curso de auxiliar de veterinaria

O Fórum ideal para marcar encontros entre os membros da Arca, (em algum local físico ou no chat) e falar sobre eventos que tenham ocorrido...

Moderador: mcerqueira

Paraiso
Membro Veterano
Mensagens: 344
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

sexta mar 13, 2009 4:10 pm

Em todos os cursos de "auxiliares de" acontece essa concorrência desleal...Alguns tentam passar de "auxiliares de" para outras profissões, mas isso é outra história!
Em vez de haver dois veterinários ou um veterinário e um enfermeiro, há um veterinário e um auxiliar (porque é mais barato!).
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo mar 15, 2009 11:00 am

Da maneira como isto anda em breve haverá dois veterinários...
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça mar 24, 2009 6:27 pm

TheGreatDane Escreveu:Da maneira como isto anda em breve haverá dois veterinários...
Não sei se haverá.... Segundo um já antigo docente da FMV da UTL, ha uma cadeira em falta no curso de medicina veterinária: a cadeira de Humildade!

Quanto à minha opinião, não vejo que caiam as mãos seja a quem for por fazer o que for de trabalho. Ele existe, tem que ser feito, faz-se! Não ha trabalho de maior ou menor importancia; há trabalho! Ponto! Tem que ser feito e mais nada! Seja lá por quem for!

No que toca a remunerações, não me perece que ter um curso (seja ele qual for) seja uma grande vantagem no nosso país. Pode ser uma mais valia! Mas as vezes mais valia estar quieto, isso sim!

Voltando às palavras do referido docente, " as faculdades de medicina veterinária portuguesas, hoje em dia, salvo raras excepções, "cospem" cá para fora gente que apenas pensa em ganhar dinheiro e não em trabalhar"... E está tudo dito!
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
Paraiso
Membro Veterano
Mensagens: 344
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça mar 24, 2009 6:36 pm

Está a generalizar, a veterinária dos meus gatos é novinha e bastante terra-a-terra! Além disso há bons e maus profissionais em todas as áreas-
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça mar 24, 2009 10:52 pm

Eu concordo com a sua afirmação! Em todas as áreas e em todo lado há bons, óptimos, maus, pessimos, assim assim, etc... profissionais!

E eu não tenho conhecimentos para emitir opinião viável sobre os veterinários recém-formados do nosso pais! Apenas aqui escrevi a opinião de alguém que tem muitos anos de ensino em veterinária no nosso país, nomeadamente, em Lisboa.

Eu não tenho "tanto quanto isto" a apontar aos veterinários da minha bicharada ou aos veterinários com quem tenho trabalhado ao longo dos anos (à excepção de um mas que já está velhote), mas também os escolho a dedo.... :wink:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta mar 27, 2009 8:48 pm

TerrasAtomun Escreveu:
TheGreatDane Escreveu:Da maneira como isto anda em breve haverá dois veterinários...
Não sei se haverá.... Segundo um já antigo docente da FMV da UTL, ha uma cadeira em falta no curso de medicina veterinária: a cadeira de Humildade! !
Não é só em med vet, é em todos os cursos e não só, basta ver aqui na arca miudos de 12 anos ou donas de casa de 60 a corrigir e a insultar licenciados nas áreas de que se fala habitualmente por acharem que sabem mais de tudo do que quem é formado nesse campo.

E discordo desse docente, o mercado de trabalho está tão mal que há med vet a trabalhar a 500 euros
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

segunda abr 12, 2010 6:13 pm

Depois de tanto tempo, gostaria de saber, se as pessoas que estavam na altura a tirar o curso, se sempre arranjaram emprego como auxiliares.

Pois eu, atirei-me de cabeça e fiz o curso, juntei dinheiro, porque este não custa 600,00 euros, mas mais do dobro, comecei o ano passado e terminei na sexta-feira passada.
Prática nenhuma,mas teórica bastante, parecia um curso de medicina, fiz 7 exames, 1 por cada capitulo mais o exame final de toda a matéria, isto para quem passa logo à primeira em cada exame, que foi o meu caso.
São exigentes a nivel de nota, não se pode ter nota inferior a 80% em cada exame senão temos que repetir, não são exames com melhoramento de nota, porque não acumula, o exame ao ser repetido anula o anterior.
Agora vem a prática, esta semana começo com a preparação de curriculum e inscrevo-me para vaga de estágio, disseram-me que o tempo de espera em média está a ser de 18/20 dias, para começar o dito.
Taxa de sucesso de empregabilidade que é de 90%, que a maioria fica a trabalhar onde faz o estágio. Será??
O estágio através deste curso pelo que eu percebi, é continuar a estudar, porque temos que fazer relatórios diários do que se fez e aprendeu, e o Veterinário responsável pelo estagiário, também faz o relatório da nossa apredizagem

É um curso, que tem como tempo máximo de 1 ano, se fizer um tema por mês + exame e nunca ter que repetir nenhum deles, tem o curso teórico em 8 meses.
Eu fiz tudo em 5 meses, e depois parei,intervalei por 3 meses, e só agora que fiz o ultimo exame, mas ainda me sobrava tempo.
Agora vem a parte, que é
"será que finalmente vou trabalhar no que eu gosto?"

Outra coisa que é impeditiva para o estágio, é que a pessoa tem que estar disponivel para o fazer a tempo inteiro, portanto para quem trabalha, é dificil depois fazer o estágio.

Por mim tudo bem, nunca tive medo do trabalho, e seja ele qual for, ganhe-se pouco ou muito, desde que o faça com prazer, e a pessoa levantar-se bem disposta porque vai fazer o que gosta, é o mais importante.

Mena
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

segunda abr 12, 2010 6:41 pm

Já agora o curso custa a módica quantia de €1680.00mais euro menos euro, se for pago em prestações chega aos 2000.00, se for a p.pagamento tem-se desconto (ou pelo menos na altura tinha-se)

Até doi, mas esperemos que seja para uma boa causa, arranjar trabalho

Garantias de que o curso, não é mais um, e que não é igual ao do Inst. Monitor (estou a vender o peixe que me venderam).
Este curso e todos os outros que eles dão são certificado por:

ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA POR:
DGERT- Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho
(A Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, abreviadamente designada por D.G.E.R.T., é um serviço central da administração directa do Estado que tem por missão apoiar a concepção das políticas relativas ao emprego, formação e certificação profissional e às relações profissionais, incluindo as condições de trabalho e de segurança, saúde e bem-estar no trabalho, cabendo-lhe ainda o acompanhamento e fomento da contratação colectiva e da prevenção de conflitos colectivos de trabalho (Decreto-Lei n.º 210/2007, de 29 de Maio e Portaria n.º 633/2007, de 30 de Maio e artigo 13º do Decreto-Lei n.º 211/2006, de 27 de Outubro)
APCER - Empresa certificada
(A APCER é a Entidade Portuguesa representante da rede internacional de entidades certificadoras IQNet (The International Certification Network) o que permite o Reconhecimento Internacional das entidades certificadas pela APCER)
IQNET
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta abr 23, 2010 10:37 pm

credo! a faculdade ficou-me mais barata 8)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

sábado abr 24, 2010 12:56 am

É mesmo credo e pai nossos, o terço completo. Mas hoje em dia, é tudo assim, porque as ditas novas oportunidades é uma treta, nunca há cursos, ou se tem estudos a mais ou a menos, isto sem falar na idade, porque até se pode ter os estudos necessários mas na idade falhou.
E a variedade de cursos não é nenhuma. É fogo de palha.
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

domingo jun 20, 2010 6:47 pm

Boas, só para actualizar o tópico.
Já estou a trabalhar


A meio do mês de Maio contactei duas Clinicas para fazer o estágio e uma delas, contactou-me e ofereceu-me logo trabalho e comecei no dia 1 de Junho, mas não é estágio, é trabalho com direito a salário, e pelo menos até final de Setembro, está garantido, (já dá para pagar o investimento que fiz no curso), e com a possibilidade de ficar lá.
Parece-me que valeu a pena.

Estou a gostar imenso, e as cirurgias é o que gosto mais, em 15 dias de trabalho, já assisti e ajudei em mais de 15 cirurgias
Estou a adorar, espero que fique lá por uns tempos
bonsamigos
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: sexta mai 07, 2010 5:01 pm

segunda jun 21, 2010 9:07 am

......
ludovina
Membro Veterano
Mensagens: 1122
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

segunda jun 21, 2010 9:12 am

Olá bom dia

Eu tirei um curso de auxiliar de veterinária, sou criadora como muitos sabem, não foi com a ideia de ir trabalhar para uma clínica mas sim para adquirir conhecimentos para lidar com os meus cães. Não existe formação para sermos criadores, mas podemos tentar adquirir conhecimentos em todas as áreas que seja possível.

Assim como tirei também o curso ( de 1º socorros caninos e felinos com o Dr. Nuno Paixão ), e não estou arrependida nem choro o dinheiro que paguei, adquiri conhecimentos que podem salvar um dos meus cães, pela rapidez que poderei actuar num caso que possa surgir no meu canil, até chegar ao veterinário, que não está logo ali.

Tanto um curso como outro foi teórico, depois estive cerca de 3 meses numa clínica veterinária, sem receber nada, para adquirir prática, foi aí sim que lidei diariamente com casos muitos deles bastante dramáticos, mas hoje estou muito mais segura e confiante em tratar os meus cães, quando é necessário.

Aconselho todos os criadores a fazerem o mesmo ......
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
BalooNishe
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 20, 2011 8:42 pm

quarta jul 20, 2011 8:45 pm

MFR Escreveu:Depois de tanto tempo, gostaria de saber, se as pessoas que estavam na altura a tirar o curso, se sempre arranjaram emprego como auxiliares.

Pois eu, atirei-me de cabeça e fiz o curso, juntei dinheiro, porque este não custa 600,00 euros, mas mais do dobro, comecei o ano passado e terminei na sexta-feira passada.
Prática nenhuma,mas teórica bastante, parecia um curso de medicina, fiz 7 exames, 1 por cada capitulo mais o exame final de toda a matéria, isto para quem passa logo à primeira em cada exame, que foi o meu caso.
São exigentes a nivel de nota, não se pode ter nota inferior a 80% em cada exame senão temos que repetir, não são exames com melhoramento de nota, porque não acumula, o exame ao ser repetido anula o anterior.
Agora vem a prática, esta semana começo com a preparação de curriculum e inscrevo-me para vaga de estágio, disseram-me que o tempo de espera em média está a ser de 18/20 dias, para começar o dito.
Taxa de sucesso de empregabilidade que é de 90%, que a maioria fica a trabalhar onde faz o estágio. Será??
O estágio através deste curso pelo que eu percebi, é continuar a estudar, porque temos que fazer relatórios diários do que se fez e aprendeu, e o Veterinário responsável pelo estagiário, também faz o relatório da nossa apredizagem

É um curso, que tem como tempo máximo de 1 ano, se fizer um tema por mês + exame e nunca ter que repetir nenhum deles, tem o curso teórico em 8 meses.
Eu fiz tudo em 5 meses, e depois parei,intervalei por 3 meses, e só agora que fiz o ultimo exame, mas ainda me sobrava tempo.
Agora vem a parte, que é
"será que finalmente vou trabalhar no que eu gosto?"

Outra coisa que é impeditiva para o estágio, é que a pessoa tem que estar disponivel para o fazer a tempo inteiro, portanto para quem trabalha, é dificil depois fazer o estágio.

Por mim tudo bem, nunca tive medo do trabalho, e seja ele qual for, ganhe-se pouco ou muito, desde que o faça com prazer, e a pessoa levantar-se bem disposta porque vai fazer o que gosta, é o mais importante.

Mena
Boa noite, gostaria que me enviasse uma mensagem privada visto que eu nao consigo enviar pra si. Eu so queria algumas informaçoes, opinioes e ajuda de quem realmente frequentou o curso de auxiliar. Cumprimentos, Erica
carolineam
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 18, 2011 9:34 pm

quinta ago 18, 2011 10:21 pm

Tendo em vista que a ultima resposta de alguém que estava a fazer o curso para entrar no mercado de trabalho foi em 2010 volto a fazer a pergunta: Este curso valeria mesmo a pena?
Vivo em Leiria e aqui não existe universidade de medicina, pelo que pesquisei na net existem umas 10/12 clinicas veterinárias pelos arredores.
Estava a pensar em tirar o curso de auxiliar de clínica veterinária na MasterD e amanha tenho uma "entrevista" com o formador para saber sobre o curso e principalmente os valores, mas como minha intenção é mesmo mudar de area (sou designer) e existem outras em que me interesso estou a procura de informações sobre este curso e como anda a saída profissional.
Sei que a rivalidade entre auxiliares e enfermeiros é grande, e já vi isto quando estava a procura de informação sobre auxiliares de acção médica, mas peço uma informação real e sem julgamentos sobre esta area.
Desde já, adoro animais, desde que me conheço por gente tive cães e gatos e não me importo nada de lidar com eles nem que seja pra arrumar um cantinho quentinho pra dormirem, dar de comer, ou ir limpar suas "casinhas", e também não me importo com o trabalho de recepcionista que vem agregado ao título de auxiliar.
Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”