1º CIO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

fiiona
Membro
Registado: quinta jun 09, 2005 9:42 am

quarta jan 18, 2006 10:42 am

A Fiona acabou agora de ter o seu primeiro cio... começou um pouca antes do natal e terminou agora! A mim pareceu-me um periodo bastante longo, mas ao que parece é normal!
Foi muito engraçado, porque ao invés de lhe pôr daquelas cuequinhas próprias, como tinha lá uma fraldas de bebé a mais, resolvi experimentar! Fiz um buraquinho para a cauda, et voilá... e não é q ela não se incomodou nada com aquilo! Foi mesmo engraçado, a Fiona a andar para todo o lado com a dita fraldinha enfiada! :lol:

Mas agora há uma coisa q me está a preocupar um pouco... é porque ela agora ficou com as maminhas um bocadinho mais grossas e as duas primeiras (mais perto da vagina) estão um bocadito encaroçadas! não é muito, mas será normal por causa do cio?

Obrigada

Cumpts

Carla Luisa
marciara
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am

quarta jan 18, 2006 11:43 am

Olá! D

È normal isso acontecer.

No caso da Misty aconteceu precisamente isso.

È a famosa “gravidez psicológica”. Muitas vezes as cadelas que depois do cio não engravidam, “pensam” que estão realmente grávidas e comportam-se como se assim fosse ganham leite, andam carentes, preparam o ninho para os bebes (que não existem...), muitas delas até chegam a adoptar um objecto, por exemplo um brinquedo, e tratam como se fosse filho! È uma loucura! lol

Contudo, é preciso ter atenção, porque se as maminhas ganharam leite e este encaroçar, isto é, se as maminhas começarem a ficar duras é necessário ir ao veterinário. Com medicação apropriada o leite vai acabar por secar e tudo volta a ser como antes!

Dizem que não se deve tentar tirar o leite espremendo, porque isso ainda vai estimular mais a produção de leite. É preferivel recorrer a medicação.

Nos casos das cadelas em que acontece a “gravidez psicológica” é muito provável que tal se repita a cada cio.

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jan 18, 2006 11:52 am

O que a marciara descreveu pode acntecer, é necessário ter atenção. Mas isso é mais daqui a cerca de 1 mês e meio.

O que se está a passar agora, é que ela tinha maminhas e aparelho reprodutor infantil, e agora, após o primeiro cio já é uma mulherzita. :D É normal haver mudanças no corpo após o primeiro cio.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

quarta jan 18, 2006 3:44 pm

A Zuca está com seis meses e ainda nada... quando estiver eu logo apito! =)
marciara
Membro

quinta jan 19, 2006 9:15 am

Olá! :D

Diamantino, tem toda a razão!

Fui consultar a pasta onde arquivo os relatórios e exames médicos da Misty, assim como receitas de medicamentos que tomou e realmente, ela só foi medicada por causa do leite mais ou menos o tempo que indicou após o cio. Pelas minhas contas, no caso da Misty, até deve ter sido um pouco antes do mês e meio.

Obrigada pela achega! :D

Márcia Ramos
fiiona
Membro

quinta jan 19, 2006 10:03 am

Ola! :D
Eu realmente sou um bocado paranóica! Já estava a pensar q ela estava ou com uma gravidez psicológica ou com uma real!
Ontem andei feita parva atrás da Fiona a apalpar-lhe a barriga a ver se sentia alguma coisa e sempre a achar q ela estava com a barriga demasiado inchada e as mamitas muito grandes! Q paranóias as minhas!

Obrigada pelos esclarecimentos!
marciara
Membro

quinta jan 19, 2006 10:42 am

Olá!

Fiiona, desculpe se a induzi em erro! :oops:

Se calhar leu a minha mensagem antes de ler a do Diamantino...

Sorry mais uma vez pela minha imprecisão de “timing” (já lá vai um ano e tal... acho que tou a ficar velha! :? )

Márcia Ramos
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

quinta jan 19, 2006 2:36 pm

Já agora tenho uma dúvida isso dos primeiros dias em que vem-lhe o sanguito, tipo bom... nao sei como me explicar, mas isso é como? Ta sp a escorrer? Só de vez em quando? Quanto tempo? Sangue vivo aguado? Viscoso? Cheira muito mal? LOL NAO SEI MESMO nunca vi! oops Será que alguem pode-me explicar esse fenómeno para eu nao entrar em paranoia quando vier a acontecer!? Ela ta com seis meses e tou a ver que mais dia menos dia....
fiiona
Membro

sexta jan 20, 2006 11:57 am

Vou contar como se passou com a Fiona:

1º ela andou com a vulva inchada e a deitar sangue (10 a 15 dias)

depois deixou de sangrar e ficou ainda mais inchada (estava enorme mesmo) (4 / 5 dias)

depois andou + 4 ou 5 dias menos inchada e a sangrar um pouquito!

A quantidade de sangue não considero que seja muita, se andar protegida (com cuecas ou fralda). Agora se a deixar andar sem nada vai ficar com a casa chei de pintinhas vermelho escuro!

Em relação a cheiros eu não notei nada para além do habitual cheiro a cão!

Foi assim com a Fiona!

Cumpts

Carla Luisa
fiiona
Membro

sexta jan 20, 2006 11:58 am

Vou contar como se passou com a Fiona:

1º ela andou com a vulva inchada e a deitar sangue (10 a 15 dias)

depois deixou de sangrar e ficou ainda mais inchada (estava enorme mesmo) (4 / 5 dias)

depois andou + 4 ou 5 dias menos inchada e a sangrar um pouquito!

A quantidade de sangue não considero que seja muita, se andar protegida (com cuecas ou fralda). Agora se a deixar andar sem nada vai ficar com a casa chei de pintinhas vermelho escuro!

Em relação a cheiros eu não notei nada para além do habitual cheiro a cão!

Foi assim com a Fiona!

Cumpts

Carla Luisa
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

sexta jan 20, 2006 12:51 pm

Ok obrigado e ja agora ela posso leva-la à rua? Ou há algum incoveniente? NAo vou ter os caes todos atras de mim? TAdinha ficar um mes fexada dentrod e casa....
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

segunda jan 23, 2006 1:19 pm

E bingo! É caso para dizer que fala-se no diabo e ele aparece! A Zuca está com o cio! Ontem à noite começou com umas pinguinhas e hoje já é mais! Eu já tinha reparado num inchaço mas pensei que fosse impressao minha! E pronto agora é aguardar que isto passe!! Não existe nenhum incoveniente de elea continuar ir a rua pois nao!? Alguém sabe +- os preços daquelas cuequinhas que existem pois isto num apartamento torna-se meio compicado...! Isto poderá durar mais ou menos 10 dias com os corrimentos? Já agora Diamantino para castrá-la convem ser quando? 1 mês depois? que aconselha? Ou é melhor esperar por mais um cio ou seja com um ano de idd? Um abraço e uma óptima semana para todos! ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 23, 2006 10:41 pm

Oi, quanto ao ir à rua, nesta fase pode à vontade, a partir do 8º dia, vá com cuidado com os machos.

Acerca dos 10 dias de corrimento, prepare-se, pois podem ser mais.

Para estrelizar, um mês depois parece-me bem.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 23, 2006 10:42 pm

Oi, quanto ao ir à rua, nesta fase pode à vontade, a partir do 8º dia, vá com cuidado com os machos.

Acerca dos 10 dias de corrimento, prepare-se, pois podem ser mais.

Para estrelizar, um mês depois parece-me bem.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

terça jan 24, 2006 5:43 pm

Gracias Diamantino mais uma vez ;)
Responder

Voltar para “Basset Hound”