Pedro
Passa-se uma coisa no "mundo da tv" que precisas de saber. Se é que já não o sabes...
Talvez concordes e depois até "abras os olhos" aos teus colegas.
Mas pela questão que levantas, parece-me que sim, estarás de acordo com algumas coisas que direi.
A televisão, devido à falta de qualidade da grande parte dos programas que apresenta, tem perdido muitos espectadores.
Por exemplo, pessoas da minha idade (entre os 20 e os 25 anos) aperceberam-se da fraca qualidade dos programas, e do facto de, na maioria dos casos, esses ditos programas só "deformarem as mentes" de quem os vê.
Assim sendo, o meio televisivo teve de encontrar uma maneira de "cativar" o público. Outro género de público.
No Teatro, usamos os chamados "ganchos", que são os motivos que levam as pessoas a irem ver determinada peça, por exemplo os actores, o tema, o lugar, o autor da peça...
Tudo isto são “ganchos” de atenção.
Na televisão, "descobriram" que podem e conseguem "prender" os jovens ao televisor através de novelas, da imitação de vidas.
Este tema é um “básico” nas discussões dos actores e pessoas das artes do espectáculo.
Os adolescentes e jovens que assistem a esse tipo de programas, e acabam por imitar (porque na realidade é isso que fazem) as personagens dos mesmos, apenas o fazem porque não têm quem lhes ponha um dedo no nariz e não têm directrizes.
Este é o principal problema e é a minha resposta à tua questão, Pedro.
Por exemplo, nem o meu irmão nem a minha prima têm permissão para verem telenovelas, entre muitos outros programas exibidos nos canais nacionais. (Estou apenas a falar dos nacionais, mesmo.)
Em alternativa, lêem bons livros, vão ao jardim zoológico, têm aulas para aprenderem a tocar um determinado instrumento musical, praticam desporto, vêem outros canais com programas de teor mais educativo e informativo…
Mas é assim mesmo.
A televisão deforma as mentes.
É preciso ser bastante selectivo na escolha dos programas a serem vistos.
Vais ter um exemplo prático daqui a poucos dias.
Na Feira Medieval, sem contar com os teus colegas e outros jovens que conheçam alguém que participe nesse invento, repara na quantidade de jovens que lá vão aparecer…
Serão poucos, na certa.
Os restantes, ficarão em casa, a “cultivar-se” com o que aprendem nas novelas. (Que de bom, nada é de certeza absoluta.)
devido ao carácter lúdico desse tipo de feiras, até pode haver adesão por parte dos mais jovens.
Depois diz-me.
Não sei se concordas com o que eu digo, mas esta é a minha opinião sobre o tema.
Fiquem bem.
Beijos gerais