Olá!
Pelo que sei, um Basset orientar-se na rua sem trela sem se afastar do dono é coisa rara...
Tenho a certeza que se experimentasse tirar a tela á Misty na rua, jardins ou outro sitio em que houvesse mais gente perto, muito dificilmente ela ficaria perto de mim!
Por exemplo, o único sitio em que ás vezes a solto é na praia quando esta está deserta, porque não há carros perto nem gente ou outros cães nas redondezas para a distrair. Mesmo assim, nunca vai á minha beira. Vai sempre uma dezena de metros á minha frente, sempre aos zigue-zagues! Ás vezes até tenho de correr para a acompanhar! Aconteceu que uma vez havia um Sr a pescar lá longe... caí na asneira de a soltar, por achar que o homem estava a uma distancia considerável.... não é que a cadela desatou a correr e só parou á beira do homem?

E lá fui eu feita maluca a correr pela areia atras dela! Quanto mais me aproximava, mais ela corria! Não havia nada que a fizesse voltar para trás!
Ou outra situação, em que num certo dia de Verão, era ela ainda pequena, conseguiu soltar-se da trela... fez uma birra porque não queria sair do sitio, começou a recuar, encolheu-se toda e pronto: soltou-se! A primeira coisa que fez, foi atravessar a rua a correr sem ver se havia carros, depois foi uma aventura para conseguir apanha-la no jardim! Acho que nunca me senti tão aflita como nesse dia!

Não ganhei para o susto. Nunca mais me fugiu; agora uso um smi-estrangulador.
Márcia Ramos