Página 1 de 1
Sozinhos
Enviado: segunda out 30, 2006 1:14 pm
por BeTaZiNhAzItA
Boa tarde gente!
Desta vez a dúvida é outra. Eu sei que os Basset são uma raça que detestam estar sozinhos. O que queria saber é se isto apenas acontece enquanto são cachorros ou em adultos tambem é a mesma coisa. A minha tem 2 meses e sempre que a deixo sozinha fica a ganir imenso tempo.Espero que em adulta isto não aconteça.
Beijos para todos os que aqui participam, um Obrigado.
Enviado: segunda out 30, 2006 1:29 pm
por yahpin
Boa Tarde
O meu cão está prestes a celebrar o seu 11º mês e apesar de ainda não ser exactamente adulto, parece-me que continua a detestar a solidão de forma muto semelhante tal como em cachorro.
Penso que o que eventualmente poderá acontecer com o passar do tempo é eles ao ficarem sozinhos de uma forma rotineira e desde que não durante demasiado tempo poderão habituar-se.
De qualquer forma sempre me suscitou algumas dúvidas se mesmo após o período de habituação, seja bom para o cão mantê-lo sozinho podendo isso trazer-lhe algum tipo de disturbio comportamental ou mesmo de saúde uma ve que são cães de matilha.
Esperemos por respostas de pessoas mais experiêntes

Enviado: segunda out 30, 2006 1:49 pm
por Sani
Eu se fosse a si não tinha muitas esperanças......
Uns amigos meus têm 1 ( o Gaspar) já com 10 anos e quando saiem de casa têm de sair sem ele dar conta (senão está tudo estragado) e deixam a televisão e o rádio acesso para ele ouvir falar. Mas se ele der conta que eles estão a sair não há rádio nem TV que lhes valha, há banzé na certa!
Eles odeiam estar sózinhos!
O Gaspar também foi mal habituado porque quando era pequeno eles tinham empregada todos os dias, mas pelo que tenho ouvido é 1 característica comum a esta raça.
Talvez ajude ir habituando-o já agora desde pequenino...
Boa Sorte
Enviado: segunda out 30, 2006 2:06 pm
por Rafeirosimpatico
Bom isto realmente ha casos e casos! Por ex, a minha Zuka tem 1 ano e 3 meses, desde que veio ca para casa pequenina, sp ficou sozinha em media 4 a 5 horas, nunca tive reclamacoes dos vizinhos, no inicio perguntava e ng ouvia nada, dai deduzo que ela nao ladra, mas, destroço faz.... isso nao ha hipotese! O que faço é deixar-lhe a TV ligada e se for a noite uma luz, quando saio dou-lhe uma guloseima e quando chego tb o faço! BOA SORTE!

Enviado: segunda out 30, 2006 4:46 pm
por trex
Bom,
Acho importante comentar este tema com o meu caso pessoal, visto que é um tema frequentemente recorrente...
Quando comprámos o Fonzo, o nosso 1º cão, fomos informados que os Bassets detestam estar sozinhos, mas como a intenção inicial era a de ele acompanhar ou a minha mulher ou a mim sempre que possível, não fizemos caso dessa particularidade.
O Fonzo chegou a casa no dia que fez 3 meses e a conselho veterinário não saiu de casa nas primeiras semanas de modo a que as vacinas tivessem tempo de provocar a imunidade suficiente aos perigos da rua...
De qualquer modo como temos uma varanda e um terraço que somam mais de 30 m2 ele tinha mais do que espaço para se entreter... Cedo revelou a sua preferência para roer o que não devia, a cama, cadeiras e móveis vários, calhas de electricidade, etc. Apesar de fortemente repreendido, a coisa parecia ser mais forte do que ele...
Entretanto chegou a altura de sair à rua e a seu excessivo entusiasmo com tudo o que o rodeava, alheado à sua surdez selectiva e teimosia, características da raça, inviabilizaram a ideia inicial de que ele nos acompanhasse nas nossas vidas profissionais.
Assim o Fonzo continuou a passar períodos diários, nunca superiores a 5/6 horas sozinho em casa. À medida que foi crescendo, não só o seu desgosto quando nos via sair sem ele aumentava, como também a sua excitação quando regressava-mos. Nunca ladrou, nem teve comportamentos de que os vizinhos se queixassem, no entanto a quantidade de coisas roídas aumentava...
Perto de um ano de idade para além do desgosto e da exuberância diária, que já não eram sempre à nossa partida ou chegada, mas a qualquer altura (de repente "amochava" e lá ficava no seu canto a olhar para nós) começou também a ter falta de apetite, chegando a passar dias sem comer, associado a percas assinaláveis de peso.
Conclusão: o nosso cão estava com sintomas evidentes de depressão causada pela solidão.
Solução: Compra quase imediata dum 2º Basset, e como não haviam ninhadas disponíveis na altura nos criadores que eu conhecia, teve que vir do estrangeiro.
Resultados: Óptimos, Aumento da ingestão com uma subida a pique (fomentado também pela concorrência do novo companheiro), estabilidade comportamental recomposta de um dia para o outro e ausência (quase) total de objectos roídos indevidamente (a partir daí foi impossível identificar o autor dos poucos crimes que ocorreram).
Eu não sou nenhum expert nestas matérias, mas os que conheço afirmam que os Basset Hounds são cães de matilha, suportando muito mal a solidão. Obviamente que não é essencial a companhia de outro Basset, ou sequer de outro cão (já li referências de grandes amizades com gatos...), mas lá que precisa de um companheiro, lá isso precisa…
Cumprimentos
Enviado: terça out 31, 2006 12:40 am
por casadotrevo
Basset Hound que tenha o temperamento tipico da raça, não suporta a solidão nunca, por mais idade que tenha.
Enviado: segunda nov 06, 2006 5:45 pm
por pink_lady
Olá!
O Otsy foi adoptado por mim vai fazer 2 anos.
Já vinha bem adulto e estava abandonado.
Nunca roeu nada de nada cá em casa.
Ao princípio (primeiro ano) ficava bem sozinho. A minha avó vive por baixo e dizia que não ouvia grandes barulhos...
Com o passar do tempo, a coisa foi piorando... Começou por uivar quando ficava sozinho de noite (mesmo com luz acesa e rádio/tv ligados).
Agora uiva a qualquer hora que fique sozinho.
Almoço sempre em casa da minha avó e costumo levá-lo sempre. No outro dia estava a chover e deixei-o ficar. Não tinha passado meia hora e ele já uivava.
Por norma, quando saio, deixo-o no terraço das traseiras e aí ele não se importa nada, não uiva nem nada.
Mas se por acaso chove, ou quando está muito frio ou à noite tenho de o deixar em casa. E lá vem a uivadela..
Se o deixar ir para a minha cama, fica mais calmo... mas não gosto muito dos pelos e das babas que lá ficam :p
Revivi a minha situação no post do trex.
Sempre que chego é uma loucura... Corre, salta, ladra... Pega logo no seu osso e pôe-se a roer... (eu achava que era contentamento)
Assim que se apercebe que vamos sair tenta fugir para o terraço, para que o deixemos lá fora.
Como passa grande parte do dia a dormir, não sei bem se será amuo ou cansaço.
Mas o apetite nunca lhe faltou e nunca faz disparates em casa.
Os meus pais não vêem com bons olhos outro cão dentro de casa.
E pelo comportamento do Otsy nem sei se ele gostaria.
Quando vamos na rua, só se interessa pelos cães grandes e tem medo dos pequenos. Por 2 ou 3 vezes encontramos bassets novinhos e ele não liga nenhuma. Passados os 2 minutos iniciais de entusiasmo, senta-se, esconde-se atrás de mim, rosna... Como que a dizer "ou estás quieto ou vou-me embora".
Será que deveria tentar adoptar um cão já adulto e mais calmo? o Otsy passa o dia a dormir... e não gosta de ser incomodado... temos uma gata no quintal e eles dão-se bem, mas quando ela começa a roçar-se ele foge e rosna...
Peço desculpa de um post tão longo mas tenho andado preocupada com isto. Obrigada.
Enviado: terça nov 07, 2006 1:04 pm
por Rafeirosimpatico
É curioso... o interessar-se apenas por cães grandes, a Zuka é a mm coisa, na rua quando encontra um cao grande vai la cheira e fica logo danada para a brincadeira... mas se este for pequenino ai ja comeca a tentar esconder-se... é uma reacção que ainda nao consegui perceber... mas enfim....!