GENÉTICA DAS CORES

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta nov 07, 2007 10:24 pm

SeaLords Escreveu:E o problema é vocês chamarem tricolor a esse padrão. Já aqui foi discutido à saciedade que aquilo a que vocês chamam "mahogany" nunca pode ser classificado como tricolor, e há muitos "mahoganies" (por acaso não é o caso da cadela italiana, mas é o caso da cadela do Ferrador, que foi a que pus no meu esquema, e que tem o mesmo tipo de genótipo) que são bicolores. E essa insistência em dividir os BH unicamente em bicolores e tricolores é coisa que eu também não percebo, mas, pronto, é lá com vocês.
Bem eu jurei a mim mesmo que ia tentar ignorar a Sr.ª Dr.ª, mas vou ser obrigado a quebrar essa intenção.

A sua atitude e teimosia em ignorar o que é evidente só pode ser justificada pelo facto de ter metido a pata na poça, ao intervir num assunto respeitante a uma raça que para si é completamente estranha, e ter dado a sua palavra a “determinadas pessoas” que uma coisa que não é possível o seria.

A Dr.ª para levar a sua avante, e não admitir que não fazia a mínima ideia que no Basset Hound se registava somente Tricolores e Bicolores (e que o Bicolor vem do Inglês “Red and White”), já veio aqui espalhar as seguintes algaraviadas:

- Criadores de renome mundial (e não, não me estou a referir a mim, estou-me a referir a quem defende o mesmo que eu), desta raça, necessitam de fazer testes para serem criadores, em comparação a si que nem por cá é suficientemente reconhecida. (e ao contrário do que alguns pensam um criador de renome não é aquele que no meio dos 100 cachorros que cria por ano lá consegue fazer 2 campeões).

- Um Fulvo e Branco deve ser registado como “Red and White”, quando claramente tem extensão de preto no seu genótipo. E não me venham com tretas que existem cães onde isso não é visível, porque o é perfeitamente, em cachorros. Aliás é algo tão visível num cachorro que só pode passar despercebido ou a alguém muito inexperiente, ou a alguém que nas dezenas de cachorros que tem ao mesmo tempo já tem dificuldade de distinguir seja o que for.

- O facto de uma pessoa ser de Leste e não escrever correctamente Inglês implica que não tenha capacidades para aplicar as suas habilitações académicas à raça que cria.

- Cães importantíssimos para a raça, que foram registados como Tricolores e que são reconhecidos no mundo inteiro como tal, seriam (para si) afinal Bicolores.

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 07, 2007 10:31 pm

Ferrador07 Escreveu:E depois fica convencido????
Se me demostrar algo em que alguém responsável, em comunicação oficial do Basset Hound Clube de Inglaterra declare que o Mahogany (ou American Red) deve ser registado como Red and White, não tenho outro remédio se não dar-me como convencido, retrair-me e pedir-lhe desculpas publicas.

E garanto-lhe que serei mais educado que o Sr. e irei ter consigo (quando lá ganhar coragem de aparecer numa próxima exposição) para cumprimentá-lo e apresentar-lhe essas desculpas publicamente e pessoalmente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Ferrador07
Membro Júnior
Registado: quarta ago 22, 2007 6:24 pm

quarta nov 07, 2007 10:48 pm

Não é Sr. mas Sra.. Todos os assuntos Basset são tratados por mim, Susana Soares, e não pelo meu marido, que faz o favor de me passar os cães pois eu não tenho muita à-vontade em ring.

Aliás gostaria de saber quando e como não fui educada consigo.

Esta é um dos emails trocados com o club Inglês.

Date: 21 de outubro de 2007 19:12:19 GMT+01:00
To: [email protected]
Subject: Basset Hound Club

Hello,

I'm a Basset Hound aficionado from Portugal, and I have a doubt about the color scheme of the Basset... Is it possible for two bicolor (tan-and-white) bred together to have offspring tricolor and bicolor? Sorry to contact you just for this nuisance but I couldn't found any explicit information about this matter....

Thanks in advance

Daniel Lemos

Daniel,

The answer to this is yes, perhaps not a common occurrence but with 40 years experience I have seen it happen.

Michael Errey,

Chairman BHC.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 07, 2007 10:55 pm

Ferrador07 Escreveu:Não é Sr. mas Sra.. Todos os assuntos Basset são tratados por mim, Susana Soares, e não pelo meu marido, que faz o favor de me passar os cães pois eu não tenho muita à-vontade em ring.

Aliás gostaria de saber quando e como não fui educada consigo.

Esta é um dos emails trocados com o club Inglês.

Date: 21 de outubro de 2007 19:12:19 GMT+01:00
To: [email protected]
Subject: Basset Hound Club

Hello,

I'm a Basset Hound aficionado from Portugal, and I have a doubt about the color scheme of the Basset... Is it possible for two bicolor (tan-and-white) bred together to have offspring tricolor and bicolor? Sorry to contact you just for this nuisance but I couldn't found any explicit information about this matter....

Thanks in advance

Daniel Lemos

Daniel,

The answer to this is yes, perhaps not a common occurrence but with 40 years experience I have seen it happen.

Michael Errey,

Chairman BHC.
Pois, Tan and White. Vá perguntar o que eu lhe disse e depois volte cá. E sim, será então a si (a Esposa), :lol: que eu apresentarei as desculpas, caso consiga a resposta que eu lhe sugeri.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quarta nov 07, 2007 10:58 pm

Tan-and-white é considerado tricolor.......o bicolor é red-and-white.....

Tan, é mistura de red com preto....e dá um tom castanho....

Por isso é normal que apareçam tricolores.....

Agora, se cruza 2 red-and-white, isto é, bicolores....só lhe nascerão bicolores....

O cão, não é tan-and-white....nem a sua cadela...que é mahogany.....
Ferrador07
Membro Júnior
Registado: quarta ago 22, 2007 6:24 pm

quarta nov 07, 2007 11:05 pm

Não falei aqui de registo de ninhadas, simplesmente a questão é começar por clarificar a vossa ideia errada de que os bicolores são homozigóticos recessivos.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 07, 2007 11:14 pm

Ferrador07 Escreveu: Também não consigo perceber a insistência em afirmar que de bicolorXbicolor tem que dar bicolor. O Basset Hound Club (o Inglês) afirma o contrário.
Também vão duvidar... segui o vosso conselho... não é um canil que manda na raça...
e a seguir vão continuar a insistir que os pais são tricolores...
Irra que já percebo porque é que os BH são tão teimosos ...

Bicolor com bicolor dá sempre bicolor! Não há sombra de duvida! Quem afirmar o contrario está profundamente errado.

Neste caso (o seu, suponho) é simples. O pai é bicolor, a mãe é fulva.

O grande erro neste caso é na errada nomenclatura usada para descrever as raças. Se o proprio estalão do BH admite muitas mais cores que o Bi e o Tri porque não usa-las?

Mais digo, se acho grave afirmar que dois Bicolores dão outra cor sem ser bi, ainda mais grave (muito mais!) é afirmar que a cadela em questão é tricolor!

O tricolor, em qualquer raça canina, em qualquer pais, em qualquer do mundo é um cão que porta o black and tan (atat , ou o subtipo a(sa)a(sa)) juntamente com as marcações brancas. A cadela em questão não é claramente tricolour nem (como é logico) black and tan!

...
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quarta nov 07, 2007 11:15 pm

Ferrador07 Escreveu:Não falei aqui de registo de ninhadas, simplesmente a questão é começar por clarificar a vossa ideia errada de que os bicolores são homozigóticos recessivos.
Continuo a dizer que bicolôr com bicolôr só dá bicolor......sendo homozigóticos recessivos.....

Ao ver as fotos da sua cadela em cachorra, notam-se sim ainda algumas manchas negras.....e qd nasceu, provavelmente, seriam bem maiores.....por isso, ao se poder registar apenas bicolor/tricolor, penso que deveriam ser registada como tricolor.....e sendo assim, a culpa não é vossa.....

Tal como disse um dos criadores do pai da ninhada....a cadela provavelmente seria "uma falsa bicolor".......pois nasce tricolor, e a extensão do preto vai diminuindo....podendo apenas ficar diluido no vermelho ou mesmo continuar enquanto adulto.....por isso volto a dizê-lo....deveria ter sido registada como tricolor.....

Pois nós não temos culpa de só se registar bicolores/ tricolores, sem outros padrões (embora tb não perceba bem a lógica).....e a unica coisa que distingue estes 2 padrões é a ausência/ existência de negro em alguma altura da vida (quer ao nascimento ou depois).....por isso, e novamente, a cadela deveria ter sido registada como tricolor....
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 08, 2007 12:00 am

Ferrador07 Escreveu:Não falei aqui de registo de ninhadas, simplesmente a questão é começar por clarificar a vossa ideia errada de que os bicolores são homozigóticos recessivos.
Não, nós não temos ideia errada, a Susana (se permitir que a trate assim) é que nunca percebeu bem o que dissemos, e inclusivé andou aqui, que tempos, a pensar que nós vos estávamos a acusa-la de fraude.

Primeiro tem que interiorizar que o Bicolor no registo é uma adaptação á Portuguesa do que lá fora é registado como "Red and White". E isto exclui o Mahogny (ou American Red), os pretos e brancos, etc ... Todos os que tenham extensão de preto. Assim sendo, o Bicolor (Red and White) é homozigótico recessivo.

Veja bem, eu nas minhas 1ªs intervenções (quando pedidas por si), escrevi o seguinte:
casadotrevo Escreveu: Gostaria de saber qual a cor que consta no Pedigree/LOF da cadela deste cruzamento ....
casadotrevo Escreveu: É preciso ter atenção que existem cães que nascem tricolores (com muito pouco preto) e que depois de adultos perdem esse preto, foi com base nesta hipótese que perguntei a cor de registo da sua cadela ....
Quer acredite, quer não, foi com a melhor das intenções, e por já estar a ver o “filme” (de a cadela ser Mahogny) que fiz estas perguntas. A Susana só não percebeu porque estava completamente abstraída da existência destas cores.

Sinceramente espero que tenha percebido tudo, que o Red and White é homozigóticos recessivo e que a sua cadela não deveria estar registada como tal. Mais importante aínda, que não devia registar os seus cachorros da cor da mãe como tal.

Acerca do estar convencido de que estava a falar com o seu marido, peço desculpa, mas deveu-se aos seguintes factores:

- O facto de ter visto o seu marido a passar uma das suas cadelas;

- O facto de com este nick ter escrito o seguinte:
Ferrador07 Escreveu:Uma vez que o criador dessa ninhada sou eu, vou apenas referir que foi um cruzamento feito a pensar na melhor qualidade dos futuros cachorros.
- O facto de à cerca de dois anos Ter recebido um telefonema do seu marido e não de si.

Espero que isto tudo passe, que se mantenha o ambiente saudável que temos na nossa raça, e que o seu trabalho dê frutos e prospere.

Tal como eu já escrevi aqui antes a raça necessita de mais criadores participativos e activos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 08, 2007 12:05 am

CindelP Escreveu: O grande erro neste caso é na errada nomenclatura usada para descrever as raças. Se o proprio estalão do BH admite muitas mais cores que o Bi e o Tri porque não usa-las?

Mais digo, se acho grave afirmar que dois Bicolores dão outra cor sem ser bi, ainda mais grave (muito mais!) é afirmar que a cadela em questão é tricolor!

O tricolor, em qualquer raça canina, em qualquer pais, em qualquer do mundo é um cão que porta o black and tan (atat , ou o subtipo a(sa)a(sa)) juntamente com as marcações brancas. A cadela em questão não é claramente tricolour nem (como é logico) black and tan!

...
Isto é uma conversa que já tivemos, é algo que já te respondi noutro tópico. Estares a puxar por aí, deves estar à espera que eu te comece a tratar por "Srª Drª" mesmo antes do tempo .... :D 8) :wink:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
personal
Registado: domingo nov 04, 2007 5:53 am

quinta nov 08, 2007 4:03 am

SeaLords Escreveu:Olha-m'outro. BH não é cão? :o O BH tem genes/alelos xpto que os outros cães não têm? :roll: Quais são eles?

Quanto a ninhadas semelhantes a esta, tem aqui uma http://www.basset-hound.it/default.asp?*p=90&fid=204 .

Peço desculpa mas vou estar ausente do fórum por algum tempo,pois primeiro quero ver todos os« exemplos de ninhadas» e como são muitos vou demorar algum tempo.

Quanto a (Olha-m'outro. BH não é cão?)

sim é a diferença é que para mim BH é com Cão com C,e para si é cão é com c normal.

Cumprimentos

Personal.
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

quinta nov 08, 2007 8:04 am

Olá.

Sem nehum objectivo de criar polémica, fiquei com uma dúvida que gostaria de ver esclarecida...
Um cão (independentemente de ser B.H. ou não) para ser considerado Tricolor tem de apresentar as manchas pretas separadas das castanhas, directamente defenidas apenas sobre o branco?
Ou pode ter as manchas pretas por "cima" do castanho?
Se o 2º caso fôr possível, como é que se destingue (a olhometro) um Fulvo de um Tricolor?

Obrigado pela atenção
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 08, 2007 10:48 am

Exmo sr. Diamantino,

Acho piada volta e meia irem buscar títulos académicos que nunca foram puxados por ninguém. Dor de cotovelo, sem dúvida.

Repondendo por pontos:

- que se costuma registar BH como bicolores e tricolores sei eu bem. No entanto, nada obriga a que se registem BH unicamente como bicolores e tricolores, quando o estalão permite muitas outras cores. Já agora, e levando a coisa ao absurdo, só os limão e branco (ah, pois, no estalão do BH vem indicado que os "lemon and white" é que são bicolores, e não os "red and white") é que, segundo vocês, poderiam ser apelidados de bicolores. Outras tonalidades ficariam de certeza a pairar no limbo.

- Agora já há cães que devem ser registados como Red e White? Agora já não é só bicolores e tricolores? Quanto às colorações em cachorros versus adultos versus registos, há um pormenor importante que tem passado ao lado de quem não sabe o que é um registo ou um resenho: as cores, e as nomenclaturas associadas, foram inventadas como método de identificação dos animais, numa altura em que não havia fotos ou microchips. Desta forma, o que deve ser indicado no registo é a cor do adulto e não a cor que o cachorro apresenta à nascença.

- O facto de ser de leste e não falar inglês não tem nada de especial. Grave é se se é de leste, do oeste, do norte ou do sul, e se trabalha em genética e não sabe inglês. Quem trabalha em genética é obrigado a ler "n" coisas em inglês, pelo que das duas uma, ou sabe da coisa e sabe inglês, ou não sabe inglês e não sabe da coisa. E acho muito sui generis considerar-se grande criador quem nem sequer tem cães criados por si, mas, pronto, é só mais uma a juntar ao rol ...

- quanto ao seu conselho final, não se preocupe, que resultados na minha raça eu tenho, e tenho muito orgulho neles, e gosto de me meter noutras raças, sim. É que se pode aprender muito estudando outras raças. Enfronhar-se apenas numa, como é o seu caso, é pensar pequenino.
personal Escreveu:sim é a diferença é que para mim BH é com Cão com C,e para si é cão é com c normal.
Lamento por si, então, porque quando o seu Cão estiver doente não faço a mínima ideia a quem o senhor possa recorrer para o ajudar. É que ainda não deve ter percebido que veterinário aprende anatomia abrindo cães (com "c"), as vacinas, medicamentos, desparasitantes, etc, são testados em cães (com "c" pequeno), as técnicas cirúrgicas são ensaiadas em cães (com "c" pequeno), etc, etc. Boa sorte, pois.
trex Escreveu:Um cão (independentemente de ser B.H. ou não) para ser considerado Tricolor tem de apresentar as manchas pretas separadas das castanhas, directamente defenidas apenas sobre o branco?
Ou pode ter as manchas pretas por "cima" do castanho?
São tricolores (definições da morfologia externa, e não termos inventados pelo merceeiro da esquina) os cães vermelhos com sela/manto preto ou os preto afogueados, a que se junta o branco. Pelitos pretos misturados não confere o direito à designação de tricolor, nem mesmo a presença de máscara.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 08, 2007 11:34 am

SeaLords Escreveu: - Agora já há cães que devem ser registados como Red e White? Agora já não é só bicolores e tricolores?
Se a Srª Drª não andasse tão ocupada, e preocupada, em complicar o que é simples, para criar confusão, já tinha visto anteriormente a referência ao facto de que os registos de bicolor são efectuados em Inglaterra como Red and White, logo o Bicolor (como se faz em Portugal) é o equivalente ao "Red and White" no pais de origem da raça. Quanto aos amarelos, laranjas e vermelhos são tonalidades, como deveria saber, da mesma cor base.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
rasputine
Membro Júnior
Registado: domingo out 21, 2007 5:15 pm

quinta nov 08, 2007 12:14 pm

desculpem, mas tive um problema a postar a imagem... daí as repetições
Última edição por rasputine em quinta nov 08, 2007 12:19 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Basset Hound”