Rações hipoalergénicas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

AMachado
Membro Júnior
Registado: quarta set 07, 2005 10:46 am

quinta jan 26, 2006 2:11 pm

Obrigada pela vossa ajuda. A ambos!
gostava de partilhar convosco o seguinte:
comprei os meus 2 bassets o ano passado. a maggie tem 7 meses e o sebastião 4.
pelo quel li aqui no forum acabei de fazer a 1ª asneira. esterilizei a maggie sem ela ter o 1º cio. acho que o veterinário tinha obrigação de me ter avisado. mas enfim...fi-lo na LPDA e não vou lá voltar. não tem condições logísticas a meu ver para realizar cirurgias. apesar de tudo ter corrido bem não gostei de ver a maggie no chão, anestesiada, quando lá cheguei.afinal o serviço não é propriamente gratuito!!!
mas eu precisava mesmo de ajuda era no seguinte:
a maggie é alérgica a todas as rações. todas! de supermercado, de veterinário, caras, baratas...tudo. já comprei as hipoalergénicas, de peixe...tudo. nada feito. só consigo alimentá-la a arroz, batatas, alguns vegetais, carne e peixe. tudo cozido. se lhe der sobras o intestino não aguenta.
e isto preocupa-me porque nenhum veterinário me consegue ajudar. tenho plena noção de a alimentação não é completa. é pobre em gorduras e vitaminas.
já li algures que os bassets são muito sensíveis a nível digestivo. mas conseguem, regra geral, tolerar bem as rações hipoalergénicas. já alguém teve este problema? arranjaram solução?

depois tenho mais umas temazitos...mas já vos ocupei o suficiente por hoje...

Obrigada pela vossa ajuda,
ana ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jan 26, 2006 3:27 pm

Já exprimentou rações sem milho ou trigo ? É que a grande maioria das caras também os tem.
Exprimente uma Cordeiro e Arroz das de qualidade, sem outros cereais. Mas leia a composição para se certificar de tal. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marciara
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am

quinta jan 26, 2006 3:58 pm

Olá! :D

Já que se está a falar de problemas intestinais, vou contar o caso da Misty.
Não quer dizer que seja a mesma coisa da sua cadela, mas cá vai:

A Misty desde bebé que apresentava diarreias e vómitos. Como a primeira veterinária não resolvia o caso, procurei outro vet, que começou por descartar as várias causas do problema. Até acertar na solução, a Misty teve que ser internada várias vezes... :(

O veterinário começou por tocar de ração, para ver se era algum componente que provocava as diarreias. Continuava igual. Depois foram feitas análises ás fezes para descartar a hipótese de parasitas. Não acusou nada. Depois foram feitas análises ao sangue para ver se estava tudo bem. A albumina estava sempre muito alterada. Depois foi feita uma recolha de sangue e enviada para os EUA para um exame que não se fazia em Portugal. O resultado indicava um problema de absorção intestinal. Mais tarde aquando da castração foi feita uma biopsia intestinal, que confirmou o resultado: gastroenterite eosinofílica difusa. Segundo o relatório, a causa é desconhecida, mas alguns casos podem estar ligados a alergia a algum componente alimentar. O veterinário não aconselha a troca da ração que a Misty come actualmente. Essa ração, de todas as que experimentei, foi aquela com que a Misty se deu melhor. Mas, mesmo assim, para andar bem toma um medicamento (Kreon) antes de cada refeição.

A Misty só pode comer exclusivamente ração de dieta. Não pode comer absolutamente mais nada, caso contrário aparecem crises de vómitos e diarreias. Desde há um ano que não tem crises, está controlada e faz uma vida perfeitamente normal. Tenho é que ter muito cuidado nas saídas á rua para evitar que ela vá metendo porcaria na boca... caso contrário já sei... é vómitos e diarreia na certa! :?

Tenho pena de não lhe poder dar de vez em quando um biscoito, mas enfim... há coisas piores!

Márcia Ramos
AMachado
Membro Júnior

quinta jan 26, 2006 4:21 pm

Já experimentei Diamantino. O vet pensou que pudesse ser a doença celíaca e por isso eliminámos todas as rações que pudessem conter vestígios de trigo. as últimas que experimentei eram todas de arroz. mesmo assim não funcionou.

Márcia acho que tenho que encontrar um vet mais interessado. é que o meu não fez nada disso. a sua ração é, tal como o diamantino seguriu, de cordeiro? será que me pode dar a marca? já estou por tudo...

adorava poder vê-la a alimentar-se decentemente. já para não falar na minha qualidade de vida (que é o que menos importa)...é que chego a casa e faço 2 jantares: o meu e o dela. já não posso ver tachos à frente :D
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 26, 2006 5:15 pm

AMachado Escreveu: Já experimentei Diamantino. O vet pensou que pudesse ser a doença celíaca e por isso eliminámos todas as rações que pudessem conter vestígios de trigo. as últimas que experimentei eram todas de arroz. mesmo assim não funcionou.
Sem querer ser chato, tem a certeza que eram só de arroz ? É que muitas "Cordeiro e Arroz" do mercado, quando vamos ver os ingredientes, acabam por ter Milho ou Trigo.

Se quiser, diga-me quais deu por pm.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marciara
Membro

quinta jan 26, 2006 5:33 pm

Vou lhe dizer a marca da ração, mas se calhar também já experimentou esta: Purina EN (Gastroenteric Canine Formula).
Se não me engano, só se vende em veterinários.

Não é de cordeiro. Vou transcrever da saca da ração:

Purina Veterinary Diets EN Canine Formula é um alimento dietético completo concebido para ter um baixo nível de gorduras e ingredientes altamente digeríveis para compensar a mal digestão. Recomenda-se o seu uso entre 3 a 12 semanas, mas em caso de insuficiência pancreática exócrina o seu uso é recomendado para toda a vida do animal. (…)

Ingredientes: Arroz, milho, farinha de glúten de milho, proteínas de frango desidratadas, óleo de coco, hidrolisado de fígado, gordura animal (preservada com vitamina E), fosfato monocálcico, carbonato de cálcio, hidrocloreto de L-Lisina, bicarbonato de sódio, cloreto de potássio, óleo de peixe, óleo de soja, cloreto de sódio, substâncias minerais, D-L-Metionina. Com antioxidante: Aditivo CE. Ingredientes altamente digeríveis: arroz cozido sob pressão, óleo de coco. Sulfato cúprico (Cobre= 9 mg/kg).

Vitaminas: A: 23 000 ul/kg, D3: 1 500 ul/kg, E ( alfa - tocoferol): 330 mg/kg.
Constituintes analíticos: proteína bruta 24%, gordura bruta 10%, cinza total 6%, fibra 1%, humidade 8.5%, cálcio 1.1 %, fósforo 8.85%.

Atenção, que a embalagem diz que só deve ser administrada com supervisão do veterinário, por isso se calhar não era má ideia falar antes com o vet e ver o que ele diz...

Por outro lado, esta ração só resulta com a Misty se ela tomar a cada refeição o tal medicamento...

Não sei até que ponto esta afirmação é verdade, mas li algures noutro fórum que “há cães que fazem alergia a rações que contêm glúten de milho como fonte de proteínas: as proteínas vegetais são no geral mal digeridas pelos cães provocando fermentações no intestino com consequentes diarreias e alergias”. E esta ração tem farinha de glúten de milho...

Antes de tomar uma decisão, aconselho-a a falar antes com o veterinário. Sabe como é... cada caso é um caso e o que funciona num caso pode não ser tão bom para outro...

No meu caso, não experimentei nada sem acompanhamento do vet.

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 26, 2006 5:40 pm

marciara, face a essa composição, a maior parte dos meus cães não se dariam com essa ração. ;)

É a prova que cada caso é um caso.

Mas já agora aproveito para a questionar, chegou a exprimentar alguma cujo unico cereal fosse arroz ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AMachado
Membro Júnior

sexta jan 27, 2006 10:05 am

Não lhe sei precisar a designação das rações porque já não tenho as embalagens comigo. sei que experimentei 2 da Hills, 1 Purina de Salmão que comprei no Vet, Eukanuba e Royal Canin. Sempre a ler rótulos e a certificar-me que o único cereal era o arroz. Das de supermercado nem falo. também experimentei mas nessas nunca depositei muita experança...foram naturalmente as que lhe fizeram pior...tneho muitas dúvidas quanto aos rótulos. Com as latas então foi ainda mais desastroso.
E parei de insistir. Não lhe posso infligir esse sofrimento. É diarreia com sangue por todo o lado. Até tenho medo de fazer experiências. Fico com um sentimento de culpa brutal :(
Biscoitos e etc...nem nunca experimentei. dou-lhe sempre uma cenoura como recompensa. não lhe faz mal e ela adora. aliás, ela adora tudo! mas tudo! nunca se faz rogada. só a vi rejeitar uma vez uma folhinha de alface ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 27, 2006 10:55 am

Não lhe sei precisar a designação das rações porque já não tenho as embalagens comigo. sei que experimentei 2 da Hills, 1 Purina de Salmão que comprei no Vet, Eukanuba e Royal Canin. Sempre a ler rótulos e a certificar-me que o único cereal era o arroz.
Pois, mas provavelmente não terá lido os rótulos bem, não me leve a mal, mas vou mencionar as marcas e referir os outros cereais que vêm nas composições das rações que penso que experimentou, e que supostamente só teriam arroz dessas marcas:

Hills Puppy Lamb & Rice: Tem Milho, Soja e farinha de Glúten de Milho

Purina Salmon & Rice: Tem Milho e Glúten de milho

Eukanuba Lamb & Rice: Tem Milho

Royal Canin: Esta tem a fórmula “Sensible” que só tem arroz, mas é a única, será que foi esta que experimentou ? (Também tem a Starter, mas como é uma ração para cadelas em gestação e cachorros em desmame, penso que esta não terá sido de certeza)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AMachado
Membro Júnior

sexta jan 27, 2006 12:00 pm

não levo nada a mal. até agradeço. mas não me expliquei bem. quando li os rótulos exclui apenas as rações que continham trigo. de facto não excluí o milho. o vet recomendou apenas excluir o trigo.
mas agradeço-lhe ter-me mencionado a questão do milho. nem sabia que o milho era susceptível de causar problemas digestivos.
vou hoje mesmo comprar uma das rações que me recomenda. depois digo-lhe o resultado.
obrigada,
;)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 27, 2006 3:37 pm

AMachado Escreveu: vou hoje mesmo comprar uma das rações que me recomenda. depois digo-lhe o resultado.
Eu não recomendei nenhuma marca, vai ter que ver as composições.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marciara
Membro

sexta jan 27, 2006 10:12 pm

casadotrevo Escreveu:Mas já agora aproveito para a questionar, chegou a exprimentar alguma cujo unico cereal fosse arroz ?
Pois… receio bem que não… já não tenho os sacos para confirmar, mas pelo que vi na internet todas devem ter milho/trigo ou glúten de milho ou assim…

A Misty vinha da criadora a comer Eukanuba. Acabou o saco e mudei para Royal Canin. Tanto uma como outra vendiam-se em lojas. Depois Hill’s e finalmente a Purina.

Já percebi que a Eukanuba e Royal Canin tinham esses ingredientes. A Purina também tem.

Quanto á Hill’s, já não me recordo bem, mas acho que foi a z/d ou a i/d.
Não sei qual foi, mas como tenho a certeza que foi um saco de 3 kg, a única que estava na net com essa embalagem era a z/d e tem estes ingredientes:
- Amido, fígado de frango hidrolisado, óleo de soja, (conservado com BHA, propil-galato e ácido cítrico), carne de frango hidrolisada, celulose em pó, fosfato bicálcico, carbonato de cálcio, monoesterato de gliceril, cloreto de potássio, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de colina, vitaminas (vitamina E, niacina, mononitrato de tiamina, vitamina A, L-ascorbil-2-polifosfato (fonte de vitamina C), pantetonato de cálcio, biotina, vitamina B12, cloridrato de piridoxina, riboflavina, ácido fólico, vitamina D3), DL-metionina, sais minerais (sulfato ferroso, óxido de zinco, sulfato de cobre, óxido de manganês, iodeto de cálcio, selenito de sódio), taurina, etoxiquina (conservante), beta-caroteno.

Assim, o mais certo é não ter experimentado nenhuma em que o único cereal fosse o arroz ou que não tivesse milho/trigo/soja na composição.

Já estou quase como a Ana: depois de tudo o que passei até tenho medo de fazer experiências. Quem sofre é a cadela… Custa muito vê-a a vomitar e com diarreia dias e dias seguidos sem aguentar nada no estômago e a emagrecer a olhos largos…

Por outro lado queria tanto que ela deixasse de tomar o medicamento e acertasse numa ração…

Não quero ficar com a sensação de não ter experimentado tudo, por isso como tenho que ir ao vet por causa das vacinas, vou falar das rações sem trigo/milho e soja e ver o que ele diz.

Já agora, soja e óleo de soja é diferente, não é? Lembro-me de ter lido algo sobre isso, mas já não me recordo bem...

Diamantino, diga-me mais uma vez a sua opinião: acha que é de arriscar e experimentar uma nova ração em que o único cereal seja arroz?

As rações que têm unicamente arroz na composição, só se vendem em vets ou há também em lojas? Hoje estive numa loja e não tinham nenhuma ração só com arroz. Havia uma ração da Royal Canine “sensitive” (ou coisa do género… era uma embalagem com tons de verde…) e tinha algures milho ou um derivado de milho na composição… não era esta a que se estava referir, pois não?

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 27, 2006 11:56 pm

Márcia, eu exprimentaria. ;)

Rações só com arroz, como cereal, existem nas Lojas de Animais. Inclusivé, já se falou de uma neste fórum, e temos um fórista a dala à sua cachorra. Veja as composições, das diversas fórmulas de cada marca.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marciara
Membro

quarta fev 01, 2006 4:36 pm

Olá!:D

Diamantino, estive a pesquisar na net e achei pelo menos quatro marcas de rações que têm a formula lamb & rice (e que não têm outros cereais).

Para não fazer referência a marcas, vou colocar aqui as quatro formulas. Das duas ultimas marcas nunca tinha ouvido falar e nem sei onde se vendem.

Pelo menos duas delas não têm os cereais de que falamos, mas têm cevada... E quanto ao ovo? Conhece casos de cães alérgicos á proteína do ovo?

Vou lhe pedir mais uma opinião: será que com base na sua experiência me pode dizer qual será a melhor?
Haverá ainda alguma outra ração com uma composição mais adequada?

Ração A
Ingredients
New Zealand lamb meal, whole grain rice, cracked pearled barley, sunflower oil, (preserved with mixed tocopherols, citric acid and rosemary extract), beet pulp (sugar removed), whole ground flax, natural lamb flavor, mannanoligo saccharides (MOS), inulin (FOS), potassium chloride, choline chloride, yeast culture, salt, lysine, dried whole garlic, yucca shidigera, ascorbic acid (vitamin C), vitamin A acetate, cholecalciferol (vitamin D), dl alpha tocopherol acetate (vitamin E), *iron Bioplex, *zinc Bioplex, zinc oxide, niacin, calcium pantothenate, copper sulfate, *copper Bioplex, manganous oxide, *manganese Bioplex, riboflavin, calcium iodate, thiamine mononitrate, pyridoxine hydrochloride (vitamin B6), folic acid, biotin, sodium selenite, cobalt carbonate, menadione sodium bisulphite complex (vitamin K), vitamin B12. *Chelated mineral

Ração B
Ingredients
Lamb Meal, Ground Rice, Rice Flour, Rice Bran, Sunflower Oil (preserved with mixed Tocopherols, a source of natural Vitamin E), Poultry Fat (preserved with mixed Tocopherols, a source of natural Vitamin E), Natural Flavors, Rice Gluten, Dried Egg Product, Dried Beet Pulp, Potassium Chloride, L-Lysine, Dried Kelp (source of Iodine), Salt, Choline Chloride, Zinc Sulfate, Vitamin E Supplement, Taurine, Ferrous Sulfate, Ascorbic Acid (source of Vitamin C), Biotin, Copper Proteinate, Niacin, Manganous Oxide, Calcium Pantothenate, Vitamin B12 Supplement, Riboflavin Supplement (source of Vitamin B2), Vitamin A Supplement, Glucosamine Hydrochloride, Chondroitin Sulfate, Pyridoxine Hydrochloride (source of Vitamin B6), Thiamine Mononitrate (source of Vitamin B1), Vitamin D3 Supplement, Menadione Sodium Bisulfite Complex (source of Vitamin K activity), Calcium Iodate, Folic Acid.

Ração C
Ingredients
Lamb meal, ground rice, rice flour, ground barley, flaxseed, canola oil (preserved with Vitamin E), rice bran, natural flavours, dried egg, sodium chloride, potassium chloride, kelp meal, monosodium phosphate, choline chloride, glucosamine, chondroitin, yucca schidigera extract, Vitamin A, Vitamin D3, Vitamin E, Vitamin K (menadione), Vitamin B12, ascorbic acid (Vitamin C), riboflavin, niacin, d-calcium pantothenate, pyridoxine hydrochloride, thiamine mononitrate, folic acid, biotin, ferrous sulphate, iron proteinate, manganous oxide, manganese proteinate, zinc sulphate, zinc proteinate, copper sulphate, copper proteinate, calcium iodate, cobalt proteinate, sodium selenite.

Ração D
Ingredients
Dehydrated lamb meat, rice, potato proteins, fish protein, vegetable and animal fats, fish oil, beet pulp, oligo-sacharrides, yeasts, DL-methionin, minerals, trace-elements, vitamins.
These raw materials are not issued from organic culture.

Obrigada,

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 01, 2006 5:16 pm

Pela minha experiência, as intolerâncias a Proteínas animais de qualidade não são muito comuns. Normalmente elas devem-se ou a cereias (Milho, Trigo e Soja - principalmente), ou a Sub-Produtos animais. Por isso, em principio, o facto da carne ser de Borrego ou Galinha, de ter ou não ovo é irrelevante. O Cereal ideal será sempre Arroz, mas a Cevada, normalmente, também não causa reacção, Batata também é normalmente bem tolerada.
Essas que me enviou, parecem-me bem, mas existem outras. Talvez exprimentasse a B ;)
Só mais uma coisa, não retire logo o medicamento, e faça a transição da ração de forma progressiva.
Depois vá dando resultados. :D
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Basset Hound”