Dúvidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
patirob
Membro Júnior
Registado: segunda fev 28, 2005 12:58 pm

sexta mar 11, 2005 1:04 pm

Olá a todos! :D
Apesar de ainda não ter nenhum basset, tenho muitas curiosidades àcerca deles.
Conversando com uma dona de uma basset, fiquei assustada. É que disse-me que a cadela ( que já tem 3 anos ), faz as necessidades em tudo o que é sítio e que destrói tudo, além ter sempre um cheiro bastante activo. Como quero ter dois, fiquei bastante apreensiva. Será que são todos assim? Não tenho essa ideia.
Outra questão que eu tenho e que ainda não consegui descobrir, são as reais dimensões do basset? Qual o comprimento do cão?
Tenho também ouvido dizer que alguns crescem bastante? Mas até que ponto?
E os cães são muito comilões? Só devem comer ração ou podem comer eeventualmente alguma coisa que nós façamos para eles?
Pois é, são muitas perguntas, mas tenho que ficar informada.
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sexta mar 11, 2005 6:26 pm

Eu vou-lhe dar a minha opinião como dona, não sou entendida em cães. A ideia que a maioria das pessoas tem dos bassets é incorrecta pois advem da sua expressão facial que quase parece triste. Mas é apenas devido à pele dos olhos estar descaida. Chegue-se a um basset e puxe a pele para cima a o "ar santinho" deles muda logo.
Bem, eles são "um bocadiiiinho teimosos". Acho que por isso demoram mais a interiorizar as regras da vida em sociedade e em casa. Tentam sempre fazer o que querem; se conseguem às vezes (ou muitas vezes) dá asneira.
O cheiro para mim é relativo; todos os cães têm cheiro e há pessoas que dão banho muitas vezes e isso ainda faz pior. O meu tem um champô de cão no inverno, quando se molha, pois deita mais cheiro. Mas o boxer também põe.
O tamanho do cão é + ou - 30 kg (rentes ao chão). Tá claro que pode haver maiores ou menores como em todas as raças.
São muito comilões e gostam de tudo. Mas só devem comer a quantidade certa de ração para o peso (como qualquer cão)senão ficam gordos e faz-lhes mal. Mas fazem tudo o que conseguem por comida.
Eu só dou ração. É uma opção.
Mas são uma graça e valem o trabalho que dão. São alegres, o meu brinca muito, não atacam ninguém (nem cães nem pessoas, nem mesmo os gatos da rua) mas também não se deixam submeter pelos outros cães. Dormem muito tempo mas têm de ter um periodo de actividade: o meu pede para ir à rua (para passear, não para fazer xixi) e anda, anda, cheira, cheira. Adoram brincar com outros cães. E adoram-nos.
Isto está grande. Mas acho que lhe dei a minha experiência de tudo o que falou.
Cuidado onde compra o cão. Não vá a lojas, vá a criadores.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta mar 11, 2005 7:24 pm

Olá,
A Gatujoba já disse praticamente tudo, mas mesmo assim vou tentar transmitir aquilo que é a minha experiência.
patirob Escreveu: Conversando com uma dona de uma basset, fiquei assustada. É que disse-me que a cadela ( que já tem 3 anos ), faz as necessidades em tudo o que é sítio e que destrói tudo, além ter sempre um cheiro bastante activo.
Em relação às necessidades, eu cheguei a viver com 3 num apartamento e faziam tudo na rua, em cachorros é normal não se aguentarem, mas deve começar desde logo a ensinar qual o sitio correcto. Não achei problema de maior em ensinar os meus, o que é preciso é insistência porque os tipos são muito teimosos. O mesmo se aplica para a destruição.
O que me parece é que essa senhora não educou a cadela correctamente.
Quanto ao cheiro, se de facto não consegue suportar, talvez o B.H. não seja o cão indicado para si. É que à semelhança de outros Sabujos, têm um cheiro carecteristico tipo cholé.
patirob Escreveu: Outra questão que eu tenho e que ainda não consegui descobrir, são as reais dimensões do basset? Qual o comprimento do cão?
Tenho também ouvido dizer que alguns crescem bastante? Mas até que ponto?
A minha cadela mais "maneirinha" pesa 25kg, o cão que eu tive maior, pesava 44 kg, os outros andam pelo meio. Medem entre 33 e 38 cm ao garrote. O comprimento não tenho bem noção, mas posso-lhe dizer que roubar coisas de cima da bancada da cozinha é muito fácil para eles, basta se porem em pé.
patirob Escreveu: E os cães são muito comilões? Só devem comer ração ou podem comer eeventualmente alguma coisa que nós façamos para eles?
Por norma são comilões, a ração, ou outra dieta é uma questão de escolha pessoal, tem é que ser uma dieta equilibrada ou uma ração de qualidade. O Basset Hound tem, por norma, tendência para problemas digestivos e cutâneos, por isso tem é que ter cuidado pelo que opta. Uma ração de qualidade, na minha opinião, é sempre uma mais valia para quem tem poucos conhecimentos a nivel de nutrição, ou para quem tem pouco tempo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Basset Hound”