curso de auxiliar de veterinaria

O Fórum ideal para marcar encontros entre os membros da Arca, (em algum local físico ou no chat) e falar sobre eventos que tenham ocorrido...

Moderador: mcerqueira

Suesca
Membro Veterano
Mensagens: 1800
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Localização: Panda e Petra

segunda set 05, 2011 3:19 am

MFR Escreveu:Boas, só para actualizar o tópico.
Já estou a trabalhar


A meio do mês de Maio contactei duas Clinicas para fazer o estágio e uma delas, contactou-me e ofereceu-me logo trabalho e comecei no dia 1 de Junho, mas não é estágio, é trabalho com direito a salário, e pelo menos até final de Setembro, está garantido, (já dá para pagar o investimento que fiz no curso), e com a possibilidade de ficar lá.
Parece-me que valeu a pena.

Estou a gostar imenso, e as cirurgias é o que gosto mais, em 15 dias de trabalho, já assisti e ajudei em mais de 15 cirurgias
Estou a adorar, espero que fique lá por uns tempos

olha que fixe!! ;) ainda bem, entao e agora,como stas? ficaste por ai?
Olrik
Membro
Mensagens: 143
Registado: sábado ago 20, 2011 9:59 pm

segunda set 05, 2011 6:48 pm

carolineam Escreveu: Sei que a rivalidade entre auxiliares e enfermeiros é grande, .
Qual a rivalidade possivel entre uma formaçãozinha e um curso universitário ?
nousername
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 14, 2012 11:40 pm

domingo abr 15, 2012 12:06 am

Olá,
Eu sei que já passou imenso tempo desde algumas publicações do tópico.

MFR, onde fez a sua formação afinal? :D
Estou muito interessada em fazer essa formação mas não sei qual a entidade mais indicada, por agora gostei, à primeira vista, da SA Consultores em que se tem estágio integrado, mas não vejo nenhuma referência de certificação DGERT, no fundo secalhar até têm.

Essa que frequentou, pareceu-me muito completa e eu não me importo de queimar pestanas. Outrossim, concordo plenamente com as formações, na minha opinião, acho que "acabar com as formações auxiliares de veterinária" ou whatever, é o mesmo que dizer que se devia acabar com os auxiliares de acção médica e com os assistentes operacionais, deixando esse trabalho para os enfermeiros. pfffff... xD São funções que nada têm a ver, mas acredito que haja boa gente (como tenho lido) com opiniões contrárias mas acho que todos têm direito a expôr a sua opinião.

Até agora, a única que encontrei oferecendo as três acreditações, (DGERT/APCER/IQNET) é a Master.D Foi nessa que fez a formação?

e coloco a questão novamente, há alguém que saiba de uma boa formação de assistente/auxiliar de veterinária?
Que não seja o Inst. Monitor por favor....

By the way, tencionava mandar uma mensagem privada mas a MFR não tem essa funcionalidade disponível.

Obrigada!
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

domingo abr 15, 2012 3:29 am

Nousername, eu fiz a minha formação na Master-D. Já fiz o curso há algum tempo não sei se continua igual. O curso era teórico só sobre cães e gatos, na minha opinião bastante completo, composto por vários módulos para estudar à distância, ao nosso ritmo com o máximo de um ano. Era permitido estudar nas instalações da escola.
Havia formadores disponíveis para dar apoio aos formandos quer por telefone quer por e-mail. Naquela altura estava a funcionar muito bem este apoio.
Para passar cada módulo exigia uma prova de avaliação cujo resultado não deveria ser inferior a 80% e no final um exame geral.

Concluída a parte teórica passava-se a uma formação no Departamento de empresas para preparação: Treino activo de procura de emprego, como elaborar um curriculum, A entrevista etc.
No final era feita uma simulação de entrevista e esta avaliada (esta avaliação não contava para a média final do curso).
Após esta ultima preparação e para concluir passava-se à parte prática o estágio numa clinica ou hospital veterinário.
Eu tive a sorte de fazer o estágio num hospital veterinário, onde existem muitas valências e com grande movimento. Estive lá três meses, um pouco mais do que o máximo exigido ( o minimo é pouquissimo, não chega para nada). Deu para fazer um pouco de tudo com destaque para apoio em consultório, ecografia, Rx, sala cirurgia (assisti a bastantes cirurgias), internamento (administração de medicação oral e injectável, colocação de cateteres, fluidoterapia, pensos etc.). Claro que também fazia e muito, a limpeza das boxes, do chão, por as mantas a lavar, dar banho e passear os cães, etc., tudo faz parte do trabalho.
Saltei um pouco a parte administrativa e de atendimento (bastante importante) porque desta área já eu tinha bastante prática, não me interessava ocupar muito tempo com ela.
Tive ainda a sorte de contactar com animais exóticos que vieram enriquecer os meus conhecimentos já que o curso não os engloba e eu pouco sabia sobre eles, nesta parte fiz ao contrário, primeiro tive as aulas práticas e mais tarde debrucei-me um pouco sobre teoria para adequirir mais alguns conhecimentos.
O diploma só era passado após conclusão do estágio.

Se valeu a pena o curso? Valeu, hoje voltaria a fazê-lo.
O meu objectivo nesta fase da minha vida não era usar esta formação para fazer modo de vida profissional, embora me tenha dado um enorme prazer trabalhar nesta área. O meu intuito era valorização pessoal e maior aprendizagem para lidar com animais.
Se estivesse em fase de procura de emprego, iria fazer um curso de enfermagem (mesmo assim ainda pensei avançar) pois os auxiliares serão sempre necessários é certo, mas cada vez mais vão sendo substituídos pelos enfermeiros que já vão sendo bastantes e que com a dificuldade em conseguir emprego se sujeitam a trabalhar com salários igualmente baixos.
nousername
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 14, 2012 11:40 pm

segunda abr 16, 2012 8:53 pm

MiausRafa, muito muito obrigada por toda a informação.

Condicionou bastante as minhas escolhas c:
babyluaa
Membro
Mensagens: 144
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

terça ago 21, 2012 10:24 pm

Tchinho Escreveu:Olá
Eu também fiz esse curso no Instituto Monitor, em Pedrouços, este ano, terminei - o dia 04 de Outubro.

O curso é basicamente teórico... aulas práticas só tivemos uma, onde aprendemos a pegar nos cães e põ - los na marquesa e a fazer talas... :( :( :(

Disseram - me que o nível II deste curso é que mais prático, mas não sei se será verdade...
Todos os meus colegas no início do curso estavam interessados em fazer o Nível II, mas agora já nenhum quer, porque eles são uns intrujóes e já niinguém acredita :evil: :evil: :evil:

E o curso ainda foi caro, 660€ a pronto ou 835€ a prestações :o

E as saídas profissionais não são quase nenhumas, é verdade que ficas a saber muito mais...mas isso aos olhos dos veterinários não é nada, porque eles não reconheçem o curso :evil:

Uma colega minha durante o curso arranjou emprego no Hospital Veterinário do Restelo, e ela lá fazia tudo, era recepcionista, auxiliar de clinica, tratava dos internados, lavava e limpava a clinica toda incluindo os internados e ainda ouvia o veterinário tratá - la mal, e ainda por cima à frente dos clientes. Ela trabalhava lá todos os dias, incluindo sábados e domingos e feriados até às 22h e ganhava 85 contos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Ela saia de lá todos os dias com ataque de nervos que só lhe apetecia era explodir e acabou por se ir embora porque ela lá estava só a ser explorada :( :(

Esta profissão é muito mal paga e os veterinários tratam-te mal e pagam pouco....

POr isso , eu tirei o curso mas ele só me serviu para aumentar os meus conhecimentos, mais nada...

Tchinho
Sei que o tópico é antigo, mas gostaria de saber se este curso, é certificado pela Faculdade de Medicina Veterinária.Se o mesmo oferece garantias de competência e profissionalismo nos serviços prestados aos utentes.Quem são os responsáveis pelo controle de qualidade desta actividade/profissão ?
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

terça ago 21, 2012 10:40 pm

A faculdade não tem que certificar uma formação dessas.
babyluaa
Membro
Mensagens: 144
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

quarta ago 22, 2012 12:45 am

AQuartelmar Escreveu:A faculdade não tem que certificar uma formação dessas.
Então quem certifica ou valida a certificação desses cursos.

Grata pela sua opinião/partilha
Isabbelle
Mensagens: 2
Registado: quarta ago 22, 2012 9:23 am

quarta ago 22, 2012 9:38 am

Olá

Gostaria que me ajudassem. Queria saber a vossa opinião sobre o Instituto Monitor e sobre o curso de auxiliar de veterinária em particular.
Quem é que já fez esse curso lá e o que acharam?

Obrigada
tiagoalex123
Mensagens: 1
Registado: quinta mar 06, 2014 8:08 am

quinta mar 06, 2014 8:11 am

gostaria de saber se com esse curso podemos trabalhar numa loja de animais, mas será provavél que sim ou nem por isso??
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado mar 08, 2014 9:39 am

muffins Escreveu:boa noite a todos

tenho uma cadela, e adoro caes. de momento estou a frequentar um curso ( auxiliar de veterinara ). li o anucio no jornal.
estou no 3 dia, o programa é vasto e abragera varios assuntos, como por exemplo doenças, alimetnaçao, anatomia, primeiros socorros..., espero que este curso tenha interesse.
eles abriram novamente inscriços
quem estiver interrsado pode consultar na net
institutomonitor.pt, ou .com, nao me lembro


adeus
É só erros. :x
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Fuchsbau
Mensagens: 6
Registado: terça abr 29, 2014 11:09 pm

segunda mai 05, 2014 7:42 pm

Eu também tirei esse curso mas foi na master d. Também dizem que dão muita oportunidade de emprego mas não sei. E muito teórico e nada pratico. Tou agora a espera do estagio mas ate agora gostei mas os custos são muto mais
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

sexta set 19, 2014 12:33 pm

Mais testemunhos???
Qual a diferença entre o instituto monitor e o master d???
LPSM
Mensagens: 1
Registado: quinta jan 08, 2015 12:38 am

quinta jan 08, 2015 12:52 am

Boa noite, terminei o curso de auxiliar de veterinária esta semana. tirei na SchoolHouse e foi das melhores coisas que fiz até agora. MUITO mais barato do que a Master D, com aulas presenciais, aulas práticas e estágio incluido.

Alguma dúvida disponham =)
lettypp
Mensagens: 2
Registado: quinta mar 12, 2015 3:10 pm

quinta mar 12, 2015 3:13 pm

MFR Escreveu:Boas, só para actualizar o tópico.
Já estou a trabalhar


A meio do mês de Maio contactei duas Clinicas para fazer o estágio e uma delas, contactou-me e ofereceu-me logo trabalho e comecei no dia 1 de Junho, mas não é estágio, é trabalho com direito a salário, e pelo menos até final de Setembro, está garantido, (já dá para pagar o investimento que fiz no curso), e com a possibilidade de ficar lá.
Parece-me que valeu a pena.

Estou a gostar imenso, e as cirurgias é o que gosto mais, em 15 dias de trabalho, já assisti e ajudei em mais de 15 cirurgias
Estou a adorar, espero que fique lá por uns tempos
Boa tarde, sei que já passou muito tempo desde que escreveu esta mensagem mas eu gostaria de saber se ainda trabalha nesta área, como foi o seu percurso e se gostou. Eu tenciono começar o curso de auxiliar de clinica veterinaria este ano, mas primeiro gostaria muito de ouvir o seu testemunho. Obrigada desde já :)
Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”