SOMOS HEROIS...AINDA ESTAMOS VIVOS!

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jul 07, 2004 10:26 am

Este tópico é apenas para partilhar algo muito interessante com todos recebi esta informação por e-mail, vocês com certeza também já a viram, mas certas coisas merecem maior destaque, por isso...

Que sirva de meditação para o espírito!

Bom dia a todos!
;)

NASCIDOS ANTES DE 1980 mas especialmente antes de

1970- SOMOS HEROIS...AINDA ESTAMOS VIVOS!

Vendo bem as coisas..., é difícil acreditar que estejamos vivos hoje!

Quando éramos pequenos, viajávamos de carro (aqueles que tinham a sorte em ter um...) sem cintos de segurança, sem ABS e sem air-bag!

Os frascos de remédios ou as garrafas de refrigerantes não tinham nenhum tipo e tampinha especial... que vinham embaladas sem instrução de uso...

Bebiamos da torneira e nem se conhecia água engarrafada! Que horror!!!!

Andavamos de bicicleta sem usar nenhum tipo de protecção e passávamos as tardes a construir carrinhos derolamentos.

Atirávamo-nos ladeira abaixo e esquecíamo-nos que não tinhamos travões até que uma qualquer calçada ou árvore nos deparásse no trajecto....

Depois de muitos acidentes de percurso, aprendíamos a resolver o problema ... SOZINHOS .... !!!!!

Nas férias, saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo; os nossos pais às vezes não sabiam exatamente onde estávamos, mas sabiam que não

estávamos em perigo.

Não existiam telemóveis!

Incrível!!!!!!!!

Quantas nódoas negras, braços partidos, dentes arrancados com o embate

de quedas...

Lembram-se destes incidentes? Janelas quebradas, jardins destruídos, as bolas que caíam no terreno do vizinho...

Havia brigas e, às vezes, muitos olhos negros.

E mesmo feridos e chorosos tudo passava depressa; na maioria das vezes, nem mesmo os nossos pais descobriam...

Comíamos doces, pão com muita manteiga... E ninguém era obeso....

No máximo, era-se um gordinho saudável... Dividia-se uma garrafa de sumo,

refrigerante ou até uma cerveja às escondidas, entre três ou quatro petizes e ninguém morreu por causa de doenças infecciosas!

Não existia a Playstation, nem a Nintendo...

Não havia TV por cabo, nem video, nem computador, nem internet... Tínhamos, simplesmente, amigos!

Andava-se de bicicleta ou a pé. Íamos a casa de amigos, tocávamos a campainha, entrávamos e conversávamos....

Sózinhos, num mundo frio e cruel !!!!!!!! Sem nenhum controle!

Como sobrevivemos ????

Inventávamos jogos ... com pedras, feijões ou cartas...Brincávamos com pequenos monstros: lesmas, caramujos, e outros animaizinhos, mesmo se nossos pais nos dissessem para não fazermos isso!

Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros e tiveram que refazer parte do Liceu.

Que horror! Não se mudavam as notas e ninguém passava de ano, mesmo não passando... Os professores eram insuportáveis! Não davam abébias... Os maiores problemas na escola eram: chegar atrasado, mastigar pastilhas na aula ou mandar bilhetinhos a gozar com a professora.

Correr demais no recreio ou faltar à aula só pra ficar a jogar à bola no campo...

As nossas iniciativas eram "nossas", mas as consequências também! Ninguém se escondia atrás do outro... os nossos pais estavam sempre do lado da Lei quando transgredíamos as regras!

Se nos portávamos mal, os nossos pais colocavam-nos de castigo e incrivelmente, nenhum deles foi preso por isso!

Sabíamos que quando os pais diziam "NÃO", era "NÃO".

Recebiamos brinquedos no Natal ou no aniversário e não de todas as vezes que íamos ao supermercado...

Os nossos pais davam-nos presentes por amor, nunca por culpa... Por incrível que pareça, as nossas vidas não se arruinaram por não ganharmos tudo o que gostaríamos, que queríamos....

Esta geração produziu muitos inventores, artistas, amantes do risco e óptimos "inventores" de soluções.

Nos últimos 50 anos, houve uma desmedida explosão de inovações e tendências... Tínhamos liberdade, sucessos, algumas vezes problemas e desilusões, mas tínhamos muitas responsabilidades...

E não é que aprendemos a resolver tudo?... e sózinhos...

Se é um destes sobreviventes....

PARABÉNS!!!!!!!!

8)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quarta jul 07, 2004 11:06 am

Eu sou do pós-1980, mas acabei de reviver toda a minha infancia!

:)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jul 07, 2004 11:22 am

Pois então és uma sobrevivente e uma heroína!
Parabéns ;)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jul 07, 2004 11:37 am

PARABÉNS pela ideia, Jordan! ;) ;)

P.S. - rica sobrevivente apareceu aqui - a mandar abater os outros seres :evil: :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 07, 2004 1:40 pm

Como em 1970 já era nascida hà algum tempo acho que posso acrescentar mais alguma coisa:

.nõ nosso percurso escolar havia o exame da 4ª, do 2º, do 5º e do 7º ano
.entravamos na faculdade que quisessemos e faziamos o curso do nosso agrado, incluindo Medicina, Enfermagem, etc.
.Os gelados davam bonequinhos que colecionavamos o verão todo
.Ia passar-se férias aos arredores como Cascais, Estoril, Queluz, Sintra
.Ir passar férias para o Algarve era muit dificil. Saiamos de casa às 7 da manhã, punhamos o carro no barco para atravessar o Tejo e chegam lá perto das oito da noite
.com 10 años podiamos andar na rua até de manhã que ninguem nos fazia mal.
.As crianças eram para ser vistas e nunca ouvidas
.Quase ãté à adolescência comiamos na cozinha com as criadas para não incomodar os papás
.Era impensável por os cotovelos na mesa ou falar à mesa
.Os mais velhos eram sempre ouvidos e respeitados
.Ir aos cinema era um programa fantastico. A matine começava
às 3 horas, havia dois intervalos e às vezes havia até alguem a tocar piano nesses intervalos.
Mas tambem havia coisas bem piores que hoje

Tambem sou uma sobrevivente|
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 07, 2004 2:14 pm

E cá vai outra, em 1980 já eu tinha um filho !!!

Será por isso que eu sou assim refilona 8) 8) 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
lagutrop
Membro Veterano

quarta jul 07, 2004 2:34 pm

Se calhar Kitten, se calhar...
Pois em 1980 ainda não era mãe mas já tentava e em 1984, faz amanhã 20 anos entrei no clube dos papás e mamãs.

Já agora mais algumas:

.Acabavamos as aulas a 12 de Junho e só voltavamos à escola a 7 de outubro
.Os livros escolares eram os mesmos para vários irmãos, primos e amigos porque os livros obrigatórios eram unicos e os programas nunca
mudavam
..A Coca-cola era proibida, tinhamos de ir bebe-la a Espanha
.Havia um refrigerante chamado Laranjina C numa garrafinha redondinha
.Na praia brincavamos "ao prego".

Caramba... como sou velha...
Estou-me a sentir um dinossauro.
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

quarta jul 07, 2004 2:35 pm

Nasci em 1982 e é o que se vê nesta sociedade!! :roll:
Ah e tal...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 07, 2004 2:36 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Velha não, menos nova 8) 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

quarta jul 07, 2004 2:37 pm

Kitten, és jovem adulta!! :p Argh que complicadas!! :p
Ah e tal...
lagutrop
Membro Veterano

quarta jul 07, 2004 2:51 pm

Calculo que a resposta à Kitten tambem sirva para mim...
Jovens por dentro mas muito usadas por fora, falo por mim claro?
Já vui que podia ser sua mãe?

Mais algumas:
.Passavamos o verão a ler: As aventuras dos Cinco, dos Sete, das Gemeas, odette Saint Maurrice. Sabem quem era? Calculei que não
.Iamos à praça comprar tudo com umas cestas grandes.
.Não havia supermercados apenas telhos, merceerias, drogarias, leitarias
.O jornal, o leite e o pão eram entregues à porta
.Havia uns fantoches de mão que andavam pelas cidades no verão. Um fantoche batia sempre no outro e nem se percebia o que diziam mas era um bocado bem passado
.Iamos muitas vezes à Feira Popular
.Havia uns saltimbancos na rua com umas cabras a fazer equilibrio numa banqueta. Discutia sempre com eles pois achava (e era verdade) que maltratavam o animal. Quando a minha mãe os via vir´lá longe fechava todas as janelas senão já sabia que eu ia armar discussão.

Pode ser que ainda me lembre de mais.

Parece que somos poucos os velhotes que andamos por aqui...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 07, 2004 3:04 pm

Ó lagutrop, tal e qual como eu.

E eu costumava partilhar os gelados quer com outros miúdos quer com cães.
Eh, pá ! Não morri por isso. :o
lagutrop
Membro Veterano

quarta jul 07, 2004 3:24 pm

Mais algumas:

.os animais não iam ão veterinário . os meus sempre foram pelo menos anualmente até porque durante muito tempo morei mesmo ao pé da Soc. Prote. dos Animais e os meus pais tão doidos por animais sempre foram sócios

Ia-se à praia de comboio com as avós, durante a semana e por exemplo na praia da Torre havia uma carroça puxada por um burro que nos levava até á praia
.pouca gente ia ao estrangeiro. Quando fui pela primeira vez a Espanha, com 5 anos achava que os espanhois eram seres completamente diferentes de nós
.a televisão era a preto e branco e só começa às 6 da tarde. Todas as emissões começavam a acabavam com o hino nacional
.O concurso de Miss Portugal e da Eurovisão tinham um impacto tão grande quase como o Euro
.Quando uma senhora ficava grávida, todos diziam "Deus queira que seja menina para não ir à guerra"

Enfim parece-me que estou a dar uma aula de história contemporânea em que umas das heroinas sou eu. Que caricato...
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

quarta jul 07, 2004 3:25 pm

:lol: :lol: :lol: Em 70 também já eu era uma criança!!!
Que saudades desse tempo em que praticamente se vivia na rua!! As traquinices que se faziam no regresso da escola!!
Todo o percurso pelo Universidade. Que saudades!
Bem, por fora, algo cansada e abatida, menos jovem digamos, mas por dentro, fujam que eu ainda estou para as curvas. Regressei à escola, ando a tirar novo curso, que me anda a fazer umas brancas, mas enfim, é necessário reciclar.

Parabéns pelo tópico!
Célia
lagutrop
Membro Veterano

quarta jul 07, 2004 3:32 pm

Amigos/as

Não acham melhor eu calar-me (figurativamente, claro) para isto não começar a parecer um "Clube da 2ª (Atenção 2ª e não 3ª ok) idade?
´
É que ainda me consigo lembrar de algumas coisitas...
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”