Página 1 de 1

Comportamente agressivo ?

Enviado: quinta mai 05, 2005 11:45 am
por wolfenstein
Caros amigos

Tenho um BH de 4 meses que tem um comportamento com as pessoas que me anda a preocupar e que tenho conseguido resolver, mas não totalmente.

O cachorro passa o dia com outros 2 cães, com quem interage sem qualquer restrição. Um dos cães é mais velho (uma alasca malamute) e não costuma passar grandes confianças ao cachorro BH, dando-lhe uma valente rosnadela quando é preciso. No entanto nunca o mordeu ou teve outro comportamento mais agressivo do que estes avisos educativos. Normalmente quando o cachorro chega, ela vêm cheira-lo e deixa que ele a cumprimente com lambidelas no queixo.

Já com o outro cão, mais novo (cerca de 1 ano) e da raça Podengo alentejano, a coisa é totalmente diferente. Comportam-se os dois (o BH e ele) como duas crianças, correndo, mordendo-se e rosnando-se o dia inteiro.

Apesar de o Podengo de vez em quando mandar uma mordidelas mais a sério quando se quer impor (embora nunca tenha mordido mesmo, só a abocanhar para assustar), o pequenote BH não o respeita muito e mete-se com ele, quer o Podengo queira quer não, coisa que não faz com a Malamute, porque esta se estiver "com os azeites" manda-lhe uma valente rosnadela.

Até aqui tudo bem, o problema é que o cachorro reage com as pessoas da mesma forma. Comigo respeita-me, até porque eu não o deixo abusar e lhe mantenho uma "rédea curta" reprimindo-o sempre que ele me tenta rosnar ou resmungar com qq coisa que não lhe agrada. Acho que ele me vê como macho dominante. No entanto com a minha mulher, que é muito mais permissiva e com outras pessoas, ele rosna e ladra sempre que quer alguma coisa.

Por exemplo, quando lhe pegam ao colo e lhe tentam dar beijos, a rosnadela e de vez em quando uma abocanhadela, são mais que certos.

A minha explicação é que o cachorro se sente à vontade, ou de alguma forma dominante para ter estes comportamentos com quem não exerce autoridade nele.

Até agora não houve nenhum acidente sério, mas tenho medo que possa acontecer algum, até porque os dentitos dele são fininhos e podem magoar. Para além disso, nunca tive nenhum cão que se portasse desta forma, sendo normalmente muito mais dóceis.

Eu repreendo o cão sempre que ele faz isto a alguém, mas teimoso como ele é (acho que é uma das características da raça), comigo consigo-o controlar, mas com as outras pessoas por vezes é difícil.

Normalmente o castigo consiste numa palmada no focinho, no entanto sinto que isto não está a contribuir para prevenir o problema. Seria melhor um castigo do género, colocá-lo imediatamente no sítio isolado fazendo-o sentir-se sozinho, para ele saber que aquele não é um comportamente aceitável?

O que eu gostava mesmo era de perceber o que provoca esta situação ao cachorro. Assim acho que conseguiria corrigir mais eficazmente o comportamento.

Será que isto é um comportamento de cachorro e passará com a idade? A minha experiência com outras raças diz-me que não, mas como nunca tive nenhum BH e tudo o que leio me diz que são cães muito temperamentais ...

Será de passar o dia com outros cães, já que entre cães isto seria um comportamento normal. O cachorro tem todos os indícios de vir a ser um macho dominante: não tem medo de outros cães, lida bem com situações novas, se o deixar sozinho ele não se assusta muito.

De qualquer forma estou a tentar mudar-lhe o comportamento pois normalmente se um cão se habiua a ter um determinado tipo de comportamento enquanto cachorro, dificilmente o mudará enquanto adulto.

Apelo à vossa experiência para tentar percebe-lo melhor

Com os melhores cumprimentos

Nuno

Enviado: sexta mai 06, 2005 1:43 am
por Gatujoba
O meu basset é o dominante em casa, tem a mania que manda em outros cães, na rua, embora se dê bem. Mas quando se encontrou com muitos bassets teve medo. Nunca o tinha visto com medo. O basset, por norma, nunca ataca mas também não tem medo de nada.

Não acho o basset mau para as pessoas mas já ouvi dois casos de bassets que mordem. Em ambos o problema era de má educação e um tinha maus tratos e abandono no seu passado.
Mas como são confiantes e teimosos, se calhar serão capazs de ralhar por comida ou por uma boa cama ou se o contrariarem. O meu rosnou 1 vez quando o tirei da minha cama. Coitado, até tive pena dele pois levou tamanho encontrão que voou, não controlei bem a força. Mas nunca mais. Teimoso, sim. Mas agressivo, nunca. Só tenta com os olhinhos.
Um cão não pode rosnar a ninguém, com 4 meses. Se rosna, leva com o jornal. Seja basset ou não.

Eles não gostam de ser pegados ao colo. Isso percebi desde cedo. Não me mordia mas não me parecia gostar de estar no ar. Eles gostam de festas mas não apertados. E não gostam que os chateiem quando querem estar sossegados. Mas não podem rosnar...

Ladrar quando quer qualquer coisa, o meu ladra. Por um lado é bom, pois pede. Já pediu 3 ou 4 vezes para ir à rua. Mas tem de o habituar que não, é não. Mas eu já digo não há 2 anos e, se for preciso, leva no focinho, e ladra na mesma. É um dos meus problemas: o ladrar. E não sei como se manda calar um cão. Até a brincar ele ladra muito e isso é agora o meu problema com os vizinhos. Porque o boxer foje e ele ladra se não o consegue apanhar; ou se quer o brinquedo que o outro está a roer ou se quer brincar com o gato e este se poe a dormir em cima do armário. E é capaz de ficar a ladrar meia hora se eu deixar, sempre no mesmo tom e cadenciado.

Eu acho que o basset não é mais santo que os outros cães. Apenas é bonzinho e nós vamos deixando fazer e ele habitua-se. Não pode ser . É muito teimoso e determinado e assim é que se torna mal educado. Ele aprende depressa mas só faz o que quer. E temos de o contrariar. Basset é para educar como qualquer cão, e com muita paciência.

Casadotrevo veja lá se eu disse alguma coisa menos correcta. É a minha experiência.

Enviado: sexta mai 06, 2005 9:00 am
por casadotrevo
A Gatujoba está correctissima. ;)
Eu acrescentaria só uma coisa, os Hounds de matilha, na minha opinião têm uma coisa diferente dos outros cães.
Vivendo com outros cães eles sabem bem a diferença entre um cão e uma pessoa, inclusivé sabem a diferença entre outro Hound e outro cão qualquer (Daí a diferença de comportamento que a Gatujoba viu no seu cão quando ele esteve com os meus). Um BH que viva com outros cães tem tedência a não olhar os humanos como parte da matilha, isto porque a relação de um Humano com uma matilha é a de Matilheiro e não a de Alfa. O Alfa é um cão, o Humano é o Matilheiro.
De qualquer maneira, o comportamento do cachorro em questão, parece-me mais brincadeira de brutinho do que agressividade.

Enviado: sexta mai 06, 2005 9:14 am
por casadotrevo
Gatujoba Escreveu: Eles não gostam de ser pegados ao colo.
E não devem ser pegados à toa. Têm uma estrutura muito diferente dos outros cães, e deve-se pegar de determinada forma. Se o pegarem pelos braços, estão a magoá-lo de certeza, e podem arranjar alguma lesão para a vida toda.

Enviado: segunda mai 23, 2005 7:20 pm
por wolfenstein
Acho que têm razão, era mesmo um problema de brutidade e não de agressividade.

Ele tem melhorado muito com muita repreensão e paciência. Acho que o problema era mimo a mais.

A verdade é que eu acho que era uma tentativa de por à prova a dona. O que eu e a minha mulher combinámos foi que ela pura e simplesmente não tolerasse aquele comportamento. Sempre que ele ladrava, ela reprimia-o e ignorava-o de seguida, até ele se calar com o ladrar. A verdade é que as rosnadelas acabaram.

Claro que ele ainda resmunga se ela o vai acordar mas agora já não passa de um "resmungar para dentro".

E de facto acho que eles não apreciam muito colo. A única pessoas a que ele parece não se importar muito que lhe pegue ao colo sou eu. Porque de resto ele tolera, mas durante muito pouco tempo.

Enviado: segunda mai 23, 2005 10:33 pm
por Gatujoba
Eu ainda à pouco me ri com o meu. Tento nem esboçar expressão para ele não dar por isso, é ralho.
O meu basset estava em cima da minha cama, escapoliu-se para o meu quarto sem eu dar por isso. Eu mandei-o sair, e nada; ralhei e levantei-o, pois não se podem puxar pelas patas, e empurrei-o para sair e ele rosnou, teoricamente para mim. Como já sabe quem manda e eu ralhei com mais força saiu da cama e foi rosnar ao boxer (que estava no escritório sossegadinho) - pareceu-me mesmo uma intensão de disfarçar com quem estava a rosnar. Sabem ou não?

Enviado: terça ago 09, 2005 3:49 pm
por wolfenstein
O Portus está agora quase a fazer 6 meses e tenho agora a certeza que o comportamento que eu classificava de agressivo mais não era que rabujisse.

Claro que continua a ladrar-nos (principalmente a outros que não eu) quando é contrariado e resmunga sempre que o obrigamos a fazer algo que ele não quer. Mas o mais engraçado é que o sacana fá-lo com tamanha personalidade e piada que é virtualmente impossível chatear-mo-nos a sério com ele.

Enviado: quinta ago 11, 2005 2:51 pm
por Gatujoba
Sabe, Wolfenstein, o meu, com quase 3 anos, ainda refila se eu o mando sair de cima da minha cama. É um refilar (rosnar) para dentro...mas apanha na mesma, embora não demonstre qualquer agressividade doutra forma. Eu acho que eles estão mesmo a resmungar (lá com os botões deles) por não os deixarmos fazer o que querem...é que parecendo que não, basset tem dias de mau feitio.

Enviado: quinta ago 11, 2005 4:51 pm
por wolfenstein
Tem toda a razão. A descrição mais aproximada desse comportamente acho que corresponde mesmo a isso, resmungar para dentro!

Para dizer a verdade (embora nunca o mostre) acho-lhe uma piada tremenda aquele "resmungar para dentro".

Faz-me lembrar um pouco uns desenho animados em que um cão (mutley acho que era o nome) remordia para dentro sempre que era contrariado.

Lá personalidade não lhes falta!

Enviado: domingo ago 21, 2005 3:07 pm
por mikabento
de vez em quando venho visitar a arca, e agora não consegui resistir á vossa conversa. tb tenho um bh, com 4 anos. e tudo o que disseram está perfeitamente correcto. personalidade, e mau feitio não lhes falta. tentam dominar tudo e todos.e por vezes fico exausta com tanta teimosia. penso que é muito dificil educar estes cães. é mesmo a ferro e fogo. o meu domina todos os que encontra independentemente do tamanho. é incrivel.
ontem foi uma tourada numa esplanada, ele soltou-se da coleira,( arte que domina desde pequeno.) e foi contra um pastor alemão, e sabem o pastor alemão fugiu. e conseguiu por toda a gente em polvorosa. por fim foi apanhado tipo touro pelo rabo.ás vezes penso que é melhor não sair com ele. faz-me passar vergonhas, na praia então, é horrivel. porque quando o levo já vou tipo encolhida por levar um cão quanto mais um basset. uma vez foi ter com umas raparigas que estavam a por creme nas pernas, e pronto vá de lamber as pernas delas. e tb gosta de roubar sombras nos outros chapeus.deita-se onde lhe apetece. mas se o prendo parece que estão a matá-lo. :lol: