Esterilizar cadela Basset Hound?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
farmahel
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

sexta abr 05, 2013 11:32 am

Bom dia, tenho uma cadelita Basset hound com 4 meses e tenho que tomar a decisão de esterilizar ou não...Não a quero para exposição mas sei que esterilizar tem vantagens e desvantagens como o aulmento de peso....o que é certo é que tenho algumas dúvidas...
Podem me ajudar?

Obg
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta abr 10, 2013 9:34 pm

Olá!

É uma decisão que nao é de todo fácil de fazer. Ela ainda é novinha, e tem algum tempo para pensar e pesquisar mais sobre o assunto. Veja o site que se chama esteriliza-me.org, tem lá alguma informação e tire todas as duvidas com o seu vet. É verdade que o apetite pode aumentar depois da cirurgia, mas desde que mantenha o regime alimentar anterior ela em principio nao devera aumentar de peso, mas penso que é uma incógnita porque depende mesmo do metabolismo de cada cão.

Tem que medir bem pros e contras, tendo em conta as vantagens da esterilização, em termos de redução de cancros ( mamarios, ováricos e uterinos), nao há gravidezes psicológicas nem piómetras.
E depois tem que pensar também no caso da sua cadela aumentar de peso e quais os contras, problemas osteoarticulares, cardíacos, diabetes, problemas dermatológicos, etc

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
farmahel
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

quinta abr 11, 2013 1:10 pm

Obrigado pela resposta Dianne. Vou discutir com o veterinario o assunto...Sei que ainda não é para já mas penso neste assunto frequentemente....
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta abr 11, 2013 10:17 pm

Ainda bem que tem pensado bem no assunto visto que é um procedimento irreversível. Fale mesmo com o vet e tire todas as duvidas.
A minha foi esterilizada aos 10 meses, mas nunca vou saber se fiz a escolha certa. Ela engordou, mesmo a comer ração light e a ter muito cuidado com alimentos extra. Antes podia comer tudo, mas parece que so tem vindo a piorar com a idade. E como estes cães já têm tendência a serem sedentários, quando têm excesso de peso é pior ainda, e sem exercício torna-se mais difícil perder as gordurinhas. Depois acaba por ser um ciclo vicioso: engordam --------->mexem-se menos --------->engordam mais.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
farmahel
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

sexta abr 12, 2013 11:38 am

Preocupa-me o engordar...ela ainda é cachorra por isso corre e brinca muito e nem sequer é muito "comilona" mas essas alterações hormonais provocadas pela esterilização são irreversíveis...
Quando tomamos uma decisão fica sempre a dúvida do que aconteceria se o caminho fosse outro... :(
Estive a ler as vantagens e desvantagens e a decisão não é facil....
farmahel
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

terça jun 25, 2013 3:28 pm

Boa tarde, a Becky fará 7 meses esta semana e falei com o Vet sobre este assunto.
Ele aconselhou vivamente esterilizar para evitar tumores mamários mas discutimos se antes do 1º cio ou depois.
Ele falou-me que na faculdade aprendeu esperar pelo 1º cio mas que actualmente se opera antes. Estive a informar me que em raças de maior porte se deve esperar pois o desenvolvimento poderia não estar completo com problemas osseos posteriores...Alguém me pode ajudar?
Como fez Diane?

Melhores cp
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta jun 26, 2013 10:23 pm

Repetido
Última edição por dianne em quarta jun 26, 2013 10:34 pm, editado 1 vez no total.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta jun 26, 2013 10:33 pm

Se confia no seu Veterinário, siga os seus conselhos. Tire as suas conclusões das explicações que ele lhe der e decida da forma que achar melhor.

Penso que não há consenso em relação às esterilizações. Uns dizem que deve ser antes, outros para depois do primeiro cio. O único documento que li sobre o tema, referia que se for feito antes, a percentagem de mais tarde virem a ter tumores mamários é praticamente nula, enquanto se for feito depois tem uma percentagem de 0,3% (na minha opinião é também bastante reduzido). A minha foi antes mas já tinha 10 meses.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
farmahel
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

terça jul 02, 2013 7:30 am

Obrigado! Confio no veterinário mas a decisão é sempre minha...Vou esperar mais uns meses, ela ainda tem 7 meses e queria ter uma ideia da idade do 1º cio embora possa variar de animal para animal.
Responder

Voltar para “Basset Hound”