Os cuidados a ter com o seu Basset Hound

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

segunda jul 31, 2006 8:45 am

Devido às inumeras duvidas que existem em alguns fóristas, decidi fazer este pequeno resumo:

A HIGIENE E MANUTENÇÃO DO BASSET HOUND

A estrutura caracteristica do Basset Hound, implica alguns cuidados especificos por parte do seu dono.

Limpeza de ouvidos
As longas orelhas não permitem uma boa circulação de ar e, em virtude disto, são atritas a otites.
Cabe ao dono de um Basset Hound, a limpeza dos ouvidos uma vez por semana com um liquido de limpeza, dos muitos que se encontram à venda num qualquer veterinário.

Limpeza dos olhos
Devido a serem expostos, os olhos do Basset são propensos a irritações. Devem ser controlados e limpos sempre que necessário. Existem também produtos para este efeito que se encontram à venda num qualquer veterinário.

Limpeza dos sacos anais
Os sacos anais, que estão colocados nos dois lados do interior do anus, devem ser verificados e esvaziados regularmente para evitar que entumpam e ganhem infecções. Sintoma de sacos anais entupidos, pode ser o seu cão arrastar a traseira pelo chão. O procedimento de limpeza deverá ser feito pelo seu veteriñário.

Corte de unhas
As unhas do Basset Hound devem ser mantidas curtas, unhas compridas são muitas vezes culpadas do “abrir” de patas. O corte deve ter uma frequência no máximo mensal, no ideal cada duas semanas. Para efectuar este corte existem alicates próprios. Não se iluda, os Basset Hounds não “gastam” unhas. Peça ao ciador do seu cão, ou ao seu veterinário que lhe ensine a proceder a este cuidado essencial.

Cuidados com o pelo
Uma escovagem semanal, salvo alguma excepção, deve ser o suficiente para manter o pelo do Basset Hound em condições.

Banho
Pode ser dado quantas vezes necessário, com um shampoo próprio. Deve colocar bolas de algodão (envoltas em vaselina) nos ouvidos, para evitar que entre àgua. Após o banho deve secar muito bem o seu Basset Hound, de modo a que não apareçam fungos na pele.



A ALIMENTAÇÃO DO BASSET HOUND

É aconselhável uma ração de qualidade. Devido a existirem inumeros Basset Hounds atritos a intolerâncias e alergias alimentares, a minha experiência leva-me a aconselhar rações com proteína animal de qualidade (Sem sub-produtos), e em que o unico cereal utilizado seja, preferêncialmente, arroz. Durante o crescimento, convém evitar rações de teor energético muito elevado (valores aconselháveis, de gordura da ração de crescimento, a rondar os 14%)
Última edição por casadotrevo em segunda jul 31, 2006 12:34 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
yahpin
Membro Veterano
Mensagens: 519
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda jul 31, 2006 11:59 am

Esperemos que realmente o colquem com esse estatuto visto a importancia que tem e ser uma mais valia para quem chega de novo ao fórum e ao mundo dos bassets hunds.

Em meu nome e secalhar em nome de outros foristas agradeço ao Diamantino o trabalho em tê-lo feito.
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm
Localização: Basset Hound (Zuka)

quinta ago 03, 2006 4:40 pm

Sp pronto a ajudar é de louvar!!! ;)
Joon
Membro
Mensagens: 137
Registado: quinta dez 28, 2006 11:49 am

quinta mar 01, 2007 8:46 pm

Excelente!!! Um kit de sobrevivência!!!

Muito obrigada! ;)
bitiz
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda jan 30, 2006 7:14 pm

quinta mar 15, 2007 2:27 pm

Obrigadíssima!Por acaso estava sempre em dúvida relativamente ao corte das unhas!A carlota também agradece!
AnaLuisas
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda jul 09, 2007 2:54 pm

quarta ago 01, 2007 6:47 pm

[Muito obrigADO pelas informações. Realmente esses cães deviam de vir com livro de instruções ]
yorkafonso31
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 18, 2007 2:55 pm

segunda ago 06, 2007 9:23 am

eu qt à limpeza das orelhas limpo todos os dias ... acho que uma vez por semana é pouco. alias todos os dias limpo o meu tomas da cabeça às patas e tb os "tintins" (faz 3meses dia 10 de agosto") com toalhitas da dodot. :lol: :lol:
<p>miguelfonseca</p>
Responder

Voltar para “Basset Hound”