Só mesmo este tópico para me fazer andar 1 hora durante a noite aqui pelo campo. Os vizinhos deviam pensar que eu andava aos gambuzinos...

Meteu-me confusão hoje ao anoitecer não ver as luzes das cerca de 6 femeas que aqui estavam na relva. Procurei e nada. A ideia era fotografar uma e confirmar se era mesmo Lampyris.
Entretanto comecei a ver alguns machos de Luciola lusitanica pousados nas pontas das ervas mais altas (está aqui muito vento e eles mal conseguem voar) e resolvi ir dar uma pelas redondezas para ver se descobria um femea Lampyris.
Andei num perímetro de mais de 500m e nada!! Entretanto como continuei a observar Luciolas (algumas centenas), resolvi capturar 2 machos e 2 femeas para fotografar.
Quando vinha no regresso, no meio de um silvado lá estava uma presumível Lampyris com a sua iluminação contínua. Ao tentar deitar-lhe a mão, caiu para a zona do solo do silvado e chapeu, não lhe consegui chegar mais.
Volto a casa com os Luciola.
Quando junto os 2 machos e as 2 femeas em cima de uma toalha para a foto, desatam os 2 machos a tentar copular a femea, tendo um conseguido quase instantaneamente, no entanto o outro teimava em copular tambem aquela femea mesmo estando a outra disponível.
Depois cansou-se e levantou voo e a seguir soltei a femea regeitada.
Fui tirando fotos (que ficaram uma porcaria) e coloquei o par em copula no tronco de uma árvore do quintal e lá ficaram sossegados.
Passado 15 minutos fui observar e qual não e o meu espanto quando vejo a femea a caminhar alegremente e o macho inerte no chão com uma luz intermitente tipo lampada quando está para fundir. Passado 10 minutos tinha morrido.
Estes bichos gastam a energia toda na cópula e morrem de seguida??
Ficam as fotos. Desculpem a fraca qualidade, mas para alem da camera ser rasca, fui muito rápido com medo de stressar mais os bichos com o flash.
Um macho:

Os 2 machos e as 2 femeas, onde se vê a teimosia do tal macho mesmo depois da femea ter iniciado a cópula com o outro.

O casal em cópula.

A femea regeitada antes de ser libertada

Novamente um plano da copula

E o macho moribundo...