Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
niniarenhart
Membro
Registado: quarta ago 31, 2005 3:57 pm

terça jan 17, 2006 1:09 am

Olá!!
:? Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre a castração de fêmea de Basset Hound.

Em minhas férias fui a praia e vi uma fêmea de Basset Hound que já tinha 2 ninhadas (filhotes com 3 meses). As peles da barriga dela encostavam no chão, chegando a machucar toda a pele. tenho medo que isso possa acontecer com minha Maggie.

Não tenho como ter filhotes dela agora, pois moro na casa de minha mãe, e ela não quer mais cachorros (já temos 3!). Também penso que para companhia da Maggie (quando eu me mudar) seja melhor outra raça de cachorro, mais ativo que o BH para que ela não fique muito parada (???)
Enfim, tenho medo que em um descuido ela fuja de casa e tenha filhotes de um qualquer na rua (e fique com as peles soltas como a Basset que vi).

Minha veterinária indicou a castração neste caso, mas sei que os cães tem ainda mais tendência a obesidade após castração... estou em dúvida.
Será que não estarei fazendo um mal para ela??
Alguma de suas BH´s são castradas? O comportamento delas ficou igual a antes da castração? São carinhosas?

A Maggie está no seu primeiro cio, e me indicaram que 30 dias após o término deste cio eu teria que fazer a cirurgia... ou 30 dias antes do próximo. também me falaram que a castração até o terceiro cio reduz muito a tendência a câncer mamário nas cadelas.
Por favor me ajudem... :o não sei o que fazer.

Abraço a todos.

Aline e Maggie
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça jan 17, 2006 10:37 am

A norma lá em casa, é cadedela que não seja para criar, é operada. A minha cadela mais velha, teve 4 ninhadas, quando eu achei que estava na idade de se "reformar", optei por operá-la.

O comportamento mantém-se, e elimina uma série de chatices e eventuais problemas de saúde para a cadela.

A optar por isto, o meu conselho, é que peça para retirar, tanto os ovários, como o útero. Trabalhos a meio, não me convencem.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marciara
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am

terça jan 17, 2006 10:45 am

Olá!

A minha Basset foi castrada após o 1º cio.

Como não tinha qualquer intenção de fazer uma ninhada, optei pela a castração. A juntar a essa situação, a Misty teve “gravidez psicológica” após o 1º cio. Ficou super carente, as maminhas ganharam leite, foi preciso medicação para secar o leite, etc... o veterinário disse que muito provavelmente isso ia acontecer em cada cio.

É do conhecimento geral que a castração das cadelas reduz a probabilidade do aparecimento de tumores mamarios. E elimina a probalidade do aparecimento de cancro do útero/ovários.

Mas, dependendo da altura em que a castração é feita, pode aumentar a probalidade da cadela ficar com incontinência urinária e a redução da probalidade de cancro/tumores é variável (varia em função do cio, isto é, probabilidades diferentes se for feita após o 1º, 2º, 3º... cio).

Atenção que isto é informação dada pelo veterinário. Não sei que base cientifica está por detrás. Por isso não coloquei a relação castração/incontinência/tumores. Se alguém tiver informações mais exactas era interessante partilhar.

A cadela terá maior tendência para engordar, é certo, mas em casos em que não se pretende fazer ninhadas, tem mais vantagens. A meu ver, de uma maneira geral, melhora a qualidade de vida da cadela. Penso que a obesidade poderá ser controlada através de exercício físico e de uma alimentação adequada.

Dizem que as cadelas castradas ficam “matronas” e que alteram o comportamento. No caso da Misty tal não se notou. È certo que dorme bastante (mas também já dormia antes), e continua muito activa, corre, brinca, salta... ás vezes ficou eu cansada mais depressa do que ela! Continua super meiga e carinhosa como sempre!

A recuperação correu lindamente. Tirei férias na semana em que ela foi operada para poder estar ao pé dela. Além de ter ficado super carente no periodo de recuperação, correu tudo com normalidade.

E pronto, é esta a minha experiência pessoal.

Já agora, alguém sabe se a castração geralmente é feita com anestesia geral? No caso da minha cadela foi, mas como aquando da castração foram feitos determinados exames para diagnosticar uma doença, não sei se é regra...

Se disse alguma “besteirada”, corrijam por favor. oops

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 17, 2006 11:13 am

Não disse besteira nenhuma Márcia, concordo com tudo o que disse.

E sim, a cirurgia é feita sempre com anestesia geral.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

terça jan 17, 2006 1:36 pm

Por acaso tb tou a pensar castrar a Zuca não sei se faço antes ou após o 1º cio...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 17, 2006 3:59 pm

Eu penso, que será melhor deixar ter o primeiro cio, por uma questão de ela atingir normalmente a sua maturidade.

Mas é só uma opinião. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

terça jan 17, 2006 4:01 pm

Mas é uma opinião em levar em conta!! Um abraço
Responder

Voltar para “Basset Hound”