Como nos aproximar de cavalos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

segunda jul 28, 2003 12:43 pm

Olá,

apaixonados e sabedores de cavalos, gostava de saber como me posso aproximar com segurança e sem medo, da égua que está na minha rua a pastar?

Falei com o dono, á quase um mês, porque achei estranho estar ali um cavalo!

Ele disse-me que estava ali para pastar uns dias, porque estava muito magra, e de vez em quando vejo o dono, mas também não ando muito "de olho".

No outro dia dei-lhe um saco de supermercado cheio de couves do meu quintal (só as couves! :roll: ) e dei-lhe uma á mão e ela aceitou de bom grado, pois agora só come erva seca!


Gostaria de saber se lhe posso dar as folhas das árvores das uvas, vides!
A minha vizinha disse que sim, claro, e um amigo do meu padrinho disse que se ela cheirar e não lhe agradar, não o come. O que acham?


Bigada! :D
andreialima
Membro
Mensagens: 164
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

segunda jul 28, 2003 11:48 pm

Olá sportinguista,

Vou colocar aqui um dos tópicos do meu relatório que estou a fazer, acho que te pode ajudar:

"Como abordar o cavalo

Ao aproximarmo-nos do cavalo devemos preveni-lo da nossa chegada, falando-lhe de forma calma e amigável. Isto porque os cavalos são animais sensíveis e não gostam de surpresas, por isso qualquer perigo real ou suposto o incita a fugir.

Assim que este reconheça quem se aproxima, devemos abordá-lo calmamente, sem gritos nem gestos bruscos e, sempre que possível, pela frente do cavalo, evitando passar por detrás para que o animal não se assuste."

Acho que responde a uma das tuas dúvidas. Na verdade é muito fácil a aproximação dos cavalos, basta que não tenhas medo e que tenhas muita calma. Se levares uma cenourinha, que eles adoram, mais fácil será fazeres amizade com ela. eles adoram festas, coçadelas e mimos, é só uma questão de tempo até que se habitue a ti, vais ver que é fácil.

Quanto à folha de videira, se lhe fará mal ou não não te sei responder. Eles são animais sensíveis no que toca à comida, mas penso que talvez não lhes faça mal.

Boa sorte e espero ter ajudado de alguma forma, depois vai dizendo como corre ;)
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 29, 2003 9:30 am

E só um pequeno pormenor,

Quando alimentamos um cavalo devemos faze-lo com a mão toda aberta, paralela ao chão por assim dizer.

No caso da cenoura, deixas a mesma "deitada" em cima da palma aberta da tua mão e esperas q o cavalo a apanhe.
Isto, para evitar acidentes ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jul 29, 2003 11:30 am

Uma coisa que ainda não percebi: a égua está solta no meio da rua? (não deve estar, mas só para confirmar... :lol: )
Se ela aceitou as couves, pode crer que há-de ficar a gostar de si. Mas acho que se o dono dela quer que ela fique a pastar erva seca é melhor deixá-la lá estar! Se lhe der muitos petiscos o dono dela pode ficar aborrecido!!
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

terça jul 29, 2003 12:37 pm

Não, ela está presa a uma árvore por uma corda... :D :?

Eu falei com o dono e ele disse que podia dar couves, cascas de batatas, etc...

Eu sei que não me devo aproximar por trás, mas eu gostava de poder ver a água, pois disseram-me que se estiver suja eles não bebem, e podem até morrer de sede...
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jul 29, 2003 2:19 pm

Quanto a aproximar-se por trás, por aquilo que sei, não tem perigo, desde que o cavalo saiba que nos estamos a aproximar por trás.
Como não se aproximar por trás caminhando em silêncio e, chegada ao pé do cavalo gritar "OLHA!!!! UM CAVALO!!!!"
Como se aproximar por trás chamar a atenção do animal, para que ele saiba que alguem está a aproximar-se e, ao passar-lhe por trás, fazer-lhe uma festinha.

Dizem sempre que não se deve passar por trás de um cavalo, mas se assim fosse, como poderíamos aparelhá-lo? Aliás, chega a ser mais perigoso passar por debaixo da corda que o prende, pois se ele se assustar podemos ficar enforcados ou não ter espaço para sair.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jul 29, 2003 6:06 pm

se conhece-se o cavalo, poderia passar por trás (embora eu nunca o faça, tenho pavor de cavalos), mas se a conhecer normalmente não tem problema, mas arrisca-se sempre a levar um coice. a minha égua deixa que passem por trás, (é a única de que não tenho medo), já as do meu vizinho, do outro lado da rua, não o permitem, parecem estar muito calmas e quando menos se espera.... penso que uma das pessoas indicadas para falar sobre isso é a omega2, que é ajudante de monitora. ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jul 29, 2003 7:29 pm

acabei de me lembrar de mais um conselho: esteja sempre preparada para acalmar um cavalo. Eles assustam-se com coisas muito misteriosas, por mais mansos que sejam. Quando um cavalo se assusta a ponto de se empinar e dar coices, fale-lhe com calma e faça-lhe festinhas. Acredite, essas coisas podem acontecer quando menos se espera.
Outra coisa: passe por trás do cavalo quendo não tiver mesmo outra opção ou quando ele estiver preso de uma forma que seja impossível passar sem ser por debaixo da corda. Como já disse, é realmente perigoso passar debaixo do pescoço de um cavalo preso.
Lady_girl
Membro Veterano
Mensagens: 1027
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cadela, 1 gato, 2 periquitos e 3 tartarugas

quarta jul 30, 2003 12:44 pm

já que o assunto é cavalos, alguém me sabe dizer, aqui na zona de V.N.Gaia, algum centro Hípico??? na madalena...valadares...eu já estive num que era em espinho, que era simplesmente 5*****, mas é um bocadinho longe...principalmente para quem não tem transporte próprio...

se alguém me puder ajudar...eu estas férias queria matar as saudades de andar a cavalo... :p
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta jul 31, 2003 12:05 am

olá sportinguista. a primeira coisa que devemos considerar quando lidamos com cavalos é que cada um tem a sua personalidade propria e a sua maneira de responder ás diferentes situações. a sua interação com a égua deve começar ainda antes de chegar ao pé dela. kuando estiver um pouco longe dela assobie alto ou chame a pelo nome. assim ela já sabe que se vai aproximar dela e não se assusta. aproxime se dela numa diagonal para ela o ver a aproximar. aproxime se dela pelo lado esquerdo. deixe a cheira lo pois os animais conhecem nos melhor pelo cheiro. depois dê lhe muitas festas e de seguida afaste se dois ou tres passos para o lado. se ela confiar em si vai segui lo. de lhe uma guloseima (penso que as folhas de videira não lhe farão mal mas ela vai preferir alfaces e cenouras. os cavalos são super selectivos com a comida) e fale calmamente com ela. há outra coisa muito importante e que ninguem referiu. Kuando se lida com cavalos deve se agir sempre com naturalidade. lidar com o cavalo é fazê lo sentir que akilo k fazemos é o mais natural do mundo. se os cavalo notam kk coisa esquisita ficam nervosos. se a égua se assustar com qualquer coisa, fale com ela. procure normalizar as coisas. se for possivel e vir que ela não tem hipótese de o magoar, mantenha se perto dela. lembre se que o movimento de fugir pode ser um pouco brusco e ai ela assusta se mesmo!! os cavalos são muito medrosos e é preciso algum tempo para o cavalo confiar plenamente em nós. mas uma vez estabelecida a amizade vai ver que valeu a pena todo o esforço. felicidades. fique bem**********
x0269620
Membro
Mensagens: 81
Registado: segunda mar 18, 2002 9:18 am
Localização: 1 Husky, 1 cadela SRD, 7 piriquitos e 5 chinchilas

quinta jul 31, 2003 4:53 am

**off topic...

lady_girl de que zona és mesmo? É que falaste mesmo na minha zona, que é a madalena, se calhar até nos conhecemos ;)
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta jul 31, 2003 10:12 am

Obrigadea pelas respostas todas...

Omega, eu vou ter com ela de bicicleta, porque é mais rápido, e ela já sabe o que vai acontecer quando me vê de bicicleta com uma mochila ás costas! :D

Vai logo para o "nosso cantinho", ao pé de uma árvore seca, quase com a corda toda esticada, mas na última vez já voi ao lado e dei-lhe muitas festas. Se está noutro lado qualquer, vai logo para esse canto. :D

Eu ainda não tenho muita confiança com ela, e não sei quanto tempo mais ela vai ficar ali, mas é para "treinar" quando me aproximar de outro cavalo.

Eu até lhe dava alface, mas não a tenho no quintal, e vides tenho muitas, e a precisar de ser desbastada, e assim não se desperdiça nada ;)

Agora está uma brasa....

Nem sem como ela passou o dia de ontem, pois só sai de casa para "regar" a casa (fica mais fresca, se quiserem pormenores obre esta "táctica", é só pedir) e para por o cão a fazer xixi, porque passou o dia dentro de casa, e ele não faz cá dentro, só na rua.
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta jul 31, 2003 11:04 am

sportinguista, pelo k me parece essa égua n está a ser muito bem tratada. como é k ela está? Faço ideia. deve estar magra, o pêlo super baço e um olhar triste. Irrita me as pessoas k não dão aos animais o seu devido valor. Se notares algum problema com a égua não hesites em dizer ao dono dela. dp diz m a maneira como ele te respondeu. ela já deve ter confinça em ti, pk não é qualquer pessoa que se aproxima de um cavalo que está atado a uma árvore no meio da rua. vai dando noticias... bjokas
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta jul 31, 2003 11:10 am

ela está um pouco mgrinha, mas não muito (quando a vi pela primeira vez estava mais), mas não dá para ver bem se o pelo está baço pois ela é castanha escura, e tanto pode ser baço como ser a cor normal dela!

Onteontem fui dar-lhe o petisco e vi uma caixa de plástico, que devia ter água, mas gostava de poder ficar com ela, mas é preciso muita "massa" para a ter em condições.... e espaço, eu até tinha, se não fossem as "plantinhas" da minha mãe! :(
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jul 31, 2003 2:37 pm

omega2 Escreveu:Kuando se lida com cavalos deve se agir sempre com naturalidade.
Acho que ninguém disse isso porque as pessoas habituadas a lidar com cavalos agem sempre naturalmente! ;) Nunca me teria ocorrido que se pudesse lidar com um cavalo (ou com qualquer outro animal) sem ser assim! :oops:
sportinguista Escreveu:não dá para ver bem se o pelo está baço pois ela é castanha escura
Quando já a conhecer bem, observe se o pelo tem pó e se as crinas e o rabo estão todos sujos e enrodilhados. Se isso acontecer, pode crer que a égua não é lá muito bem tratada (significaria que ela não é limpa todos os dias).

Hoje vou para um local onde não tenho internet, por isso não vou poder saber (actualizadamente) o que se passa com a egüinha. Espero que ela seja bem tratada...
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”