Os seus cães são ainda o fruto do seu trabalho de anos e daquilo a que dedicou toda a sua vida, às vezes com dificuldades mas sempre com eles e para eles... é a verdade por muitos não entendida.
Qualquer situação choca, mas por morte do dono muito mais e qualquer dono de um animal fica a pensar aquilo que eu pensei se fosse eu a morrer de repente e se fossem os meus cães a ir parar ao canil? será que não havia ninguem para tomar conta deles e para os amar como eu amei?
Penso que é esta a explicação de tamanha adesão das pessoas, não o facto de serem de raça embora isso possa ter ajudado para algumas pessoas que assim obtem um excelente exemplar a custo zero... não é caso inédito, lembro um bem recente com uma cadela rafeira adoptada em tempo ecorde cuja dona idosa morreu e os herdeiros souberam ir buscar os bens da senhora mas não tomar conta do animal e o despejaram no canil de Lisboa.
Vi aqui comentários diversos dizendo mal dos círculos de criação, esses bandidos, as regras do mercado, jogadas para isto e para aquilo por parte de criadores concorrentes, lucros e outras... está muito longe da verdade... que ninguem duvide que quando a notícia se tornou do conhecimento geral e se desencadeou esta onda, já tinha passado de boca em boca no círculo dos caniches e já se tinha alargado a toda essa grande família onde é certo que podem haver algumas ovelhas ranhosas mas que, sempre que necessário, se sabe comportar como uma família unida e enorme e que, não tenho a mínima dúvida porque tenho a honra de pertencer a essa família, moveu tudo o que lhe era possível para ajudar e não para ficar a lucrar com a situação. Os membros dessa família mais razões teriam ainda para ajudar, muitos a conheciam há anos (e à mãe), muitos estiveram com ela em Beja este sábado e estavam absolutamente chocados sem querer acreditar... duvido que algum deles tenha agido com outra intenção que não a de ajudar ou que alguem se tenha recusado a ajudar!
As pessoas não podem ser julgadas e catalogadas porque gostam de cães de uma determinada raça e a ela se lhes dedicam (ou de um clube de outra cor ou pela sua cor de pele ou por qualquer outro gosto), são paixões que se desenvolvem, escolhas que se fazem e isso não quer dizer que não gostem dos restantes cães e não tentem ajudar, aliás, se não fosse por essa razão, porque teria uma senhora criadora rodeada dos seus meninos de exposição 3 rafeiros em casa? Resposta simples, porque não é pelo facto de uma pessoa gostar ou se dedicar a uma raça que não sinta pena e não ajude no possível, ser criador não torna as pessoas automaticamente em más pessoas, os seus actos enquanto pessoa é que o definem e se ela, como mais pessoas decidiu que para a sua vida queria estar rodeada de caniches e concorrer com eles, gastar o dinheiro com que poderia fazer férias numa praia qualquer, em ração para os seus cães, é apenas a escolha de vida dela, como muitos de voces optaram por férias na praia... esse facto só por sí não faz de ninguém uma má pessoa.
Sobre as censuras à senhora porque devia ter acautelado a situação, ela morreu subitamente, era de meia idade, ainda tinha muita esperança de vida.
Por ultimo e sinceramente sem pretender ofender ninguem, muito menos pessoas que lhe eram próximas, corre nos meios de criação uma certa perplexidade, até revolta. Ao que parece ela tinha deixado directivas escritas sobre o destino a dar aos seus animais, tinha assegurado o seu destino caso lhe acontecesse alguma coisa... o que falhou? como foram estes animais removidos do seu local, da sua casa, certamente contra a vontade em vida da sua dona para um canil municipal onde alem da sua vida em perigo (doenças, risco de abate, etc) puseram em perigo a vida dos animais que já se encontravam para adopção nesse canil (em caso de sobrelotação começam com urgência os abates)? Porque não foram mantidos no seu meio original, tratados e alimentados por outras pessoas, calmamente entregues para adopção... haveria necessidade de se chegar a este extremo? Desculpem, mas custa-me um bocadinho a aceitar

Enfim, acabou bem e desculpem ser tão longa a mensagem, mas depois de ler tudo fiquei com algumas coisas que senti que precisava de dizer