Feridas nas orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
bochechas
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 12, 2008 11:41 pm

segunda mai 12, 2008 11:58 pm

Olá,Sou novato neste fórum e esta é a minha primeira mensagem. Portanto , cumprimentos a todos.
Tenho uma cadela Basset Hound com pouco mais de 3 meses, muito activa,de nome Betty. A questão que coloco prende-se com o facto de ela ganhar pequenas feridas no bordo exterior das orelhas pelo motivo de as arrastar pelo chão. Há algum truque para não ferir as orelhas, algum cuidado especial neste sentido ? Curiosamente reparei que estas pequenas escoriações também se regeneram muito rápidamente. Alguma dica será muito bem vinda :-)
Luis
TRANCINHAS80
Membro
Mensagens: 85
Registado: sexta abr 18, 2008 10:52 am

quarta mai 14, 2008 12:03 pm

Não sou nenhuma especialista, tenho uma Basset que me aterrou do céu, quase! Mas neste anito e pouco e convivência acho que já compreendo algumas coisitas (poucas) destes orelhudos.
A Isis caía, tropeçava e dava mesmo cambalhotas completas quando era pequena porque pisava as orelhas, arrastava-as pela terra, ervas, cimento e até asfalto e nunca teve uma ferida. E ela não pára quieta, passava e passa o tempo a correr atrás da Afrodite (a rafeira louca).
Não sei que lhe diga eu ia ao vet, mas eu sei que sou muito exagerada. As feridas de qualquer humano ou cachoro, enfim de qualquer animal, em minha casa, são limpas com soro fisiológico e desinfectadas com Betadine. Mas essas feridas têm de ter uma causa, que tem de ser eliminada. Seja ela qual for.
Eu não sou de forma nenhuma a melhor pessoa para deixar comentários sobre estes assuntos :oops: , mas como ainda ninguém tinha deixado resposta a este tópico. Espero que dê uma pequenina ajuda.
bochechas
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 12, 2008 11:41 pm

quinta mai 15, 2008 1:26 am

Olá
Obrigado pelo comentário. Quando da última vacina queixei-me desta situação ao vet. mas ele não ligou muito dizendo mesmo que sería um "problema" normal. É realmente como diz, ela a correr pisa as orelhas e arrasta-as por todo o lado. O curioso é que, como disse anteriormente, estas escoriações desaparecem e aparecem noutros locais ( em baixo e na orla exterior) :? Cumprimentos
marciara
Membro
Mensagens: 103
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am
Localização: 2 Basset Hound

quinta mai 15, 2008 11:18 pm

Olá! :)

Sobre a questão que colocou quanto aos ferimentos nas orelhas dos Basset Hound, confirmo o que a forista acima mencinou: as mesmas são muito resistentes e raramente se ferem.

Contudo, quando a Misty tinha cerca de 2 anos, aconteceu uma situação não usual: apareceram umas feridas na ponta da orelha direita da Misty, como no seu caso, em baixo e na orla exterior da orelha. Não me recordo dela ter feito nada de especial para que tal acontecesse. A unica causa a que poderei atribuir tal situação seria talvez a uma pequena queimadura, dado que era inverno e ela passava a maior parte do tempo deitada em frente da salamandra.

O que é certo, é que embora a ferida cicatrizasse muito rapidamente, também muito rapidamente voltava a ficar em ferida: em casa, a ferida fechava, mas assim que saia á rua, com o roçar das orelhas pelo chão, lá voltava de novo a fazer sangue. :?

Lembro-me que todos os dias que passeava a Misty na rua tinha que lhe colocar um penso na orelha. Em casa andava sem nada, mas quando era para sair tinha que lhe proteger a ferida.
E não era nada facil, pois os pensos normais, saiam muito rapidamente e lá ia a ferida abir de novo. Tentei prender-lhe as orelhas com uma touca propria, mas também não era boa solução. Então optei por lhe fazer um penso com fita adesiva e algodão (bastante reforçado) pois o roçar pelo chão rompia o penso e a baba fazia o adesivo descolar... enfim, era todos os dias um filme para fazer um penso conveniente e que se aguentasse durante um passeio de uma hora!

E o pior é que isto durou mais de um mês... ao fim de uma semana (acho, já não me lembro bem), achei que a ferida já estava suficientemente curada e saí com ela sem penso na orelha. Resultado: ferida de novo aberta! E pronto, lá voltei aos pensos de novo. Lembro-me que lhe colquei o penso durante cerca de um mês, pois deixei cicatrizar muito bem e crescer de novo um pouco o pelo, pois tinha medo que votasse a ficar em ferida. E eu queria que as orelhas da minha menina continuassem macias e redondinhas! (com as feridas paracia que tinham sido roidas na ponta)

Depois deste episodio, nunca mais voltou a acontecer nada do genero. A Misty já vai com 4 anos e meio e esta foi a unica vez que lhe vi as orelhas com alguma ferida.

Cumprimentos,

Márcia Ramos
bochechas
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 12, 2008 11:41 pm

sexta mai 16, 2008 1:46 am

Olá,
Pois...vou ver o que consigo fazer.
Obrigado!
Luis Ribeiro
Responder

Voltar para “Basset Hound”