Não para de roer

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

quarta out 03, 2012 3:54 pm

Oláa
O meu basset anda a roer muito as coisas. Já tinha deixado de o fazer, mas agora só o faz quando esta sozinho em casa, mesmo tendo a companhia de outro cão. Já não sabemos o que fazer, já o castigamos mas ele ultimamente continua a roer tudo, parece que faz só para mostrar que não esta contente de ficar sozinho em casa. Alguém sabe o que devemos fazer para isto não acontecer ?
Obrigado
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta out 03, 2012 9:04 pm

Olá!

Não o castigue ou ralhe com ele quando o apanhar a roer, porque depois vai acontecer o que está a acontecer: ele vai roer quando não estiverem em casa.

Os cães não são "vingativos". Eles não têm a noção do certo e errado, mas sim do que é seguro e não seguro. E por isso o King rói na vossa ausência, porque é seguro.

O que devem fazer é tentar isolá-lo o mais possível de coisas roíveis, para que não reforce mais o comportamento. No entanto, os cães precisam de roer, é um comportamento natural deles, e o que devem fazer é fornecer objectos que ele possa roer e para o entreter na vossa ausência.

Basicamente ele está aborrecido, sem nada para fazer. Imagine o que é estar fechado em casa horas e horas, sem acesso a televisão, internet, revistas, livros, jornais, ou qualquer outra actividade que goste de fazer.

Vou dar alguns exemplos de brinquedos que pode pesquisar:

Kong Classic
Kong Wobbler
Todos os brinquedos da Busy Buddy
Bolas interactivas (para colocar ração dentro)
Ossos de pele de vaca
Ossos do fémur de vaca crú

Outra forma de o entreter é esconder a ração diária em vários pontos da casa, em vez de lhe oferecer de forma gratuita. É também uma forma de estimular o instinto natural de caça, porque tem que utilizar o olfacto para chegar à comida. :wink:

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
hargus
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta out 24, 2003 1:58 pm

sábado out 06, 2012 11:22 am

O Colombo tenta roer as cadeiras e as mesas mas connosco em casa e somente quando não tem um osso p ele.. Bem, é o King com o roer e é o Colombo com os xixis em casa durante a noite. Ora está bem duas ou três noites como volta a fazer durante uns dias...enfim. Tb já não sei o que fazer. Já dou a comida mais cedo (quando lhe apetece comer), vou c ele mais tarde á rua e nada!!
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado out 06, 2012 5:42 pm

Olá hargus.

Eu na altura não ouvi a vossa conversa toda sobre o Colombo não comer. Qual a ração que lhe estão a dar? E já agora o que disse o veterinário sobre o assunto?

Já devem ter experimentado vários truques, mas vou referir alguns: juntar um bocadinho de patê (da hills ou outra marca super premium) e misturar muito bem com a ração; juntar frango cozido muito bem desfiado para ele não conseguir escolher apenas o frango; juntar uma colher de chá/café de yogurte natural, azeite, óleo de milho, levedura de cerveja, leite (sei que não é aconselhável, mas por vezes faço com a minha e resulta muito bem), caldo de cozer frango ou fígado; juntar um pouco de fruta (maçã, pêra) ou cenoura ralada.

Se algum destes truques resultar, podem manter durante uns dias e depois ir reduzindo o que acrescentam até ficar só a ração.


Em relação aos xixis, é só mesmo durante a noite? É difícil tentar educa-lo nessa altura, porque não estão presentes. Ele dorme perto dos donos? Normalmente isso ajuda a que durmam toda a noite seguida, ou pelo menos assim que ele se levantar um dos donos consegue logo leva-lo à rua ou a um local apropriado.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Responder

Voltar para “Basset Hound”