ajuda sobre os microchips

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
doberlover
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 10:28 pm

sábado ago 19, 2006 6:47 pm

eu estou a viver na irlanda e quero trazer o meu cao para ca , mas entre outras coisas eles exigem que o cao tenha o chip , o chip tem que ser um modelo aprovado com o iso standard 11784 ou anexo a ao iso standard 11785 , caso seja outro genero de chip tenho que trazer tambem um scanner para ler o chip . a minha questao e : alguem me sabe dizer se os chips usados em portugal correspondem a estas exigencias ou sao diferentes?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado ago 19, 2006 7:08 pm

As normas são as estandardizadas pela UE. Mas isso até na Irlanda lhe sabem dizer, com certeza. Se eles não souberem, diga-lhes que Portugal também pertence à UE e vai ver que logo resolvem o problema. 8)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado ago 19, 2006 7:25 pm

Portu... what??
Musky
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 7:34 pm

coldblood Escreveu:Portu... what??
Aquele paísito ao norte do Algarve, sabes? :p :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
doberlover
Membro

sábado ago 19, 2006 7:42 pm

aqui na irlanda a unica coisa que me sabem dizer e que tenho que saber o modelo dos chips que sao utilizados em portugal pois apesar de haver as tais normas standard , essas normas permitem diferencas nos chips, e eu nao quero chegar ca com o cao e ter problemas so porque eles nao conseguem ler o chip,bem acho que vou ter que desembolsar mais uns euros e trazer um scan para evitar confusoes
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sábado ago 19, 2006 7:43 pm

olha eu não sei se ajuda, mas os chips que tenho visto são em forma de bago de arroz, aí não sei se são iguais.
doberlover
Membro

sábado ago 19, 2006 7:46 pm

aqui tambem sao assim a questao e entre os chips e os scanner poderem nao ser compativeis
Musky
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 9:05 pm

Se as normas para viajar com animais dentro da UE foram feitas pela UE e aceites por todos os países da UE, será lógico que qualquer scanner normalizado possa ler os chips normalizados, apesar de pequenas diferenças, senão todos os animais teriam problemas mal saissem as fronteiras.

De qualquer modo, posso perguntar ao meu vet na 2ª feira e depois digo-lhe.
doberlover
Membro

sábado ago 19, 2006 9:35 pm

musky antecepidamente agradeco a ajuda
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

domingo ago 20, 2006 1:11 am

Musky Escreveu: Se as normas para viajar com animais dentro da UE foram feitas pela UE e aceites por todos os países da UE, será lógico que qualquer scanner normalizado possa ler os chips normalizados, apesar de pequenas diferenças, senão todos os animais teriam problemas mal saissem as fronteiras.
Nem mais!

Uma vez que as normas se referem à ISO (International Standards Organization), à partida os aparelhos usados cá (Portugal) devem ler as "chapas" daí e, vice-versa. Além de que, a codificação deve obedecer aos mesmos critérios, mesmo que as "chapas" sejam diferentes.

Não me parece que faça muito sentido ter que trazer o scanner para cá, senão de que lhe valeria ter um único scanner e o mesmo estar em sua posse?!?

O que pode acontecer (mas não deveria) em caso de diferença significativa, é ter que colocar cá novo dispositivo no animal.
doberlover
Membro

domingo ago 20, 2006 1:44 am

Não me parece que faça muito sentido ter que trazer o scanner para cá, senão de que lhe valeria ter um único scanner e o mesmo estar em sua posse?!?
eu sei que nao faz sentido mas como ao consultar as normas em vigor aqui na irlanda deparei-me com esse aviso de que se os chips nao forem compativeis com os scanners deles eu tenho que providenciar o scanner para o cao passar a inspeccao obrigatoria.......e ainda vou ter que esperar pelo menos 6 meses antes de o poder trazer por causa duma analise :(
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

domingo ago 20, 2006 4:49 pm

Em Portugal (PRT ou 620) correspondem em termos práticos á leitura do mesmo "transponder"referindo-se ao código do pais julgo que ai residirá a diferença se o chip for um Virbac em Portugal existem aparelhos que o leem.
Mas na eventualidade de ainda ficar com alguma duvida contacte o SIRA
pelo mail [email protected] pode ser que eles lhe possam esclarecer mais alguma duvida ;)
doberlover
Membro

domingo ago 20, 2006 6:54 pm

mkiko muito obrigado pela dica vou ja entrar em contacto com eles. mas que em portugal a scanners que leem os chips implantados em portugal eu sei porque o cao esta ai em portugal , mas como aqui na irlanda apesar de ser um pais muito mais evoluido do que portugal economicamente , no que diz respeito a tecnologias lol prefiro nem falar, nao me admirava nada se os chips portugueses e os scanners irlandeses nao fossem compativeis
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”