Olá!
Sobre a questão que colocou quanto aos ferimentos nas orelhas dos Basset Hound, confirmo o que a forista acima mencinou: as mesmas são muito resistentes e raramente se ferem.
Contudo, quando a Misty tinha cerca de 2 anos, aconteceu uma situação não usual: apareceram umas feridas na ponta da orelha direita da Misty, como no seu caso, em baixo e na orla exterior da orelha. Não me recordo dela ter feito nada de especial para que tal acontecesse. A unica causa a que poderei atribuir tal situação seria talvez a uma pequena queimadura, dado que era inverno e ela passava a maior parte do tempo deitada em frente da salamandra.
O que é certo, é que embora a ferida cicatrizasse muito rapidamente, também muito rapidamente voltava a ficar em ferida: em casa, a ferida fechava, mas assim que saia á rua, com o roçar das orelhas pelo chão, lá voltava de novo a fazer sangue.
Lembro-me que todos os dias que passeava a Misty na rua tinha que lhe colocar um penso na orelha. Em casa andava sem nada, mas quando era para sair tinha que lhe proteger a ferida.
E não era nada facil, pois os pensos normais, saiam muito rapidamente e lá ia a ferida abir de novo. Tentei prender-lhe as orelhas com uma touca propria, mas também não era boa solução. Então optei por lhe fazer um penso com fita adesiva e algodão (bastante reforçado) pois o roçar pelo chão rompia o penso e a baba fazia o adesivo descolar... enfim, era todos os dias um filme para fazer um penso conveniente e que se aguentasse durante um passeio de uma hora!
E o pior é que isto durou mais de um mês... ao fim de uma semana (acho, já não me lembro bem), achei que a ferida já estava suficientemente curada e saí com ela sem penso na orelha. Resultado: ferida de novo aberta! E pronto, lá voltei aos pensos de novo. Lembro-me que lhe colquei o penso durante cerca de um mês, pois deixei cicatrizar muito bem e crescer de novo um pouco o pelo, pois tinha medo que votasse a ficar em ferida. E eu queria que as orelhas da minha menina continuassem macias e redondinhas! (com as feridas paracia que tinham sido roidas na ponta)
Depois deste episodio, nunca mais voltou a acontecer nada do genero. A Misty já vai com 4 anos e meio e esta foi a unica vez que lhe vi as orelhas com alguma ferida.
Cumprimentos,
Márcia Ramos