PauloC1 Escreveu:Isto é tudo muito bonito, mas a verdade é que para entender um cão há, antes de mais, que aceitá-lo como ele é e pelo que ele é. Isto aplica-se a qualquer raça, sem excepção. Um Pit bull, inegavelmente e salvo rara excepções, é um cão que tem uma forte tendência para o conflito com outros cães. Negar isto é negar muitos anos de apuramento da raça e aquilo que é uma das características primordiais desse apuramento. Recordo que esta raça ainda hoje não é reconhecida na Europa (FCI) porque a respectiva selecção se fez em termos de caracter em vez de morfologia, previlegiando precisamente os cães que se mostravam melhores lutadores. Negar esta característica da raça é como negar que um Rottweiler deve ser preto, ou que um Grand Danois deve ser grande!!
Em conjunto com esta característica existe outra, e esta já é mais interessante de assumir na conjuntura actual, que é o facto da raça não ter tendêncialmente nenhuma agressividade para o ataque a seres humanos. Querer negar uma parte das características da raça e aproveitar a outra, é que me parece ser enterrar a cabeça na areia!
Assim, não há que negar : A raça Pit Bull, é agressiva para com outros cães. Podem dizer que o TOTO ou a LILI são uns doces e dão-se bem com o cão do vizinho, a gata da vizinha e o piriquito da prima, mas isso ou é fruto de um grande trabalho de condicionamento e sociabilização ou estamos perante cães atípicos naquilo que esteve na base da criação de PitBull.
Só assumindo isto, e tomando as medidas necessárias e responsáveis para o cão que temos, se pode de facto salvar a raça.Planear um encontro de cães desta raça, por mais TOTOS e LILIS que existam, é mexer na polvora e potenciar acontecimentos que ao contrário do que se espera só irão afectar a raça negativamente.
Cumps
Paulo C.
Caro colega, eu não sei se está a referir ao que acima escrevi, mas presumo que sim.
Sei bem para o que foi criada a raça Pit Bull e sei bem que existe um acondionamento da raça em termos de serem sociáveis ou não.
Mas esse acondicionamento, já não é feito de agora... Isto já vem de algum tempo atrás, quando decidiram colocar estes cães como cão de companhia.
Eu nunca achei incorrecto que fizessem com que um cão seja sociável, até porque, como deve saber, existem cães de outras raças, que podem ser bem mais perigosos que o "TOTO" ou a "LILI", e que nem por sombrar são considerados cães potencialmente perigosos ou muito menos chegam a ser cães de raça.
O que quiz acima explicar, foi que um cão não tem que ser necessáriamente perigoso nem atacar um outro cão só porque é daquela ou de outra raça... O cão é o espelho do dono... o Homem molda o cão conforme a suas necessidades... infelizmente um cão nunca deveria ser criado no sentido agressivo para com outros animais como foi feito nesta raça.
Sociabilizar um cão... não acho um erro... mas sim um método de segurança.
Todas as raças são alteradas.. e todos os dias estão a tentar criar novas raças, como também deve muito bem saber.
Tudo isto é feito porque o homem assim quiz, quando decidiu criar empatia com o lobo e criou o cão..
Porque o homem sempre moldou os animais, incluindo o cão, às suas necessidades. Para mim, e penso que para o senhor também, os cães devem ser mais que apenas uma raça... São familia. E devem ser tratados com respeito. Mas devemos conhecer bem os parametros que nos destingem deles
Cumprimentos
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois não existe cães perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>