Sozinhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
BeTaZiNhAzItA
Registado: terça nov 30, 2004 6:27 pm

segunda out 30, 2006 1:14 pm

Boa tarde gente!

Desta vez a dúvida é outra. Eu sei que os Basset são uma raça que detestam estar sozinhos. O que queria saber é se isto apenas acontece enquanto são cachorros ou em adultos tambem é a mesma coisa. A minha tem 2 meses e sempre que a deixo sozinha fica a ganir imenso tempo.Espero que em adulta isto não aconteça.

Beijos para todos os que aqui participam, um Obrigado.
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda out 30, 2006 1:29 pm

Boa Tarde

O meu cão está prestes a celebrar o seu 11º mês e apesar de ainda não ser exactamente adulto, parece-me que continua a detestar a solidão de forma muto semelhante tal como em cachorro.

Penso que o que eventualmente poderá acontecer com o passar do tempo é eles ao ficarem sozinhos de uma forma rotineira e desde que não durante demasiado tempo poderão habituar-se.

De qualquer forma sempre me suscitou algumas dúvidas se mesmo após o período de habituação, seja bom para o cão mantê-lo sozinho podendo isso trazer-lhe algum tipo de disturbio comportamental ou mesmo de saúde uma ve que são cães de matilha.

Esperemos por respostas de pessoas mais experiêntes ;)
Sani
Membro Júnior
Registado: segunda set 16, 2002 3:58 pm

segunda out 30, 2006 1:49 pm

Eu se fosse a si não tinha muitas esperanças...... :?

Uns amigos meus têm 1 ( o Gaspar) já com 10 anos e quando saiem de casa têm de sair sem ele dar conta (senão está tudo estragado) e deixam a televisão e o rádio acesso para ele ouvir falar. Mas se ele der conta que eles estão a sair não há rádio nem TV que lhes valha, há banzé na certa!

Eles odeiam estar sózinhos!

O Gaspar também foi mal habituado porque quando era pequeno eles tinham empregada todos os dias, mas pelo que tenho ouvido é 1 característica comum a esta raça.

Talvez ajude ir habituando-o já agora desde pequenino...

Boa Sorte
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

segunda out 30, 2006 2:06 pm

Bom isto realmente ha casos e casos! Por ex, a minha Zuka tem 1 ano e 3 meses, desde que veio ca para casa pequenina, sp ficou sozinha em media 4 a 5 horas, nunca tive reclamacoes dos vizinhos, no inicio perguntava e ng ouvia nada, dai deduzo que ela nao ladra, mas, destroço faz.... isso nao ha hipotese! O que faço é deixar-lhe a TV ligada e se for a noite uma luz, quando saio dou-lhe uma guloseima e quando chego tb o faço! BOA SORTE! ;)
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

segunda out 30, 2006 4:46 pm

Bom,

Acho importante comentar este tema com o meu caso pessoal, visto que é um tema frequentemente recorrente...
Quando comprámos o Fonzo, o nosso 1º cão, fomos informados que os Bassets detestam estar sozinhos, mas como a intenção inicial era a de ele acompanhar ou a minha mulher ou a mim sempre que possível, não fizemos caso dessa particularidade.
O Fonzo chegou a casa no dia que fez 3 meses e a conselho veterinário não saiu de casa nas primeiras semanas de modo a que as vacinas tivessem tempo de provocar a imunidade suficiente aos perigos da rua...
De qualquer modo como temos uma varanda e um terraço que somam mais de 30 m2 ele tinha mais do que espaço para se entreter... Cedo revelou a sua preferência para roer o que não devia, a cama, cadeiras e móveis vários, calhas de electricidade, etc. Apesar de fortemente repreendido, a coisa parecia ser mais forte do que ele...
Entretanto chegou a altura de sair à rua e a seu excessivo entusiasmo com tudo o que o rodeava, alheado à sua surdez selectiva e teimosia, características da raça, inviabilizaram a ideia inicial de que ele nos acompanhasse nas nossas vidas profissionais.
Assim o Fonzo continuou a passar períodos diários, nunca superiores a 5/6 horas sozinho em casa. À medida que foi crescendo, não só o seu desgosto quando nos via sair sem ele aumentava, como também a sua excitação quando regressava-mos. Nunca ladrou, nem teve comportamentos de que os vizinhos se queixassem, no entanto a quantidade de coisas roídas aumentava...
Perto de um ano de idade para além do desgosto e da exuberância diária, que já não eram sempre à nossa partida ou chegada, mas a qualquer altura (de repente "amochava" e lá ficava no seu canto a olhar para nós) começou também a ter falta de apetite, chegando a passar dias sem comer, associado a percas assinaláveis de peso.
Conclusão: o nosso cão estava com sintomas evidentes de depressão causada pela solidão.
Solução: Compra quase imediata dum 2º Basset, e como não haviam ninhadas disponíveis na altura nos criadores que eu conhecia, teve que vir do estrangeiro.
Resultados: Óptimos, Aumento da ingestão com uma subida a pique (fomentado também pela concorrência do novo companheiro), estabilidade comportamental recomposta de um dia para o outro e ausência (quase) total de objectos roídos indevidamente (a partir daí foi impossível identificar o autor dos poucos crimes que ocorreram).
Eu não sou nenhum expert nestas matérias, mas os que conheço afirmam que os Basset Hounds são cães de matilha, suportando muito mal a solidão. Obviamente que não é essencial a companhia de outro Basset, ou sequer de outro cão (já li referências de grandes amizades com gatos...), mas lá que precisa de um companheiro, lá isso precisa…

Cumprimentos
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça out 31, 2006 12:40 am

Basset Hound que tenha o temperamento tipico da raça, não suporta a solidão nunca, por mais idade que tenha.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
pink_lady
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2004 12:15 pm

segunda nov 06, 2006 5:45 pm

Olá!
O Otsy foi adoptado por mim vai fazer 2 anos.
Já vinha bem adulto e estava abandonado.
Nunca roeu nada de nada cá em casa.
Ao princípio (primeiro ano) ficava bem sozinho. A minha avó vive por baixo e dizia que não ouvia grandes barulhos...
Com o passar do tempo, a coisa foi piorando... Começou por uivar quando ficava sozinho de noite (mesmo com luz acesa e rádio/tv ligados).
Agora uiva a qualquer hora que fique sozinho.

Almoço sempre em casa da minha avó e costumo levá-lo sempre. No outro dia estava a chover e deixei-o ficar. Não tinha passado meia hora e ele já uivava.

Por norma, quando saio, deixo-o no terraço das traseiras e aí ele não se importa nada, não uiva nem nada.
Mas se por acaso chove, ou quando está muito frio ou à noite tenho de o deixar em casa. E lá vem a uivadela..

Se o deixar ir para a minha cama, fica mais calmo... mas não gosto muito dos pelos e das babas que lá ficam :p

Revivi a minha situação no post do trex.
Sempre que chego é uma loucura... Corre, salta, ladra... Pega logo no seu osso e pôe-se a roer... (eu achava que era contentamento)
Assim que se apercebe que vamos sair tenta fugir para o terraço, para que o deixemos lá fora.
Como passa grande parte do dia a dormir, não sei bem se será amuo ou cansaço.
Mas o apetite nunca lhe faltou e nunca faz disparates em casa.

Os meus pais não vêem com bons olhos outro cão dentro de casa.
E pelo comportamento do Otsy nem sei se ele gostaria.

Quando vamos na rua, só se interessa pelos cães grandes e tem medo dos pequenos. Por 2 ou 3 vezes encontramos bassets novinhos e ele não liga nenhuma. Passados os 2 minutos iniciais de entusiasmo, senta-se, esconde-se atrás de mim, rosna... Como que a dizer "ou estás quieto ou vou-me embora".

Será que deveria tentar adoptar um cão já adulto e mais calmo? o Otsy passa o dia a dormir... e não gosta de ser incomodado... temos uma gata no quintal e eles dão-se bem, mas quando ela começa a roçar-se ele foge e rosna...

Peço desculpa de um post tão longo mas tenho andado preocupada com isto. Obrigada.
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

terça nov 07, 2006 1:04 pm

É curioso... o interessar-se apenas por cães grandes, a Zuka é a mm coisa, na rua quando encontra um cao grande vai la cheira e fica logo danada para a brincadeira... mas se este for pequenino ai ja comeca a tentar esconder-se... é uma reacção que ainda nao consegui perceber... mas enfim....!
Responder

Voltar para “Basset Hound”