Pirilampos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça mai 09, 2006 10:46 pm

Boas,
Só mesmo este tópico para me fazer andar 1 hora durante a noite aqui pelo campo. Os vizinhos deviam pensar que eu andava aos gambuzinos... :P

Meteu-me confusão hoje ao anoitecer não ver as luzes das cerca de 6 femeas que aqui estavam na relva. Procurei e nada. A ideia era fotografar uma e confirmar se era mesmo Lampyris.
Entretanto comecei a ver alguns machos de Luciola lusitanica pousados nas pontas das ervas mais altas (está aqui muito vento e eles mal conseguem voar) e resolvi ir dar uma pelas redondezas para ver se descobria um femea Lampyris.
Andei num perímetro de mais de 500m e nada!! Entretanto como continuei a observar Luciolas (algumas centenas), resolvi capturar 2 machos e 2 femeas para fotografar.
Quando vinha no regresso, no meio de um silvado lá estava uma presumível Lampyris com a sua iluminação contínua. Ao tentar deitar-lhe a mão, caiu para a zona do solo do silvado e chapeu, não lhe consegui chegar mais.
Volto a casa com os Luciola.
Quando junto os 2 machos e as 2 femeas em cima de uma toalha para a foto, desatam os 2 machos a tentar copular a femea, tendo um conseguido quase instantaneamente, no entanto o outro teimava em copular tambem aquela femea mesmo estando a outra disponível.
Depois cansou-se e levantou voo e a seguir soltei a femea regeitada.
Fui tirando fotos (que ficaram uma porcaria) e coloquei o par em copula no tronco de uma árvore do quintal e lá ficaram sossegados.
Passado 15 minutos fui observar e qual não e o meu espanto quando vejo a femea a caminhar alegremente e o macho inerte no chão com uma luz intermitente tipo lampada quando está para fundir. Passado 10 minutos tinha morrido.
Estes bichos gastam a energia toda na cópula e morrem de seguida??

Ficam as fotos. Desculpem a fraca qualidade, mas para alem da camera ser rasca, fui muito rápido com medo de stressar mais os bichos com o flash.

Um macho:
Imagem

Imagem

Os 2 machos e as 2 femeas, onde se vê a teimosia do tal macho mesmo depois da femea ter iniciado a cópula com o outro.
Imagem

O casal em cópula.
Imagem

A femea regeitada antes de ser libertada
Imagem

Novamente um plano da copula
Imagem

E o macho moribundo...
Imagem

Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta mai 10, 2006 4:31 am

fang Escreveu: Boas,
Só mesmo este tópico para me fazer andar 1 hora durante a noite aqui pelo campo. Os vizinhos deviam pensar que eu andava aos gambuzinos... :P

A ideia era fotografar uma e confirmar se era mesmo Lampyris.
Entretanto como continuei a observar Luciolas (algumas centenas), resolvi capturar 2 machos e 2 femeas para fotografar.

Volto a casa com os Luciola.

Quando junto os 2 machos e as 2 femeas em cima de uma toalha para a foto, desatam os 2 machos a tentar copular a femea, tendo um conseguido quase instantaneamente, no entanto o outro teimava em copular tambem aquela femea mesmo estando a outra disponível.

Fui tirando fotos (que ficaram uma porcaria) e coloquei o par em copula no tronco de uma árvore do quintal e lá ficaram sossegados.

Passado 15 minutos fui observar e qual não e o meu espanto quando vejo a femea a caminhar alegremente e o macho inerte no chão com uma luz intermitente tipo lampada quando está para fundir. Passado 10 minutos tinha morrido.
Estes bichos gastam a energia toda na cópula e morrem de seguida??

Ficam as fotos. Desculpem a fraca qualidade, mas para alem da camera ser rasca, fui muito rápido com medo de stressar mais os bichos com o flash.
Imagem

Desculpa Fang... ;)

Mas não aguentei. :lol:

Parti-me a rir. :p Imagem

É verdade, os pirilampos, em estado adulto, quase não se alimentam, por isso, quando está vento, eles poisam para não gastarem energia.

Vivem para acasalar e depois morrer, sim.
É o preço que pagam pelo Amor... Imagem

Tenho de te agradecer as fotos, que estão bem boas, em comparação com algumas outras que eu já vi tiradas com máquinas profissionais e específicas.

Quanto aos resumos de cada espécie, eu estou a fazê-los.:p

Mas adianto já que identificadas, em Portugal, há apenas cerca de 10 espécies de pirilampos. E dessas 10 espécies, apenas 2 já foram estudadas.

São somente as espécies portuguesas que andamos a estudar.

Como já vos disse, vou postar os resumos para cada espécie.

Vou demorar uns 2 dias até ter tudo "bonitinho e direitinho".

No entanto, vão postando.

Façam como o Fang e procurem pirilampos...
Imagem

Vão ver que se vão divertir.:lol:

Fang, os vizinhos pensaram que andavas à caça de gambuzinos...
Mas tu até foste esperto, e não te poseste a fotografar os piris na rua. :lol:

Já eu... :oops:

Até cair, caí... :oops:

Tal era a vontade de os fotografar em pleno voo.

E consegui. :p

Agradeço-te a ajuda, e espero que continues a acompanhar o crescimento deste tópico e a espalhar a informação acerca destes animais pequeninos e brilhantes, que tanto nos ajudam.

Peço desculpa pela demora dos resumos, mas isto leva tempo.

Espero que me compreendam.

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
Última edição por Ninoquinha em quinta mai 11, 2006 3:15 am, editado 1 vez no total.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 10, 2006 6:09 am

hehehehe!!! Eu já comecei bem o dia! Na risota...hehehe! :lol:

As fotografias estão muito bem ;) ...o macho morre depois da cópula e a fêmea depois de largar os ovos no solo?! Não é?

Em vale de lobos também há piris.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 6:40 am

Uma foto para procurar e identificarem o Lamparyris

Imagem

www.macroscopies.com
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 6:50 am

Thanks Su ;)

Com o tempo reservado para os resumos de cada espécie, as fotos têm ficado esquecidas... :oops:

Obrigada pela foto.

Mas olha, só estamos a falar de espécies portuguesas. ;)

Não quero cá pirilampos de luzes azuis... :p A não ser que se prove que existe uma espécie destas em território português.

Mas continua a ajudar-me com as imagens. Please :lol:

Tu sabes que eu ainda não sei postar nada... :oops:

Off post: Su, o meu msn está marado. Eu apareço como offline mas estou online...:roll:
E preciso falar contigo... ;)

Beijos gerais ;)
Última edição por Ninoquinha em quinta mai 11, 2006 2:59 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 6:55 am

Um poema :oops: que encontrei e vêm a propósito dos piris e das fotos do fang que se vê o macho piri moribundo e mesmo morto...

Amor mudo

Ardendo de amor, as cigarras
cantam: mais belos porém são
os pirilampos, cujo mudo amor
lhes queima o corpo!

autor desconhecido

Agora vamos a outro aspecto...

Na Ericeira eu já encontrei os da espécie Luciola(vi as foto e agora já sei o que são), os Lampayris, e talvez seja outra espécie que a luz é branca e não é contínua a piscar ao contrário de outros. Devem ser de espécies diferentes...esses existem na Ericeira.
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 7:12 am

susanastrat Escreveu: Um poema :oops: que encontrei e vêm a propósito dos piris e das fotos do fang que se vê o macho piri moribundo e mesmo morto...

Amor mudo

Ardendo de amor, as cigarras
cantam: mais belos porém são
os pirilampos, cujo mudo amor
lhes queima o corpo!

autor desconhecido

Agora vamos a outro aspecto...

Na Ericeira eu já encontrei os da espécie Luciola(vi as foto e agora já sei o que são), os Lampayris, e talvez seja outra espécie que a luz é branca e não é contínua a piscar ao contrário de outros. Devem ser de espécies diferentes...esses existem na Ericeira.

Meus amores ;)

Eu parto-me a rir.

Amei o poema Su. Vai passar a ser o meu poema e do meu piri. :lol:

Vamos fazer o seguinte.

Não postem mais fotos, por agora.

Quando eu postar vos resumos de cada espécie, tu ajudas-me com a postagem das fotos. Pode ser? :lol:

É que podemos correr o risco de algum forista "alzheimado" :p , não ler, ou não se lembrar de ler os vosoos posts lá atrás, e haver uma termenda confusão entre as diferentes espécies. :D

Antes de postar o que quer que seja, eu tenho sempre de mostrar ao Gonçalo para saber se está tudo certo.

Isso leva algum tempo.

Peço desculpa por isso, mas assim é mais seguro.

Os pirilampos já correm perigo.
Se formos a confundir os foristas, então aí seria um termendo desastre.

Eu vou acabar os resumos e depois entro em contacto contigo. Certo assim, Su? :oops:

Obrigada. :D

Beijos gerais ;)
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 7:13 am

Pirilampo

Indiferente, qual estrela do oriente,
querubim incandescente, de brilho no coração.
Iluminado, voa tenro, desgarrado,
pelas noites, pelos prados
um pedaço de canção.
Cometa de brilho ardente
encandeia a lua cheia,
incendeia o matagal
quando morre a noite quente
sai de vez da brisa morna
e pousa no meu quintal.

E já me lembrei de outra terra em Castelo Branco a Cardosa, é uma aldeia com muita rocha muita água entre as montanhas.
Na Cardosa concelho Oleiros.
<p>susana</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 10, 2006 7:17 am

Ninoquinhas eu moro na cidade :?

Isto é uma injustiça , quer dizer o fang tem os ditos a esvoaçar no jardim que ate menages á trois lhe fazem la em casa e eu nicles , népia nada de pirilampos.

Será que no Bom Jesus ha? :?
Se bem que aquilo é uma zona humida...
Onde é que eu ca em Braga posso ver os ditos?

Quero ver um pirilampo :cry:
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 7:28 am

Em braga à piris bita!hehehe!... :lol:
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 7:29 am

bita322 Escreveu: Ninoquinhas eu moro na cidade :?

Isto é uma injustiça , quer dizer o fang tem os ditos a esvoaçar no jardim que ate menages á trois lhe fazem la em casa e eu nicles , népia nada de pirilampos.

Será que no Bom Jesus ha? :?
Se bem que aquilo é uma zona humida...
Onde é que eu ca em Braga posso ver os ditos?

Quero ver um pirilampo :cry:

Imagem

Oh Bitinha ;)

Tu és um amor.

Eu vou perguntar ao meu pirilampo de duas pernas onde haverá piris nessa zona. Eles gostam e precisam de sítios humidos.

E com um bocado de sorte, talvez até tenhamos de passar por aí na rota deles.

Se isso acontecer, eu aviso-te e tiras um entardecer (um sábado) e vais connosco.

Se tivesses comigo na Ericeira na semana passada, passavas-te.
Eram centenas.
Liiindos de morrer.

Eu vou tentar postar aqui a foto que tirei. A melhor. :lol:

Mas por causa do flash, o bichinho aparece branco.

Mas é lindo na mesma porque está em pleno voo.

Eu já volto.

Beijos gerais ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 10, 2006 7:31 am

Olha era uma ideia engraçada se vieres pa estas bandas...

Mas eu quero ver pirilampos a piscar, não quero ver pirilampos apagados e a fazer la aquelas poucas vergonhices dos pirilampos do fang ;)

Se houver no Bom jesus vou la dar ums espreitadela a ver se vejo algum (isto se eu conseguir distinguir um pirilampo de um poste de electricidade ao longe :? )
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mai 10, 2006 7:50 am

Que feios os pirilampos :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 7:51 am

Ai bita ;)

Não me faças rir mais... :lol:

Claro que vais ver piris, e distingui-los dos postes... :p

E fica combinado, se a rota passar por aí perto, eu aviso-te. ;)
Quem tem o mapa da rota é o Gonçalo, o meu piri de duas pernas, quer dizer, pernonas que ele tem só 1.85cm de altura... :p Coisa pouca, em comparação com os meus 1.60cm... :oops:

Mas há pirilampos que piscam e outros que estão sempre com a luzita ligada. :p

Mas isso eu já estou a pôr nos resumos de cada espécie.

Depois é só lerem, verem as fotos respectivas, e já está. :lol:

Beijos gerais ;)
Última edição por Ninoquinha em quinta mai 11, 2006 4:28 am, editado 1 vez no total.
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 7:58 am

AcTiOnGiRl Escreveu: Que feios os pirilampos :roll:
:evil: Que foi óh feiosa? :evil:

Não gostas?! :roll:

Pisga-te deste tópico, sua... sua... pirilampa apagada. :p

Olha lá, :D levas com um chupa-chupa nessa testa se voltas a falar mal dos piris. 8)

Vai mas é ver o tópico dos aniversários dos amiguinhos antes que eu te atire um piri à testa. :lol:

Pelo menos eles não se babam todos como um Popeye que eu cá sei...
Eu andos deconfiada que esta menina é um clone de alguém com "Alzheimer"...
:p

Sua tontinha. :D

Beijos ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”