mimivieira Escreveu:
Olha, aproveita o conselho da susanastrat... e, compra também uns bons livros que ajuda imenso . Nada como uma boa leitura para se aprender... e, quiçá, um dia até possas partilhar os teus conhecimentos sobre canídeos, nos foruns e nos chats . Aprende-se até morrer, né? . Está-se sempre a tempo e os animais agradecem ter um dono que os compreendam e protejam de imensos perigos que possam ser resultantes da falta de conhecimentos...!
Leo livros para quê? não sei se sabes eu sempre tive cães e para os educar nunca precisei de escola de treino ou ler livros.
O massai teve uma dona até aos 19 meses que o educou da forma que ela queria,certo? o massai agora é meu, e vai ser educado da mesma forma como eu eduquei os meus cães e nunca tive problemas.
Aos meus cães nunca faltou nada, desde educaçao, carinho, assistencia, comida a tempo e horas eles sempre tiveram regras e nunca precisei de escolas, não quero dizer que elas não sejam boas mas eu não preciso.
Sei lá? Não precisas...? Achas? Bem, eu apesar de ter nascido no meio de canídeos e com a minha idade estar sempre a aprender sobre eles e, por muito velha que venha a morrer nunca terei aprendido tudo o quanto desejaria, pensei que talvez pudesses querer aprender mais?! Quanto mais não seja para saber, por exemplo, que os machos não têm cio

.
Mas, ainda se consegue aprender mais e mais, como por exemplo, saber reconhecer um macho dominante especialmente tendo outro macho como residente, para se saber como lidar com uma situação extrema que se possa apresentar?!
Mas, isto sou eu que gosto de aprender até morrer, quanto mais não seja para poder valer aos meus animais em qualquer situação!
É que ser-se dono responsável por um animal não passa só pela educação, com ou sem treino especializado, nem só pela comidinha diária, nem só pelo carinho e atenção que se lhe possa dispensar!
Passa também, por conhecê-los bem e saber lidar com qualquer situação no momento certo! E, isto sim consegue-se aprender com a experiência de todos ou quase todos os que escreveram bons livros e com os bons criadores, treinadores, etc...!
Mas, se achas que não precisas, tudo bem. Então, dou-te os meus parabéns! Chegaste ao auge da sabedoria sobre canídeos!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>