Artigo Revista Sábado "Eu Comi Cão"

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

terça dez 05, 2006 12:16 pm

Bom dia a todos,

Não sei se leram a Revista Sábado de 29/11/2006, na qual foi publicada um artigo assinado pelo jornalista Luís Pedro Cabral, com o título acima mencionado.
Pois, é verdade. O dito senhor deslocou-se ao Vietname, mais propriamente a Hanói, e decidiu experimentar comer cão.
Além dos textos ofensivos a qualquer comum ocidental, a revista decidiu acompanhá-los de uma fotografia, onde se vêm 2 cães pendurados, presumo que assados no forno.
É-nos descrito ao longo do artigo os vários pratos que provou, o sabor, a apresentação, etc, etc.
Respeito os vietnamitas que comem cão, assim como acho correcto que, por ex, os indianos respeitem os ocidentais que comem vaca.
Daí até ao ponto em que um jornalista e uma revista do nosso pequenino Portugal nos enfiem pelos olhos adentro um artigo destes, vai um longo caminho.
Aconselho que ainda não leu a ler, e se achar por bem manifestar a indignação (no caso de a sentirem) à publicação em causa.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça dez 05, 2006 3:31 pm

Porquê? :o
Petsss
Membro Veterano

terça dez 05, 2006 3:40 pm

Porquê o quê? :o
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça dez 05, 2006 4:41 pm

é uma reportagem como qualquer outra, com um tema tão cchocante como outra qualquer sobre pedofilia ou raptos e tráfico de pessoas... nada de especial... a morte de um cão para mim significa tanto como a de uma vaca ou um porco... a perda é igual e o sofrimento idem...
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça dez 05, 2006 5:00 pm

O mafia respondeu ao porquê... ;)

É exactamente o que eu penso...
Petsss
Membro Veterano

terça dez 05, 2006 5:07 pm

Fantástico! São opiniões pessoais, é claro. A Sábado precisa sempre de jornalistas aventureiros e destemidos.. 8) [/img]
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça dez 05, 2006 5:28 pm

Código: Selecionar todos

é uma reportagem como qualquer outra, com um tema tão cchocante como outra qualquer sobre [u][b]pedofilia ou raptos e tráfico de pessoas... nada de especial... [/b][/u] a morte de um cão para mim significa tanto como a de uma vaca ou um porco... a perda é igual e o sofrimento idem...
Pois para mim, o sofrimento, qualquer sofrimento, é algum que me toca muito. Independentemente de ser humano ou animal, para mim não há diferença (excepto para caraças, pulgas e mosquito que eu mato, caso contrário tento por fora de casa, mas sem matar).

Mas eu sou assim... :oops:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 05, 2006 7:09 pm

Já comi cobra, cágado, tartaruga, formigas, gato (não sabia que estava a comer gato), macaco, rãs e infelizmente e possivelmente cão.

Já comi vacas, borregos, porcos e sei lá que mais.

Como peixinhos inocentes. Na televisão passam anuncios de peixinhos inocentes para comer. Vaquinhas no pasto para comer, hamburguers e sei lá que mais.

O talho para mim é uma montra de horrores e estou lá o minimo possivel e tento olhar para tudo menos para a carne.

Resumindo, em que difere comer cão? Em que difere o pendurar de um cão com o pendurar de uma vaca? Cultura? Não é um argumento muito válido ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quarta dez 06, 2006 1:16 pm

secalhar expliquei me mal... não quis dizer que o sofrimento de uma pessoa tem o mesmo valor do que o dum animal... depende da razão... se um animal sofrer para alimentar uma pessoa... enfim... somos omnivoros...

se uma pessoa sofrer por gozo ou prazer de outra... condeno a 200%...
doberlover
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 10:28 pm

quarta dez 06, 2006 5:22 pm

porque serà que a alguns animais chamamos companhia e a outros jantar?????
uma foto dum cao assado no forno consideram um escandalo mas se fosse um cabrito assado no forno è culinaria
Petsss
Membro Veterano

quarta dez 06, 2006 5:40 pm

A forma como o artigo está escrito impressiona qualquer pessoa que goste de cães. Começa num tom irónico em que o jornalista constata que há poucos cães nas ruas de Hanói, e os poucos que existem andam cabisbaixos para tentarem passar despercebidos, talvez por saberem que são tão apreciados. Passa para a preparação do cão, que é morto à paulada e o jornalista relata os latidos de fundo que ouviu. Continua na descrição da textura da carne, dependendo da forma como é cozinhada.
Podia continuar a relatar o artigo, mas sinceramente penso que não vale a pena.
Este tipo de descrições e a frieza com que são feitas é que me choca.
No entanto devo dar-vos os parabéns por demonstrarem uma isenção tão grande em relação a todos os animais, e por não serem impressionáveis.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta dez 06, 2006 5:43 pm

mafia,

"tás perdoado!!!" :lol:

dober,

eu por mim até ia na onda de me tornar vegetariana, mas fui alimentada a bifes e peixeinhos durante +/- 30 anos... :?

Mas também para comer "verduras", eu ia ter de as matar.... :oops:

Já aqui à uns tempos, em casa do meu ex, apareceu uma pata. Ele era da opinião de se a fazer no forno com arroz; eu fui contra. Já se comeu duas ou três posturas de ovos dela e ela lá ficou em casa dele, bem feliz... :lol:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quarta dez 06, 2006 5:43 pm

Apesar de compreender e concordar com os pontos de vista dos outros foristas, dos animais terem todos os mesmos direitos, sendo cão, gato, porco, vaca, etc. eu admito que seria incapaz de comer cão, gato ou outro animal de companhia (desde que tenho coelho também tenho alguma dificuldade em comer :oops: ). É que estou tão habituado a ver um cão, um gato, um coelho como animal de companhia que me custa muito ver estes animais no prato. Mas repito que concordo com as vossas opiniões, apenas tenho dificuldades em que a minha mentalidade aceite com igual benevolência ver um cão ou um porco no forno!

O que eu gostava era de ser vegetariano, esses sim respeitam os animais nesse sentido, mas também considero que os omnívoros apenas seguem a cadeia alimentar. Sim porque não vamos obrigar um leão ou um leopardo a ser vegetariano, porque temos pena das zebras e das gazelas (e doutras "vítimas"). Bem desculpem lá este texto grande, mas deu-me para escrever :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta dez 06, 2006 6:15 pm

Então vejamos... um óptimo prato de cabrito:
Imagem
Penso que muitos terão vontade de dar uma trinca.
Mas e se for um cão que lá está?
E atenção, um cabritinho é uma criatura imensamente carinhosa, inteligente e dedicada... como todos os animais domésticos.

E esta receita:
As pernas(as mãos tambem são boas,embora com menos carne,não são tão secas,pelo menos é o que eu acho) e o carré(parte do vão das costeletas)são as partes nobres para assar.Vou dar a receita de um prato que confecciono todos os dias:Temperas o borrego com alho muito picadinho,sal,colorau,massa de pimentão(o que utilizo é um que tem bocadinhos de pimento," quinta d'avó"),Bastante azeite,vinho branco,uma rodelita de limão,pimenta e margarina.Deixas marinar por algumas horas,metes as batatinhas e levas ao forno.Tens de ir vigiando frequentemente,quando começar a tostar,cobres com papel de alumínio baixas um pouco a temperatura e vais controlando a assadura durante tres horas,ou tres e meia até que o bicharoco esteja mesmo tenro,tens de ir acrescentando água para que nunca seque o molho.Por vezes com 3h ta duro e com mais alguns minutos fica ok.Podes servir no tabuleiro ou desossar e servir em travessa como na imagem.
A carne tem que ser bem limpa de todo o sebo.Esta é condição essencial para o sucesso deste prato.
Última edição por LuMaria em quarta dez 06, 2006 6:21 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta dez 06, 2006 6:15 pm

:evil: repetido!
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”