questão?!?!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

fiiona
Membro
Registado: quinta jun 09, 2005 9:42 am

terça fev 21, 2006 11:42 am

Embora me sinta agradada ao verificar que há cada vez mais gente a gostar desta raça, também me surge alguma inquietação.

Isto porque até há bem pouco tempo, muito pouco se houvia falar desta raça, até ao recente aparecimento de um cão numa publicidade a um telefone (tds devem saber a q me refiro).

Assim, a inquietação que me surge é:
Será que não está a acontecer mais um fenómeno scotexx (como aconteceu com os labradores)? Se assim for, será que não acabará por se tornar prejudicial para o bem estar e para a qualidade desta raça?

Não estopu aqui colocar este post para crticar ninguém, simplesmente gostaria de saber a opinião dos outros foristas!

Cumpts

Carla Luisa
AnaRio
Membro
Registado: quinta jul 08, 2004 8:14 am

terça fev 21, 2006 2:49 pm

É verdade!
Já várias vezes as crianças olharam para a Pati e disseram "- Olha o cão que fala!" ou acham que é a cadela do M.L.Goucha, cujo nome não me lembro agora e que nunca vi. Mas foi assim que soube que ele tinha uma Basset Hound ;)
E há quem me diga que "tem o telefone" da Pati!! :lol:
Quanto a consequências para a raça, penso que não haverá um BOOM no número de cães como houve com os Labradores porque penso que não seja uma raça tão fácil de criar e de adquirir mas também espero que as pessoas não vão atrás do seu ar melancólico (mas que, por sorte, o anúncio não explora) e julguem que estão a adquirir um anjinho, fácil de domesticar. :o
Assim, penso que o anúncio terá menos impacto que o do Scotex e gosto de ver o 'nosso' Orelhudo na TV.

Ana&Pati 8)
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

terça fev 21, 2006 3:24 pm

É uma boa questão e sinceramente dá que pensar! À zuca apenas dizem "olha um salsicha!!" Mas tal e qual como a Ana diz nao é assim tão fácil e acessíveis como os labradores! Por ex por onde costumo andar nuca vi um Basset na rua! Apenas vi um no tamariz mt giro com 6 anos de idd que passeava com a dona! De resto é uma raça que nunca vi! O que me despertou nos Basset foi ao ano passado quando fui de férias e onde eu fiquei a passar na casa da frente tinha um Basset e logo logo me apaixonei! =)
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

terça fev 21, 2006 3:30 pm

Boa Tarde

Esperemos realmente bem que não...Eu pelo menos ainda não senti isso. Eu vivo no Porto e até à data só vi 2 bassets a passearem perto da minha zona. Concerteza haverão mais mas não é uma raça que eu veja todos os dias! Uma vez antes de ter o meu fred, cheguei a perguntar numa loja de animais em Penafiel se por acaso sabiam de algum criador e disseram-me que não, inclusive perguntaram-me se eram moda no Porto...enfim :?
De qualquer forma acho que a maioria das pessoas sabe que são bastantes teimosos e o que geralmente as pessoas querem são cães tipo lassie, rex, etc.
marciara
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 9:32 am

terça fev 21, 2006 3:55 pm

Olá! :D

Pois é, aí está uma questão pertinente! Para o bem da raça espero que o Basset Hound não vire moda!

Dadas as suas características físicas (especialmente aquele olhinhos caídos e ar melancólico) os Basset Hound sempre foram muito usados em publicidade (inclusive são a imagem de uma marca de calçado...).

Dado que sempre foram usados em publicidade e não viraram moda até agora, espero que também não seja agora o ponto de viragem!

È que no caso dos “cães da moda” acabam por perder todos:
-perde a raça, pois há sempre oportunistas que com o fim único do lucro acabam por fazer uma selecção pouco cuidadosa e começam a aparecer exemplares com desvios do estalão (já para não falar de doenças genéticas...) e outros que da raça só o nome têm...
-perdem os próprios animais, que são comprados pela “embalagem” e não pelo que são na realidade (depois há abandonos, são negligenciados pelos donos, entre muitas outras situações...)
-perde quem compra, dado que terá uma oferta maior mas de muito menor qualidade;
-perde quem cria (com “C” grande), pois é triste assistir como em pouco tempo meia dúzia de indivíduos conseguem desvalorizar o trabalho conseguido em anos.

Por isso, espero mesmo que a raça caia no esquecimento, e quanto mais rápido melhor!

Márcia Ramos
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta fev 22, 2006 12:58 am

Boas,

De facto isto é verdade, e algo que me preocupa. :? Houve um fenómeno semelhante nos anos 60, na América e em Inglaterra com o lançamento da marca Hush Puppies.

Está-se a verificar um fenómeno de moda na nossa raça, e de compra impulsiva. E isto não é nada positivo para a nossa raça.

Cada vez vão mais aparecer criadores de vão de escada, Importadores de cães das Puppy-mills de Leste, e por aí fora. Eu pessoalmente acho que não vou ser muito prejudicado, porque crio por certos parâmetros e para um publico especifico. Mas a raça não ganha nada com a criação em massa.

Demonstrações claras deste fenómeno são o que se passa neste fórum. Inclusivé já se vê gente a dizer que procurou em criadores dos bons, e acabou a comprar o cão num produtor multi-raças, que inclusivé Importa ninhadas das Puppy-mills de leste. :o

Mas tudo passa, e depois dos estragos, quem cria por gosto e com moral e respeito pela raça fica, os outros vão. Daqui a 10 anos, ninguém se lembra destas coisas. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 22, 2006 12:58 am

Boas,

De facto isto é verdade, e algo que me preocupa. :? Houve um fenómeno semelhante nos anos 60, na América e em Inglaterra com o lançamento da marca Hush Puppies.

Está-se a verificar um fenómeno de moda na nossa raça, e de compra impulsiva. E isto não é nada positivo para a nossa raça.

Cada vez vão mais aparecer criadores de vão de escada, Importadores de cães das Puppy-mills de Leste, e por aí fora. Eu pessoalmente acho que não vou ser muito prejudicado, porque crio por certos parâmetros e para um publico especifico. Mas a raça não ganha nada com a criação em massa.

Demonstrações claras deste fenómeno são o que se passa neste fórum. Inclusivé já se vê gente a dizer que procurou em criadores dos bons, e acabou a comprar o cão num produtor multi-raças, que inclusivé Importa ninhadas das Puppy-mills de leste. :o

Mas tudo passa, e depois dos estragos, quem cria por gosto e com moral e respeito pela raça fica, os outros vão. Daqui a 10 anos, ninguém se lembra destas coisas. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

quarta fev 22, 2006 3:17 pm

Boas,

Como disse o Diamantino, estes fenómenos de popularidade já ocorreram noutros países noutras épocas... Espero que por cá a coisa passe rápido porque em Inglaterra demorou cerca de 10 anos.
O que me preocupa é a falta de informação... Eu por acaso tive sorte ao comprar o Fonzo, porque o criador, embora principiante nesta raça, tinha uma qualidade bastante aceitável.
No entanto moro numa cidade onde existem alguns bassets, e para além de um cachorro (que embora bonito e comprado num criador de Lisboa os donos não registaram nem têm o pedigreee :roll: ) e de dois "veteranos" de 6 e oito anos (estes últimos do mesmo proprietário) todos machos, tenho-me cruzado com várias fémeas e todas com um aspecto que deixa muito a desejar. Quando questionados sobre a origem, normalmente a resposta é: "comprei na loja de animais pq os criadores pediam-me 600/1000 € e lá conseguí por 300 €. Prometeram-me os papeís, mas a mãe foi importada da Hungria e ainda não foi registada e portanto estou à espera... (estou a falar de animais com 1 e 2 anos de idade, imaginem a mãe)".
Quando as comparam com o meu cão (que até não é nada por aí além e tem alguns defeitos) todos eles se sentem ainda mais enganados... :evil:
Quanto à moda, se chegar aos Bassets espero que não venha a ter as consequências que teve nos Caniches, nos Pastotes Alemães, nos Lavradores e Goldens e agora nos Rottweilers... Antes da moda os cães eram bonitos e agora primeiro que haja um decente é uma carga de trabalhos...
niniarenhart
Membro
Registado: quarta ago 31, 2005 3:57 pm

quarta fev 22, 2006 3:21 pm

Olá pessoal.

Moro no sul do Brasil, e aqui já começa o "modismo"por esta raça.

Durante 7 anos quis ter uma Basset, mas nunca comprei um por impulso. Durante muito tempo pesquisei sobre a raça, temperamento, comportamento, cuidados necessários, para que quando eu adquirisse um, tivesse certeza de que estava fazendo a escolha certa.

Quando comprei a Maggie, a moça que me vendeu disse que muitas vezes os Basset Hound eram devolvidos, pois as pessoas não estavam preparadas nem informadas sobre o comportamento do animal. O rostinho triste e lindo deles encanta muita gente, que os compra por impulso, e se arrepende depois.
Quando caminho com a Maggie na rua muita gente pára para vê-la e brincar com ela. Também já ouvi muito:"eu tinha um destes, mas tive que me desfazer dele.."
Quando vou a lojas, também vejo muitos filhotes a venda, e que ao meu ver nem se parecem com Basset Hound.

Existem encontros de Basset Hound em parques (organizados pelo Orkut, sim nossos cães tem Orkut), que movem cada vez mais gente.

Apesar disso, não acredito que este "modismo" chegue ao ponto do que existe com os Labradores e Yorkshire aqui no Brasil, pois a cruza é mais difícil, existem menos exemplares e os filhotes são bastante mais caros!

Mesmo assim, não é de se estranhar que chamem tanta ateção e que tanta gente se apaixone por eles, já que são lindos!!!!!

Abraço a todos, e lambidelas da Maggie.

Aline
niniarenhart
Membro

quarta fev 22, 2006 3:22 pm

Olá pessoal.

Durante 7 anos quis ter uma Basset, mas nunca comprei um por impulso. Durante muito tempo pesquisei sobre a raça, temperamento, comportamento, cuidados necessários, para que quando eu adquirisse um, tivesse certeza de que estava fazendo a escolha certa.

Quando comprei a Maggie, a moça que me vendeu disse que muitas vezes os Basset Hound eram devolvidos, pois as pessoas não estavam preparadas nem informadas sobre o comportamento do animal. O rostinho triste e lindo deles encanta muita gente, que os compra por impulso, e se arrepende depois.
Quando caminho com a Maggie na rua muita gente pára para vê-la e brincar com ela. Também já ouvi muito:"eu tinha um destes, mas tive que me desfazer dele.."
Quando vou a lojas, também vejo muitos filhotes a venda, e que ao meu ver nem se parecem com Basset Hound.

Existem encontros de Basset Hound em parques (organizados pelo Orkut, sim nossos cães tem Orkut), que movem cada vez mais gente.

Apesar disso, não acredito que este "modismo" chegue ao ponto do que existe com os Labradores e Yorkshire aqui no Brasil, pois a cruza é mais difícil, existem menos exemplares e os filhotes são bastante mais caros!

Mesmo assim, não é de se estranhar que chamem tanta ateção e que tanta gente se apaixone por eles, já que são lindos!!!!!

Aline
niniarenhart
Membro

quarta fev 22, 2006 3:25 pm

Olá pessoal.

Aline
jmag
Registado: segunda fev 20, 2006 6:25 pm

quarta fev 22, 2006 3:53 pm

Sr Diamantino
para que fique claro, esperava uma recepção mais calorosa ao entrar pela 1ª vez neste forum. Penso que as suas palavras se dirigem a mim pois quando me referi a bons criadores essa lista foi-me fornecida pelo CPC/criadores sócios do CPC - segui pelas ninhadas recentes registadas e contactei telefónicamente com os afixos Vale D'Huyo, Monte das aves Casa do Trevo e Vale da Palha. Foi-me referido por si que só a meio deste ano teria ninhadas, do Vale da Palha (Sr Andre Jorge) foi-me oferecida uma cadela com 7 meses que recusei (apesar de agradecer a amabilidade) pelo motivo de gostar de criar um cachorro desde tenra idade, do Monte das Aves (Sr Gonçalo George) foi-me referido que em princípio haveria possibilidade de ter ninhadas no 2º trimestre deste ano, e do Vale D'Huyo (Sr Mário Jorge) tinha um macho disponível que adquiri para resolver a questão emocional da perda de um amigo de 11 anos. Já agora refiro que o Xico tem LOP, registo no CPC e tem como avó paterna a Sacha Traviata da Casa do Lameiro e como bisavô paterno o Mayflower dos Sete Moinhos. Espero uma melhor recepção da próxima vez,
cumprimentos
João Magalhães
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 22, 2006 4:15 pm

Boas, não me referi exclusivamente a si. Mas de qualquer modo, não é o facto de um criador ter afixo e ser sócio do cpc, que faz a boa qualidade.

Mas seja bem-vindo ... ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

quarta fev 22, 2006 5:33 pm

Calma jmag! Ontem ganahmos ao campao europeu hehehe :lol: Tinha de dizer tinha de dizer! Tenho uma colega na faculdade que em "conversa puxa conversa" viemos a descobrir que ambos temos um BH! Mostrei-lhe umas fotos da Zuca que tinha no telele e ela ficou estupefacta com o tamnha das orelhonas da Zuca!! :lol: Nao percebi a razao pois é normal nos BH e isto quando ela mostrou-me fotos da Mimi (nome da cadela dela) ehh pa fiquei :o , mais parecia um beagle! É por estas e por outras que o barato sai caro!!!!
trex
Membro
Registado: segunda abr 18, 2005 4:04 pm

quarta fev 22, 2006 6:43 pm

Boas,

Neste fórum somos tão poucos que não vale a pena estar-mos todos ao estalo... Portanto calma.
Acho que ninguém precisa de mim para advogado, mas pelo que conheço do Sr. Diamantino, neste e noutros fóruns, é uma pessoa directa e portanto às vezes dura.
Ele emitiu a sua opinião, o que não quer dizer que a nossa seja a mesma. Aliás, quando nos encontrámos pessoalmente chegámos à conclusão que temos gostos diferentes em relação ao tipo de Basset.
Devo dizer que considero o sr. Diamantino uma pessoa acessível e sem "pedantices" pois já ouví opiniões suas sobre outros cães considerando-os melhores que os seus.
Com isto quero pedir ao Jmag que não fique melindrado. Aquí ninguém está para competir e o seu cão é considerado tão bom como qualquer outro (pelo menos da minha parte).

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Basset Hound”