Geração " Morangos com Açucar"

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

segunda mai 29, 2006 9:50 pm

Tenho reparado k a série " Morangos com Açucar" é um modelo base, para a vida social de muitos jovens deste país.

afinal como consegue esta série influenciar tanta gente. Será que os jovens n consguem distinguir a ficção da realidade ou gostam todos de ser "muito á frente"?

:?:
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda mai 29, 2006 11:46 pm

Entre ser apelidado de geração Morangos ou geração rasca como a minha foi não sei o que é pior! :o Imagem

afinal como consegue esta série influenciar tanta gente. Será que os jovens n consguem distinguir a ficção da realidade ou gostam todos de ser "muito á frente"?
A serie é escrita com esse mesmo propósito, tem mesmo como objectivo criar modas através dos personagens!
Isso não é original, já foi feito antes.

Os jovens são uma facha etária mto influêncialvel, mas não só!

Com as novelas passa-se o mesmo, as pessoas agora sentem-se mais atraídas pela ficção portuguesa do que as brasileiras porque eles encontraram a formúla...as histórias são caracteristicas do nosso país e do quotidiano da maioria dos portugueses e, pronto lá vai tudo na onda daquilo! oiço às vezes pessoas a comentarem a novela como se se trata-se da vida de alguém real, como um vizinho ou um familiar! :roll:

Mas explica lá o que é ser "mto à frente"? eu já tou a ficar velha :p :oops: :lol:

No que é que notas que a serie está interferir com os adolescentes? dá exemplos prácticos!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mai 29, 2006 11:52 pm

facha
São fascistas ?

desculpe mas não resisti à brincadeira ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça mai 30, 2006 12:21 am

Citando:
facha
São fascistas ?

desculpe mas não resisti à brincadeira ;)
Mauzinho! 8)

Pessoal, onde se lê facha, deve-se ler faixa ;)

Pronto, com o erro já tou a dar razão ao apelido de geração rasca :oops: :lol: :lol:
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça mai 30, 2006 3:08 am

Pedro ;)

Passa-se uma coisa no "mundo da tv" que precisas de saber. Se é que já não o sabes...
Talvez concordes e depois até "abras os olhos" aos teus colegas.
Mas pela questão que levantas, parece-me que sim, estarás de acordo com algumas coisas que direi.

A televisão, devido à falta de qualidade da grande parte dos programas que apresenta, tem perdido muitos espectadores.

Por exemplo, pessoas da minha idade (entre os 20 e os 25 anos) aperceberam-se da fraca qualidade dos programas, e do facto de, na maioria dos casos, esses ditos programas só "deformarem as mentes" de quem os vê.

Assim sendo, o meio televisivo teve de encontrar uma maneira de "cativar" o público. Outro género de público.

No Teatro, usamos os chamados "ganchos", que são os motivos que levam as pessoas a irem ver determinada peça, por exemplo os actores, o tema, o lugar, o autor da peça...
Tudo isto são “ganchos” de atenção.

Na televisão, "descobriram" que podem e conseguem "prender" os jovens ao televisor através de novelas, da imitação de vidas.

Este tema é um “básico” nas discussões dos actores e pessoas das artes do espectáculo.

Os adolescentes e jovens que assistem a esse tipo de programas, e acabam por imitar (porque na realidade é isso que fazem) as personagens dos mesmos, apenas o fazem porque não têm quem lhes ponha um dedo no nariz e não têm directrizes.
Este é o principal problema e é a minha resposta à tua questão, Pedro.

Por exemplo, nem o meu irmão nem a minha prima têm permissão para verem telenovelas, entre muitos outros programas exibidos nos canais nacionais. (Estou apenas a falar dos nacionais, mesmo.)

Em alternativa, lêem bons livros, vão ao jardim zoológico, têm aulas para aprenderem a tocar um determinado instrumento musical, praticam desporto, vêem outros canais com programas de teor mais educativo e informativo…

Mas é assim mesmo.
A televisão deforma as mentes.
É preciso ser bastante selectivo na escolha dos programas a serem vistos.

Vais ter um exemplo prático daqui a poucos dias.
Na Feira Medieval, sem contar com os teus colegas e outros jovens que conheçam alguém que participe nesse invento, repara na quantidade de jovens que lá vão aparecer…
Serão poucos, na certa.
Os restantes, ficarão em casa, a “cultivar-se” com o que aprendem nas novelas. (Que de bom, nada é de certeza absoluta.)
devido ao carácter lúdico desse tipo de feiras, até pode haver adesão por parte dos mais jovens.
Depois diz-me. ;)

Não sei se concordas com o que eu digo, mas esta é a minha opinião sobre o tema.

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça mai 30, 2006 10:25 am

Sem falar só dos morangos...não sendo tão radical a todo os programas, mas sim à maioria.

Eu em relação à televisão sou muito crítica e concordo plenamente com um Biólogo e médico francês, prémio Noblel de medicina e fisiologia em 1965 por trabalhos sobre genética, -André Lwoof.

A televisão é o "principal factor de retardamento intelectual e afectivo" do mundo contemporâneo.

Todos sabemos o que se passa por exemplo o com Merchandising...à mais de trinta anos que se usa mensagens subliminares na publicidade e não só. Mensagens estas que passam por exemplo em 1/30 de segundo mas que existem.

As audiências...a televisão vive com as audiências quem alimentar certos programas, alimenta toda essa incúria social que se vê nos nossos dias. Não importa se depois se enchem revistas ou conversas de críticas. Os programas vivem das audiências, não vivem das boas ou más críticas...audiências e comentários bons e maus nem interessam, o que lhes interessa é que falem e lhe aumentem as audiências.

As respeito das crianças estudos feitos por quem realmente percebe desta matéria é claro na afirmação, - "as crianças com menos de 2 anos de idade não devem ver tv. As crianças e adolescentes não devem ter tv no quarto...E mais a tv pode afectar a saúde física e social dos jovens."

A série morangos com açucar é entre muitas um "caixote de lixo" de asneira sociais e culturais, importadas do modelo brasileiro e com o prejuízo de serem mais próximos ao modelo social português. Eu só vejo que os efeitos que dessa série são negativos nos jovens.

Mas imagino que não será fácil os pais conseguirem educar os seus filhos, com a pressão que é feita nos colégios e nas escolas...é o ambiente social deles. Será difícil os pais impedirem os filhos de verem os programas da moda...

Eu quando for mãe vou verificar o quanto estas questões são difíceis de decidir mas eu não vou permitir estes géneros de programas...Os programas iram ser escolhidos, não por eles nem pelos colegas mas sim por mim.
<p>susana</p>
isabelmorais
Membro Júnior
Registado: terça mai 11, 2004 11:24 am

terça mai 30, 2006 12:01 pm

A série "Morangos" não é de todo a única e nem a pior da televisão. Até porque no meio dos diálogos fracos e pouco didácticos há de vez em quando uma mensagem positiva, seja ela de solidariedade ou de compreensão para com o próximo. Hoje em dia há mais lixo do que programas de qualidade, e essa situação tem vindo a agravar-se com o tempo, sem que possamos fazer nada já que se esse tipo de programas existe é porque há pessoas que os vêem... Eu tenho 31 anos e noto claramente um declínio na qualidade. Mas também não considero a televisão assim tão maléfica, aprendi muito com ela, e parte da minha cultura geral foi graças a ela que adquiri! Não querendo ser saudosista, mas já o sendo, lol, tenho saudades dos programas da minha infância e adolescência. :S
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 12:59 pm

olá a todos :D só pude responder agora...

Na minha opinião o facto dos jovens imitarem ou não os morangos com açucar, é relativo ao seu estado psicológico e ambiente vivido em casa. Por exemploe: se um jovem tem um mau ambiente em casa idêntico ao de uma "família" dos moragos com açucar, e se nos morangos os filhos se revolotarem contra os pais, os prórpios jovens acabam também por imitar essas atitudes a fim de consguirem alguma coisa com isso.... é triste mas a televisão cada vez se importa menos com as idades. ELES QUEREM LÁ SABER SE UMA MIÚDA DE 8 ANOS VÊ DOIS NAMORADOS A TER RELAÇÕES SEXUAIS NA CAMA , OU A FUMAREM DROGAS na novela. Eles querem é vender.

O mundo está mto mudado.

Eu tenho 15 anos, vejo os morangos com açucar 2 a 3 vezes por semana. mas nem por isso imito actores nem atitudes dos mesmos. O meu princípio é distinguir a ficção da realidade e sei mto bem o que aquela novela é.

Não me estou a fazer de maduro nem de adulto mas é a minhha opinião sincera. É qué isto é demais.

PS: Quem quiser formar uam banda, kualker dia tem de concorrer aos morangos com açucar. Lol

:D

cumprimentos
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 1:07 pm

É posters dos D'ZRT prá li, FF prá acolá em fim . As adolescentes, sim! principalmentas AS adolescentes, devoram revistas cor-de-rosa á procura de posters do Zé Milho e do não sei das quantas. Isto está-se a tornar muito geral. veja-se por exemplo aquela notícia em que uns alunos de uma escola ( não me recordo qual) simularam uma doença colectiva, sendo internados 20 e tal alunos num hospital, para imitarem os morangos com açucar. Mas onde é que isto já chegou.

Se algum adolescente como eu lê-se isto, diria que eu tinha ideias conservadores e de pouca juventude, mas "eles" é que não se apercebem que estão a ser apanhados na teia do consumismo e da falsa realidade. Talvez seja bom manter-me com estas ideias.

cumprimentos,

Ainda há mais a dizer sobre este assunto

Muito Mais! :D

porque como aki foi dito, não são só os morangos com açucar, os culpados desta geração vulnerável a todo o tipo de influências, negativas na maior parte das vezes.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça mai 30, 2006 4:23 pm

tenho de comentar este post! a nova geração está completamente DIABÉTICA!
O meu princípio é distinguir a ficção da realidade e sei mto bem o que aquela novela é
ainda bem que à gente que ainda pensa assim...!

a nova geração de adolescentes e pais de adolescentes é do género de os paizinhos saiem de manha, chegam à noite e os filhos que façam o que quiserem...

eu até via os morangos.... na 1ª serie! quando me aparecem com dzirt e o c******.... ai...

desde que a minha prima de 9 ANOS vem ter comigo a conversar ' ai e tal gosto deste e daquele e porque fomos atras do pavilhão dar beijinhos como fez a matilde...' :o

a mãe proibiu-a de ver morangos... mas se ela só chega depois das 20h, que controlo é que vai fazer???

e quem anda numa escola sabe bem a praga que houve de mini-saias este inverno! todas as pitas andam vestidas à popstars!!! é claro que os gajos não se queixaram....

tenho orgulho em ter 17 anos e ser equilibrada e agora fiquei com orgulho no pedro (não cores... :p) porque infelizmente já são poucos os que pensam assim...

e ainda dizem que os morangos retratam a vida desta geração.... NENHUM ALUNO QUE SE PREZE NO 12º ANO GOSTA DE OUVIR FALAR NO FERNANDO PESSOA!! (frustração de estudante...) 8)

Abaixo os morangos! ponham as crianças a ver discovery!

ps: dzrt no rock in rio ??? o_O :o :o
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Ninoquinha
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 8:42 pm

Olá malta ;)

Devo dizer que estou bastante satisfeita com o que li.

Pedro e Yola, tal como vocês, ainda há muitos jovens, não serão a maioria infelizmente, que pensam e agem como vocês. São as excepções que confirmam a regra.

Fico feliz por vocês não pensarem e nem terem problemas em darem a vossa opinião, que seria "linchada" pela maior parte dos jovens da vossa idade.

Yola, quando os pais não têm tempo para acompanhar os filhos, deve haver outras alternativas. ;)

Eu dei o exemplo do meu mano, que tem a tua idade e da minha prima que tem 13 anos.

A minha prima à hora da novela, está ocupada com as aulas de música, com a ginástica, ou outra ocupação qualquer, ou então, tem um dos primos mais velhos (eu tenho 24 anos, mas só apartir deste domingo que vem 8) ), a tomar conta dela, a acompalhá-la nos estudos ou simplesmente a ver um programa de teor mais cultural.
O meu irmão, a essa hora, está a regar o jardim ou a preparar a mesa para o jantar.
Tudo é uma questão de princípios e educação.

Há várias maneiras de fazer com que os jovens não vejam certas coisas que só os fazem regredir. Quando a nossa intenção, enquanto agentes educadores, é a de fazer-vos crescer e progredir como pessoas cultas e responsáveis.

Não digo que não se devam divertir, mas há divertimentos bem mais saudáveis que ficar "enfiado" no sofá a ver tv.

Pedro, faltam 2 dias para a tua "estreia" na feira medieval.
Boa sorte.
E faz o que eu te disse. Repara na quantidade de jovens que lá irão.
Espero que a adesão seja boa.
Depois dá notícias. :D

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 9:38 pm

Obrigado por tudo Ninoquinha. Vou dar o meu melhor. E mesmo que a aderência juvenil seja mta, não vou contrariar a tua ideia, pk axo k os jovens cada vez aderem menos ao que é cultural. O séc-XXI ( fugindo um pouco ao tema) foi muito bom, na medida em que se desenvolveram novas tecnologias, meios de comunicação e transportes, mas mau porque trouxe até nós uma geração difícil de controlar, com cada vez mais jovens a aderir ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas leves ( e ás vezes pesadas). Não sei. Não compreendo. Hoje em dia vêem-se coisas que á 20 ou 30 anos atrás eram um escândalo, passo a explicar: Miúdas de 12 anos a curtirem com gajos de 18, que no fundo se interessam mais pelas "maminhas" e outros orgãos por todos conhecidos. e delas retiram o melhor "proveito" sem elas se aperceberem. Jovens ( miúdos e miúdas) que já querem sair á noite todos os dias como adultos só pk viram isso na novela... etc.... se não nunca mais saio daqui.

Afinal o que trouxe de bom este século? tecnologias? isso só não chega!

Concordo com " pôr adolescentes a ver discovery. Eu também vejo discovery, Canal História, Discovery Turbo National Geographic entre outros. Ou seja não quero que a minha cultura se baseie em novelas mas sim em factos reais. Axo que o facto de enriquecer a cultura é importante para a formação de personalidade.

:D

cumprimentos.
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 9:44 pm

Nada a ver com o assunto mas.... yessssssssssssss finalmente sou MEMBRO VETERANO.... estou feliz por isso! :D

é uma honra!

cumprimentos gerais.

não acabem o assunto já. eu inda kero faladrar mais sobre isto! :D
Ninoquinha
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 10:11 pm

Parabéns Membro Veterano Pedro. ;)

Não agradeças a sorte que te desejo para a tua feira porque vais representar e, se agradeces isso não tráz sorte... ;) É uma mania de actor.

Quanto à adesão, não é uma questão de não contrariares o que eu digo, mas sim de concordares, não achas? ;)

Olha, há 20 ou 30 anos atrás, também se viam coisas que, para a altura eram um escândalo.
Lógico que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" e mudam-se as ideias. No entanto, há coisas que de facto não deveriam existir.

Tu dás o exemplo das "curtes" e muito bem dado.
Eu nunca curti e era gozada pelos colegas por isso.
Só namorei aos 18 anos.
E não morri por causa disso. :D

Era um pouco "posta de parte". Isso magoava-me mas rapidamente superava esse tipo de tratamento por parte dos colegas indo para a biblioteca e "comendo" livros.

Não era nem nunca fui "anti-social", como o meu caracol gigante. :p Isso nota-se ao longe, ou não? :lol:

Sempre tive amigos, mas também sempre me mantive fiél ao que eu achava que era o melhor para mim.

Um exemplo é a questão dos cigarros. ;)

Tenho quase 24 anos e nunca experimentei fumar.
Para começar tenho asma (há alguns anos que não tenho tido ataques, mas nunca fiando) e para além disso, sempre que era insentivada a fazê-lo, eu não aceitava porque sabia que não era saudável.
Os meus amigos, os verdadeiros, aceitavam a minha escolha e respeitavam. Os outros, nunca mais ouvi falar deles, mas também, esses, não eram amigos de verdade.

O mal desta geração, numa grande parte dos jovens, e eu lido com eles, encontra-se no seio familiar.
É uma questão de princípios e educação.
Até porque a educação, começa 9 meses antes do bebé nascer. Está provado cientificamente que os filhos de mães fumadoras mostram ser mais agitados que as das não-fumadoras.
Isto já é educação. :D

Mas depois eu postarei mais sobre este assunto.

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça mai 30, 2006 10:13 pm

Pedro,

Quando tratas dessa assinatura? :lol: Olha que agora es membro veterano :lol:

Em relação ao tema em si,
Eu nunca vejo os Morangos com açucar, não tenho tempo pa isso.

Os adolescente tem de ocupar o seu tempo com actividades que os estimulem, mas para coisas inteligente, coisas uteis para o seu futuro, coisas que os façam crescer... de todas as formas.

Nessa série, há que saber distinguir a ficção da realidade, porque se analisarem na novela não há consequencias, enquanto que na realidade as coisas não funcionam assim :roll:

A minha afilhada de 7anitos, em alguns dias, no horário da novela, está no dojo, nos restantes ou esta a fazer o trabalho de casa, ou a ver o canal panda.
Apesar que agora os desenhos animados são hiper violentos, quando era miuda, dava a Rua Sesamo que adorava e era interessante, sempre se aprendia alguma coisa, agora com novelas :roll: não sei não 8)

Esta é a minha opinião :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”