de realizaçao pessoal.
Em termos de auxiliar e enf veterinario é claramente notorio que um curso de 6 meses não se equipara a um curso de 3 anos, assim como um curso de medicina veterinaria, que tem 6 anos não se equipara a um de enf. vet.
Em relação a enf vet é bom haver por um lado pois e uma prestação/auxilio serviços mais especializados. Agora em portugal não é como o reino unido.Lá a profissao de enf vet está claramente creditada, regularizada e existe mercado e necessidade para essa profissão.Em portugal não.
O curso é uma importação do reino unido, bastante mal articulado com a função final do enf vet. Tenho a certeza que nenhum dos cursos de enf vet tenha um hospital, ou seja, onde vão buscar a pratica clinica?
Em relação a muitos planos de estudo estão bastante mal construidos em 90 % deles e são copias com misturas mal, muito corta aqui, inventa ali... feitas de cursos de med vet.
Pergunto para que um enf vet ter no 1 ano, Biologia Molecular, (isto acontece em castelo branco) :o se todo e qualquer trabalho de investigação só está aberto exclusivamente a um medico veterinário?Engraçado e que todo o plano da disciplina é copia integral de uma cadeira de um curso de med vet.
Em relação à fisiologia, enquanto um enfvet tem 1 cadeira semestral, um med vet tem 2 semestrais com carga superior além de posteriormente ter cadeiras só com especialidades dadas nessa fisiologia como por exemplo reprodução e obstetricia.
Em termos de emprego os primeiros 2, 3 anos ainda uns conseguem se safar mas duvido que com a massificação do curso e abertura em privadas isso continue a acontecer.Se o curso só tivesse em elvas com poucas vagas até era bom agora com 4 politecnicos a ter o curso e as vagas aumentar não existe mercado em portugal para absorver tanto enf vet.
Agora aqui ninguem é menos que ninguem e todos merecem o merito pelo seu estudo trabalho e dedicação qualquer que seja a area de actuação. :!:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta abr 25, 2007 10:36 am

Scatha Escreveu:

p quem não leu bem: EU TIREI O CURSO QDO NÂO EXISTIA CURSO UNIV NENHUM... e p isso pergunto: deixo de ser enfª vet simplesmt pq comecei a trab nesta profissão ANTES dela ter o "boom" q teve??? sei menos da profissão q exerço há uns 10 anos só pq de repente alg se lembrou de fazer 1 curso univ??
Bem, a senhora desculpe mas o facto de não existir em Portugal não quer dizer que possa assumir ser algo que não é. O termo enfermeira pressupôe certos estudos, por sua ordem de ideias, as auxiliares de acção médica dos hospitais seriam enfermeiras... E é isso que a senhora é, uma auxiliar de acção média veterinária, agora lá porque um chico esperto decidiu chamar a uma acção de formação curso de efermaem veterinária, não a faz enfermeira.

Já muito antes de surgirem estas licenciaturas em referia que enfermeiras só as do Reino Unido, da Holanda e dos Estados Unidos---por razões óbvias. Agora veja lá se vai ao congresso da APMVEAC com as suas colegas com uma t shirt a dizer enfermeira veterinária sem o ser para as verdadeiras se rirem de si à socapa
Última edição por CasadeAnaval em quarta abr 25, 2007 10:40 am, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta abr 25, 2007 10:37 am

BRILHANTE :)
Frey Escreveu:
Em termos de auxiliar e enf veterinario é claramente notorio que um curso de 6 meses não se equipara a um curso de 3 anos, assim como um curso de medicina veterinaria, que tem 6 anos não se equipara a um de enf. vet.
Em relação a enf vet é bom haver por um lado pois e uma prestação/auxilio serviços mais especializados. Agora em portugal não é como o reino unido.Lá a profissao de enf vet está claramente creditada, regularizada e existe mercado e necessidade para essa profissão.Em portugal não.
O curso é uma importação do reino unido, bastante mal articulado com a função final do enf vet. Tenho a certeza que nenhum dos cursos de enf vet tenha um hospital, ou seja, onde vão buscar a pratica clinica?
Em relação a muitos planos de estudo estão bastante mal construidos em 90 % deles e são copias com misturas mal, muito corta aqui, inventa ali... feitas de cursos de med vet.
Pergunto para que um enf vet ter no 1 ano, Biologia Molecular, (isto acontece em castelo branco) :o se todo e qualquer trabalho de investigação só está aberto exclusivamente a um medico veterinário?Engraçado e que todo o plano da disciplina é copia integral de uma cadeira de um curso de med vet.
Em relação à fisiologia, enquanto um enfvet tem 1 cadeira semestral, um med vet tem 2 semestrais com carga superior além de posteriormente ter cadeiras só com especialidades dadas nessa fisiologia como por exemplo reprodução e obstetricia.
Em termos de emprego os primeiros 2, 3 anos ainda uns conseguem se safar mas duvido que com a massificação do curso e abertura em privadas isso continue a acontecer.Se o curso só tivesse em elvas com poucas vagas até era bom agora com 4 politecnicos a ter o curso e as vagas aumentar não existe mercado em portugal para absorver tanto enf vet.
Agora aqui ninguem é menos que ninguem e todos merecem o merito pelo seu estudo trabalho e dedicação qualquer que seja a area de actuação. :!:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
miss-imani
Membro Veterano

sexta abr 27, 2007 6:29 pm

em relação a cadeira de biologia celular e molecular, acho importante, no sentido de termos uma melhor noção a nivel de preocessos celulares, e também algumas noções de material genético, ate porque nao temos nenhuma cadeira de genetica.

em relação a fisiologia, no caso de castelo branco, temos fisiologia I e II, ou seja, temos dois semestre de fisiologia e não um. isto no caso de castelo branco.

quanto ao hospital veterinario, esta em projecto uma clinica onde poderemos ir colaborar. alem disso ja temos tido alguma pratica com animais pois a nossa escola esta situada numa quinta.

e acho que não era motivo para a scatha reagir assim, pois aqui ninguem esta a competir com ninguem...
Frey2
Registado: sábado abr 28, 2007 10:44 pm

sábado abr 28, 2007 11:11 pm

miss-imani Escreveu:em relação a cadeira de biologia celular e molecular, acho importante, no sentido de termos uma melhor noção a nivel de preocessos celulares, e também algumas noções de material genético, ate porque nao temos nenhuma cadeira de genetica.

em relação a fisiologia, no caso de castelo branco, temos fisiologia I e II, ou seja, temos dois semestre de fisiologia e não um. isto no caso de castelo branco.

quanto ao hospital veterinario, esta em projecto uma clinica onde poderemos ir colaborar. alem disso ja temos tido alguma pratica com animais pois a nossa escola esta situada numa quinta.

e acho que não era motivo para a scatha reagir assim, pois aqui ninguem esta a competir com ninguem...
Eu sou o Frey...não percebo porque não consigo entrar com a conta anterior! :x

Fazendo um pouco de analogia com enfermagem humana, atrevo me a dizer que todos os cursos existentes em portugal, (que têm 4 anos) nenhum deles têm Biologia Molecular!Mas porquê que enf vet (que tem 3 anos) vai ter uma cadeira separada???E que Biologia Molecular não é uma cadeira como tu disseste, para ter umas noções sobre fisiologia celular mas sim uma cadeira para preparar para um futuro na area da investigação.Abordar temas como a recombinação de plasmideos, os novos avanços na proteómica, genómica, sinalização celular, etc...e como investigação não é uma das saidas profissionais parece me inutil ter uma cadeira separa no curso de enf vet sendo que as noções necessárias a um enf vet ter possam ser todas dadas na cadeira de bioquimica.
Vê se assim que foi uma copia de um curso de med vet, em que todos, tem essa cadeira. :!: Não fosse o programa também ser todo igual.

Como disseste "está em projecto" mas não devia ser antes de o curso abrir que devia haver o projecto?!Carroça a frente dos bois é o que me parece...ou seja quem vai beneficiar do curso é quem entrar daqui a 10 ou 15 anos...quando houver hospital. :|
miss-imani
Membro Veterano

domingo abr 29, 2007 1:18 am

porque enf vet tem biologia molecular e os outros não? não me pergunte a mim, que não sou responsavel por palnos curriculares :wink:

mas que da jeito para perceber melhor alguns conteudos, isso da. nomeadamente histologia e fisiologia. confesse que nao e das minhas cadeiras predeliectas, mas dai a considera-la absurda neste curso, isso nao considero.

secalhar utilizei mal a palavra "projecto", pois segundo me informaram, sera para breve , talvez proximo ano lectivo, a clinica. nao daqui a 10 ou 15 anos como estas a dizer. :wink:

como e obvio, o curso tem coisas a melhorar, mas nos, alunos de primeiro ano, ja nos estamo a organizar de maniera a que as coisas que achamos menos bem sejam chamadas a tençao e possivelmente melhoradas/ corrijidas.

quanto a parecença com o curso de med vet, e parecido sim, mas se tomares bem atenção, e mais nos primeiros dois anos, em que temos as cadeiras fundamentais, como anatomais, fisiologias, bioquima, etc... acho que tem toda a logica termos formaçao nessa area nao?
Frey2
Registado: sábado abr 28, 2007 10:44 pm

domingo abr 29, 2007 3:38 am

miss-imani Escreveu:porque enf vet tem biologia molecular e os outros não? não me pergunte a mim, que não sou responsavel por palnos curriculares :wink:

mas que da jeito para perceber melhor alguns conteudos, isso da. nomeadamente histologia e fisiologia. confesse que nao e das minhas cadeiras predeliectas, mas dai a considera-la absurda neste curso, isso nao considero.

secalhar utilizei mal a palavra "projecto", pois segundo me informaram, sera para breve , talvez proximo ano lectivo, a clinica. nao daqui a 10 ou 15 anos como estas a dizer. :wink:

como e obvio, o curso tem coisas a melhorar, mas nos, alunos de primeiro ano, ja nos estamo a organizar de maniera a que as coisas que achamos menos bem sejam chamadas a tençao e possivelmente melhoradas/ corrijidas.

quanto a parecença com o curso de med vet, e parecido sim, mas se tomares bem atenção, e mais nos primeiros dois anos, em que temos as cadeiras fundamentais, como anatomais, fisiologias, bioquima, etc... acho que tem toda a logica termos formaçao nessa area nao?
Apesar de não seres responseveis pelos planos devem ser pessoas activas na vossa formação, não estou a dizer que não o são, mas acho que uma pequena analise da para depreender da necessidade de biologia molecular. Não estou a negar a necessidade de cadeiras como Histologia e Fisiologia que estas são obrigatorias, obviamente, mas os conceitos que referes que precisas desta cadeira(Biologia Molecular) podem muito bem ser dados em bioquimica ou histologia.A separação da cadeira em outros cursos é devido a sua alta especificidade e divergencia de cadeiras como histologia e fisiologia.
Espero que o tal projecto esteja para breve é essencial para a vossa formação. :wink:

É obvio que tem que ter semelhanças não fossem cursos da mesma área...mas são cursos direcionados para funções diferentes.Mas o que eu estou a dizer são desde nomes de cadeiras(cadeiras com 3 ou 4 nomes obvio) a programas iguais...e quando digo iguais são tipo fotocópias, lol.Palavra por palavra...o que a meu ver não favorece nada.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mai 14, 2007 10:40 am

Mas o que penso, e muitos veterinários já disseram, é que em princípio só os primeiros enfermeiros veterinários é que vão conseguir arranjar emprego, e que ao longo do tempo vai ser muito difícil, porque em princípio serão mais necessários em Hospitais veterinários e Clínicas com movimentação...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 15, 2007 11:23 pm

g00dm00d Escreveu:e nao pus acentos porque nao costumo por :oops:
Pois exactamente, a pessoa que abriu o tópico também costuma escrever "veterenaria"... :roll:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta jun 01, 2007 3:26 am

Scatha Escreveu:olá... vim ler este tópico p curiosidade, pq frequentei os 2 primeiros cursos de aux.tec de vet e os de ajudante tec de vet no instituto monitor, o q faz de mim 1 enf vet acreditada pelo ministério do trabalho, mas numa profissão q não existe em portugal??? (ironias de portugal!!!!)
trabalho há 4 anos numa clinica c bastante fama e bastante movimento!
há quem diga p aí e c mta razão q estes cursos não valem nada e q não se aprende nada: é verdade; mas tb é verdade q neste país burocrático nng me daria trabalho numa clinica simplesmt p ter experiencia sem ter 1 "diploma" todo bonito a dizer q tenho essa experiencia... e p isso tirei os 2 cursos e p isso arranjei trab na area q adoro.
em relação a existir cursos univ p enf vet, acho sinceramt desnecessario, ainda p cima 3 anos... eu acho q devia existir sim 1 BOM CURSO PROFISSIONAL de 1 ano, talvez até c estágio, quem sabe???
e sim eu ganho mto mal, trabalho horas a mais e não tenho o reconhecimento q deveria/gostaria de ter; e sim gastei € p não aprender nada... mas fui atrás dakilo q EU QUERIA e consegui e acho q aí nng mas nng mm tem o dto de "criticar" as escolhas q as pessoas fazem em busca dos seus sonhos!!!
gozem c os meus cursos, gozem c a minha profissão, gozem c o q quiserem... mas a alegria de salvar a vida de qqr bicho q precise, as lambidelas e p x arranhadelas de "agradecimento", os sorrisos tt dos donos como dos cães e gatos qdo voltam p casa, essa nnc nng ma poderá tirar!!!!
eu sou ENFERMEIRA VETERINÁRIA e c ORGULHO!!!!!!
olá

não queria estar a pisar o mesmo assunto, mas não acho justo, principalmente para nós que tamos a tirar o curso, vc chegar aqui e dizer que é enfermeira quando tirou um curso prático de auxiliar...

assim não sei para que é que andamos 3 anos na universidade se bastava tirar um curso rápido... :roll:

acredito que seja uma óptima profissional, que faça o trabalho equivalente a um enf vet, mas isso não lhe dá autonomia para se auto-intitular. espero que entenda.

acrescentando mais uma coisita, que penso que já disse, um enf vet, tal como um vet, não é empregue apenas em clínicas e hospitais veterinários ;) acredito que daqui a uns anos será mais dificil empregar todos os enf vets, mas acredito também que com o amadurecimento da profissão, as condições sejam ajustadas e, quiçá, melhoradas ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”