Dicionário Português de Portugal/Brasil...

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta mar 08, 2006 9:35 am

Malta...

Este tópico nasceu no fórum dos cães, mas se calhar o sítio mais correcto pra ele é aqui no fórum da Arca de Noé... Como eu não sei fazer de outra forma, estão aqui as mensagens antigas, e podemos continuar a partir daqui... Que dizem? Aqui vai:

krnk
Publicada: Ter Mar 07, 2006 20:37 Assunto: dicionário portugues de portugal
--------------------------------------------------------------------------------
gente de portugal, chamando gente de portugal

é o seguinte:

como eu sou uma das únicas do Brasil (acho eu )

eu as vezaes ñ entendo certas palavras q aqui no brasil ou ñ existem ou tem outro significado. , por isso resolvi montar um diconário de portugues de portugal,

quem puder me dizer algumas palavras daí e o significado aí, fico grata

e se alguem quiser perguntar algo do br, pode perguntar.

lau71
Publicada: Ter Mar 07, 2006 21:23
--------------------------------------------------------------------------------
Também sou brasuca e sei que é um bocado complicado a grande diferença que existe entre o português de Portugal e o do Brasil.
Eu já lhe disse, por exemplo, noutro tópico que carrapato cá é carraça.
Ah, GIRO=LEGAL FIXE=LEGAL

Vá perguntando, assim fica mais fácil. A medida que eu for lembrando de algumas palavras vou postando.

Trucas
Publicada: Qua Mar 08, 2006 00:34 Assunto:
Oi... Ou em portugês de Portugal Olá!!!

Pois eu sou portuguesa e podem contar comigo para o intercâmbio cultural entre os nossos dois países (ena pá estou a falar tão bem,... Acho que foi da sopa que comi hoje... Era sopa de letras ).

Agora a sério, podem contar com a minha ajuda, no que eu souber... Mas é mais fácil se perguntarem que palavras não conhecem, pois a nossa lingua (tanto uma como a outra) é muito complicada...

Zahira
Publicada: Qua Mar 08, 2006 00:43 Assunto:
Meninas a ideia é gira e eu alinho

Agora, acho que o melhor é transfirir este tópico para o forum " Arca de Noé" é porque ñ vai tardar nada vão ralhar com vocês por terem colocado isto no forum dos cães

Vocês sabem como é esta galera( k em portugues ker dizer malta ou pessoal)

texuga
Publicada: Qua Mar 08, 2006 09:04 Assunto:
Nem mais Zá, este tópico pode ser interessante, mas não no fórum dos cães

Tou nem aí!

A minha patroa é brasileira, e no outro dia usou uma expressão tão gira... era assim "você tá procurando pêlo em casca de ovo!" e outra "Chingando lince com vara curta!"

Prontos... Agora é só continuar ;)
Última edição por Trucas em quarta mar 08, 2006 11:54 am, editado 1 vez no total.
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

quarta mar 08, 2006 10:41 am

Oh xuga...já agora, kual é a tradução disso? ;)

Isto tanto é um dicionário Português- Brasileiro, como Brasileiro - Português :lol:
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta mar 08, 2006 10:49 am

Zá:

Não tenho a certeza mas como eu as entendo é desta forma:

A 1ª significa que se procura algo difícil de encontrar assim qualquer coisa como nossa expressão: Procurar agulha em palheiro...

A 2ª significa que se anda à procura de problemas, talvez adaptável à nossa expressão "Quem semeia ventos colhe tempestades"

Será Xuga??? ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
lau71
Membro Veterano
Registado: sexta set 30, 2005 5:53 pm

quarta mar 08, 2006 10:55 am

Eu acho muito engraçado cá em Portugal as pessoas se referirem ao português falado no Brasil como "brasileiro".
Segundo um professor que eu tive, nosso idioma é português mas nossa língua era mesmo brasileira, não sei se isso é mesmo correcto, mas achei giro.
krnk
Membro Veterano
Registado: sexta dez 02, 2005 1:50 pm

quarta mar 08, 2006 3:51 pm

:oops: desculpem por ter postado no fórum errado.

Mas espero q o tópico seja útil, a minha ideia foi meio q doida, mas como eu ñ tava entendendo muita coisa q vcs falavam resolvi criar o tópico
.

Espero poder ajudar brasucas e portugueses (ñ tem apelidinho tbem?
:roll: )
krnk
Membro Veterano
Registado: sexta dez 02, 2005 1:50 pm

quarta mar 08, 2006 3:55 pm

mais uma contribuição p/ vcs:

plantar bananeira (ñ é de plantar):seria ficar de ponta cabeça)

seria +/- assim:

[img]http://www.sf_boys.blogger.com.br/dfvd.JPG[/img]
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 08, 2006 4:02 pm

Trucas e Zá,

A trucas está mais ou menos certa, mas não tanto... ou seja, a 1ª é tipo procurar problemas onde não os há, foi nesse contexto que ela usou essa expressão, a 2ª está mais ou menos correcta, mas é mais o nosso "brincar com o fogo..." tipo, quem brinca com o fogo queima-se... ;)

"Em rio de piranha, crocodilo nada de costas" :lol: :lol: :lol:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
lau71
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 4:58 pm

Xuga, essa significa que deve-se ser prevenido em certas situações.
lau71
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 5:01 pm

Ah Krnk, aqui apelido=sobrenome e alcunha=apelido :D

É mesmo incrível, como por vezes realmente parece tratar-se doutra língua.
Zahira
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 10:07 pm

Espero poder ajudar brasucas e portugueses (ñ tem apelidinho tbem?
)
Tem pois :lol: Portugas....tugas :lol:
plantar bananeira (ñ é de plantar):seria ficar de ponta cabeça)

Aki é fazer o pino ;)
"Em rio de piranha, crocodilo nada de costas"
Nem vou dizer o que eu entendo dessa frase :lol: :lol:
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

quarta mar 08, 2006 10:32 pm

Estou começando a aprender algumas diferênças do meu português brasileiro e o de vocês aí.
Quanto a frase "chingando lince com vara curta", o que sempre ouvi no Brasil foi "cutucando lince com vara curta", que significa, "você vai arrumar problemas".
Tenho uma pergunta: o que significa caturra?
Fiquem a vontade para me perguntarem quando tiverem dúvidas sobre os termos do Brasil ok?
Já vi que tem mais brasileiros neste site,( achei que fosse a única!)
Abraços a todos :o
lau71
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 11:06 pm

Olá Gisele,

Também sou brasuca mas moro cá em Portugal.
Não faça a menor idéia do que seja caturra.
Zahira
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 11:09 pm

caturra ñ é um passaro?8s

em k contexto apareçe essa palavra? ;)
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

quarta mar 08, 2006 11:56 pm

oi Lau, legal saber que tem mais brasileiros no site. vc já mora há muito tempo em portugal?
Eu vi a palavra caturra aqui no site, é animal sim, só não sei que tipo e agora não lembro aonde vi.
Ah tem outra palavra: azelhice, nunca ouvi essa palavra, é típica de Portugal.
Já sei que legal é giro certo?
Trucas
Membro Veterano

quinta mar 09, 2006 12:17 am

Olá Gisele...

Caturra é um pássaro sim, e julgo ser este género de pássaro:
Imagem

Quanto à azelhice... É fazer asneiras, disparates, fazer as coisas de forma errada, não as saber fazer... Por exemplo quando alguém começa uma nova actividade, pode ser a cozinhar por exemplo, às vezes as coisas correm mal nas primeiras vezes, então dizemos que essa pessoa é azelha na cozinha... Outra palavra que também empregamos para esta situação é dizer que alguém é nabiço... Ou seja é novo a fazer qualquer coisa e portanto ainda não a domina...

Espero ter explicado mais ou menos... ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”