Ando à procura de cão...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

quinta ago 10, 2006 6:44 am

Olá!!

Ando à procura de um canito... gosto de várias raças, em particular do Basset Hound. Acho-os adoráveis e só me apetece apertá-los de tão fofos que os acho!

Mas tenho algumas dúvidas e gostaria que talvez me pudessem esclarecer.

- São cães que aguentam estar algum tempo sózinhos sem problema (tenho que sair para trabalhar, assim como o meu marido e o cachorro iria ficar em casa sozinho durante esse tempo)?

- Em termos de manutenção, tem alguma "diferença" do que um outro cão, por exemplo Shih-tzu (já tive um cão desta raça).

- São por norma cães asseados?

- Em termos de agressividade, como costumam ser?

- A nível de ração, há alguma ração específica para bassets? (é que eu já reparei que são cães que ficam gorditos facilmente... e não quero que o meu canito tenha problemas por causa disso... :oops: )
Se tiverem outro comentário a acrescentar que me tenha esquecido de perguntar, não hesitem em colocar.

Obrigada,

Ana
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

quinta ago 10, 2006 9:02 am

Olá Ana,

Respondendo às tuas perguntas, os Basset Hound são "originalmente" cães de matilha e não gostam muito de ficar sozinhos (há quem diga que depois de 4h, começam a refilar).

Não conheço bem os Shih-Tzu, mas os Basset ttêm algumas particularidades que levam a que tenhamos que ter alguns cuidados, principalmente no que diz respeito às orelhas (por serem compridas, são mais susceptíveis a otites - têm que ser vigiadas e limpas 1 vez por semana) e aos olhos (por terem as palpebras caídas, são propensos a alguns problemas como conjuntivites,..., o que torna também necessário limpar os olhos diariamente, e evitar que estes apanhem pó, vento,...

São cães muito teimosos, por isso é dificil ver um Basset a obedecer a ordens como "dá a patinha", "deita",... Em relação a ser um cão asseado, penso que é. No meu caso particular, a minha fêmea era tão teimosa que só aprendeu a ser totalmente asseada quando lhe arranjei companhia ;) . Mas isso não é tipico da raça.

Relativamente à agressividade, os Basset não são definitivamente cães agressivos. pelo contrário, são meigos e bem dispostos com toda a gente. para eles não existem estranhos (bom cão de guarda, nem pensar!).

Em relação à ração, penso que não há nenhuma em espacial, embora se deva dar uma boa ração, apropriada ao tamanho e peso (mas isso ´com qualquer cão ;) ). por terem tendência para a obesidade, por vezes torna-se necessário fazerem alguma dieta com ração especial (mas aí cada caso, é um caso).

Para além disso, são cães que, por produzirem muita gordura das glandulas sebáceas, têm um cheiro muito forte (deve-se ter atenção aos banhos, escovagem,...). Penso que até ao 1º ano, se deve evitar que subam e desçam escadas, camas, sofá, já que têm umas patinhas e coluna bastante frágeis.

De qualquer forma, cada caso é um caso; tenho dois Basset e eles são completamente diferentes um do outro! Completamente mesmo, mas no geral, sã bastante meigos, simpáticos e muito, mas muito Mimalhos!...

Espero ter ajudado... :)
Responder

Voltar para “Basset Hound”