FEDORENTO !

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

AnaRio
Membro
Registado: quinta jul 08, 2004 8:14 am

quarta mar 22, 2006 10:37 am

Realmente a Pati tem um cheirinho característico...quem sabe a cholé :oops:
Mas não é um cheiro que se dê conta a não ser que me abrace a ela. E acho que o pior cheiro vem de dentro das orelhas, apesar de serem regularmente limpas.
E quando apanha chuva ainda é pior. Parece que cheira a galinha molhada...
Mas confesso que, quando não estou com ela, até tenho saudades do cheirinho (não o da chuva, bolas)... :oops:
E quanto a banhos, costumo dar uma vez por mês, com um champô que o vet aconselhou (HEXADERM) para controlar aquele fungo que é característico nos BH.
Sei que não se deve dar banhos com muita regularidade porque detroi uma camada de gordura que têm a proteger a pele, secando-a e levando ao aparecimento de caspa e outros problemas de pele.

Ana&Pati 8)
marciara
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am

quarta mar 22, 2006 11:44 am

Olá! :D
E quanto a banhos, costumo dar uma vez por mês, com um champô que o vet aconselhou (HEXADERM) para controlar aquele fungo que é característico nos BH.
Qual fungo? Nunca ouvi falar... o que é que provoca no cão?

Sabia que depois do banho é importante secar muito bem o cão (de preferencia a secador) para não ficar com a pele húmida e não aparecerem problemas... mas que tipo de consequências? È tipo comichão, caspa, queda de pelo? Como se manifesta? É provocado pelo aparecimento de um fungo e só com tratamento passa?

Não tenho muita informação sobre este assunto... gostava que partilhassem a informação que têm!

Márcia Ramos
AnaRio
Membro

quarta mar 22, 2006 2:15 pm

O fungo chama-se Malassezia e o vet disse-me que era característico da raça e que tinha de ser controlado.
Por acaso já encontrei donos de Bassets que me perguntaram se a Pati tem problemas de pele como os deles...
Acho que pode surgir ao nível da pele ou nas orelhas, originando otites. :o

Quanto à Pati, apenas noto uma mancha rosada (com umas pintas muito pequeninas pretas, parecidas com 'cholé') em cada axila e por entre os dedos das patas.
Tem sempre estas manchas nestas zonas de maior fricção e quando vai ao vet ele espreita sempre para ver o seu tamanho e já me referiu que por vezes estas zonas alastram ou as comichões aumentam e eles têm de fazer tratamento (penso que com anti-estamínicos ou cortisona).
Mas por enquanto está tudo bem.

Mas ao nível de caspa, comichões, não tem nada de anormal.

Não sei se mais alguém já ouviu falar nisto.

Tenho em casa um livro de BH mas confesso que ainda não o li pois emprestei-o ao meu Pai. :oops: Hei-de ver se vem lá alguma coisa.

Ana&Pati 8)
marciara
Membro

quarta mar 22, 2006 3:16 pm

Quanto à Pati, apenas noto uma mancha rosada (com umas pintas muito pequeninas pretas, parecidas com 'cholé') em cada axila e por entre os dedos das patas.
Tem sempre estas manchas nestas zonas de maior fricção

Lá está! Pela descrição a Misty deve ter esse fungo :( ; nas axilas tem exactamente isso: a pele rosada, com umas pintinhas pequeninas pretas e o pelo muito espaçado... de vez em quando anda a tentar lamber essas zonas ou a mordiscar a pele...

Como é uma zona de fricção e como ela tem a pele solta com pregas, pensei que era disso mesmo e nem me passou pela cabeça que pudesse ser um fungo... como cheguei a colocar-lhe um peitoral para andar no carro com ela (assim ela ficava presa ao cinto de segurança) achei que foi isso que contribuiu para as axilas terem esse aspecto.

Deixei de usar o peitoral e na altura coloquei-lhe um creme que tinha comprado no vet. Como aquilo melhorou deixei de me preocupar, mas recentemente anda a piorar de novo...

Quanto ás pintinhas pretas, achei que era sujidade... :oops: (inocência minha) se bem que achava estranho que quando lhe dava banho as pintinhas não desaparecessem...

Era para ter aberto um post a colocar esta situação, por mera curiosidade, para saber se nos vossos também acontecia isso e pronto! Sem contar cá está a resposta para o que se passa com a Misty!

Já agora, alguém sabe como se apanha esse fungo?

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta mar 22, 2006 7:37 pm

Esse fungo é comum, e aparece nas zonas que não são arejadas, devido às pregas de pele. Nunca vi um Basset Hound de pele solta que não tivesse. Provávelmente é um dos responsáveis pelo "tal" cheiro.
Acabar com ele é impossivel (acreditem que ando há 8 anos a tentar :p). Mas desde que se mantenha controlado não há problema de maior ;).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marciara
Membro

quinta mar 23, 2006 10:19 am

Quais as dicas para controlar esse fungo?

O uso de um champô adequado ajuda a controlar esse fungo? Qual o tipo de champô mais aconselhado para os Basset Hound?

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 23, 2006 10:32 am

Dicas para controle :

- Manter o pelo seco, especialmente as pregas

- Lavar as zonas afectadas com um shampoo anti-seborreico

- secar bem, especialmente as pregas após o banho

- Juntar uma colher de levedura de cerveja na ração
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

quinta mar 23, 2006 12:42 pm

Eu nao sinto assim tanto o cheiro pela casa, isto pq tb tenho umas coisitas para o cheiro isto pq infelizmente fumo desalmadamente, e a Zuka quando está a chuver não saio com ela à rua! Mas, quando ela está ao meu pé ou abraço-me a ela ai sim sinto mas sinceramente nao sei se é por estar habituado nao me incomoda assim tanto, noto mais após ela estar a dormir, pois na barriguinha fica suada e ai o cheiro é mais intenso! As orelhas limpo-as dia sim dia nao! Sao dicas a levar em conta pelo Diamantino!
AnaRio
Membro

sexta mar 24, 2006 1:48 pm

Diamantino,

Qual o champô que aconselha? Eu uso o Hexaderm mas não sei se existe outro melhor... :o

Qual a função da levedura de cerveja e com que regularidade deverá ser adiconada à ração?

Obrigada,

Ana&Pati 8)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 24, 2006 9:41 pm

Esse Shampoo é bom.

A Levedura é dada porque cria defesas a nivel do organismo contra os fungos. A frequência pode ser diária. ;) É o verdadeiro conceito homeopático, damos-lhes fungos, para o organismo combater melhor os fungos. :D
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AnaRio
Membro

segunda mar 27, 2006 8:58 am

Onde posso encontrar a levedura? :?:
Na secção Dietética/Macrobiótica dos supermercados? Em Ervanárias?

E com que frequência dá banho? Achas que uma vez por mês, como faço, é muito?

Obrigada.

Ana&Pati 8)
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

segunda mar 27, 2006 3:59 pm

Bom eu acho que 1 vez por mês é o intervalo mínimo para o banho. O nosso só tomou o 1º aos 6 meses e até hoje (está com 15 meses) já tomou mais 3, o que dá uma frequência aproximada de dois meses por banho.
Quanto ao cheiro, felizmente não noto muito porque o fonzo passa a maior parte do tempo no terraço, mas sisnceramente acho que quanto mais sujo menos cheira :oops: :oops: :oops: . Pelo menos este que anda muito pelo campo cheira sempre muito a pó, o que se calhar abafa o verdadeiro cheiro (que realmente só sentimos quando chove ou quando lhe damos banho.... ).Penso que quanto mais seco estiver o cão menos intenso será o cheiro, se calhar porque também com pouca humidade menor será a actividade dos fungos (incluindo a malassésia).
Falando de malassésia, informei-me e disseram-me que a malassésia provoca um cheiro realmente forte e fora do normal, por isso é melhor confirmarem esse diagnóstico de malassésia.
Existem muitos outros agentes que provocam mau cheiro que não a malassésia.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 28, 2006 12:34 am

A levedura pode ser encontrada em todos os sitios que a AnaRio referiu.

Quanto aos banhos, podem ser dados com bastante frequência. O Impotante é usar um shampoo próprio, e acima de tudo, que o cão seja bem seco. A Humidade só piora a condição dos fungos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

terça mar 28, 2006 6:33 am

Já agora, posso encontrar o Hexaderm que a AnaRio falou em petshops ou só em vet?

E já agora também, CasaDoTrevo, há mais algum que aconselhe?

Obrigada
AnaRio
Membro

terça mar 28, 2006 8:15 am

Eu compro o Hexaderm no Veterinário da Pati e o frasco contém a frase 'Uso exclusivo veterinário' pelo que não sei se se vende nas petshops.

Ana&Pati 8)
Responder

Voltar para “Basset Hound”