Partilha de sentimentos pelos animais

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

sexta mar 10, 2006 11:43 am

Já postei isto no forum dos gatos, mas não keria deixar de partilhar com tds o k senti, o gosto amargo pelo k pensei e sobretudo o sabor mt bom com k estou a progredir.
Vergonha do k pensei, sim, mt, mas é o k eu sempre digo, nos sentimentos primarios somos animais irracionais, mas há k recuperar a racionalidade e agir com sabedoria e honra.

Aki vai a cópia do k escrevi:
Espero k esta minha experiencia possa de alguma forma ajudar alguem no futuro, pois tb foram atitudes e experiencia partilhadas, palavras amigas k me fizeram andar p/ a frt. O k vou contar é horrivel, no entanto, é a verdade:
Eu k amo a minha Xeninha, a minha bebe (hoje é mesmo bebe), dp do k ela fez eu ganhei um medo tal k só via a imagem dela a bufar e assanhada a atirar-se a mim, só me lembrava do panico k senti e parece k eskeci o kt ela já me tinha dado, o amor k sentia por ela, a companheira e amiga, deixei de pensar k ela tb estava assustada e estava a reagir a tal. Tive um pensamento do mais nojento possivel a ponto de pensar "eu vou dar os 2 p/ adopção, não vou conseguir voltar a encarar a Xena, e o Bongo com esse tamanhão se se assanha não há santo protector k me acuda. Insistir com a adopção é um erro" eu só olhei p/ o meu umbigo e só keria virar costas ás consekencias k eu tinha criado, 1º pk fui eu k transformei a Xena no k ela é, uma mimada e sra de td, 2º o Bongo não apareceu por lá sozinho, fui eu k o levei. Pensei k estava preparada, mas como cada caso é um caso, as coisas fugiram do meu controle. Kd vos ouvia dizer k é preciso mt amor e paciencia eu achava "Obvio. Amor já uma pessoa tem, caso contrario não tinha animais e paciencia tb senão não tinha animais" Errado. É preciso AMOR, é preciso dedicação, é preciso compreeção p/ entender as atitudes deles e mt, mt paciencia. Não é akela paciencia de ter k estar sempre a ralhar pk eles puseram na cabeça fazer um determinado disparate. Não. É preciso paciencia p/ eles e p/ nós. É preciso abrir a mente e ouvir kem sabe ou já passou pelo mesmo e adaptar ás necessidades do momento, é preciso perder a vergonha e pedir ajuda se necessario e acima de td NUNCA desistir. Eu ontem estava a jantar, a Xena em cima do pipo (bar) a olhar p/ o Bongo, o Bongo debaixo da mesa a olhar p/ a Xena, entre olhares iam bocejando e olhando tb p/ outros lados (facto k eu achei 5*****, demonstra alguma levesa e abertura) e eu a olhar p/ a Xena com vergonha de mim mesma e a sentir-me uma *** só de pensar k se tivesse dado os 2 p/ adopção sem seker tentar estaria neste momento a sentir-me a pior das pessoas. Eu crio a situação e como tenho poderes se houver contratempos desfaço-me deles. Os animais não são objectos e mt pelo contrario, estão sempre sujeitos a nós.
Se alguem passar pelo mesmo e pensar na mesma burrada k eu, por favor, deixem arrefecer a cabeça e pensem sobretudo k se existem algumas complicações, nós somos os responsaveis, os animais são as vitimas das nossas atitudes e não merecem ainda terem k pagar pelos nossos erros e atitudes primarias se surgirem disabores. Eles têm sentimentos e reagem ás emoções.
Nunca desistam pelo menos sem tentarem por tds os meios, sem dedicarem td o AMOR e MT PACIENCIA. Se tiverem k desistir um dia k seja de consciencia bem trankuila e com a certeza de k tentaram, mas k tentaram ao maximo, k deram o maximo. K doi p/ nós, ai isso doi, mas nunca se eskeçam k se doi p/ nós p/ os animais tb doi e mt.
Mas não dizem k o amor vence td, pois digo-vos k vence mesmo. É uma batalha k temos k enfrentar, batalha p/ a apresentação e batalha p/ os nossos medos, mas sentir-mos a honra da vitoria e ver k eles ganharam um amigo é do mais compensador k há. Desistir é abandonar os nossos animais, e ter k viver de consciencia pessada por ter-mos feito os outros pagarem pelos nossos medos. A isso chama-se cobardia e desonra.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta mar 10, 2006 11:57 am

Oh Xena,

Tenta evitar os Ks quando postares... sabem que é muito complicado ler o que escreves com tantos Ks à mistura ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
XenaBastet
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:02 pm

É uma mania que eu tenho... vou tentar evitar ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:04 pm

;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta mar 10, 2006 12:06 pm

Xena achei muito bonito o que escreveu e principalmente porque conseguiu admitir que teve esse pensamento perante si e perante os outros.

Eu quando adoptei o Kimba e a Ailsa começou a ter o problema do pêlo (que todos pensamos ser ele na brincadeira que arrancava), pensei no facto de o devolver e fui a única em casa a fazê-lo, senti-me tão mal comigo própria. Como poderia eu ter esse pensamento, era algo inconcebivel para mim, mas de facto tinha pensado. Entendo perfeitamente como se sentiu mal.

Hoje se o tivesse feito teria morrido de remorços, principalmente quando os vejo a brincar a desfiarem-se a Ailsa a rosnar-lhe (só quando ele lhe coloca a pata em cima do lombo) e ele pávido e sereno. Quando ouço o Kimba a chorar de noite por não dormir com ela (devido à cirurgia dela têm dormido separados) porque ele nunca chorou antes.
Quando dei pela falta dele perto de mim como é costume e olhei e estava ele deitado na varanda ao lado da cama da Ailsa (no dia seguinte à operação dela).
Ontem a Ailsa não vinha para a varanda de maneira nenhuma, só ao colo, porque queria ficar no terraço ao lado dele. Quando ele me salta para os ombros e me dá beijões, porque com aquela lingua são beijões :)

De facto nós tivemos esse pensamento e não tomamos a acção tivemos AMOR e PACIÊNCA, CALMA e tudo mais para lidar com isto. Mas existe muita gente que mal tem esse pensamento reage logo abandonando e é a esses que temos de tentar mudar as mentalidades contando as nossas experiências.

Xena parabéns por admitir ter tido esse pensamento, eu não admiti perante ninguém guardei só para mim, pela vergonha de ter pensado tal coisa, por isso estou-lhe a dar os parabéns. Agora é continuar o bom trabalho :) muitas felicidades
XenaBastet
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:22 pm

É verdade Ailsa, tive mt vergonha e tb não queria contar a ninguem, mas como acho k nós somos todos diferentes e todos iguais, e dp do k senti ontem durante o jantar a olhar para a Xena, peço por favor, se tiverem o mesmo pensamento, pensem no que escrevi, não sou exemplo para ninguem, mas lembrem-se que podem pedir ajuda, isso não é fraquesa, é grandesa, é procurar força, afinal os amigos não são só para os copos, é abrir a mente, é ademitir que não sei lidar com isto sozinha mas QUERO aprender e VOU aprender. Os meus amigos animais merecem esse meu esforço, essa minha aprendizagem. O que não merecem é serem descartados porque eu estou cheia de medo.
Li uma vez uma frase de que nunca me esqueci:
"Sonhas fugir para seres livre, mas se fugires de ti proprio, os teus problema fugirão contigo".
Bem verdade, se tivesse fugido, teria feiro a maior asneira que me iria perceguir para sempre para além de me dar a medalha de maior cobarde por não ter sido capaz, por não ter tentado e por ter feito a Xena e o Bongo pagarem por isso.
XenaBastet
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:31 pm

Já coloquei esta imagem no topico "mensagens que fazem pensar" e há realmete que pensar nela:
Imagem

P.S. Bolas, Rita (Actiongirl) é dificil escrever sem os meus Ks e sem os meus Xs, e sem as minhas abreviaturas :? omessa ;)
carlavaz
Membro
Registado: sexta jul 25, 2003 9:38 am

sexta mar 10, 2006 12:35 pm

Olá Xena!

Parabéns pela pessoa que é!
Hoje em dia, não se encontram muitas assim ;)

Mão firme com esses bichanos, sem medos!

Beijo,

Carla
XenaBastet
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:43 pm

Obg Carla... sei k nem sempre sou justa, mas tento-o ao maximo.

A parte do mão firme e sem medos... estou a fazer o k posso, já dominei uma boa parte do medo, agora estingui-lo por completo é k tá dificil, principalmente pk eu sempre fui uma lamechona a tratar da Xena e se eles se desses logo bem, faria o mesmo ao Bongo sem reparar que disciplina fazem parte do bem tratar. Levei com os meus erros bem no meio da cara.

P.S. Como diz o meu pai à boa moda alentejana "kem tem cu tem medo"
carlavaz
Membro
Registado: sexta jul 25, 2003 9:38 am

sexta mar 10, 2006 12:56 pm

Assumir os erros e os medos é a parte mais difícil! Já passou! ;)

Além de que são os nossos "medos" que nos fazem ser mais responsáveis e atentos ;)

Beijos,
Carla
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta mar 10, 2006 2:02 pm

Parabens xena pela tua mensagem ;)

Só vieste confirmar akilo que eu já imaginava de ti ;)

Uma pessoa sincera, humilde e de coragem :)
Ainda bem k tudo se está a compor

gosto mt desta frase" Chora por ñ conseguires, nunca por não teres tentado" acho que se aplica a estes casos ;)

Força
susanamurteira
Membro
Registado: sexta ago 19, 2005 12:50 am

sexta mar 10, 2006 2:04 pm

ola a todos

eu felizmente nao tive grandes problemas quando veio a minha alfa cá pra casa já tinha a lara com 1 ano mas elas entenderam se bem, mas isto porque a lara é um doce se fosse o contrario nao sei se nao teria alguma chatice porque a alfa é uma rott e quem manda é ela.

mas a minha mae passou por algumas chatices com os caes dela quando adoptou o segundo cao foi muito complicado porque eles pegavam se muitas vezes e quando a minha mae os ia separar acabava algumas vezes por levar umas dentadas grandes e eu cheguei lhe a dizer «ó mae como é que tu tens um cao que te morde tantas vezes e nao fazes nada»

e a resposta dela era sempre «nao vou deixar o meu menino»

o cao entretanto morreu de doença mas ela nunca deixou de dar amor e carinho ao seu menino apesar de a ter mordido algumas vezes

parabens xena por ter tido a virtude da reflexão e nao ter agido de cabeça quente

beijinhos
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta mar 10, 2006 2:31 pm

Meu Deus, Xena, como eu gostei da sua coragem ao expôr o seu sentir de uma forma tão humana e inteligente.

Penso que é mais fácil assumir os nossos erros do que controlar uma situação de pânico. O pânico torna-nos irracionais e é sempre necessário um grande, enorme, auto-control para que se consiga lidar e ultrapassar, situações de pânico.

É humana, estranho seria se tivesse ficado indiferente perante a situação que se gerou em sua casa. Não vejo nada de criticável, da sua parte, na forma como sofreu e geriu a situação. Em pouco tempo, muito pouco tempo mesmo, passou por um turbilhão de emoções de alguma violência.

Pela forma como está a resolver a situação, que mais pode exigir de si?Nada mais, já tomou "as rédeas da situação" de uma forma inteligente, sensível e muito sensata.

É uma grande lição para pessoas, também me incluo, que já algumas vezes lhe apeteceram baixar os braços e deixar-se ir.

Só lhe posso agradecer a sua lição.

Isabel
XenaBastet
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 2:36 pm

Neste momento, sim, sinto-me contente e a ver as coisas como elas são. Tenho consciencia k o arraial ainda não acabou mas o inicio (tiranto a 3ª feira à noite :oops: em k apareceram bombeiros e o meu amigo pára :lol: só faltava chamar o exercito e a protecção civil :roll: ) não está a ser assim tão mau, a Xena e o Bongo tb têm cooperado dentro daquilo que lhes é possivel. O meu amigo, k entretanto raptei lá p/ casa, tb me tem ajudado a superar o face to face (deles e meu).
Mais consciencia tenho do quão mal eduquei a Xena, mimo e amor só são saudaveis, como em tudo na vida, com peso conta e medida. O amor deve ser incondicional mas nunca irracional ou cego.
Coitado do Bongo, deve estar a pensar k veio p/ uma casa de doidas, de mulherada varrida da cabeça (a gata num pranto e a dona noutro) o unico k se escapa é o macho Vitor... nem ele sabe k o Vitor está só ali por emprestimo e p/ meter ordem na "barraca".
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 2:41 pm

P.S. Bolas, Rita (Actiongirl) é dificil escrever sem os meus Ks e sem os meus Xs, e sem as minhas abreviaturas omessa

Faz um esforcinho ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”