Será Justo?? Morrerem duas pessoas por causa de um animal...

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

terça out 24, 2006 1:50 pm

Olá,

não sei se ouviram ontem no jornal nacional uma noticia que dava conta da morte de duas pessoas, que caíram a um poço na tentativa de resgatar um cão.

Essas pessoas eram caçadores, e esse cão um cão de caça.

Agora digam-me:

1º O que leva duas pessoas a colocarem a sua vida em risco por um cão?

2º Será que os caçadores amam os seus cães de trabalho como nós amamos os nossos de companhia?

3º Acham justo que tenham morrido duas pessoas por um cão que no fim das contas não sobreviveu...

Eu não quero entrar em polémicas mas de facto eu própria já estive em perigo porque me enfiei dentro de um buraco de cabeça para baixo para salvar o meu igor, nessa altura cachorrinho.

Mas não reflecti, porque ninguém sabia que eu estava ali e se caísse de cabeça podia não ter saído de lá...

Eu não sei mas acho que se perdesse uma pessoa importante para mim nessas circunstâncias, nunca mais podia ver cães à frente...
Última edição por angie_bcl em quarta out 25, 2006 8:58 am, editado 1 vez no total.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça out 24, 2006 3:13 pm

3º Acham justo que tenham morrido duas pessoas por um cão que no fim das contas não sobreviveu...
O sentido de justiça varia de pessoa para pessoa, é portanto complicado avaliar se é justo as duas pessoas terem morrido.

Eu não vi a noticia, não sei, pois, em que circustancias as duas pessoas morreram nem em que situação se encontrava o cão...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
angie_bcl
Membro Veterano

terça out 24, 2006 3:22 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Eu não vi a noticia, não sei, pois, em que circustancias as duas pessoas morreram nem em que situação se encontrava o cão...
Sendo assim explico melhor...

Na paragem para o almoço um caçador deu pela falta de um dos seus cães. Foi procurar o cão com outro caçador e encontrou-o num poço a afogar-se.

Na tentativa de resgate caíram ambos dentro do buraco e os corpos só foram resgatados duas horas depois, já sem vida, depois de os bombeiros terem recebido o alerta do filho de um dos caçadores e após o esvaziamento do poço.

(...)

Claro que o sentido de justiça varia, e não está em causa o amor que temos pelos animais, mas a questão da avaliação da situação fria e conscientemente ponderando o valor das vidas em causa.
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

terça out 24, 2006 3:26 pm

Apesar de ter lido e visto a notícia, não sei, tal como ninguém sabe e nunca saberá, os detalhes da história. Justo obviamente não me parece, até porque me parece um acto feito por dedicação e amor.
Se estamos a falar de o acto em si de ser correcto ou não, acho que quem o decidiu fazer é que sabe o porquê. Se fosse comigo, e conhecendo-me como me conheço, se visse o meu cão numa situação dessas acho que não hesitava em fazer o mesmo.
Parece-me acima de tudo um acto muito nobre.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça out 24, 2006 3:39 pm

Eu li a notícia...mas não sei onde se pode aplicar esse sentido de justiça.

1. As pessoas não foram obrigadas a tentar salvar o cão.
2. Não acho justo alguém morrer a salvar outra pessoa.

Eu vejo esta situação como outro acidente qualquer, lamento é estes poços, minas sem nenhuma protecção isso sim acho que é injusto... :)
<p>susana</p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

terça out 24, 2006 5:20 pm

Agora digam-me:

1º O que leva duas pessoas a colocarem a sua vida em risco por um cão?
O amor pelos animais. Quem realmente gosta de animais, em caso de ver o seu animal em dificuldade tem tendencia a socorrer. Provavelmente eu faria o mesmo que eles fizeram para tentar salvar a minha porta chaves
2º Será que os caçadores amam os seus cães de trabalho como nós amamos os nossos de companhia?
Não entendo esta pergunta. Em que é que os caçadores diferem das outras pessoas com respeito ao gostar do seu cão?

Será que, por exemplo, um pastor gosta menos do seu cão de pastorio do que eu da minha cadela? Duvido ;)

Em muitas ocasiões a morte só por si não é justa.

Tal como diz a susana, o que não é justo é haver poços abertos, e outras situações de risto. O cão caiu como poderia ter sido uma pessoa ou mesmo uma criança, em qualquer um dos casos a morte não seria ou foi justa.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 24, 2006 5:31 pm

Será justo morrer com um cancro? Com um ataque cardiaco ou outra coisa qualquer?

Mil vezes mais justo morrer a salvar a vida de alguém do que morrer por doença. Morrer, morremos todos. Mas nem todos temos o previlégio de morrer por puro altruismo ou por amor.

Não tenho duvidas que se os meus animais estivessem em perigo eu saltaria sem hesitar * ou pensar, se morresse tería sido uma morte com "sentido".

Injusto aqui, foi morrerem todos. Deduzo que tivesse de ser assim.
Injusto é pensar que um cão é apenas um cão quando o proprio dono assim o não pensou.

Justo é prestar a devida homenagem a quem esqueceu a sua propria segurança para salvar uma vida, fosse essa vida a de um cão, de uma criança ou de um desconhecido.

* Obrigada Mestre :p
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

terça out 24, 2006 5:53 pm

Justo é prestar a devida homenagem a quem esqueceu a sua propria segurança para salvar uma vida, fosse essa vida a de um cão, de uma criança ou de um desconhecido.

Lu, disse tudo, não tenho mais nada a acrescentar
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

terça out 24, 2006 6:18 pm

Ao que parece foi um acidente; daí que perguntar se é justo ou não é totalmente descabido.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 24, 2006 7:45 pm

Estes casos não se avaliam com mais Justiça ou menos Justiça...! Só quem realmente lida, no momento exacto, com a situação, toma de ímpeto, ou não, a decisão da forma como vai actuar dependendo da aflição que sinta perante toda a situação vivida! Nem sequer se trata de amor, afinidade ou amizade. Quantas pessoas há que colocam as suas vidas em risco para salvarem pessoas e ou animais que nunca viram na vida?!

Só mesmo a situação e a adrenalina fazem qualquer um decidir o que fazer!

Os condutores, por instinto natural, têm a tendência de se desviarem dum animal sujeitando-se a um despiste, poderem morrer e poderem matar terceiros... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
martapassos
Membro Júnior
Registado: segunda jul 10, 2006 9:36 pm

terça out 24, 2006 8:10 pm

De facto eu vi a noticia e também me deixou um sentimento estranho, se calhar a nós uma noticia destas chama-nos a atenção mais do que outras porque nos conseguimos imaginar em situações similares. Mas de facto, e sem querer desrespeitar nem banalizar a morte, quantas e quantas pessoas não morrem por coisas insignificantes, por coisas injustas, muitas nem passam na tv, mas muitas outras passam em tv e jornais mas não nos chamam a atenção desta forma. Quantos trabalhadores não sofrem acidentes fatais e já nem são noticia, a não ser que seja um grande numero de acidentados. Acho que a morte nunca é justa, principalmente para os familiares que cá ficam a pensar nos "se...".
kittygirl
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm

terça out 24, 2006 11:37 pm

nao e por nada mas foi apenas um acidente... :|
Cumps*
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

quarta out 25, 2006 12:24 am

Não estou a perceber a razão deste tópico.

Não morreram todos? quem é q diz q a historia foi assim?

E se um caçador foi caiu e o outro ao ajudar caiu tb, assim como o seu cão? Já era justo? era mais justo o cão morrer para salvar o dono do q o dono morrer para salvar o cão?

Olha isto??!!
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
angie_bcl
Membro Veterano

quarta out 25, 2006 8:10 am

Olá,

o meu objectivo ao colocar este tópico era provocar-vos...claro que eu também não hesitaria e acho que o que nos impele naquele momento a tomar tal decisão nada tem de racional.

Não tive foi o feed back que pretendia acerca e dos caçadores. É verdade que a maior parte dos caçadores vê nos seus cães instrumentos de trabalho ou lazer...não como parte da família como quem tem animais de companhia.

Este acidente...ok, ninguém disse o contrário...serviu para me pôr a pensar que afinal eu estava errada. Eles pensam como nós, nem um momento hesitaram ou pensaram em chamar os bombeiros que era o mais lógico a fazer.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

quarta out 25, 2006 8:55 am

Não tive foi o feed back que pretendia acerca e dos caçadores. É verdade que a maior parte dos caçadores vê nos seus cães instrumentos de trabalho ou lazer...não como parte da família como quem tem animais de companhia.
Não deve conheçer muitos caçadores. Ou então sou eu que só conheço os bons ;)

Esta atitude do caçador tentar salvar o cão e acabar por morrer em mim não me suprende, conheço caçadores que passam um dia de caça, simplesmente á procura do cão. Caçam a 300kg de casa, passam a noite no mei do mato, mas ñ saem de lá sem o cão que desaparecer ao primeiro tiro( á partida um cão que foge a um tiro, não é bom cão de caça, logo, pela sua lógica de ideia, deixava de ter valor nenhum para o caçador, por isso para quê passar uma noite ao relento a 300kg de casa á procura dele?)

Também existe caçadores que abandonam os cães no mato porque eles não são bons para a caça.É verdade sim senhora, tal como existe aquelas pessoas que tem cãos domesticos e que os abandonam na altura das férias.

Se não me engano, o maiso numero existente de cães abandonados, saõ por pessoas que tem cães domenticos e que querem ir de férias do que propriamente por caçadores ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”