Comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
Puchamaterra
Registado: segunda out 17, 2005 11:20 am

segunda jan 09, 2006 1:45 pm

Boas

O meu cão é assim:

Tenho um Basset Hound de 4 meses :D e chama-se Pu ( por causa do meu filho tivemos que optar por um nome curto e fácil de dizer) e o Pu têm um problema de comportamento... Eu sei que ainda é 'pequeno' ( que ainda faz necessidades na cozinha, etc ) mas o problama maior é que ele está sempre a morder as nossas mãos! Comprei ossos de roer e outras coisas de roer mas quando chegamos ao pé dele o que ele faz primeiro é morder as mãos... Queremos pô-lo ao pé de nós e ele não fica quieto porque quer morder as mãos. Eu sei que está n muda dos dentes mas não conseguimos estar ao pé dele porque ele vai logo ás nossas mãos.
Também há outra coisa, o Pu é um rufia e foi o próprio veternário que disse...
Eu estava á procura de um cão dócil e sempre tive adoração por esta raça mas está a ser difícil em conviver com ele.
Já tive dois cães e este têm sido o mais trabalhoso de todos e ele só têm 4 MESES.
Não sou apologista de dar cães a outras pessoas e nem abandona-los ( só de imaginar uma pessoa fazer isso, fico :x ), tive cães até morrerem e também eles eram um pouco rufias mas muito dóceis.
O veternário disse que até aos dois anos tinha que controlar o comportamento, tinha que ir a aquelas escolas de treinamento mas também podia comprar um livro sobre essa raça e aprender a lidar com ele.

Alguém sabe algum livro sobre esta raça? É que não encontro em lado nenhum.

P.s isto foi mais um desabafo e não é desespero nenhum
AnaRio
Membro
Registado: quinta jul 08, 2004 8:14 am

segunda jan 09, 2006 3:01 pm

Antes de mais, Parabéns por ter um Basset! Vai ver que é uma raça com muita personalidade.

Penso que o seu cão está a passar uma fase comum a todos os cachorros e para a qual é precisa muita paciência. :o

A minha Cadela (Pati), agora com 1,5 ano também atravessou uma fase, quando era pequenina, em que só queria andar "à pancada" comigo, incluindo umas mordidelas. Também tive medo que aquilo não passasse...
E mesmo que pareça que os seus "ralhanços" estejam a cair em saco roto, não desista porque os Bassetes raramente desistem... ;)

Mas fui sempre ralhando quando ela abusava e sempre lhe dei mutos ossinhos proprios para cão e muitos brinquedos para ela se entreter.
O importante é não deixar que o cão julgue que ele é que manda e se for preciso, dar-lhe uma chapadinha no nariz para que ele perceba até onde pode ir.

Mas não deixe de estar ao pé dele pois os Bassets sofrem muito com a solidão e são normalmente cães bastante afectivos. :oops: E se o isolar, isso torná-lo-á ainda mais ansioso por estar com os donos e brincar com eles, incluindo as dentadinhas...

Penso que não seja necessário ir para uma Escola de Cães até porque esta é uma fase que, quer queira, quer não, o cão tem de atravessar, ande ou não numa escola.

A minha cadela anda numa escola desde + - os 3 meses e também passou por isso. A escola é boa para treinar a obediência mas não altera o crecimento normal dos cães. Isto supondo que o Pu está na fase pela qual a Pati passou.
E aviso já que os Bassetes são das raças mais difíceis de treinar :?

E o Basset é, apesar do seu ar melancólico e pachorrento, um cão bastante activo e com uma teimosia do tamanho das suas orelhas!

Se queria um cão dócil, é capaz de estar com sorte porque os Bassets são normalmente cães muito meigos e adoram crianças. Eu acho que a Pati é mesmo viciada em criancinhas...não pode ver uma na rua que quer logo ir ter com ela :oops:

Quanto a livros, penso que o Diamantino (Casa do Trevo) me indicou uma vez um...tente procurar nos meus Posts.

Até lá, tenha muita, muita paciência que isso deverá passar.
A Pati ainda gosta de uma guerrinhas mas vê-se que controla as dentadas para não magoar apesar que de vez em quando, no meio da excitação ...

Boa Sorte,

Ana&Pati 8)
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

segunda jan 09, 2006 4:26 pm

São mordidelas fortes e agrassivas ou são mordidelas de brincar?
O meu à vezes ainda hoje a sua forma de bricar comigo passa por tentar apanhar-me as mãos. Mas mal as apanha faz o suficiente para nunca magoar. Se por acaso eu me queixo ele pára logo e muda de brincadeira (normalmente vai buscar um brinquedo para puxar).
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

terça jan 10, 2006 1:22 am

Bom a Zuca vai fazer seis meses para a semana e eu também passei por isso alias ate pus ca um post na altura! Ela tinha +- 3 meses , 4 meses , depois aos poucos e poucos foi deixando e agora pouco ou nada morde as maos, ate pelo contrario farta-se de lambelas! =) TEnha paciencia voçê não adqurio um cão adquirio um Basset :p , mas vale a pena toda a paciência do mundo acredite!! Felicidades para si e para o Pu! =)
marciara
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am

terça jan 10, 2006 1:04 pm

Olá!

Bem vinda ao fórum! :D

È sempre bom saber que há mais um dono de um Basset Hound por cá!

Como já foi dito, ter um Basset é uma grande alegria, mas é preciso “mão firme”, pois teimosos e espertos como eles não há! São capazes das coisas mais incríveis para levar a deles adiante!

Relativamente á questão das mordilelas, acho que a maior parte dos cachorros passa por essa fase... se não for encorajado a continuar com esse comportamento, com o crescimento acaba por passar.

Com a Misty tive o mesmo problema e com muita paciência e tempo, o seguinte deu resultado:

Sempre que ela me tentava morder as mãos, sem lhe dizer nada, simplesmente virava-lhe as costas e afastava-me dela. Pouco depois voltava de novo a fazer festas ou a brincar com ela e se tentava morder novamente, voltava a virar-lhe as costas e a afastar-me. E assim sucessivamente. Ela foi até aprender a deixar de morder as mãos, apesar de ainda hoje no meio da excitação de alguma brincadeira ainda tentar abocanhar!

Há quem diga que não se deve ralhar, pois se mesmo inconscientemente for dito com meiguice, pode ser percebido pelo cão como uma recompensa/incentivo e aí é que eles nunca mais aprendem.

Concordo totalmente com a AnaRio quando disse:

Ana Rio Escreveu:... não deixe de estar ao pé dele pois os Bassets sofrem muito com a solidão e são normalmente cães bastante afectivos. E se o isolar, isso torná-lo-á ainda mais ansioso por estar com os donos e brincar com eles, incluindo as dentadinhas...
Se simplesmente isolar o PU e não estiver com ele por causa das mordidelas, ele nunca vai perceber o que estava a fazer mal. E consequentemente mais dificilmente irá deixar esse comportamento.

Lembra-se daquela teoria da “causa-efeito”? Neste caso, o cão morde e o dono desaparece. Eles de burros não têm nada e vão até que aprendem que sempre que mordem, o dono volta as costas. Como querem atenção, vão até deixar de morder...

Desejo-lhe as maiores felicidades com o PU!

Márcia Ramos
niniarenhart
Membro
Registado: quarta ago 31, 2005 3:57 pm

terça jan 17, 2006 12:25 am

Olá.

A Maggie também passou por esta fase de mordidas nas mãos, ela era totalmente louca por mãos. Ela tinha cerca de 4, 5meses nesta fase!
Agora ela não morde mais!! Uma coisa é importante: se seu cão rosnar ou morder forte quando você tentar tirá-lo de algum local, mostre quem manda e não se intimide com este comportamento. Nesta fase muitas vezes o cão gosta de testar que é que manda!!! E precisa ser você, caso contrário ele perderá o respeito por você. A Maggie já me testou muito...

Tenho e já tive outros cães, e a Maggie foi a cachorra que mais deu trabalho aqui em casa!! É muito teimosa, mas também muito carinhosa e apegada aos donos. Ela me espera todos os dias no portão e me dá lambidas nos braços ( e até no rosto se alcançar :oops: ).
É a cachorra mais carinhosa que já tivemos aqui em casa.

Tenha paciência, pois vale a pena ficar com o seu BH. Após os 6 meses a Maggie já acalmou um pouco, mas precisa de atenção constante ou apronta para chamar a atenção.

Esta fase logo passa!

Abraço,

Aline e Maggie
Responder

Voltar para “Basset Hound”