GENÉTICA DAS CORES

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta nov 14, 2007 10:31 pm

SeaLords Escreveu:Giro, que mesmo nesse site os Mahogany vêm classificados à parte dos tricolores 8) (embora os exemplos que eles dão de pretos e brancos sejam muito mauzinhos :roll: )
E à parte dos Red and White também... Mas lá está, quando a vontade de desconversar é grande, só se vê o que se quer.

Uma grande diferença, é que na América não registam somente como "Tricolour" ou "Red and White", como se faz em Inglaterra, e de onde na Europa se foi copiar o sistema, as cores registáveis por lá são exactamente as que se vê nesse site.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 15, 2007 12:14 am

SeaLords Escreveu:Giro, que mesmo nesse site os Mahogany vêm classificados à parte dos tricolores 8) (embora os exemplos que eles dão de pretos e brancos sejam muito mauzinhos :roll: )
Mas já percebeste o que é o "mahogany"?

Tal como já disse anteriormente, tb acho que a classificação de tricolor e bicolor, não está completa......deveriam entrar as outras variedades, já que são aceites no estalão......

Mas na Europa, são registados geralmente como red-and-white/ tricolor .....

De qq. maneira, penso que tb já chegaste à conclusão que o bicolor é homozigótico recessivo, e que por isso, num cruzamento de 2 bicolores só nascerão bicolores.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 15, 2007 9:01 am

mosquito01 Escreveu:Mas já percebeste o que é o "mahogany"?
Pela vossa descrição, já tinha percebido o que era para vocês "mahogany" há muito tempo. A minha única dúvida era se o termo estaria a ser bem utilizado. E continuo na dúvida. O que o site do AKC diz é que "mahogany" é castanho avermelhado, e para consultar os estalões para mais pormenores. O "mahogany" aparece como cor aceite no estalão do Irish setter, do Chow Chow, e de mais um ou dois, e como cor admitida nos locais "fogo" dos "pretos e fogo". Em todos eles, portanto, o "mahogany" é uma cor pura e não mistura de cores. Quanto ao BH, o estalão não descreve essa cor e, portanto, ficamos na dúvida sobre se o termo estará a ser bem empregue, ou se alguém se decidiu chamar "mahogany" àquele padrão, e foi ficando. Um bocado como ter havido um tótó que confundiu o valor biológico da proteína do milho com a digestibilidade, e a partir daí ter passado a haver um séquito de seguidores a dizer que a proteína do milho tem baixa digestibilidade :lol: Para tirar a dúvida teria que consultar o AKC, coisa que, obviamente, não estou para fazer, tanto mais que é uma questão perfeitamente irrelevante para a discussão.
mosquito01 Escreveu:Mas na Europa, são registados geralmente como red-and-white/ tricolor .....
Disseste bem, geralmente. Nada obriga a registar somente com essas duas cores. Aliás, já encontrei um LOE em que o cão foi registado como castanho e branco, e na Itália as descrições são tão pormenorizadas que chegam a dizer se o cão tem a ponta da cauda branca ou não. Em França, pelos códigos que eu tenho sobre as cores que podem aparecer nos LOFs nem sequer aparece a designação de tricolores e bicolores (o tricolor, por exemplo, aparecerá no LOF, se for essa a variedade de tricolor, como "fauve à manteau noir avec panachure blanche limitée/envahissante"). Por isso, não percebo mesmo essa teimosia de que os cães têm que ser registados só numa de duas categorias. Em França (onde a cadela do Ferrador nasceu) e cá (onde os cachorros do Ferrador nasceram) não têm de certeza.
mosquito01 Escreveu:De qq. maneira, penso que tb já chegaste à conclusão que o bicolor é homozigótico recessivo, e que por isso, num cruzamento de 2 bicolores só nascerão bicolores
Não, não cheguei a essa conclusão. Cheguei à conclusão (há muitos posts atrás ...) que muitos cães ay_ E_ não têm qualquer pêlo preto, sendo na prática indistinguíveis dos _ ee (e não sou eu que o digo, é o que vem escrito em vários lados). Sendo assim, haverá bicolores dominantes e bicolores recessivos, tal como já vem sendo dito desde o princípio.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 15, 2007 9:50 am

SeaLords Escreveu:
mosquito01 Escreveu:Mas já percebeste o que é o "mahogany"?
Pela vossa descrição, já tinha percebido o que era para vocês "mahogany" há muito tempo. A minha única dúvida era se o termo estaria a ser bem utilizado. E continuo na dúvida.
Duvidas existem sempre muitas, principalmente quando se quer.
SeaLords Escreveu: Por isso, não percebo mesmo essa teimosia de que os cães têm que ser registados só numa de duas categorias. Em França (onde a cadela do Ferrador nasceu) e cá (onde os cachorros do Ferrador nasceram) não têm de certeza.
Já aqui foi escrito por mim, que se conseguirem registar como outra coisa qualquer, acho muito bem.
Agora, a mim, parece-me é que o interesse dos envolvidos é registar como bicolores.
SeaLords Escreveu:
mosquito01 Escreveu:De qq. maneira, penso que tb já chegaste à conclusão que o bicolor é homozigótico recessivo, e que por isso, num cruzamento de 2 bicolores só nascerão bicolores
Não, não cheguei a essa conclusão. Cheguei à conclusão (há muitos posts atrás ...) que muitos cães ay_ E_ não têm qualquer pêlo preto, sendo na prática indistinguíveis dos _ ee (e não sou eu que o digo, é o que vem escrito em vários lados). Sendo assim, haverá bicolores dominantes e bicolores recessivos, tal como já vem sendo dito desde o princípio.
[/quote]
Como já escrevi antes, qualquer criador experiente vê a diferença em qualquer ninhada entre um cachorro Red and White e um Mahogany, só não vê quem não tem experiência ou quem não quer ver.
Já sei que vai defender que o que conta é o que parece em adulto, e de facto existem alguns (caso da cadela do ferrador) que parece, à primeira vista, Red and White (agora em adulta, em cachorra notava-se bem a diferença de certeza, tal como se nota na ninhada do Ferrador não existir nenhum Red and White). Apesar desta parecença à primeira vista, não o é realmente e tem o mesmo genotipo que os Mahogany bem marcados.

Por isso, concordando que não é cane nem peixe, e partindo do principio que o CPC aceitará os registos como de uma cor diferente do normalmente usado, gostaria de saber (interesse genuino) como acha então que deveriam ser registados os cachorros em questão ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 10:58 am

casadotrevo Escreveu:Duvidas existem sempre muitas, principalmente quando se quer.
Não é quando se quer, é quando elas têm razão de existir
casadotrevo Escreveu:Agora, a mim, parece-me é que o interesse dos envolvidos é registar como bicolores.
Interesse? Porquê? Vendem-se melhor se tiverem "bicolor" no registo?
casadotrevo Escreveu:Por isso, concordando que não é cane nem peixe, e partindo do principio que o CPC aceitará os registos como de uma cor diferente do normalmente usado, gostaria de saber (interesse genuino) como acha então que deveriam ser registados os cachorros em questão ?
Já o disse anteriormente, e deve-lhe ter escapado, porque lê tudo na diagonal. Eu nem sequer usaria a nomenclatura de bicolor, mesmo que fossem do tipo ee, e usaria sempre a nomenclatura usual de "(cor) malhado" (laranja malhado, vermelho malhado, limão malhado, etc) ou "malhado de (cor)", consoante a extensão do branco. É esta a nomenclatura utilizada em Portugal. No caso dos cachorros do Ferrador, eu registá-los-ia como fulvos (tisnados ou não, é questão de ver se há mistura de pêlos pretos no corpo/pontas pretas, que dê a impressão de estarem "sujos") malhados.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 15, 2007 11:09 am

SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu:Agora, a mim, parece-me é que o interesse dos envolvidos é registar como bicolores.
Interesse? Porquê? Vendem-se melhor se tiverem "bicolor" no registo?
Se se vendem melhor ou não não faço a minima ideia, a minha experiência diz o contrário, os Tricolores têm mais procura.
Mas pela insistência no facto de dizerem que os cães são bicolores ....
SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu:Por isso, concordando que não é cane nem peixe, e partindo do principio que o CPC aceitará os registos como de uma cor diferente do normalmente usado, gostaria de saber (interesse genuino) como acha então que deveriam ser registados os cachorros em questão ?
Já o disse anteriormente, e deve-lhe ter escapado, porque lê tudo na diagonal. Eu nem sequer usaria a nomenclatura de bicolor, mesmo que fossem do tipo ee, e usaria sempre a nomenclatura usual de "(cor) malhado" (laranja malhado, vermelho malhado, limão malhado, etc) ou "malhado de (cor)", consoante a extensão do branco. É esta a nomenclatura utilizada em Portugal. No caso dos cachorros do Ferrador, eu registá-los-ia como fulvos (tisnados ou não, é questão de ver se há mistura de pêlos pretos no corpo/pontas pretas, que dê a impressão de estarem "sujos") malhados.
A mim não me tinha escapado isso, penso é que anteriormente foi um pouco evasiva, e é positivo que fique bem clara a sua posição.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 2:31 pm

Não penso que tenha sido evasiva. E, já agora, fulvo é apenas uma tonalidade dentro do amarelo e não uma cor que tenha preto à mistura (como me parece ser o seu entendimento).
mosquito01
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 2:36 pm

SeaLords Escreveu:Não penso que tenha sido evasiva. E, já agora, fulvo é apenas uma tonalidade dentro do amarelo e não uma cor que tenha preto à mistura (como me parece ser o seu entendimento).
Q!uer dizer que "fulvo" só tem pêlos amarelos? Não tem pretos misturados? Nem sequer um único?
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 2:59 pm

Não. Fulvo é uma pelagem unicolor.
mosquito01
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 3:10 pm

SeaLords Escreveu:Não. Fulvo é uma pelagem unicolor.
Mas para ser fulvo, não têm que ter máscara negra?
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 3:18 pm

Não. A presença de máscara ou não é sempre uma característica à parte da cor base do pêlo, pelo que haverá fulvos com máscara, e fulvos sem máscara.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta nov 15, 2007 4:07 pm

Antes de mais, as minhas desculpas se desvirtuo o tópico.

Quanto ao Fulvo a minha Ailsa, que é uma Cairn Terrier, no LOP tem a côr fulvo e possuí pêlos pretos misturados, na pelagem amarela.
mosquito01
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 4:20 pm

ailsa Escreveu:Antes de mais, as minhas desculpas se desvirtuo o tópico.

Quanto ao Fulvo a minha Ailsa, que é uma Cairn Terrier, no LOP tem a côr fulvo e possuí pêlos pretos misturados, na pelagem amarela.
Exacto....

E os Serras fulvo? Não têm pelos pretos misturados na outra côr? E não nascem com muito preto, que se vai diluindo?
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 4:31 pm

Deves estar a confundir com o lobeiro.
mosquito01
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 4:45 pm

SeaLords Escreveu:Deves estar a confundir com o lobeiro.
Penso que não.....

O que chamas a esta côr?

Imagem
Responder

Voltar para “Basset Hound”